Engenharia Civil Bacharelado
O curso de Engenharia Civil tem como objetivo formar profissionais capazes de projetar, gerenciar e executar todas as etapas de uma construção ou reforma. O engenheiro desse ramo opera na projeção e idealização de obras na área de construção civil. Sua atuação inclui a análise da viabilidade técnica e econômica, a especificação de matérias para a execução das obras, análise das características do solo, entre outras. Em canteiros de obras, chefia as equipes de trabalho, supervisionando prazos, custos, padrões de qualidade e segurança. Para possibilitar uma formação generalista ao aluno, o curso procura intensificar as atividades práticas. Desse modo, privilegia o uso de laboratórios como forma de complementar a base teórica oferecida ao graduando. O curso do UNIARAXÁ permite ao aluno que ele desenvolva um perfil inovador que o permita atuar com responsabilidade social e espírito criativo, valorizando as necessidades da sociedade.
Formação
A formação do profissional é de engenheiro civil. As atividades que pode exercer são, basicamente, as seguintes: engenheiro projetista, geralmente estabelecido em centros urbanos, executor de projetos ligados às diversas áreas de conhecimento específico; engenheiro de obras, responsável pela execução das obras projetadas em escritórios, as quais podem ser implantadas no campo (barragens, estradas) ou nos centros urbanos (construção de edifícios, residências); engenheiro de fiscalização, contratado pelo cliente (normalmente o Governo) para fiscalizar obras executadas por terceiros (normalmente uma empreiteira); engenheiro consultor, profissional contratado para emitir pareceres e propor soluções quanto a questões técnicas ligadas a projeto ou execução de obras; engenheiro vinculado ao ensino e à pesquisa, que tem como atribuições a formação de novos profissionais e o desenvolvimento da tecnologia. O campo de atuação desses profissionais.
| TE - Teórica | PR - Prática | SU - Subtotal | IIntegrador TTCC EEstágio AAtiv. Compl.
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Ética | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Economia | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
A lei da escassez e os fundamentos da economia. O sistema econômico. Eficiência produtiva e eficácia alocativa. Leis de demanda e oferta. Estruturas de mercado. Aspectos microeconômicos. Agregados macroeconômicos e as políticas macroeconômicas. O setor externo e a política cambial. Os quatro principais objetivos para a economia global. |
Atividades Complementares | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 20 | 20 |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Desenho Técnico | 58 | 22 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Leitura e Produção de Textos | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Estudo da linguagem oral e escrita para comunicação no relacionamento profissional. Análise e interpretação de textos. Elaboração de textos oficiais. Teoria da comunicação. Funções de Linguagem. Tipos de textos e suas linguagens. |
Empreendedorismo | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Métodos e Técnicas de Pesquisa | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Responsabilidade Social, Inclusão e Cidadania | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Engenharia e Profissão | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Algoritmos e Programação | 58 | 22 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Geometria Analítica e Álgebra Linear | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Princípios de Matemática | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Atividades Complementares | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 20 | 20 |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Cálculo Integral e Diferencial de Func. de uma Variável | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Química Geral - Teórico Experimental | 58 | 22 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Probabilidade e Estatística | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Cálculo Integral e Diferencial de Func. de Várias Variáveis | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Engenharia de Segurança e Ergonomia | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Informática Aplicada à Engenharia Civil | 58 | 22 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Introdução à informática: hardware e software. Aplicativos: planilhas eletrônicas, editor de textos, aplicativos de apresentação. Noções de redes de computadores. Utilização da Internet. Ferramentas básicas do Windows e softwares do pacote office. Autocad e Sketch-up – desenho assistido por computador. |
Atividades Complementares | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 20 | 20 |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Física: Mêcanica | 58 | 22 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Termodinâmica e Ondulatória | 58 | 22 | 80 | - | - | - | - | 80 |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Materiais de Construção | 58 | 22 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Importância dos materiais de construção. Aglomerantes. Agregados. Concreto e argamassa de cimento Portland. Metais como materiais de construção civil. Materiais cerâmicos. Argamassas. Tintas. Colantes. Polímeros. Vidros. Impermeabilização. |
Ciência e Tecnologia de Materiais | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Mecânica e Resistência dos Materiais | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Estática | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Estática dos pontos materiais. Corpos rígidos: sistemas equivalentes de forças. Equilíbrio de corpos rígidos, aplicações a estruturas simples. Forças distribuídas, momentos de primeira ordem, centroides e baricentros, momentos de segunda ordem, equilíbrio de corpos flutuantes. Atrito, aplicações simples. Princípio dos Trabalhos Virtuais, aplicações a corpos rígidos. Métodos de energia, energia potencial, princípio da energia potencial estacionária. |
Topografia | 58 | 22 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Conceitos fundamentais. Extensão e campo de ação. Instrumentos topográficos: descrição e manejo. Normas técnicas. Planimetria. Métodos de levantamento planimétrico: levantamentos expeditos, levantamento regular a teodolito e trena, processos do caminhamento, das radiações, das interseções e das coordenadas. Goniologia. Execução de desenho topográfico. Cálculo de áreas. Curvas de níveis. Processos por taqueometria, topologia e batimetria. Introdução à fotogrametria. Locação de obras de engenharia. Determinação de vazão em canais e rios. Controle de estabilidade das construções. Topografia subterrânea. Topografia em obras de saneamento. Altimetria. Nivelamentos: taqueométricos, trigonométricos, geométricos e barométricos. Estudo e representação do relevo. Plantas plani-altimétricas. Topografia em terraplenagem: Cálculo de volumes de corte e aterro. Introdução ao Geoprocessamento: Sistema de posicionamento Global GPS. Tecnologias da Topografia Automatizada. Introdução à Cartografia |
Fenômenos de Transporte | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Análise dimensional e conversão de unidades. Fluidos e suas principais propriedades. Hidrostática: lei da viscosidade de Newton, forças hidrostáticas sobre superfícies submersas, leis de flutuação e estabilidade de corpos flutuantes. Hidrodinâmica: fundamentos – campos de velocidade, leis básicas, sistemas e volumes de controle, escoamentos uni e bidimensionais. Conservação da massa, conservação da quantidade de movimento, conservação da energia. Escoamentos viscosos incompressíveis, introdução aos escoamentos turbulentos, escoamento compressível unidimensional. Calor e transferência de calor (modos básicos de transferência de calor: condução, convecção e radiação). |
Atividades Complementares | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 20 | 20 |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Técnicas Construtivas | 58 | 22 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Hidráulica e Drenagem Pluvial | 58 | 22 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Planejamento e Orçamentação | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Teoria das Estruturas | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Elétrica e Eletromagnetismo | 58 | 22 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Geologia e Mecânica dos Solos | 58 | 22 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Atividades Complementares | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 20 | 20 |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Hidrologia e Drenagem | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Instalações Elétricas e de comunicação | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Fundações e obras de contenção | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Instalações Hidrossanitárias, de gas e de combate a incêndios | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Arquitetura e Urbanismo | 58 | 22 | 80 | - | - | - | - | 80 |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Concreto Armado I | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Geotecnia I | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Projeto e construção de estradas | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Atividades Complementares | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 20 | 20 |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Estágio Curricular em Engenharia I | 0 | 0 | 0 | - | - | 80 | - | 80 |
Pontes e Grandes Estruturas | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Saneamento Ambiental | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Processos Construtivos | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Atividades Complementares | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 20 | 20 |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Sistemas de Transportes | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Estruturas Metálicas e de Maderia | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Gestão de obras e patologia das estruturas | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Arquitetura Sustentável | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Concreto Armado II | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Estágio Curricular em Engenharia II | 0 | 0 | 0 | - | - | 80 | - | 80 |
Atividades Complementares | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 20 | 20 |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Trabalho de Conclusão de Curso | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Geotecnia II | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |