Superior de Tecnologia em Design de Interiores Tecnológico
Formação
O Tecnólogo em Designer de interiores irá desenvolve habilidades e competências com vistas a fomentar a interdisciplinaridade e a relação entre os fundamentos teóricos e a prática profissional, qualificando o egresso para diversos cenários no mercado de trabalho. O curso ainda capacita os profissionais para agregar estética e funcionalidade no cotidiano das pessoas, tanto no planejamento de espaços residenciais quanto comerciais, podendo desempenhar as seguintes atividades de consultoria em design de interiores. Os escritórios de arquitetura, as construtoras e as incorporadoras, além de empresas de decoração e lojas de móveis sob medida ou pré-fabricados, costumam oferecer aos clientes o serviço de design de interiores. O profissional também pode atender diretamente os clientes e pode desempenhar atividades nas seguintes áreas de projeto de móveis, decoração e paisagismo, gerenciamento e projeto de interiores.
| TE - Teórica | PR - Prática | SU - Subtotal | IIntegrador TTCC EEstágio AAtiv. Compl.
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Estética e Expressão | 70 | 10 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Estuda a evolução da história da arte da pré-história à modernidade na civilização ociental, abordando os principais conceitos estéticos das diferentes linguagens artísticas de cada período e apresenta características e expressões artísticas na atualidade. |
Leitura e Produção de Textos | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Estudo da linguagem oral e escrita para comunicação no relacionamento profissional. Análise e interpretação de textos. Elaboração de textos oficiais. Teoria da comunicação. Funções de Linguagem. Tipos de textos e suas linguagens. |
Atividades Complementares | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 20 | 20 |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Cultura, Meio Ambiente e Ética | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Introduz os principais fundamentos da ética relacionando com questões sobre sexualidade, etnia e meio ambiente abordando os aspectos culturais, de conflito e que influenciam na tomada de decisão. Reforça a responsabilidade ética, o consumo consciente e os impactos da sustentabilidade para o desenvolvimento geral, tecnológico e econômico. |
Desenho e Expressão | 70 | 10 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Fundamentos da perspectiva. Instrumentos de trabalho: posicionamento e utilização. Malha isométrica. Elementos da perspectiva: linha do horizonte, ponto de vista, ponto de fuga e linha de fuga. Perspectiva de formas geométricas. Desenho Artístico. Atividades de Extensão. |
Atividades Complementares | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 16 | 16 |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Empreendedorismo | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Principais características e perfil do empreendedor (Comportamento e Personalidade): Habilidades. Competências. Criatividade. Visão de negócio. Atitudes empreendedoras. Análise de mercado: Concorrência, ameaças e oportunidades. Identificação e aproveitamento de oportunidades. Princípios fundamentais de marketing para a empresa emergente. Definição, características e aspectos de um plano de negócios. Empreendedorismo corporativo. O planejamento financeiro nas empresas emergentes. Fundamentos de excelência. |
Conforto Ambiental: ventilação e acústica | 70 | 10 | 80 | - | - | - | - | 80 |
O Som: conceito, ondas sonoras, frequência e período. Percepção Auditiva. Ruído: conceito e efeitos sobre o homem. Materiais e Isolantes Acústicos. Comportamento acústico dos materiais. A Lei da Massa. Noção da aplicação dos materiais. Sonorização de Ambientes construídos. Ca´lculo e projeto de detalhamento acústico. Controle da qualidade te´rmica do ambiente construi´do. Bioclimatismo. Relac¸a~o organismo humano e conforto te´rmico. Condicionamento te´rmico /ventilac¸a~o natural e meca^nico. Sistemas prediais de climatizac¸a~o artificial. Desempenho te´rmico das edificac¸o~es. Eficie^ncia Energe´tica e sustentabilidade. Normas técnicas. |
Desenho Projetivo | 70 | 10 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Desenvolvimento da teoria projetiva através de estudos bidimensionais e tridimensionais, visando a representação gráfica técnica e artística de elementos construídos nos projetos de arquitetura, interiores e paisagismo, por meio das técnicas fundamentais de desenho. |
Atividades de Extensão I | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 80 |
Desenvolvimento de projetos de extensão sobre as práticas da área do Design de Interiores, envolvendo a realidade em que o aluno está inserido, num contexto interdisciplinar e articulado ao tripé: ensino, pesquisa e extensão. |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Conforto Ambiental: iluminação natural | 70 | 10 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Conceitos Luminotécnicos. Fotometria. Eficiência energética. Luz natural. Aberturas Zenitais. Brise-soleil. Recursos para iluminação natural e Artificial. Técnicas de Cálculo. Projeto Luminotécnico. Normas técnicas. |
Computação Gráfica | 70 | 10 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Propiciar ao aluno conhecimentos básicos do uso da informática no estudo e representação do projeto de design de interiores, utilização prática de programas aplicativos dedicados ao desenho assistido por computador (CAD) e simulações gráficas. |
Ergonomia e Materiais | 70 | 10 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Fundamenta a Ergonomia, as bases antropométricas, biomecânicas e fisiológicas, e a aplicação em Design de interiores. Aborda elementos relacionados a dispositivos de controle e manejo. Apresenta o dimensionamento do mobiliário e dos espaços construídos, conforme a usabilidade e confortabilidade de produtos em relação usuário-projetista, do espaço de trabalho quanto às áreas e ângulos de alcance máximo para conforto do usuário. |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Responsabilidade Social, Inclusão e Cidadania | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
A Declaração Universal dos Direitos Humanos e a Constituição Cidadã no Brasil. Responsabilidade social inclusão e cidadania: conceitos básicos da disciplina. Histórico da exclusão/inclusão no Brasil. Inclusão, minorias, diversidade e cidadania. Responsabilidade ambiental e cidadania. A perspectiva multiculturalista e a construção da cidadania: diversidade étnico-racial, de gênero, de orientação sexual, de desempenho físico e cognitivo, de idade, entre outras. Cultura afro-brasileira e indígena. Abordagem interdisciplinar da Inclusão Social. Políticas públicas para a inclusão nos diferentes ambientes sociais. Legislação e acessibilidade no Brasil. Aspectos teórico/metodológicos de uma formação profissional inclusiva. Dinâmica da inclusão na educação regular e corporativa: papel das novas tecnologias. Representações dos profissionais sobre responsabilidade social e prática da inclusão social. |
Tendências em Materiais e Revestimentos para Interiores | 70 | 10 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Conceitua os diferentes tipos de materiais de revestimento e complementos decorativos. Adequação de cada material de revestimento a situações específicas. Estabelecer as diversas formas de elaborar quantitativos de materiais. Avaliar as novas tecnologias empregadas na confecção de materiais e complementos. Relacionar materiais e tendências no design de interiores. |
Modelagem 3D | 70 | 10 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Trata de métodos de representação digital tridimensional do projeto por meio de modelos tridimensionais, técnicas de renderização e prototipagem digital. |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Detalhes Construtivos | 70 | 10 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Aborda sistemas construtivos tradicionais na construção desde as etapas preliminares da obra até a materialização da edificação; trata dos processos e técnicas construtivas e tópicos associados com relação à gestão, logística, projeto, industrialização, segurança e patologias. |
Composição de Interiores | 70 | 10 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Introduz a Arquitetura por meio de seus elementos de composição, representação gráfica de forma, espaço, função e perspectivas para elaboração de projetos de interiores |
Atividades de Extensão II | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 84 |
Elaboração e promoção de projetos de extensão universitária com a articulação do ensino, pesquisa e extensão, a interdisciplinaridade, os saberes e a aplicação prática a partir da realidade e vivência do Designer de Interiores. |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Conforto Ambiental: iluminação artificial | 70 | 10 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Conceitos luminotécnicos. Fotometria. Eficiência energética. Luz natural. Recursos para iluminação natural. Iluminação de interior, Iluminação urbana. Lâmpadas e equipamentos auxiliares. Luminárias. Automação e controle. Técnicas de cálculo. Projeto luminotécnico. Normas técnicas. |
Plástica e Estética | 70 | 10 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Estudo da linguagem plástica de objetos, abordando as formas de expressão, interpretação e representação gráfica. Métodos de estímulo ao processo criativo. Desenho e plástica como instrumento essencial do processo criativo, desenvolvendo a expressão e a comunicação artística. Desenvolvimento de projeto de um mobiliário personalizados. |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Arquitetura de Interiores | 70 | 10 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Os pioneiros do design de interior. Leituras de projetos de design de interiores. Materiais atuais aplicados em ambientes de interior. Definições de composição, volumetria, cor, textura e iluminação. Desenvolvimento de mobiliários. Normas de acessibilidade, segurança e ergonomia aplicadas ao design de interior. Metodologia para desenvolvimento do projeto de design de interiores. Desenvolvimento projetual: representação preliminar e executiva. A vegetação na composição de um cenário. Memorial descritivo. |
Gerenciamento do Trabalho e da Obra | 70 | 10 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Apresenta os principais fundamentos e ferramentas que contribuem para o gerenciamento do ambiente de trabalho do designer. Estuda conceitos e métodos relacionados ao planejamento, gestão e controle, por meio de ferramentas convencionais e especiais. |