Vestibular
Presencial
INSCREVA-SE
Vestibular
Presencial
INSCREVA-SE
CENTRAL UNIARAXÁ

Curso

Pedagogia (Licenciatura)

Nota do MEC

Ato de Autorização:

Resolução 004/2018 de 05/03/2018 publicada 10/05/18Centro Universitário

Ato de Reconhecimento:

Portaria n. 26 de 16 de janeiro de 2018, publicado no DOU 17/01/2018.

COMPARTILHE

Pedagogia Licenciatura

Promover a formação do professor para o exercício do magistério nas séries iniciais do Ensino Fundamental e do Pedagogo como gestor da atividade educativa.

Formação

Profissional formado estará habilitado a atuar no ensino, na organização e gestão de sistemas, unidades e projetos educacionais e na produção e difusão do conhecimento, em diversas áreas da educação e tecnologia, tendo a docência como base obrigatória de sua formação e identidades profissionais.



Grade Curricular

| TE - Teórica | PR - Prática | SU - Subtotal | IIntegrador TTCC EEstágio AAtiv. Compl.

  • Módulo I
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Ética 78 2 80 - - - - 80
    Leitura e Produção de Textos 78 2 80 - - - - 80
    Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento 20 - 20 - - - - 20
  • Módulo II
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    História da Educação 78 2 80 - - - - 80
    Educação e Novas Tecnologias 78 2 80 - - - - 80
    Empreendedorismo 78 2 80 - - - - 80
    Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento 20 - 20 - - - - 20
  • Módulo III
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Métodos e Técnicas de Pesquisa 78 2 80 - - - - 80
    Didática 78 2 80 - - - - 80
    Sociologia da Educação 78 2 80 - - - - 80
  • Módulo IV
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Política Educacional e Organização Escolar Brasileira 78 2 80 - - - - 80
    Psicologia do Desenvolvimento e da Educação 78 2 80 - - - - 80
    Filosofia da Educação 78 2 80 - - - - 80
    Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento 20 - 20 - - - - 20
  • Módulo V
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Matemática e Estrutura Lógica do Pensamento 38 2 40 - - - - 40
    Pedagogia Gestora 78 2 80 - - - - 80
    Alfabetização e Letramento 78 2 80 - - - - 80
    Prática Pedagógica Integrada em Multiculturalismo, Cidadania e Cibercultura 38 2 40 - - - - 40
    Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento - - - - - - - 20
  • Módulo VI
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Metodologia e Prática de Ensino de Língua Portuguesa 78 2 80 - - - - 80
    Prática Pedagógica Integradora em Organização do Trabalho Pedagógico 78 2 80 - - - - 80
    Arte e Educação 78 2 80 - - - - 80
    Libras 78 2 80 - - - - 80
    Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento - - - - - - - 20
  • Módulo VII
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Ciências, Meio Ambiente e Sustentabilidade - - - - - - - 40
    Psicologia da Aprendizagem 38 2 40 - - - - 40
    Prática Pedagógica Integradora em Organização do Tempo e Espaço na Educação Infantil 38 2 40 - - - - 40
    Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento - - - - - - - 20
    Metodologia e Prática do Ensino de Ciências - - - - - - - 40
    Estágio Supervisionado I - - - - - - - 100
  • Módulo VIII
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Metodologia e Prática do Ensino da História 78 2 80 - - - - 80
    Metodologia e Prática do Ensino de Geografia 78 2 80 - - - - 80
    Teoria do Currículo 78 2 80 - - - - 80
    Metodologia e Prática do Ensino da Matemática 78 2 80 - - - - 80
    Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento - - - - - - - 20
    Estágio Supervisionado II - - - - - - - 100
  • Módulo IX
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Movimentos Sociais e Propostas Educacionais Alternativas 78 2 80 - - - - 80
    Educação Especial e Políticas de Inclusão 78 2 80 - - - - 80
    Prática Pedagógica Integradora em Políticas Afirmativas e de Inclusão 38 2 40 - - - - 40
    Educação de Jovens e Adultos 78 2 80 - - - - 80
    Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento - - - - - - - 20
    Estágio Supervisionado III - - - - - - - 50
  • Módulo X
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Prática Pedagógica Integradora em Organização do Tempo e Espaço no Ensino Fundamental 78 2 80 - - - - 80
    Dificuldades e Transtornos de Aprendizagem 78 2 80 - - - - 80
    Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento - - - - - - - 20
    Estatística Aplicada a Educação 38 2 40 - - - - 40
    Prática Pedagógica Integradora em Metodologias Ativas de Aprendizagem 38 2 40 - - - - 40
    Estágio Supervisionado IV - - - - - - - 50
  • Módulo XI
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Pedagogia Hospitalar: Teoria e Atividades Práticas 38 2 40 - - - - 40
    Pedagogia Empresarial: Teoria e Atividades Práticas 38 2 40 - - - - 40
    Literatura Infantil e Musicalização em Ambientes Educacionais 78 2 80 - - - - 80
    Atividades Teórico-Práticas de Aprendizagem - - - - - - - 20
    Estágio Supervisionado V - - - - - - - 100
  • Módulo XII
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Planejamento, Avaliação Educacional e Institucional 78 2 80 - - - - 80
    Prática Pedagógica Integradora: Avaliação da Aprendizagem 38 2 40 - - - - 40
    Trabalho de Conclusão de Curso - - - - - - - 80

Coordenação do Curso

Ana Paula Martins Ribeiro Coordenador Titular

Atualmente a pesquisadora é coordenadora dos cursos de licenciatura do ensino a distância (EaD) do Centro Universitário do Planalto de Araxá (UniAraxá) e professora nos cursos das engenharias Civil e Ambiental e Sanitária e no curso de Agronomia do UniAraxá. É Mestre em geologia, desde 2011 e Especialista em Geoprocessamento Ambiental, desde 2013 pela Universidade de Brasília (UnB). É Bacharela e Licenciada em geografia pela União Pioneira de Integração Social (UPIS) e Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), em 2006 e 2014 respectivamente. Possui cerca de 90 % do curso de graduação em Geologia pela UnB, onde no ano 2000 concluiu o Trabalho Final (TF), que consiste na preparação do mapeamento geológico final, do mapeamento geológico final e do relatório do mapeamento geológico final, no Projeto Crixás Cedrolina.
No período de 2010 a 2017 atuou como professora autora, professora supervisora e tutora no EaD do curso de licenciatura em Geografia da Universidade de Brasília (EaD/UnB). No biênio 2015 a 2017 foi Diretora de comunicação e publicações da Sociedade Brasileira de Geologia, núcleo Brasília (SBG/NBR).
Têm experiência em geociências, com ênfase na área de ensino superior em geologia e geografia física e na área de pesquisa em mineralogia, petrologia e sedimentologia, principalmente com mineralogia de argilas, na Universidade de Brasília (UnB). Em ciências humanas, atuando como professora de geografia nos níveis fundamental e médio na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). E como assistente de curadoria no Museu de Geociências da Universidade de Brasília (MGeo/UnB), trabalhando com conservação de acervo, descrição de amostras de rochas, minerais e fósseis, desenvolvimento de um inventário de peças, auxiliando na organização de eventos e ministrando cursos, minicursos e palestras de extensão.

Laboratórios utilizados pelo do Curso

Catálogo de Laboratórios
Catálogo de Laboratóriosmore_vert


Saiba +

Catálogo de Laboratóriosclose

Para atender às necessidades acadêmicas e melhorar a qualidade do ensino e da pesquisa, o UNIARAXÁ investe em seus laboratórios...

Atividades do Curso

Corpo docente do Curso

Última atualização 01/07/2019