Serviço Social Bacharelado
O curso de Serviço Social tem por objetivo formar profissionais competentes e compromissados com sólidos conhecimentos teórico-práticos, lutando pela defesa, garantia e ampliação dos direitos sociais. Com capacidade de examinar, analisar e interpretar a sociedade capitalista. A formação do assistente social implica a compreensão crítica dos problemas sociais, trabalhando sempre pela emancipação humana. Cabe ao profissional o domínio de um conjunto de teorias, métodos e procedimentos ético políticos e metodológicos para construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Formação
O curso de Serviço Social busca a formação de profissionais com competência crítica e propositiva para atuar nas várias expressões da questão social, com capacidade de promover o exercício pleno de cidadania, com competências técnicas e ético-políticas para atuar no conjunto das relações sociais e no mercado de trabalho.
| TE - Teórica | PR - Prática | SU - Subtotal | IIntegrador TTCC EEstágio AAtiv. Compl.
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Formação Sócio-Histórica do Brasil | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
O processo de formação social do Brasil. A herança colonial e a constituição do Estado Nacional. Emergência e crise da República Velha. Instauração e Colapso do Estado Novo. Industrialização, urbanização e o surgimento de novos atores políticos. Inserção e dependência no sistema capitalista. Modernização conservadora no pós 64. O fim do milagre. Transição democrática e neoliberalismo. O Brasil do século XXI. |
Economia | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
A lei da escassez e os fundamentos da economia. O Sistema Econômico. Eficiência produtiva e eficácia alocativa. Leis de demanda e oferta. Estruturas de mercado. Aspectos microeconômicos. Agregados macroeconômicos e as políticas macroeconômicas. O Setor Externo e a Política Cambial. Os grandes desafios econômicos do mundo atual. Conjuntura econômica atual. |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 20 | 20 |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Introdução ao Serviço Social | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
O significado sócio histórico da Profissão: O Serviço Social e a reprodução das relações sociais. O surgimento do Serviço Social, na América Latina. O Brasil dos anos 1930; elementos políticos e econômicos. A formação da industrialização, no capitalismo monopolista e as origens da questão social brasileira. A Doutrina Social da Igreja e o Serviço Social. A influência europeia no Serviço Social Brasileiro. |
Leitura e Produção de Textos | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Estudo da linguagem oral e escrita para comunicação no relacionamento profissional. Análise e interpretação de textos. Elaboração de textos oficiais. Teoria da comunicação. Funções de Linguagem. Tipos de textos e suas linguagens. |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Trabalho e Sociabilidade | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Trabalho, sociedade e reprodução. O processo de trabalho em geral. Trabalho e alienação. Formas históricas do trabalho: na sociedade primitiva, no mundo antigo, no feudalismo e no modo de produção capitalista - trabalho assalariado. As transformações do trabalho no capitalismo contemporâneo: a reestruturação do capital e as formas de alienação típicas do capitalismo atual. |
Trabalho Profissional I | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Formar e qualificar um profissional-cidadão. Enquanto profissional, o bacharel em Serviço Social deve ser crítico de modo a contribuir com a formação e implementação de políticas sociais públicas, com a luta pela efetivação dos direitos sociais, tendo em vista a consolidação da cidadania. |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 20 | 20 |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Ética Profissional e Legislação | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Fundamentos da ética: doutrinas éticas fundamentais. Ética e Ser Social. Ética Profissional. Ética e Serviço Social: Positivismo, Funcionalismo, Neotomismo e Marxismo. Os Códigos de Ética Profissional do Serviço Social Brasileiro (1947, 1965, 1975 e 1986). A atualidade ética do Serviço Social: O Código de Ética de 1993. O Projeto Ético-Político e Profissional do Serviço Social. Lei de Regulamentação da profissão. Entidades Representativas: Conjunto CFESS/CRESS. Resoluções CFESS. A dimensão política da Ética no Serviço Social: A relação entre ética e política. A ética e o exercício profissional – autonomia, respeito, emancipação e direitos. Os desafios éticos atuais na prática profissional. A legislação social e as conquistas contemporâneas. Os direitos e garantias fundamentais na Constituição Federal/88: Os direitos individuais e coletivos e os direitos sociais. As conquistas contemporâneas na legislação infraconstitucional: A Consolidação das Leis de Trabalho/CLT e o direito trabalhista. O Direito de Família. O Estatuto da Criança e do Adolescente/ECA. Estatuto do Idoso. Estatuto do Deficiente. Lei Maria da Penha. Código de Defesa do Consumidor. A Lei orgânica da Saúde. Sistema Único de Saúde. A Lei Orgânica da Assistência Social. Sistema Único de Assistência Social. |
Fundamentos Teóricos Metodológicos do Serviço Social I | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
A conjuntura mundial pós 2ª guerra e a “Guerra Fria”. Fundamentos teórico-metodológicos do Serviço Social de caso, grupo e comunidade. Crítica ao conservadorismo e ao reformismo no Serviço Social latino-americano dos anos 60. O “Movimento de Reconceituação” na América Latina e suas influências teóricas. A influência do Serviço Social de Caso, Grupo e Comunidade e a relação entre positivismo e funcionalismo na profissão. Introdução às demais correntes filosóficas e método que influenciaram o Serviço Social. |
ATIVIDADES DE EXTENSÃO I | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 80 |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Filosofia e Sociologia I | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
O estudo introdutório dos principais clássicos da filosofia e seus sistemas de pensamento nas Idades Antiga, Média e Moderna. Principais divergências e convergências entre a filosofia de Hegel, Feuerbach e Marx.As correntes sociológicas clássicas: A sociologia positivista de Augusto Comte de Emile Durkheim. A teoria social de Karl Marx: método e crítica. A sociologia de Max Weber. |
Teoria Política e Direito | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
O Estado moderno na análise dos clássicos (Maquiavel, Hobbes, Locke, Rousseau, Hegel, Marx e Gramsci). Estado e sociedade civil na análise liberal e na análise marxista. A luta de classes e a construção histórica da democracia. As análises contemporâneas sobre o Estado e a Sociedade Civil. As abordagens da relação público e privado na atualidade. O debate contemporâneo acerca da democracia, da cidadania e do socialismo. Estado e política no Brasil contemporâneo. Direito e Sociedade. A constituição da cidadania e do direito. Trajetória da legislação social no Brasil. A Constituição de 1988: o ordenamento jurídico dos direitos sociais e das políticas públicas. |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 30 | 30 |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Fundamentos Teóricos Metodológicos do Serviço Social II | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
A Ditadura e as implicações no Serviço Social brasileiro: as perspectivas positivista, fenomenológica e marxista. Seminários de teorização do Serviço Social: Araxá, Teresópolis, Sumaré e Alto da Boa Vista. A organização política dos assistentes sociais brasileiros nos anos 80: ABESS/CEDEPSS, CFAS/CRAS (CFESS/CRESS), ANAS. Pluralismo e luta pela hegemonia na formação e na prática profissional: revisão curricular e o código de ética na década de 80. O debate metodológico, a problemática dos movimentos sociais, da cidadania e das políticas sociais. Messianismo e Fatalismo no Serviço Social Brasileiro. |
Antropologia | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Conceito antropológico de cultura. Análise das manifestações culturais do universo urbano na sociedade brasileira. Contato diferentes temáticas fundantes da Antropologia e suas implicações nas sociedades. Noções de métodos/práticas de pesquisa. Antropologia no Brasil. |
ATIVIDADES DE EXTENSÃO II | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 80 |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Estatística | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Conceito e definição. O método estatístico. População e amostra. Amostragem, pesquisa, representação Tabular. Representação gráfica. Organização de dados. Medidas de tendência central ou de posição. Medidas de dispersão. Curva normal, amostragem aplicada. Regressão e correlação. |
Desenvolvimento Capitalista e Questão Social | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Crise capitalista contemporânea e as transformações no mundo do trabalho; As novas configurações do Estado e da Sociedade Civil; A metamorfose da questão social e a reestruturação das políticas sociais; Globalização da economia e processos de exclusão social; Os contornos da questão social no Brasil; Os impactos da crise no Serviço Social brasileiro; O projeto profissional do Serviço Social em tempo de capital fetiche; O trabalho do assistente social frente às mudanças do padrão de acumulação e de regulação social; Classes sociais e capitalismo: gênese e desenvolvimento; Movimentos sociais, consciência de classe e luta de classes; Formas de organização dos movimentos sociais; Estado, classes e movimentos sociais na atualidade; A teoria dos “novos” movimentos sociais. |
Filosofia e Sociologia II | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
A reflexão teórica social-filosófica, a partir de seus Pensadores clássicos, como possibilidade de apreensão da práxis social: sua trajetória no processo de desenvolvimento do ser social e sua relação com a Ciência Social Moderna. |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Política Social I | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Capitalismo, liberalismo e a gênese da política social. Política social, Estado capitalista e a reprodução da força de trabalho. Capitalismo monopolista e Estado de bem-estar: cidadania, direitos sociais e política social. A trajetória da política social brasileira no século 20. Os princípios da seguridade social. A Constituição de 1988 e a proteção social brasileira: as políticas de assistência, saúde e previdência. |
ATIVIDADES DE EXTENSÃO III | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 80 |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Pesquisa Social | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
A base conceitual para o estudo da estrutura metodológica do projeto de pesquisa. Etapas da construção do projeto. Métodos e técnicas de pesquisa quantitativa e qualitativa. O relatório de pesquisa. A importância da pesquisa no processo de intervenção do serviço social. Exercício de elaboração de projeto de pesquisa. |
Trabalho Profissional II | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Mediação: categoria fundamental para o trabalho do assistente social. A categoria mediação na dialética de Marx. Instrumentos e dimensão educativa do serviço social. Inserção do serviço social nos processos de trabalho. O assistente social como trabalhador na divisão sociotécnica do trabalho. As estratégias profissionais e o conhecimento dos elementos constitutivos do processo de trabalho. Fundamentos teóricos e desenvolvimento de habilidades frente às diversas expressões da questão social. |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 20 | 20 |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Psicologia | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Introdução à psicologia como ciência que estuda o comportamento humano, buscando a compreensão dos papéis sociais. A psicologia e sua diversidade: breve contextualização. Principais matrizes teóricas do debate contemporâneo das relações indivíduo, grupos e sociedade. A constituição da subjetividade no processo de produção e reprodução da vida social. Termos da psicologia social: relações sociais, processo grupal, liderança, inclusão e exclusão social. A questão interdisciplinar: Serviço Social e Psicologia. |
Estágio Supervisionado I | 0 | 0 | 0 | - | - | 150 | - | 150 |
A prática profissional e análise institucional. A democratização das instituições e a contribuição do Serviço Social. Estratégias de intervenção profissional. Aproximação e delimitação das áreas de intervenção. Estratégias de ação. Utilização de instrumental técnico. Elaboração dos planos de trabalho. Planejamento, execução, avaliação e proposição de práticas profissionais. Elaboração do relatório final de estágio. O processo de avaliação dos planos de estágio. |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Política Social II | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Capitalismo contemporâneo e as transformações no Estado de Bem-estar Social. Neoliberalismo, políticas de ajuste e reforma do Estado: mercantilização, refilantropização e focalização das políticas sociais. O Estado de Bem-estar Misto ou “pluralismo de bem-estar”. A emergência de um novo padrão de enfrentamento da questão social. Transformações recentes na Seguridade Social. As políticas sociais de segmentos específicos da sociedade e o trabalho do Assistente Social nesse contexto. Condicionantes sócio - culturais e paradigmáticos das políticas sociais específicas. Políticas sociais e a atuação do assistente social no mercado de trabalho. |
ATIVIDADES DE EXTENSÃO IV | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 60 |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Fundamentos Teóricos Metodológicos do Serviço Social III | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
O resgate teórico metodológico do Movimento de Intenção de Ruptura. O Serviço Social e a tradição marxista. A perspectiva hegemônica da profissão fundada no marxismo e o “projeto ético-político”. A organização política e a formação dos assistentes sociais nos anos 90: extinção da ANAS, fortalecimento do CFESS/CRESS e passagem da ABESS para a ABEPSS. |
Estágio Supervisionado II | 0 | 0 | 0 | - | - | 150 | - | 150 |
A prática profissional e análise institucional. A democratização das instituições e a contribuição do Serviço Social. Estratégias de intervenção profissional. Aproximação e delimitação das áreas de intervenção. Estratégias de ação. Utilização de instrumental técnico. Elaboração dos planos de trabalho. Planejamento, execução, avaliação e proposição de práticas profissionais. Elaboração do relatório final de estágio. O processo de avaliação dos planos de estágio. |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Gestão em Serviço Social | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
As políticas sociais públicas voltadas para o Serviço Social no Brasil contemporâneo; O impacto do avanço do neoliberalismo na gestão das políticas sociais públicas no cenário de crise do capital; A pesquisa científica e a sua importância nos processos de gestão; pesquisa avaliativa de serviços, programas e projetos sociais na sociedade atual; A responsabilidade social a partir de uma perspectiva crítica; Os direitos atualmente existentes no Brasil e a deliberação e legitimação das instâncias de participação; A aplicação e a relevância das práticas avaliativas de programas, serviços e projetos sociais. |
Responsabilidade Social, Inclusão e Cidadania | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
A Declaração Universal dos Direitos Humanos e a Constituição Cidadã no Brasil. Responsabilidade social inclusão e cidadania: conceitos básicos da disciplina. Histórico da exclusão/inclusão no Brasil. Inclusão, minorias, diversidade e cidadania. Responsabilidade ambiental e cidadania. A perspectiva multiculturalista e a construção da cidadania: diversidade étnico-racial, de gênero, de orientação sexual, de desempenho físico e cognitivo, de idade, entre outras. Cultura afro-brasileira e indígena. Abordagem interdisciplinar da Inclusão Social. Políticas públicas para a inclusão nos diferentes ambientes sociais. Legislação e acessibilidade no Brasil. Aspectos teórico/metodológicos de uma formação profissional inclusiva. Dinâmica da inclusão na educação regular e corporativa: papel das novas tecnologias. Representações dos profissionais sobre responsabilidade social e prática da inclusão social. |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Fundamentos Teóricos Metodológicos do Serviço Social IV | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
O Serviço Social na contemporaneidade: polêmicas e perspectivas presentes no debate. Transformações societárias e mudanças no espaço sócio - ocupacional do Serviço Social. A agenda neoliberal e os embates da profissão na luta pela garantia dos direitos sociais e as políticas públicas. A lógica cultural do capitalismo atual e sua influência nas Ciências Sociais e no Serviço Social: modernidade e pós-modernidade em questão (Neoconservadorismo). |
Estágio Supervisionado III | 0 | 0 | 0 | - | - | 150 | - | 150 |
A prática profissional e análise institucional. A democratização das instituições e a contribuição do Serviço Social. Estratégias de intervenção profissional. Aproximação e delimitação das áreas de intervenção. Estratégias de ação. Utilização de instrumental técnico. Elaboração dos planos de trabalho. Planejamento, execução, avaliação e proposição de práticas profissionais. Elaboração do relatório final de estágio. O processo de avaliação dos planos de estágio. |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Família, Segmentos Populacionais e Políticas Sociais | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Os conceitos e organizações familiares; A população brasileira, suas faixas etárias, sua composição, população imigrante e população idosa e o processo de conquista dos seus direitos; As políticas públicas voltadas aos vários segmentos populacionais no país; As políticas públicas de gênero e o processo de conquista de direitos no Brasil. O processo histórico das políticas públicas voltadas à criança e ao adolescente no Brasil. A atuação do Serviço Social, junto aos vários segmentos sociais no Brasil e a aplicação das políticas sociais. |
Política de Saúde e Processos de Trabalho do Assistente Social | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
A inserção do Serviço Social nas políticas públicas brasileiras, em seu processo de construção histórica; O sistema brasileiro de seguridade social; os direitos sociais no Brasil contemporâneo; Jurisprudência e como se dá o acesso à justiça no Brasil; Os parâmetros para a atuação do Serviço Social na política de saúde; Desafios da atuação do serviço social em ambiente hospitalar na atualidade. |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
TCC – Trabalho de Conclusão de curso | 0 | 0 | 0 | - | 80 | - | - | 80 |