COVID-19
UNIARAXÁ VIRTUAL
COVID-19 UNIARAXÁ VIRTUAL

Curso

Serviço Social Bacharelado

Ato de Autorização:

Resolução 004/2018 de 05/03/2018, publicada 10/05/2018Centro Universitário

Ato de Reconhecimento:

Portaria n. 26 de 16 de janeiro de 2018, publicado no DOU 17/01/2018.

COMPARTILHE

Serviço Social Bacharelado

O curso de Serviço Social tem por objetivo formar profissionais competentes e compromissados com sólidos conhecimentos teórico-práticos, lutando pela defesa, garantia e ampliação dos direitos sociais. Com capacidade de examinar, analisar e interpretar a sociedade capitalista. A formação do assistente social implica a compreensão crítica dos problemas sociais, trabalhando sempre pela emancipação humana. Cabe ao profissional o domínio de um conjunto de teorias, métodos e procedimentos ético políticos e metodológicos para construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Formação

O curso de Serviço Social busca a formação de profissionais com competência crítica e propositiva para atuar nas várias expressões da questão social, com capacidade de promover o exercício pleno de cidadania, com competências técnicas e ético-políticas para atuar no conjunto das relações sociais e no mercado de trabalho.



Grade Curricular

| TE - Teórica | PR - Prática | SU - Subtotal | IIntegrador TTCC EEstágio AAtiv. Compl.

  • Módulo I
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Ética 78 2 80 - - - - 80
    Economia 78 2 80 - - - - 80
    Atividades Complementares 20 0 20 - - - 20 20
  • Módulo II
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Empreendedorismo 78 2 80 - - - - 80
    Formação Sócio-Histórica do Brasil 78 2 80 - - - - 80
    Leitura e Produção de Textos 78 2 80 - - - - 80
  • Módulo III
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Métodos e Técnicas de Pesquisa 78 2 80 - - - - 80
    Responsabilidade Social, Inclusão e Cidadania 78 2 80 - - - - 80
  • Módulo IV
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Trabalho e Sociabilidade 78 2 80 - - - - 80
    Trabalho Profissional I 78 2 80 - - - - 80
    Introdução ao Serviço Social 78 2 80 - - - - 80
    Atividades Complementares 30 0 30 - - - 30 30
  • Módulo V
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Filosofia e Sociologia I 78 2 80 - - - - 80
    Fundamentos Teóricos Metodológicos do Serviço Social I 78 2 80 - - - - 80
    Teoria Política e Direito 78 2 80 - - - - 80
  • Módulo VI
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Estatística 78 2 80 - - - - 80
    Antropologia 78 2 80 - - - - 80
    Ética Profissional e Legislação 0 0 0 - - - - 80
    Atividades Complementares 30 0 30 - - - 30 30
  • Módulo VII
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Filosofia e Sociologia II 78 2 80 - - - - 80
    Fundamentos Teóricos Metodológicos do Serviço Social II 78 2 80 - - - - 80
    Política Social I 78 2 80 - - - - 80
  • Módulo VIII
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Desenvolvimento Capitalista e Questão Social 78 2 80 - - - - 80
    Trabalho Profissional II 78 2 80 - - - - 80
    Atividades Complementares 30 0 30 - - - 30 30
  • Módulo IX
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Pesquisa Social 78 2 80 - - - - 80
    Estágio Supervisionado I 0 0 0 - - 150 - 150
  • Módulo X
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Psicologia 78 2 80 - - - - 80
    Estágio Supervisionado II 0 0 0 - - 150 - 150
  • Módulo XI
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Fundamentos Teóricos Metodológicos do Serviço Social III 78 2 80 - - - - 80
    Política Social II 78 2 80 - - - - 80
  • Módulo XII
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Gestão em Serviço Social 78 2 80 - - - - 80
    Atividades Complementares 30 0 30 - - - 30 30
  • Módulo XIII
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Família, Segmentos Populacionais e Políticas Sociais 78 2 80 - - - - 80
  • Módulo XIV
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Estágio Supervisionado III 0 0 0 - - 150 - 150
    Fundamentos Teóricos Metodológicos do Serviço Social IV 78 2 80 - - - - 80
    Atividades Complementares 30 0 30 - - - 30 30
  • Módulo XV
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Direitos Humanos e Legislação Social 80 0 80 - - - - 80
  • Módulo XVI
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Política de Saúde e Processos de Trabalho do Assistente Social 38 2 40 - - - - 40
    Trabalho de Conclusão de Curso 0 0 0 - - - - 80
    Atividades Complementares 30 0 30 - - - 30 30

Coordenação do Curso

Ivana Guimarães Lodi Coordenador Titular

Graduada em Pedagogia e em História pelo Centro Universitário do Planalto de Araxá, especialista em Didática, Metodologia do Ensino Superior, Educação para as relações étnico-raciais e Ética e com mestrado em Educação Superior pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Têm vários cursos de aperfeiçoamento. Têm vários artigos publicados em revistas, periódicos e capítulos de livro e é autora do livro: "Um olhar sobre formadores de formadores - Histórias de vida". Produtora de material didático para EaD. Foi Coordenadora do Curso de Pedagogia de 2009 a 2017. Foi presidente da CPA - Comissão Própria de Avaliação de 2009 a 2017. É professora titular do Centro Universitário do Planalto de Araxá - UNIARAXÁ, lecionando as disciplinas de Ética, Filosofia, Sociologia aplicada e Antropologia além das disciplinas para a formação do pedagogo. É professora na pós graduação - especialização do UNIARAXÁ. Atualmente é Coordenadora Pedagógica da EaD da instituição como uma das professoras responsáveis pela qualidade do processo. Trabalhou na Universidade para a melhor idade - UNISÊNIOR, do UNIARAXÁ, com a disciplina de Temas contemporâneos, durante 2 anos e meio e foi coordenadora deste programa durante dois anos. É coordenadora geral de TCC nesta instituição e editora da Revista científica: Evidência - olhares e pesquisa em saberes educacionais. Foi professora de pós- graduação na Universidade Presidente Antônio Carlos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, história de vida, identidade, ética, cidadania, filosofia e sociologia. Foi supervisora educacional no Colégio Dom Bosco de Araxá - escola salesiana.

Última atualização 01/07/2020