COVID-19
UNIARAXÁ VIRTUAL
COVID-19 UNIARAXÁ VIRTUAL

Curso

Letras (Português/Inglês) Licenciatura

Ato de Autorização:

Resolução 004/2018 de 05/03/2018 publicada 10/05/18Centro Universitário

Ato de Reconhecimento:

Portaria n. 26 de 16 de janeiro de 2018, publicado no DOU 17/01/2018.

COMPARTILHE

Letras (Português/Inglês) Licenciatura

•Atuar com zelo e qualidade nos diversos campos de trabalho, com visão sistêmica e crítica;
•compreender a docência como ação educativa e processo pedagógico metódico e intencional, construído em relações sociais, étnico-raciais e produtivas, as quais influenciam conceitos, princípios e objetivos da sua formação;
•desenvolver a articulação entre conhecimentos científicos e culturais, valores éticos e estéticos inerentes a processos de aprendizagem, de socialização e de construção do conhecimento, no âmbito do diálogo entre diferentes visões de mundo;
•planejar, executar e avaliar as atividades educativas;
•conhecer e aplicar ao campo da educação as contribuições, entre outras, de conhecimentos como o filosófico, o histórico, o antropológico, o ambiental-ecológico, o psicológico, o linguístico, o sociológico, o político, o econômico e o cultural;
•entender a escola como uma organização complexa que tem a função de promover a educação para e na cidadania;
•produzir, analisar e aplicar resultados de investigações de interesse da área educacional;
•lidar, de forma crítica, com as linguagens, especialmente a verbal, nos contextos orais e escritos;
•assumir sua formação acadêmico-profissional como processo contínuo, autônomo e permanente;
•dominar de forma estrutural e funcional as línguas estudadas, nas suas manifestações orais e escrita, em termos de recepção e produção de textos;
•refletir sobre as diferentes concepções de linguagem e os seus usos, bem como sobre a literatura enquanto forma de expressão cultural, artística e ideológica.

Formação

O curso de Letras do UNIARAXÁ visa formar profissionais competentes, conscientes de sua atuação na sociedade, capazes de lidar de forma crítica com as linguagens, especialmente a verbal nos contextos oral e escrito, observando as características regionais em que o UNIARAXÁ se insere, como também as do país.



Grade Curricular

| TE - Teórica | PR - Prática | SU - Subtotal | IIntegrador TTCC EEstágio AAtiv. Compl.

  • Módulo I
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Ética 78 2 80 - - - - 80
    Leitura e Produção de Textos 78 2 80 - - - - 80
    Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento 25 0 25 - - - - 25
  • Módulo II
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Introdução aos Estudos Linguísticos 78 2 80 - - - - 80
    História e Filosofia da Educação 78 2 80 - - - - 80
    Empreendedorismo 78 2 80 - - - - 80
    Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento 0 0 0 - - - - 25
  • Módulo III
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Métodos e Técnicas de Pesquisa 78 2 80 - - - - 80
    Literatura Portuguesa I 78 2 80 - - - - 80
    Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento 25 0 25 - - - - 25
  • Módulo IV
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Didática 78 2 80 - - - - 80
    Literatura Portuguesa II 78 2 80 - - - - 80
    Estudo do Texto: Coerência, Coesão e Tipologia 38 2 40 - - - - 40
    Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento 0 0 0 - - - - 25
  • Módulo V
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Fonética e Fonologia do Português 78 2 80 - - - - 80
    Teoria Literária 38 2 40 - - - - 40
    Política Educacional e Organização Escolar Brasileira 78 2 80 - - - - 80
    Língua Inglesa I 78 2 80 - - - - 80
  • Módulo VI
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Sociolinguística 38 2 40 - - - - 40
    Morfologia do Português 78 2 80 - - - - 80
    Língua Inglesa II 78 2 80 - - - - 80
    Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento 0 0 0 - - - - 25
    Estágio Supervisionado I 0 0 0 - - - - 100
  • Módulo VII
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Literatura Brasileira I 78 2 80 - - - - 80
    Metodologia e Prática de Ensino em Língua Portuguesa 78 2 80 - - - - 80
    Língua Inglesa III 78 2 80 - - - - 80
    Libras 78 2 80 - - - - 80
  • Módulo VIII
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Literatura Brasileira II 78 2 80 - - - - 80
    Sintaxe de Português 78 2 80 - - - - 80
    Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento 0 0 0 - - - - 25
    Estágio Supervisionado II 0 0 0 - - - - 100
  • Módulo IX
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Psicologia da Aprendizagem 38 2 40 - - - - 40
    Língua Inglesa IV 78 2 80 - - - - 80
    Literatura Brasileira III 78 2 80 - - - - 80
  • Módulo X
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Metodologia e Prática de Ensino em Língua Inglesa 78 2 80 - - - - 80
    Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento 0 0 0 - - - - 25
    Estágio Supervisionado III 0 0 0 - - - - 100
  • Módulo XI
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Semântica e Pragmática 78 2 80 - - - - 80
    Análise do Discurso 78 2 80 - - - - 80
    Linguística Aplicada 78 2 80 - - - - 80
    Atividades Teórico-Prática de Aprofundamento 0 0 0 - - - - 25
    Estágio Supervisionado IV 0 0 0 - - - - 100
  • Módulo XII
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Literatura em Língua Inglesa 78 2 80 - - - - 80
    Sociologia da educação 0 0 0 - - - - 80
    Educação de Jovens e Adultos 0 0 0 - - - - 80
    Responsabilidade Social, Inclusão e Cidadania 0 0 0 - - - - 40
    Trabalho de Conclusão de Curso 80 0 80 - - - - 80

Coordenação do Curso

Juliana de Oliveira Corrêa Coordenador Titular

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Araxá (1994) e Mestrado em Educação pela Universidade Católica de Brasília (2005). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: relação aprendizagem, professor, aluno, gestão, empresa, qualidade, aprendizagem, ética, empresa e escola,educação infantil, postura,escola,professor.

Última atualização 01/07/2020