COVID-19
UNIARAXÁ VIRTUAL
COVID-19 UNIARAXÁ VIRTUAL

Curso

Letras (Português/Inglês) Licenciatura

Ato de Autorização:

Resolução 004/2018 de 05/03/2018 publicada 10/05/18Centro Universitário

Ato de Reconhecimento:

Portaria n. 26 de 16 de janeiro de 2018, publicado no DOU 17/01/2018.

COMPARTILHE

Letras (Português/Inglês) Licenciatura

•Atuar com zelo e qualidade nos diversos campos de trabalho, com visão sistêmica e crítica;
•compreender a docência como ação educativa e processo pedagógico metódico e intencional, construído em relações sociais, étnico-raciais e produtivas, as quais influenciam conceitos, princípios e objetivos da sua formação;
•desenvolver a articulação entre conhecimentos científicos e culturais, valores éticos e estéticos inerentes a processos de aprendizagem, de socialização e de construção do conhecimento, no âmbito do diálogo entre diferentes visões de mundo;
•planejar, executar e avaliar as atividades educativas;
•conhecer e aplicar ao campo da educação as contribuições, entre outras, de conhecimentos como o filosófico, o histórico, o antropológico, o ambiental-ecológico, o psicológico, o linguístico, o sociológico, o político, o econômico e o cultural;
•entender a escola como uma organização complexa que tem a função de promover a educação para e na cidadania;
•produzir, analisar e aplicar resultados de investigações de interesse da área educacional;
•lidar, de forma crítica, com as linguagens, especialmente a verbal, nos contextos orais e escritos;
•assumir sua formação acadêmico-profissional como processo contínuo, autônomo e permanente;
•dominar de forma estrutural e funcional as línguas estudadas, nas suas manifestações orais e escrita, em termos de recepção e produção de textos;
•refletir sobre as diferentes concepções de linguagem e os seus usos, bem como sobre a literatura enquanto forma de expressão cultural, artística e ideológica.

Formação

O curso de Letras do UNIARAXÁ visa formar profissionais competentes, conscientes de sua atuação na sociedade, capazes de lidar de forma crítica com as linguagens, especialmente a verbal nos contextos oral e escrito, observando as características regionais em que o UNIARAXÁ se insere, como também as do país.



Grade Curricular

| TE - Teórica | PR - Prática | SU - Subtotal | IIntegrador TTCC EEstágio AAtiv. Compl.

  • Módulo I
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Introdução aos Estudos Linguísticos 78 2 80 - - - - 80
    História e Filosofia da Educação 78 2 80 - - - - 80
    Empreendedorismo 78 2 80 - - - - 80
    Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento 25 0 25 - - - 25 25
  • Módulo II
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Ética 78 2 80 - - - - 80
    Leitura e Produção de Textos 78 2 80 - - - - 80
    Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento 0 0 0 - - - 25 25
  • Módulo III
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Didática 78 2 80 - - - - 80
    Estudo do Texto: Coerência, Coesão e Tipologia 38 2 40 - - - - 40
    Literatura Portuguesa I 78 2 80 - - - - 80
    Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento 25 0 25 - - - 25 25
  • Módulo IV
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Métodos e Técnicas de Pesquisa 78 2 80 - - - - 80
    Literatura Portuguesa II 78 2 80 - - - - 80
    Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento 0 0 0 - - - 25 25
  • Módulo V
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Fonética e Fonologia do Português 78 2 80 - - - - 80
    Teoria Literária 38 2 40 - - - - 40
    Política Educacional e Organização Escolar Brasileira 78 2 80 - - - - 80
    Língua Inglesa I 78 2 80 - - - - 80
  • Módulo VI
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Sociolinguística 38 2 40 - - - - 40
    Morfologia do Português 78 2 80 - - - - 80
    Língua Inglesa II 78 2 80 - - - - 80
    Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento 0 0 0 - - - 25 25
    Estágio Supervisionado I 0 0 0 - - 100 - 100
  • Módulo VII
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Literatura Brasileira I 78 2 80 - - - - 80
    Metodologia e Prática de Ensino em Língua Portuguesa 78 2 80 - - - - 80
    Língua Inglesa III 78 2 80 - - - - 80
    Libras 78 2 80 - - - - 80
  • Módulo VIII
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Literatura Brasileira II 78 2 80 - - - - 80
    Sintaxe de Português 78 2 80 - - - - 80
    Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento 0 0 0 - - - 25 25
    Estágio Supervisionado II 0 0 0 - - 100 - 100
  • Módulo IX
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Língua Inglesa IV 78 2 80 - - - - 80
    Psicologia da Aprendizagem 38 2 40 - - - - 40
    Literatura Brasileira III 78 2 80 - - - - 80
  • Módulo X
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Metodologia e Prática de Ensino em Língua Inglesa 78 2 80 - - - - 80
    Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento 0 0 0 - - - 25 25
    Estágio Supervisionado III 0 0 0 - - 100 - 100
  • Módulo XI
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Semântica e Pragmática 78 2 80 - - - - 80
    Análise do Discurso 78 2 80 - - - - 80
    Linguística Aplicada 78 2 80 - - - - 80
    Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento 0 0 0 - - - 25 25
    Estágio Supervisionado IV 0 0 0 - - 100 - 100
  • Módulo XII
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Literatura em Língua Inglesa 78 2 80 - - - - 80
    Sociologia da educação 0 0 0 - - - - 80
    Educação de Jovens e Adultos 0 0 0 - - - - 80
    Responsabilidade Social, Inclusão e Cidadania 0 0 0 - - - - 40
    Trabalho de Conclusão de Curso 80 0 80 - - - - 80

Coordenação do Curso

Fabíola Cristina Melo Coordenador Titular

Possui graduação em Letras - Faculdadede Filosofi Ciências e Letras de Araxá (1992), graduação em Pedagogia - Faculdadede Filosofi Ciências e Letras de Araxá (1998), mestrado em ESTUDOS LINGÜÍSTICOS pela Universidade Federal de Uberlândia (2004) e doutorado em Doutorado em Educação - Universidad del Mar (2013). Atualmente é professor titular do Centro Universitáriodo Planalto de Araxá, coordenadora pedagógica - Secretaria Municipal de Educação, coordenadora pedagógica - Secretaria Municipal de Educação, professor da Universidade de Uberaba, assessora pedagógica - Secretaria Municipal de Educação, professor convidado do Centro Universitário do Planalto de Araxá, professor convidado do Centro Universitário do Planalto de Araxá, professor convidado do Centro Universitário do Planalto de Araxá e professor responsável pela leitura e produção do Centro Universitário do Planalto de Araxá. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Língua Portuguesa e Lingüística, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, importância, gestão escolar, língua e ensino.

Última atualização 01/07/2020