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Curso

Superior de Tecnologia em Gestão Comercial Tecnológico

Ato de Autorização:

Resolução 004/2018 de 05/03/2018 Publicada 10/05/18

Ato de Reconhecimento:

Portaria 853, de 22/08/2022 – Publicada no DOU nº 160 em 23/08/2022, Seção 1, Pág. 42

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Superior de Tecnologia em Gestão Comercial Tecnológico

Oportunizar a construção do conhecimento específico da cadeia comercial, gerando conhecimentos e competências para qualificar os egressos para a prática gerencial e a tomada de decisão para a obtenção de resultados sustentáveis.

Formação

O curso visa formar profissionais para o desempenho de tarefas próprias de administração comercial, tendo como diferencial competitivo o conhecimento de técnicas de gestão de negócios de última geração. O curso aborda as diversas formas de intervenção comercial, assim como o varejo, o atacado e a representação, estando em perfeita consonância com o competitivo mercado brasileiro, que, nos últimos anos, passou por mudanças, com uma acentuada participação de grandes empresas comerciais globais, seja em aquisições societárias ou mesmo na montagem de seus pontos de vendas.
O curso alia a teoria à prática, com predominância no saber fazer. Informação e conhecimento são fatores fundamentais para o sucesso do gestor comercial, pois permitem que ele analise seus pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades, para que possa conseguir vantagem competitiva frente aos seus concorrentes, adequando-se às forças do seu macro ambiente.
Assim sendo, o curso superior de Tecnologia em Gestão Comercial na modalidade de Educação a Distância do UNIARAXÁ terá como ponto central a formação do gestor que:
• Articula e decide sobre as vendas em negócios diversos.
• Realiza estudos de viabilidade econômica, financeira e tributária.
• Elabora análises comerciais considerando as demandas e oportunidades do mercado.
• Planeja pesquisas de mercado.
• Desenvolve relacionamentos pós-venda com clientes.
• Gerencia sistemas de informações comerciais.
• Define métodos de formação de preços considerando aspectos tributários, de custos, da concorrência e do valor para o cliente.
• Gerencia a área comercial de uma organização.
• Avalia e emite parecer técnico em sua área de formação.
No mundo globalizado que se caracteriza pela competência, a concorrência determina os parâmetros de conduta do mercado consumidor, seja ele interno ou externo, objetivando a formação de profissionais capazes de analisar e interpretar a realidade, com vistas à sua transformação. Essas competências incluem a postura pluralista, flexível e interdisciplinar e a consciência da necessidade da constante atualização e aperfeiçoamento da prática social.
Para que o aluno possa engajar-se ainda mais rapidamente no mercado de trabalho, o Curso é dividido em módulos semestrais. Ao final de cada módulo, ele poderá receber um certificado que atesta sua capacidade para exercer novas responsabilidades de vendas nas empresas, mostrando-o mais preparado para seguir uma carreira promissora no ramo da gestão comercial e, ao final o acadêmico recebe o diploma de conclusão do curso.



Arquitetura Curricular

| TE - Teórica | PR - Prática | SU - Subtotal | IIntegrador TTCC EEstágio AAtiv. Compl.

  • Módulo I
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Leitura e Produção de Textos 38 2 40 - - - - 40
    Empreendedorismo 78 2 80 - - - - 80
    ATIVIDADES COMPLEMENTARES 0 0 0 - - - 20 20
  • Módulo II
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Ética 38 2 40 - - - - 40
    Economia 78 2 80 - - - - 80
    Comércio Eletrônico e Mídias Digitais 78 2 80 - - - - 80
  • Módulo III
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Gestão da Qualidade e Produtividade 78 2 80 - - - - 80
    Teoria da Administração 78 2 80 - - - - 80
    ATIVIDADES COMPLEMENTARES 0 0 0 - - - 16 16
  • Módulo IV
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Gestão de Pessoas e Equipes 78 2 80 - - - - 80
    Técnicas de Negociação 78 2 80 - - - - 80
    ATIVIDADES DE EXTENSÃO I 0 0 0 - - - - 80
  • Módulo V
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Comércio Exterior 78 2 80 - - - - 80
    Administração Financeira e Orçamento Empresarial 78 2 80 - - - - 80
    Sistemas de Informações Gerenciais 78 2 80 - - - - 80
  • Módulo VI
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Marketing de Vendas 78 2 80 - - - - 80
    Legislação Tributária e Societária 78 2 80 - - - - 80
  • Módulo VII
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Contabilidade e Análise de Custos 78 2 80 - - - - 80
    Matemática Financeira 78 2 80 - - - - 80
    Legislação Trabalhista e Previdenciária 78 2 80 - - - - 80
    ATIVIDADES DE EXTENSÃO II 0 0 0 - - - - 84
  • Módulo VIII
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Formação de Preços nas Empresas 78 2 80 - - - - 80
    Administração e Pesquisa Mercadológica 78 2 80 - - - - 80

Coordenação do Curso

Fernando Gonçalves

Coordenador Titular Currículo

Possui graduação em Administração pelo Centro Universitário do Planalto de Araxá (2011), MBA em Gestão Recursos Humanos (2013), Mestre em Administração pela Fundação Pedro Leopoldo (2018). Tem experiência de ensino e profissional na área de Administração, com ênfase em Organização e Gestão de Pessoas. Atualmente é consultor empresarial na área de Gestão de Pessoas, professor universitário dos cursos de Administração e Contábeis (modalidade EaD), professor autor de material didático para graduação, roteirista para gravação de vídeo-aulas e coordenador de cursos de graduação - Gestão Comercial e Logística.

0800-035-6777

de segunda a sexta, 8h-18h

Última atualização 03/07/2023