Engenharia Civil Bacharelado
O curso de Engenharia Civil tem como objetivo formar profissionais capazes de projetar, gerenciar e executar todas as etapas de uma construção ou reforma. O engenheiro desse ramo opera na projeção e idealização de obras na área de construção civil. Sua atuação inclui a análise da viabilidade técnica e econômica, a especificação de matérias para a execução das obras, análise das características do solo, entre outras. Em canteiros de obras, chefia as equipes de trabalho, supervisionando prazos, custos, padrões de qualidade e segurança. Para possibilitar uma formação generalista ao aluno, o curso procura intensificar as atividades práticas. Desse modo, privilegia o uso de laboratórios como forma de complementar a base teórica oferecida ao graduando. O curso do UNIARAXÁ permite ao aluno que ele desenvolva um perfil inovador que o permita atuar com responsabilidade social e espírito criativo, valorizando as necessidades da sociedade.
Formação
A formação do profissional é de engenheiro civil. As atividades que pode exercer são, basicamente, as seguintes: engenheiro projetista, geralmente estabelecido em centros urbanos, executor de projetos ligados às diversas áreas de conhecimento específico; engenheiro de obras, responsável pela execução das obras projetadas em escritórios, as quais podem ser implantadas no campo (barragens, estradas) ou nos centros urbanos (construção de edifícios, residências); engenheiro de fiscalização, contratado pelo cliente (normalmente o Governo) para fiscalizar obras executadas por terceiros (normalmente uma empreiteira); engenheiro consultor, profissional contratado para emitir pareceres e propor soluções quanto a questões técnicas ligadas a projeto ou execução de obras; engenheiro vinculado ao ensino e à pesquisa, que tem como atribuições a formação de novos profissionais e o desenvolvimento da tecnologia. O campo de atuação desses profissionais.
| TE - Teórica | PR - Prática | SU - Subtotal | IIntegrador TTCC EEstágio AAtiv. Compl.
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Engenharia e Profissão | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Responsabilidade Social, Inclusão e Cidadania | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Química Geral - Teórico Experimental | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Atividades Complementares | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 20 | 20 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Economia | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Princípios de Matemática | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Desenho Técnico | 70 | 10 | 80 | - | - | - | - | 80 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Atividades de Extensão I | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 40 |
Geometria Analítica e Álgebra Linear | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Leitura e Produção de Textos | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Ciência e Tecnologia de Materiais | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Algoritmos e Programação | 70 | 10 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Cálculo Integral e Diferencial de Função de uma Variável | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Atividades de Extensão II | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 80 |
Física: Mecânica | 70 | 10 | 80 | - | - | - | - | 80 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Mecânica e Resistência dos Materiais | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Informática Aplicada à Engenharia Civil | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Probabilidade e Estatística | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Cálculo Integral e Diferencial de Função de Várias Variáveis | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Topografia | 70 | 10 | 80 | - | - | - | - | 80 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Empreendedorismo | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Métodos e Técnicas de Pesquisa | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Materiais de Construção | 70 | 10 | 80 | - | - | - | - | 80 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Arquitetura e Urbanismo | 70 | 10 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Estática | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Termodinâmica e Ondulatória | 30 | 10 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Teoria das Estruturas I | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Atividades de Extensão III | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 80 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Fenômenos de Transporte | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Técnicas Construtivas | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Teoria das Estruturas II | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Hidráulica e Drenagem Pluvial | 70 | 10 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Geologia e Mecânica dos Solos | 70 | 10 | 80 | - | - | - | - | 80 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Hidrologia e Drenagem | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Elétrica e Eletromagnetismo | 70 | 10 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Planejamento e Orçamentação | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Instalações Hidrossanitárias, de Gás e de Combate a Incêndios | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Atividades de Extensão IV | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 80 |
Engenharia de Segurança e Ergonomia | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Concreto Armado I | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Saneamento Ambiental | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Estruturas Metálicas e de Madeira | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Instalações Elétricas e de Comunicação | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Geotecnia I | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Atividades Complementares | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 20 | 20 |
Concreto Armado II | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Projeto e Construção de Estradas | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Fundações e Obras de Contenção | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Pontes e Grandes Estruturas | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Sistemas de Transportes | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Estágio Curricular em Engenharia I | 0 | 0 | 0 | - | - | 80 | - | 80 |
Atividades de Extensão V | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 80 |
Geotecnia II | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Estágio Curricular em Engenharia II | 0 | 0 | 0 | - | - | 80 | - | 80 |
Projeto Final de Curso - PFC | 0 | 0 | 0 | - | 80 | - | - | 80 |