APOIO AO ALUNO INOVAÇÃO TOUR VIRTUAL
UNIARAXÁ VIRTUAL

Curso

Educação Especial e Inclusiva Licenciatura

Duração 8 Semestres
Regime Semestral
Turno DistÂncia

Ato de Autorização:

Resolução 008/2020 de 07/05/20Centro Universitário

COMPARTILHE

Educação Especial e Inclusiva Licenciatura

Formar professores com competências técnicas, políticas e éticas para o ensino de alunos com necessidades educacionais especiais), reiterando os princípios contidos nas atuais políticas educacionais; reiterando, também, os princípios defendidos pelo UNIARAXÁ, que constam do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) que prevê, entre outros, a (re) construção de projetos de curso tendo como referência um conceito de currículo abrangente que permita uma inovação e que incorpore atividades externas à sala de aula, no sentido de formar profissionais com competências necessárias à atuação, com qualidade, num mundo em constante transformação.

Formação

O UNIARAXÁ propõe aos seus graduandos uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, qualificando-os para o exercício profissional em seu campo de atuação. Para tal, o discente deve: -Atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária;
-Fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens no universo da educação;
-Trabalhar, em espaços escolares e não-escolares, na promoção da educação e do profissional;
-Reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais, afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas;
-Relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas;
-Promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;
-Identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para superação de exclusões sociais, etnicorraciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras;
-Demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras;
-Desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área técnico/tecnológica, educacional e as demais áreas do conhecimento;
-Identificar problemas socioculturais e educacionais propondo respostas criativas às questões da qualidade do ensino e medidas que visem superar a exclusão social;
-Organizar o trabalho pedagógico, planejando-o e avaliando-o numa visão integrada com os demais membros envolvidos no processo educativo;
-Realizar atividades de planejamento didático-pedagógico pautado em valores como: solidariedade, cooperação, responsabilidade e compromisso;
-Articular ensino e pesquisa na produção do conhecimento e da prática pedagógica;
-Utilizar, com propriedade, instrumentos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos;
-Compreender a realidade em que se insere o processo educativo e desenvolver formas de intervenção a partir do conhecimento dos aspectos filosóficos, sociais, antropológicos, históricos, econômicos, políticos e culturais que a configuram e a condicionam.



Arquitetura Curricular

| TE - Teórica | PR - Prática | SU - Subtotal | IIntegrador TTCC EEstágio AAtiv. Compl.

  • Módulo I
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    História da Educação 78 2 80 - - - - 80
    Política Educacional e Organização Escolar Brasileira 78 2 80 - - - - 80
    Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento 0 0 0 - - - 25 25
  • Módulo II
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Psicologia do Desenvolvimento e da Educação 78 2 80 - - - - 80
    Didática 78 2 80 - - - - 80
  • Módulo III
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Fundamentos da Educação Especial: Aspectos Históricos, Legais e Filosóficos 78 2 80 - - - - 80
    Sociedade, Educação, Cultura e Identidade 78 2 80 - - - - 80
  • Módulo IV
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Libras 78 2 80 - - - - 80
    Fases do Desenvolvimento humano nas teorias: motora, cognitiva afetiva e social 78 2 80 - - - - 80
    Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento 0 0 0 - - - 25 25
  • Módulo V
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Psicomotricidade 78 2 80 - - - - 80
    Teorias do Currículo 78 2 80 - - - - 80
    Atividades de Extensão I 0 0 0 - - - - 50
  • Módulo VI
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Métodos e Técnicas de Pesquisa 78 2 80 - - - - 80
    Pedagogia Gestora 78 2 80 - - - - 80
    Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento 0 0 0 - - - 25 25
    Atividades de Extensão II 0 0 0 - - - - 50
  • Módulo VII
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Organização do Pensamento Lógico-Matemático e suas Dificuldades - a discalculia 78 2 80 - - - - 80
    Aspectos Linguísticos da Leitura e da Escrita e suas dificuldades - disgrafia, disortografia, dislexia 78 2 80 - - - - 80
  • Módulo VIII
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento 0 0 0 - - - 25 25
    Atividades de Extensão III 0 0 0 - - - - 50
    Deficiência Visual: Fundamentos e Metodologias 78 2 80 - - - - 80
    Ensino da Língua Portuguesa para Surdos 78 2 80 - - - - 80
  • Módulo IX
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Deficiência Intelectual: fundamentos e metodologias 78 2 80 - - - - 80
    Deficiências Múltiplas: fundamentos e metodologias 78 2 80 - - - - 80
    Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento 0 0 0 - - - 25 25
    Atividades de Extensão IV 0 0 0 - - - - 50
  • Módulo X
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Políticas Públicas para a Educação Especial e Inclusiva 78 2 80 - - - - 80
    Atendimento Educacional Especializado (AEE) 78 2 80 - - - - 80
  • Módulo XI
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Artes, Jogos e Música na Educação Especial 78 2 80 - - - - 80
    Aprendizagem Motora 78 2 80 - - - - 80
    Responsabilidade Social, Inclusão e Cidadania 78 2 80 - - - - 80
    Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento 0 0 0 - - - 25 25
    Atividades de Extensão V 0 0 0 - - - - 40
  • Módulo XII
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Afetividade e Sexualidade na Educação Inclusiva 78 2 80 - - - - 80
    Diagnóstico, Planejamento e Avaliação na Educação Especial 78 2 80 - - - - 80
  • Módulo XIII
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Educação e TEA - Transtornos do Espectro Autista 78 2 80 - - - - 80
    Estágio Supervisionado I - As Instituições Educativas 0 0 0 - - 120 - 120
  • Módulo XIV
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento 0 0 0 - - - 25 25
    Atividades de Extensão VI 0 0 0 - - - - 40
    Acessibilidade e Tecnologias Assistivas 78 2 80 - - - - 80
    Estágio Supervisionado II - Ênfase em Surdez 0 0 0 - - 140 - 140
  • Módulo XV
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Eletiva 78 2 80 - - - - 80
    Estágio Supervisionado III - Ênfase em Deficiências Múltiplas 0 0 0 - - 140 - 140
  • Módulo XVI
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento 0 0 0 - - - 25 25
    Atividades de Extensão VII 0 0 0 - - - - 40
    Trabalho de Conclusão de Curso - TCC 78 2 80 - - - - 80

Coordenação do Curso

Juliana de Oliveira Corrêa

Coordenador Titular Currículo

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Araxá (1994) e Mestrado em Educação pela Universidade Católica de Brasília (2005). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: relação aprendizagem, professor, aluno, gestão, empresa, qualidade, aprendizagem, ética, empresa e escola,educação infantil, postura,escola,professor.

0800-035-6777

de segunda a sexta, 8h-18h

Laboratórios utilizados pelo Curso

Catálogo de Laboratórios
Catálogo de Laboratóriosmore_vert
Catálogo de Laboratóriosclose

Para atender às necessidades acadêmicas e melhorar a qualidade do ensino e da pesquisa, o UNIARAXÁ investe em seus laboratórios...


Saiba +

Corpo docente do Curso

Ana Paula Nassif Tondato da Trindade
Doutor - Ana Paula Nassif Tondato da Trindademore_vert
Ana Paula Nassif Tondato da Trindadeclose

Doutor
Integral
Currículo Lattes

anapaulatrindade
@uniaraxa.edu.br

Bráulio Ramos da Silva
Mestre - Bráulio Ramos da Silvamore_vert
Bráulio Ramos da Silvaclose

Mestre
Integral
Currículo Lattes

brauliosilva
@uniaraxa.edu.br

Ivana Guimarães Lodi
Mestre - Ivana Guimarães Lodimore_vert
Ivana Guimarães Lodiclose

Mestre
Integral
Currículo Lattes

ivanalodi
@uniaraxa.edu.br

Maria Celeste de Moura Andrade
Doutora - Maria Celeste de Moura Andrademore_vert
Maria Celeste de Moura Andradeclose

Doutora
Horista
Currículo Lattes

celestemoura
@uniaraxa.edu.br

Marinês Firmina da Silva
Especialista - Marinês Firmina da Silvamore_vert
Marinês Firmina da Silvaclose

Especialista
--
Currículo Lattes

marinesfirmina
@uniaraxa.edu.br

Última atualização 02/01/2025