Ciências Contábeis Bacharelado
De acordo com a Resolução CNE/CES 10 de 16 de dezembro de 2004 em seu Art. 3º, o curso de graduação em Ciências Contábeis deve ensejar condições para que o futuro contabilista esteja capacitado:
I.Compreender as questões científicas, técnicas, sociais, econômicas e financeiras, em âmbito nacional e internacional e nos diferentes modelos de organização;
II.Apresentar pleno domínio das responsabilidades funcionais envolvendo apurações, auditorias, perícias, arbitragens, noções de atividades atuariais e de quantificações de informações financeiras, patrimoniais e governamentais, com a plena utilização de inovações tecnológicas;
III.Revelar capacidade crítico-analítica de avaliação, quanto às implicações organizacionais com o advento da tecnologia da informação.
De acordo com os objetivos fixados pelo CNE/CES e considerando o perfil desejado do egresso do curso de graduação em Ciências Contábeis, consoante com os objetivos gerais do Centro Universitário do Planalto de Araxá – UNIARAXÁ, definem-se os objetivos: formar o contador apto ao desenvolvimento das atividades da profissão, observando as exigências do mercado de trabalho devidamente conciliadas com uma visão social e humanista.
Formação
O egresso do curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário do Planalto de Araxá caracteriza-se como contador gestor, um agente capacitado não somente ao exercício legal da profissão de contador, mas dotado de espírito crítico, apurado senso analítico, elevado potencial empreendedor e visão estratégica para a prática das decisões.
O curso se propõe a promover o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao exercício da profissão de Contador Gestor, de forma inovadora, ética e responsável dentro de padrões de adequada conduta profissional.
Conforme a Resolução CNE/CES 10 de 16 de dezembro de 2004 em seu Art. 4º O curso de graduação em Ciências Contábeis deve ensejar condições para que o futuro contabilista seja capacitado a:
•Utilizar adequadamente a terminologia e a linguagem próprias das Ciências Contábeis e atuariais;
•Demonstrar uma visão sistêmica e interdisciplinar da atividade contábil;
•Elaborar pareceres e relatórios que contribuam para o desempenho eficiente e eficaz dos seus usuários, quaisquer que sejam os modelos organizacionais;
•Aplicar adequadamente a legislação inerente às funções contábeis;
•Desenvolver, com motivação e através de permanente articulação, a liderança entre equipes multidisciplinares para a captação de insumos necessários aos controles técnicos, à geração e disseminação de informações contábeis, com reconhecido nível de precisão;
•Exercer suas funções com expressivo domínio das funções contábeis e atuariais que viabilizem aos agentes econômicos e aos administradores de qualquer segmento produtivo ou institucional o pleno cumprimento da sua responsabilidade quanto ao gerenciamento, aos controles e à prestação de contas da sua gestão à sociedade, gerando também informações para a tomada de decisão, organização de atitudes e construção de valores orientados para a cidadania;
•Desenvolver com ética e proficiência as atribuições e prerrogativas que lhe são prescritas através da legislação específica, revelando domínios adequados aos diferentes modelos organizacionais.
| TE - Teórica | PR - Prática | SU - Subtotal | IIntegrador TTCC EEstágio AAtiv. Compl.
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Leitura e Produção de Textos | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Estudo da linguagem oral e escrita para comunicação no relacionamento profissional. Análise e interpretação de textos. Elaboração de textos oficiais. Teoria da comunicação. Funções de Linguagem. Tipos de textos e suas linguagens. |
Empreendedorismo | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Principais características e perfil do empreendedor (Comportamento e Personalidade): Habilidades. Competências. Criatividade. Visão de negócio. Atitudes empreendedoras. Análise de mercado: Concorrência, ameaças e oportunidades. Identificação e aproveitamento de oportunidades. Princípios fundamentais de marketing para a empresa emergente. Definição, características e aspectos de um plano de negócios. Empreendedorismo corporativo. O planejamento financeiro nas empresas emergentes. Fundamentos de excelência. |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 20 | 20 |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Ética | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Fundamentos Filosóficos. Direitos e Cidadania. Questões Culturais. Ética Geral e Ética Profissional. Ética e Moral. Fontes de Regras Éticas. Objetividade dos Valores. Ética Social e Profissional. A Ética nas Relações de Produção. A Ética no Mundo Contemporâneo. Código de Ética Profissional. Cenário e Tendências. Desafios e Dilemas Éticos da contemporaneidade – Desafios nas relações do indivíduo com a sociedade; O fator cultural na prática moral e ética da sociedade; A questão da pobreza e suas implicações éticas; Um olhar sobre as minorias; O desafio da violência no Brasil; Pensando sobre as questões de gênero e suas implicações. |
Economia | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
A lei da escassez e os fundamentos da economia. O Sistema Econômico. Eficiência produtiva e eficácia alocativa. Leis de demanda e oferta. Estruturas de mercado. Aspectos microeconômicos. Agregados macroeconômicos e as políticas macroeconômicas. O Setor Externo e a Política Cambial. Os grandes desafios econômicos do mundo atual. Conjuntura econômica atual. |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Contabilidade Básica | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Conceitos e definições de contabilidade. História da Contabilidade. Princípios Contábeis. Ativo, Passivo Patrimônio Líquido e Resultado. Noções de débito e crédito. Contas Patrimoniais e de Resultado, Noções de fechamento de balanço, noções de classificação dos lançamentos em suas respectivas contas do balanço. |
Teoria da Administração | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Bases históricas da Teoria Geral da Administração, Princípios da Teoria da Administração, Estudo da Administração Clássica, Científica, Teoria das Relações Humanas, Teoria da Decisão e Racionalização, Teoria da Burocracia, Abordagem Estruturalista, Abordagem Sistêmica e a Perspectiva Contingencial e as Novas Configurações Organizacionais. |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Gestão de Pessoas e Equipes | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Evolução histórica da administração de Recursos Humanos. Os primórdios da relação de empresa. Revolução e o trabalho. As relações humanas no contexto empresarial, de Elton Mayo a Peter Druker. Procedimentos básicos para aplicação de RH. O planejamento de RH. Processo de administrar Recursos Humanos em diferentes realidades organizacionais. Gestão estratégica de pessoas. Desafios da gestão de RH. Tendências e Cenários futuros. |
Métodos e Técnicas de Pesquisa | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Tipos de Conhecimento. Características do Conhecimento Científico. A linguagem científica, sua estrutura e lógica. Ciência e o Método Científico. Bases lógicas da investigação. A Pesquisa: conceitos, níveis e tipos. O Pesquisador. Trabalhos Científicos e planejamento da pesquisa. Partes essenciais de um Projeto de Pesquisa. Redação Científica. Elaboração de citações e referências. O Trabalho de Conclusão de Curso e suas normativas. Boas práticas e a ética na realização da pesquisa científica. |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Teoria da Contabilidade | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Objetivos da Contabilidade. Diversos ramos aplicados na contabilidade. Evolução e aspectos históricos da contabilidade. Correntes do pensamento contábil. Estrutura conceitual básica da contabilidade. Princípios e convenções contábeis. Núcleo fundamental da contabilidade: Ativo, passivo, patrimônio líquido, receita, despesa, perda, ganho. Normas e pronunciamentos do Comitê de Pronunciamentos Contábeis. |
Estatística | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Qualidade: conceitos, evolução e aplicabilidade. Os programas de qualidade e como se pode obter ganhos de produtividade através de sua implementação. Ferramentas Estatísticas da Qualidade. |
ATIVIDADES DE EXTENSÃO I | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 60 |
A realidade das Micro e Pequenas Empresas locais. Diretrizes Estratégicas. Diagnóstico Organizacional com ênfase em sistema de informação gerencial. Plano de Intervenção com ênfase em sistema de informação gerencial. Qualidade na empresa: conceitos e aplicabilidade. Como se pode obter ganhos de produtividade através de sua implementação. Descrição dos Resultados Esperados sob as perspectivas do aluno e da empresa. |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Legislação Tributária e Societária | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Empregado e empregador. Tutela do trabalho. Contratos de trabalho. Organização sindical. Composição salarial e seus adicionais. Direito de empresas. Atividades empresariais. Empresário. Sociedades. Estabelecimento. Registro, nome empresarial, prepostos e escrituração. Títulos de crédito. Contratos mercantis. Falência e recuperação da empresa. |
Contabilidade Geral | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Conceitos e definições da contabilidade. História da contabilidade. Origem e Aplicação de Recursos. Ativo, Passivo, Patrimônio Líquido, Partidas Dobradas. Noções de débito e de crédito. Contas patrimoniais e de resultado. Noções de fechamento do balanço patrimonial. A contabilidade como ferramenta de gestão. Introdução aos princípios fundamentais de contabilidade. |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Matemática | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Funções. Limites. Derivada. Integral. |
Contabilidade e Análise de Custos | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Produção contínua e por encomenda. Margem de contribuição. Margem de contribuição e limitações na capacidade de produção. Custeio variável. Relação custo/volume/lucro. Custo-padrão e análise de variações. Implantação de sistemas de custos. |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Formação de Preços nas Empresas | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Conceitos básicos. Custos gerais de produção. Predeterminação de custos. S sistemas de custeio. Competitividade: Ponto de equilíbrio relação custo/volume/lucro; valor/qualidade/custo. Avaliação de desempenho e preços de transferência interna. Formação do preço de venda. Planejamento de lucro. Valor e risco para tomada de decisões. Gestão estratégica de custos. |
Contabilidade Pública | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Serviço e administração pública. Contabilidade pública. Plano de contas e sistemas da contabilidade pública. Orçamento público. Receitas e despesas públicas. Balanço Orçamentário. Balanço Financeiro. Balanço Patrimonial. Demonstração das Variações Patrimoniais. Licitações. Sistemas de controle. |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Auditoria Contábil e Sistemas | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Conceitos de auditoria. Controle interno e papeis de trabalho. Princípios, normas e procedimentos. Prática de auditoria. Programas e planejamentos de auditoria. Auditoria de sistemas |
Sistemas de Informações Gerenciais | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
A empresa vista como um sistema: eficácia e eficiências empresariais. Conceitos básicos sobre o sistema de informação. Sistemas de informações gerenciais e estruturas organizacionais. Impactos do processamento eletrônico de dados nos sistemas de informação. Valor dos sistemas de informação para a empresa. |
Matemática Financeira | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Controladoria | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Processo de planejamento, execução e controle. Sistema integrado de informações. Contabilidade por responsabilidade. Função de controle na empresa. Gestão estratégica e qualidade total. Avaliação de desempenho. Responsabilidade de prestar contas da gestão perante a sociedade (“Accountability”). |
Pesquisa Operacional | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Natureza da Pesquisa Operacional. Modelagem: tipos, técnicas, modelos. Programação Linear. Problema de transporte. Simulação e modelos de estoque. Teoria das filas de espera. Risco e Incerteza. Planejamento Estratégico. |
ATIVIDADES DE EXTENSÃO II | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 80 |
A realidade das Micro e Pequenas Empresas locais. Diretrizes Estratégicas. Diagnóstico Organizacional com ênfase em sistema de informação gerencial. Plano de Intervenção com ênfase em sistema de informação gerencial. Qualidade na empresa: conceitos e aplicabilidade. Como se pode obter ganhos de produtividade através de sua implementação. Descrição dos Resultados Esperados sob as perspectivas do aluno e da empresa. |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Estrutura das Demonstrações Contábeis | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Balanço Patrimonial. Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido. Demonstração do Fluxo de Caixa. Demonstração do Valor Adicionado. Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados. Demonstração do Resultado do Exercício. Notas Explicativas. |
Administração Financeira e Orçamento Empresarial | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Contabilidade Comercial | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Noções de comércio e empresas comerciais. Sociedades comerciais. Plano de contas e escrituração de empresas comerciais. Aspectos fiscais da empresa comercial. Operações típicas de empresas comerciais. |
Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Evolução e conceitos de administração de materiais. Função e objetivos da administração de materiais. Planejamento e controle de estoques. Classificação e custos de estoques. Armazenagem. Sistemas e gestão de materiais. Movimentação de materiais. Administração de compras. Transporte e distribuição. Visão Logística. A função administrativa de recursos patrimoniais. Classificação, conservação e manutenção patrimoniais. Aquisição de recursos patrimoniais. Gestões modernas de materiais e patrimônios. |
ATIVIDADES DE EXTENSÃO III | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 80 |
A realidade das Micro e Pequenas Empresas locais. Diretrizes Estratégicas. Diagnóstico Organizacional com ênfase em sistema de informação gerencial. Plano de Intervenção com ênfase em sistema de informação gerencial. Qualidade na empresa: conceitos e aplicabilidade. Como se pode obter ganhos de produtividade através de sua implementação. Descrição dos Resultados Esperados sob as perspectivas do aluno e da empresa. |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Comunicação Empresarial | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Introdução à comunicação. Processos de comunicação na empresa. Meio, mensagem e ruído na comunicação empresarial. Tecnologias de comunicação empresarial. Sistemas de comunicações. Comunicação escrita. O uso dos equipamentos de telecomunicações. Os ícones, os índices e os símbolos como recursos comunicativos. O texto e sua função social. |
Auditoria Pública | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Conceito e definição. O método estatístico. População e amostra. Amostragem, pesquisa, representação Tabular. Representação gráfica. Organização de dados. Medidas de tendência central. Medidas de dispersão. Curva normal, amostragem aplicada. Regressão e correlação. |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Contabilidade Gerencial | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Fornecimento de informações e de subsídios para a tomada de decisões. As decisões de caráter corrente e as de natureza estratégicas. As avaliações de desempenho. Margens de contribuição por produto, cliente, modalidade de venda e local. A gestão dos custos: O problema dos custos necessários e desnecessários. O gerenciamento dos custos diante da estratégia da entidade. A avaliação de empresas: A reavaliação dos ativos e do patrimônio líquido. O fluxo de caixa descontado. O retorno de investimento. A análise da produtividade e economicidade. Descentralização: Preço de Transferência e Centro de Resultado. |
Sistema Financeiro e Mercado de Capitais | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Sistema financeiro nacional: estrutura e funções. Mercado de ações: mercado primário e mercado secundário. Mercado de opções e mercados futuros. Factoring. Debêntures. Letras de câmbio. Comercial paper. Venture capital. |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Legislação Trabalhista e Previdenciária | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Empregado e empregador. Tutela do trabalho. Contratos de trabalho. Organização sindical. Composição salarial e seus adicionais. Direito de empresas. |
Laboratório de Prática Contábil | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Conceito de análise de sistemas. Utilização de software aplicados à Contabilidade e ferramentas de uso geral. |
Perícia e Arbitragem | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
ATIVIDADES DE EXTENSÃO IV | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 80 |
A realidade das Micro e Pequenas Empresas locais. Diretrizes Estratégicas. Diagnóstico Organizacional com ênfase em sistema de informação gerencial. Plano de Intervenção com ênfase em sistema de informação gerencial. Qualidade na empresa: conceitos e aplicabilidade. Como se pode obter ganhos de produtividade através de sua implementação. Descrição dos Resultados Esperados sob as perspectivas do aluno e da empresa. |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Contabilidade Avançada | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Participações societárias. Métodos de equivalência patrimonial. Demonstrações consolidadas. Incorporação – fusão – cisão e liquidação de empresas. Partes relacionadas. Destinações do resultado. Mudanças relativas a avaliação do Ativo de acordo com a Lei 11638/07. |
Análise das Demonstrações Financeiras | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
estrutura das demonstrações contábeis. Tipos de análises. Análise para a tomada de decisão gerencial. |