Nutrição Bacharelado
O Curso de Nutrição visa formar um profissional detentor de um perfil generalista, humanista, ético, crítico e reflexivo, ciente de seu papel social e da realidade econômica, política, social e cultural, deve ter uma conduta profissional comprometida com o direito humano à alimentação e com a saúde individual e coletiva, visando à melhoria da qualidade de vida humana. Os formados na graduação em Nutrição devem ser capazes de aprender continuamente, sendo importante que no curso tenham a oportunidade de aprender a aprender, com responsabilidade e compromisso na sua educação continuada.
Formação
Formar nutricionistas generalistas, com habilidades e competências para atuação nos diferentes campos da alimentação e nutrição, que, além de atender profissionalmente às expectativas e necessidades locais, estejam inseridos no contexto sócio-econômico e de saúde do país, capazes de como cidadãos estarem comprometidos com os interesses e os permanentes desafios que emanam da sociedade, estabelecendo-se como centro de referência nesta área
| TE - Teórica | PR - Prática | SU - Subtotal | IIntegrador TTCC EEstágio AAtiv. Compl.
-
| Componentes Curriculares | Disciplinas | |
| TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
| Leitura e Produção de Textos | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 40 |
| Bioética, Introdução e Legislação em Nutrição | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 80 |
| Microbiologia, Parasitologia e Imunologia | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 80 |
| Anatomia Humana | 40 | 40 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| Ciências Morfológicas e Moleculares | 40 | 40 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| Projeto Integrador e de Extensão Curricularizada: Introdução à Nutrição | 0 | 0 | 0 | 40 | - | - | - | 40 |
| Atividades Complementares | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 20 | 20 |
-
| Componentes Curriculares | Disciplinas | |
| TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
| Química Geral e Orgânica | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 80 |
| Psicologia em Saúde | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 40 |
| Fisiologia Humana e Biofísica | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 80 |
| Estrutura Celular e Tecidual: Histologia e Embriologia | 40 | 40 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| Homem, Cultura e Sociedade | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 40 |
| Projeto Integrador e de Extensão Curricularizada: Introdução à Gastronomia | 0 | 0 | 0 | 40 | - | - | - | 40 |
| Atividades Complementares | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 20 | 20 |
-
| Componentes Curriculares | Disciplinas | |
| TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
| Nutrição nos Ciclos da Vida | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 80 |
| Bioquímica Aplicada à Nutrição | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 80 |
| Estatística | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 40 |
| Ética | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 40 |
| Bromatologia | 40 | 40 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| Projeto Integrador de Extensão Curricularizada: Alimentação e Bem Estar do Adolescente | 0 | 0 | 0 | 40 | - | - | - | 40 |
| Atividades Complementares | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 10 | 10 |
-
| Componentes Curriculares | Disciplinas | |
| TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
| Nutrição e Dietética | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 80 |
| Microbiologia dos Alimentos | 40 | 40 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| Técnica Dietética | 40 | 40 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| Genética e Patologia | 40 | 40 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| Projeto Integrador e de Extensão Curricularizada: Alimentação e Bem Estar do Idoso | 0 | 0 | 0 | 40 | - | - | - | 40 |
| Atividades Complementares | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 10 | 10 |
-
| Componentes Curriculares | Disciplinas | |
| TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
| Responsabilidade Social, Inclusão e Cidadania | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 40 |
| Tecnologia dos Alimentos | 40 | 40 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| Educação Nutricional | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 80 |
| Avaliação Nutricional | 40 | 40 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| Projeto Integrador e de Extensão Curricularizada: Importância das Cores na Alimentação | 0 | 0 | 0 | 40 | - | - | - | 40 |
| Atividades Complementares | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 10 | 10 |
-
| Componentes Curriculares | Disciplinas | |
| TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
| Nutrição Materna Infantil | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 80 |
| Administração de Unidades de Alimentação e Nutrição | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 80 |
| Gestão da Qualidade em Unidades de Alimentação e Nutrição | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 80 |
| Higiene e Controle Sanitário de Alimentos | 40 | 40 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| Projeto Integrador e de Extensão Curricularizada: Nutrição e Empreendedorismo | 0 | 0 | 0 | 40 | - | - | - | 40 |
| Atividades Complementares | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 10 | 10 |
-
| Componentes Curriculares | Disciplinas | |
| TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
| Patologia da Nutrição e Dietoterapia | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 80 |
| Nutrição em Saúde Pública | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 80 |
| Métodos e Técnicas de Pesquisa | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 40 |
| Nutrição na Prática Esportiva | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 80 |
| Projeto Integrador e de Extensão Curricularizada: Seletividade Alimentar e Autismo | 0 | 0 | 0 | 40 | - | - | - | 40 |
| Atividades Complementares | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 10 | 10 |
-
| Componentes Curriculares | Disciplinas | |
| TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
| Terapia Nutricional Infantil | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 80 |
| Patologia da Nutrição e Dietoterapia Aplicada | 40 | 40 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| Estágio Supervisionado em Nutrição Clínica - Ambulatorial | 0 | 0 | 0 | - | - | 120 | - | 120 |
| Estágio Supervisionado em Nutrição Clínica - Hospitalar | 0 | 0 | 0 | - | - | 140 | - | 140 |
| Projeto Integrador e de Extensão Curricularizada: Hipertensão e Doenças Cardiovasculares | 0 | 0 | 0 | 40 | - | - | - | 40 |
| Atividades Complementares | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 10 | 10 |
-
| Componentes Curriculares | Disciplinas | |
| TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
| Patologia da Nutrição e Dietoterapia Aplicada | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 80 |
| Nutrição Funcional e Fitoterapia | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 80 |
| Estagio Supervisionado em Alimentação Coletiva - UAN | 0 | 0 | 0 | - | - | 140 | - | 140 |
| Estagio Supervisionado em Alimentação Coletiva - Escolar | 0 | 0 | 0 | - | - | 140 | - | 140 |
| Projeto Integrador e de Extensão Curricularizada: Impacto da Inteligência Artificial na Nutrição | 0 | 0 | 0 | 40 | - | - | - | 40 |
| Atividades Complementares | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 10 | 10 |
-
| Componentes Curriculares | Disciplinas | |
| TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
| Farmacologia Aplicada à Nutrição | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 80 |
| Trabalho de Conclusão de Curso | 0 | 0 | 0 | - | 80 | - | - | 80 |
| Estagio Supervisionado em Nutrição e Saúde Coletiva - UBS | 0 | 0 | 0 | - | - | 120 | - | 120 |
| Estagio Supervisionado em Nutrição e Saúde Coletiva – Nutrição Comunitário | 0 | 0 | 0 | - | - | 140 | - | 140 |
| Projeto Integrador e de Extensão Curricularizada: Nutrição, Ética e Responsabilidade Socioambiental | 0 | 0 | 0 | 40 | - | - | - | 40 |
| Atividades Complementares | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 10 | 10 |