Administração Bacharelado
Formar administradores dotados de visão crítico-construtiva, com habilidades técnica, humana e conceptual, com sensibilidade ética, profissional, social e ambiental e, com conhecimentos científicos que o capacite a compreender e inovar a realidade e, embasado nesses predicados, gerar e participar de processos para o melhor desempenho das organizações, dentro de um contexto globalizado, a partir de uma perspectiva humanista.
Formação
O Curso de Administração visa formar um profissional detentor de um perfil generalista sólida base em planejamento, empreendimento, controle, direção, organização e gerenciamento.
Este profissional, de formação humanística e visão global, deverá compreender o meio social, político, econômico e cultural onde está inserido, ser capaz de tomar decisões, buscar empreender por meio da análise crítica das organizações, antecipar e promover suas transformações com responsabilidade social, observar os valores da justiça e da ética; atuar em equipes multidisciplinares e compreender a necessidade do contínuo aperfeiçoamento profissional.
| TE - Teórica | PR - Prática | SU - Subtotal | IIntegrador TTCC EEstágio AAtiv. Compl.
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Ética | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Fundamentos Filosóficos. Direitos e Cidadania. Questões Culturais. Ética Geral e Ética Profissional. Ética e Moral. Fontes de Regras Éticas. Objetividade dos Valores. Ética Social e Profissional. A Ética nas Relações de Produção. A Ética no Mundo Contemporâneo. Código de Ética Profissional. Cenário e Tendências. Desafios e Dilemas Éticos da contemporaneidade – Desafios nas relações do indivíduo com a sociedade. O fator cultural na prática moral e ética da sociedade. A questão da pobreza e suas implicações éticas. Um olhar sobre as minorias. O desafio da violência no Brasil. Questões de gênero e suas implicações. |
Economia | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
A lei da escassez e os fundamentos da economia. O sistema econômico. Eficiência produtiva e eficácia alocativa. Leis de demanda e oferta. Estruturas de mercado. Aspectos microeconômicos. Agregados macroeconômicos e as políticas macroeconômicas. O setor externo e a política cambial. Os quatro principais objetivos para a economia global. |
Atividades Complementares | 20 | 0 | 20 | - | - | - | 20 | 20 |
UNIARAXÁ. Boas-Vindas ao Estudo dos Cursos EAD e Híbridos no UNIARAXÁ. EAD no Mundo, no Brasil e no UNIARAXÁ. Perfil do Aluno de EAD. Os Cursos de Graduação EAD e Híbridos no UNIARAXÁ. O UNIARAXÁ VIRTUAL. |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Contabilidade Básica | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Conceitos e definições de contabilidade. História da Contabilidade. Princípios Contábeis. Ativo, Passivo Patrimônio Líquido e Resultado. Noções de débito e crédito. Contas Patrimoniais e de Resultado, Noções de fechamento de balanço, noções de classificação dos lançamentos em suas respectivas contas do balanço. |
Leitura e Produção de Textos | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Estudo da linguagem oral e escrita para comunicação no relacionamento profissional. Análise e interpretação de textos. Elaboração de textos oficiais. Teoria da comunicação. Funções de Linguagem. Tipos de textos e suas linguagens. |
Empreendedorismo | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Principais características e perfil do empreendedor (Comportamento e Personalidade): Habilidades. Competências. Criatividade. Visão de negócio. Atitudes empreendedoras. Análise de mercado: Concorrência, ameaças e oportunidades. Identificação e aproveitamento de oportunidades. Princípios fundamentais de marketing para a empresa emergente. Definição, características e aspectos de um plano de negócios. Empreendedorismo corporativo. O planejamento financeiro nas empresas emergentes. Fundamentos de excelência. |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Métodos e Técnicas de Pesquisa | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Tipos de Conhecimento. Características do Conhecimento Científico. A linguagem científica, sua estrutura e lógica. Ciência e o Método Científico. Bases lógicas da investigação. A Pesquisa: conceitos, níveis e tipos. O Pesquisador. Trabalhos Científicos e planejamento da pesquisa. Partes essenciais de um Projeto de Pesquisa. Redação Científica, Citações e Referências. Técnicas de Pesquisa, Abordagem e Entrevista. O Trabalho de Conclusão de Curso e suas normativas. |
Gestão da Qualidade e Produtividade | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
conceitos, evolução e aplicabilidade. Os programas de qualidade e como se pode obter ganhos de produtividade através de sua implementação. Ferramentas Estatísticas da Qualidade. |
Responsabilidade Social, Inclusão e Cidadania | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
A Declaração Universal dos Direitos Humanos e a Constituição Cidadã no Brasil. Responsabilidade social inclusão e cidadania: conceitos básicos da disciplina. Histórico da exclusão/inclusão no Brasil. Inclusão, minorias, diversidade e cidadania. Responsabilidade ambiental e cidadania. A perspectiva multiculturalista e a construção da cidadania: diversidade étnico-racial, de gênero, de orientação sexual, de desempenho físico e cognitivo, de idade, entre outras. Cultura afro-brasileira e indígena. Abordagem interdisciplinar da Inclusão Social. Políticas públicas para a inclusão nos diferentes ambientes sociais. Legislação e acessibilidade no Brasil. Aspectos teórico/metodológicos de uma formação profissional inclusiva. Dinâmica da inclusão na educação regular e corporativa: papel das novas tecnologias. Representações dos profissionais sobre responsabilidade social e prática da inclusão social. |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Gestão de Pessoas e Equipes | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Evolução histórica da administração de Recursos Humanos. Os primórdios da relação de empresa. Revolução e o trabalho. As relações humanas no contexto empresarial, de Elton Mayo a Peter Druker. Procedimentos básicos para aplicação de RH. O planejamento de RH. Processo de administrar Recursos Humanos em diferentes realidades organizacionais. Gestão estratégica de pessoas. Desafios da gestão de RH. Tendências e Cenários futuros. |
Matemática | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Funções. Limites. Derivada. Integral. |
Teoria da Administração | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Bases históricas da Teoria Geral da Administração, Princípios da Teoria da Administração, Estudo da Administração Clássica, Científica, Teoria das Relações Humanas, Teoria da Decisão e Racionalização, Teoria da Burocracia, Abordagem Estruturalista, Abordagem Sistêmica e a Perspectiva Contingencial e as Novas Configurações Organizacionais. |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Estatística | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Conceito e definição. O método estatístico. População e amostra. Amostragem, pesquisa, representação Tabular. Representação gráfica. Organização de dados. Medidas de tendência central ou de posição. Medidas de dispersão. Curva normal, amostragem aplicada. Regressão e correlação. |
Sistemas de Informações Gerenciais | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Empresa vista como um sistema: eficácia e eficiências empresariais. Conceitos básicos sobre o sistema de informação. Sistemas de informações gerenciais e estruturas organizacionais. Impactos do processamento eletrônico de dados nos sistemas de informação. Valor dos sistemas de informação para a empresa. |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Legislação Tributária e Societária | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Estado e tributação. Legislação tributária. Sistema Tributário Nacional. Competência tributária. Responsabilidade tributária. Impostos. Administração tributária. Processo tributário. Planejamento tributário. Direito de Empresa e Direito Comercial. As figuras do empresário. Tipos e classificação de sociedades. Registro, escrituração, nome empresarial, estabelecimento, auxiliares e colaboradores. Operações societárias. Dissolução, liquidação e extinção. Arbitragem. Constituição de empresas e procedimentos para abertura e funcionamento. Títulos de Crédito. Contratos empresariais. Recuperação de empresas e falência. Direito de propriedade industrial. Crimes contra a propriedade industrial e de concorrência desleal. |
Psicologia e Comportamento Organizacional | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Introdução à Psicologia. Psicologia da personalidade (comportamento humano, tensão e conflito, o indivíduo na organização, psicopatologias do trabalho). Psicologia social (liderança, motivação, funcionamento e desenvolvimento de grupos). O processo de feedback. |
Contabilidade Geral | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Conceitos e definições da contabilidade. História da contabilidade. Origem e Aplicação de Recursos. Ativo, Passivo, Patrimônio Líquido, Partidas Dobradas. Noções de débito e de crédito. Contas patrimoniais e de resultado. Noções de fechamento do balanço patrimonial. A contabilidade como ferramenta de gestão. Introdução aos princípios fundamentais de contabilidade. |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Matemática Financeira | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Fundamentos. Introdução à HP 12C: calculadora e aplicativo. Regime de Capitalização Simples. Descontos de Títulos de Créditos. Regime de Capitalização Composta. Taxas de Juros: Nominal, Efetiva, Proporcional e Equivalente. Rendas: Imediata ou Postecipada, Antecipada e Diferida. Sistemas de Amortização de Empréstimos e Financiamentos |
Legislação Trabalhista e Previdenciária | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Empregado e Empregador. Tutela do Trabalho. Contratos de Trabalho. Organização Sindical. Composição Salarial e seus adicionais. Direito de Empresas. |
Contabilidade e Análise de Custos | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Produção contínua e por encomenda. Margem de contribuição. Margem de contribuição e limitações na capacidade de produção. Custeio variável. Relação custo/volume/lucro. Custo-padrão e análise de variações. Implantação de sistemas de custos |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Comércio Exterior | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Relações econômicas internacionais. O processo de globalização. Blocos econômicos. Barreiras ao comércio internacional. O setor externo da economia local e brasileira. Balanço de pagamentos. Mercado cambial. Teoria do comércio internacional. |
Formação de Preços nas Empresas | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Conceitos básicos. Custos gerais de produção. Predeterminação de custos. S sistemas de custeio. Competitividade: Ponto de equilíbrio relação custo/volume/lucro; valor/qualidade/custo. Avaliação de desempenho e preços de transferência interna. Formação do preço de venda. Planejamento de lucro. Valor e risco para tomada de decisões. Gestão estratégica de custos. |
Desenvolvimento e Gerenciamento de Projetos | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
A importância do projeto na tomada de decisão empresarial. Estrutura e etapas de um projeto. Análise do microambiente (interno) empresarial, notadamente quanto aos pontos fortes e fracos da organização. Análise e identificação de ameaças e oportunidades de mercado enfocando o macro ambiente (externo). Localização e escala do empreendimento. Noções sobre os quadros financeiros do projeto. Análise quantitativa e critérios de decisão. |
Atividades Complementares | 20 | 0 | 20 | - | - | - | 20 | 20 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Recrutamento e Seleção | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Recrutamento e seleção de pessoal; Tipos de recrutamento; Planejamento do recrutamento; Seleção de pessoal; Entrevistas de seleção; Processo final; Metodologia da orientação profissional. |
Controladoria | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Processo de planejamento, execução e controle. Sistema integrado de informações. Contabilidade por responsabilidade. Função de controle na empresa. Gestão estratégica e qualidade total. Avaliação de desempenho. Responsabilidade de prestar contas da gestão perante a sociedade (“Accountability”). |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Administração da Produção | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
A revolução industrial e seu impacto sobre a produção industrial. A função produção. História e planejamento industrial. Localização industrial. Instalações industriais. Arranjo físico. Layout de unidade fabril. |
Gestão de Micro e Pequenas Empresas | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Natureza da pequena empresa: características da pequena empresa (aspectos administrativos, tarefas, estruturas, recursos humanos, ambiente interno e externo e tecnologia). Aspectos sociais das pequenas empresas. Processo de constituição de empresas. Aspectos legais, organizacionais, gerenciais, operacionais e de mercado. Órgãos fomentadores da pequena empresa. |
Gestão da Cadeia de Suprimentos | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
A gestão de suprimentos, estoques e compras nas empresas públicas e privadas e as técnicas de organização de armazenagem e movimentação de materiais. Visão Geral da Logística reversa e dos canais de distribuição reversos, em que são identificadas duas grandes categorias de fluxos reversos. O de pós-consumo e o de pós-venda. |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Sistema Financeiro e Mercado de Capitais | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Sistema Financeiro Nacional: estrutura e funções. Mercado de ações: mercado primário e mercado secundário. Mercado de opções e mercados futuros. Factoring. Debêntures. Letras de câmbio. Commercial paper. Venture capital. |
Estrutura das Demonstrações Contábeis | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Balanço Patrimonial. Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido. Demonstração do Fluxo de Caixa. Demonstração do Valor Adicionado. Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados. Demonstração do Resultado do Exercício. Notas Explicativas. |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Administração e Pesquisa Mercadológica | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Atividades Complementares | 20 | 0 | 20 | - | - | - | 20 | 20 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Administração Financeira e Orçamento Empresarial | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Pesquisa Operacional | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Comunicação Empresarial | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Contabilidade Gerencial | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Análise das Demonstrações Financeiras | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Trabalho de Conclusão de Curso | 80 | 0 | 80 | - | - | - | - | 80 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Gestão Estratégica Organizacional | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Atividades Complementares | 20 | 0 | 20 | - | - | - | 20 | 20 |