Pedagogia Licenciatura
Promover a formação do professor para o exercício do magistério nas séries iniciais do Ensino Fundamental e do Pedagogo como gestor da atividade educativa.
Formação
O curso de Pedagogia do UNIARAXÁ foi referendado pelo MEC com nota máxima - 5. O curso atende as Novas Diretrizes Curriculares Nacionais e é destinado à formação do professor para o exercício do magistério na Educação Infantil, séries iniciais do Ensino Fundamental e do Pedagogo como gestor da atividade educativa, tanto em instituição de ensino formal e não formal. O profissional formado estará habilitado a atuar no ensino, na organização e gestão de sistemas, unidades e projetos educacionais e na produção e difusão do conhecimento, em diversas áreas da educação e tecnologia, tendo a docência como base obrigatória de sua formação. O curso de Licenciatura em Pedagogia EaD do UNIARAXÁ possui uma arquitetura curricular diversificada e contextualizada, possibilitando ao aluno, uma formação sólida, sobretudo, com o desenvolvimento da capacidade de lidar com desafios. O mercado de trabalho para os profissionais formados em Pedagogia no UNIARAXÁ é muito amplo e envolve vários setores da educação: creches, escolas, centros comunitários, secretarias de educação em níveis municipal, estadual e federal, empresas, hospitais e ONGS.
| TE - Teórica | PR - Prática | SU - Subtotal | IIntegrador TTCC EEstágio AAtiv. Compl.
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Ética | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Fundamentos Filosóficos. Direitos e Cidadania. Questões Culturais. Ética Geral e Ética Profissional. Ética e Moral. Fontes de Regras Éticas. Objetividade dos Valores. Ética Social e Profissional. A Ética nas Relações de Produção. A Ética no Mundo Contemporâneo. Código de Ética Profissional. Cenário e Tendências. Desafios e Dilemas Éticos da contemporaneidade – Desafios nas relações do indivíduo com a sociedade. O fator cultural na prática moral e ética da sociedade. A questão da pobreza e suas implicações éticas. Um olhar sobre as minorias. O desafio da violência no Brasil. Questões de gênero e suas implicações. |
Leitura e Produção de Textos | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Estudo da linguagem oral e escrita para comunicação no relacionamento profissional. Análise e interpretação de textos. Elaboração de textos oficiais. Teoria da comunicação. Funções de Linguagem. Tipos de textos e suas linguagens. |
Ciências, Meio Ambiente e Sustentabilidade | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Dimensão socioambiental da educação. Histórico da Educação Ambiental. Educação Ambiental formal e informal. Meio Ambiente como Tema Transversal. Alfabetização ecológica. O papel do educador ambiental. Educação Ambiental rural e urbana. Educação Ambiental, desenvolvimento e cultura. A escola sustentável. A formação do professor de ciências: atitudes de pesquisa e busca de autonomia. O ensino de ciências no ensino fundamental: objetivos e metodologias. Ensino de ciências e os temas transversais. O ser humano e sua relação com o meio ambiente. A pedagogia de projetos para o ensino de ciências. Formação pela pesquisa: observação levantamento de dados e experimentação. |
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 25 | 25 |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
História da Educação | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
A disciplina irá contemplar o pensamento pedagógico na Antiguidade Clássica, na Idade Média e no Renascimento, abordando a concepção de educação de cada período histórico. Tratará da educação no contexto brasileiro, a chegada dos jesuítas e suas concepções pedagógicas. As reformas pombalinas, o ensino na época do Império e nos primeiros anos da República. Contemplará o Manifesto dos Pioneiros e o pensamento dos escola no vistas, bem como a educação popular e o pensamento de Paulo Freire. A educação no período ditatorial e as concepções pedagógicas do período. A educação brasileira nos dias atuais, legislações e perspectivas. |
Educação e Novas Tecnologias | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) Envolvendo Paradigmas, Políticas e Concepções Educativas, Aplicações Tecnológicas no Processo de Ensino e Aprendizagem. Educação a Distância (EaD). Ambientes Virtuais de Aprendizagem em espaços digitais formais e não formais. O Educador Contemporâneo. REAs, OAs, Tecnologias Acessíveis, Softwares, Aplicativos e Jogos Educativos. |
Estatística | 58 | 2 | 60 | - | - | - | - | 60 |
Conceito e definição. O método estatístico. População e amostra. Amostragem, pesquisa, representação Tabular. Representação gráfica. Organização de dados. Medidas de tendência central ou de posição. Medidas de dispersão. Curva normal, amostragem aplicada. Regressão e correlação. |
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 25 | 25 |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Métodos e Técnicas de Pesquisa | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Tipos de Conhecimento. Características do Conhecimento Científico. A linguagem científica, sua estrutura e lógica. Ciência e o Método Científico. Bases lógicas da investigação. A Pesquisa: conceitos, níveis e tipos. O Pesquisador. Trabalhos Científicos e planejamento da pesquisa. Partes essenciais de um Projeto de Pesquisa. Redação Científica, Citações e Referências. Técnicas de Pesquisa, Abordagem e Entrevista. O Trabalho de Conclusão de Curso e suas normativas. |
Teoria do Currículo | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Concepções teóricas de currículo e seus fundamentos. O campo do currículo na sua complexidade e diversidade teórica: uma análise da construção do conceito. Teorias críticas do currículo e o desvelamento das relações de poder na escola. As teorias pós-críticas: diferença, identidade e diversidade cultural e os novos rumos do currículo. Políticas de Formação de Professores e políticas curriculares: novas diretrizes para a Educação Básica. |
Didática | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
A Didática e seus fundamentos históricos, filosóficos e sociológicos: concepções de educação e teorias pedagógicas que orientam a prática dos professores. Implicações dos fundamentos sócio-político-epistemológicos da Didática na formação do profissional professor e na construção da identidade docente. Análise dos efeitos das mudanças culturais, científicas e tecnológicas na Educação e na Didática. Análise das relações fundamentais do processo educativo: transmissão/construção do conhecimento; teoria/prática; conteúdo/forma; ensino/aprendizagem; sucesso/fracasso; professor/aluno; aluno/aluno. Estudo da interdependência dos elementos constitutivos do ciclo didático: objetivos, conteúdos, procedimentos, recursos materiais e tecnológicos, avaliação. O pedagogo e o processo ensino-aprendizagem. |
Sociologia da Educação | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Criação da Sociologia como ciência independente. Principais pensadores. As relações educação e sociedade e educação e Sociologia. Estudo das concepções teóricas sobre a educação no discurso sociológico dos autores clássicos das Ciências Sociais (Marx, Durkheim e Weber) e no discurso dos autores contemporâneos. O cotidiano escolar: investigação e análise. Análise sociológica do processo educacional e seus desafios. A escola, a educação e os profissionais de educação; o professor como mantenedor da ordem social; o professor como questionador e transformador da ordem social; o professor como ator social. Funções sociais do professor. |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Política Educacional e Organização Escolar Brasileira | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
As políticas educacionais, a legislação e suas implicações para a organização da atividade escolar: escolarização e análise das relações entre educação, estado e sociedade. Estudo da organização da educação brasileira: dimensões históricas, políticas, sociais, econômicas e educacionais. Estudo analítico das políticas educacionais no Brasil, bem como dos aspectos legais do sistema escolar. A legislação do ensino no Brasil e seus condicionantes específicos. Análise da educação pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96). |
Psicologia do Desenvolvimento e da Educação | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Noções básicas de Psicologia: formação da personalidade e sociabilidade; Personalidade e psicopatologia: noções básicas. A Psicologia da Educação no contexto brasileiro: importância da preparação do perfil profissional do educador. Os teóricos do desenvolvimento e da aprendizagem e suas implicações na educação: Gesell, Binet, Pavlov, Skinner, Vygotsky, Leontiev, Luria, Wallon, Jean Piaget, Rogers e Freud. Fases do desenvolvimento psicomotor: importância da estimulação e principais intercorrências no desenvolvimento. |
Filosofia da Educação | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Conceito e evolução da Filosofia. Filosofia, religião, ateísmo e ciência. Senso comum, ciência e Filosofia. Os principais períodos históricos da Filosofia. Temas em Filosofia: realidade, consciência, razão, liberdade, historicidade, ideologia, alienação, educação, trabalho, cidadania, Os principais filósofos da educação e suas influências nas teorias e práticas educacionais. |
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 25 | 25 |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Matemática e Estrutura Lógica do Pensamento | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Novos Rumos no ensino e na aprendizagem de Matemática. As novas tendências do ensino de matemática. A construção do conhecimento Matemático. O método da resolução de Problemas: aprender a resolver para aprender. A interdisciplinaridade e os projetos em matemática. A Didática da Matemática. Conceitos fundamentais de Matemática relacionados ao eixo temático "Números e operações". Resolução de Problemas relacionados ao eixo temático "Números e operações". A abordagem dos conteúdos no livro didático de Matemática. As diversas metodologias para o ensino de Matemática. |
Alfabetização e Letramento | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Concepção de ensino e aprendizagem. Concepções de alfabetização: determinantes sociais, políticos e culturais. A alfabetização no contexto educacional brasileiro. Alfabetização e letramento. O processo de construção da escrita. Estudo e análise dos métodos de alfabetização e sua contribuição à aquisição da lecto-escrita. A construção de conhecimentos na perspectiva da linguística aplicada ao ensino/aprendizado da Língua Materna. Análise e produção de materiais didáticos para a alfabetização. Aspectos qualitativos da alfabetização. Letramento. Leitura e produção de textos na alfabetização Estágios do desenvolvimento linguístico infantil dentro da fonologia, sintaxe e semântica. Desenvolvimento linguístico cognitivo: correlação e interdependência. Desenvolvimento linguístico e a aquisição da leitura. Alfabetização e seu acesso aos conhecimentos às demais disciplinas. Princípios didáticos que definem uma boa situação de aprendizagem. |
ATIVIDADES DE EXTENSÃO I | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 80 |
Prática Pedagógica Integradora em Multiculturalismo, Cidadania e Cibercultura | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Conceitos, Abordagens e Contextos de Emergência do Multiculturalismo. O Multiculturalismo e suas Articulações com os Estudos de Raça/Etnia. O Multiculturalismo e o Currículo. As instituições educacionais como organizações multiculturais e as práticas de cidadania. Sociedade, cultura e novas tecnologias. Conceito de Cibercultura. Cibercultura e educação |
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 25 | 25 |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Metodologia e Prática de Ensino de Língua Portuguesa | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
O ensino da Língua Portuguesa no Ensino Fundamental. Fundamentos linguísticos e sociolinguísticos e suas implicações na prática escolar. Concepção de leitura e de linguagem. O processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa: considerações de ordem teórico-metodológica. O texto como unidade de ensino. A leitura e a escrita como processos de interação entre autor e leitor mediados pelo texto. O processamento do texto. Análise de propostas pedagógicas para o ensino da Língua Portuguesa (PCN, Propostas Pedagógicas – Estadual e Municipal) e suas abordagens didático-metodológicas dos conteúdos de Língua Portuguesa na Educação Infantil e nos cinco anos iniciais do Ensino Fundamental. |
Arte e Educação | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Arte como objeto do conhecimento e suas interfaces com os processos educativos. Histórico do ensino de Arte no Brasil. Diversas linguagens artísticas e situações didáticas para o ensino das artes na educação básica. Orientações curriculares para ensino das artes nas escolas. A contextualização histórica, a leitura e apreciação da imagem e a produção. |
LIBRAS | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Línguas de sinais e o Surdo. Concepções, princípios e diretrizes de um sistema educacional inclusivo. Função da escola na perspectiva para educação inclusiva. Legislações e políticas públicas para uma educação inclusiva. Linguagem e Surdez. Cultura Surda e Identidade. Implicações sociais e educacionais. Direito linguístico dos Surdos. Introdução à Língua Brasileira de Sinais (Libras). Processo de aquisição da Libras para os surdos como L1. Estudos Gramaticais: Morfologia, Fonologia, Sintaxe e Pragmática. Datilologia. Léxico: Cumprimentos, Pronomes Pessoais e Possessivos, Gêneros, Família, Números, Advérbios de tempo, Verbos em Contexto, Contexto Escolar, Contexto Cidade. Expressões não manuais como elementos linguísticos. Docência e Tradução: formação para campos distintos de atuação. Código de ética para tradutores e intérpretes de Libras e Língua Portuguesa. |
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 25 | 25 |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Psicologia da Aprendizagem | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
A sala de aula como um grupo social: adaptação escolar. O universo da creche: condições psicoafetivas do processo de adaptação. A importância do brincar para o desenvolvimento infantil. A Psicologia da educação numa dimensão do plano da consciência do corpo: a psicomotricidade e a sexualidade. Síndromes e problemas de aprendizagem. A criança com problemas de aprendizagem, conceituação, diagnóstico psicológico e atuação do professor, fatores fundamentais, possibilidades de intervenção. Desenho infantil: a importância da compreensão do desenho como indicador de desenvolvimento da criança. Condições escolares que contribuem ou prejudicam a aprendizagem e o desenvolvimento infantil. Afetividade professor/aluno. As questões da subjetividade do professor. |
Prática Pedagógica Integradora em Organização do Tempo e Espaço na Educação Infantil | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Abordagem teórico-metodológica no trabalho da Educação Infantil: O conhecimento físico; O conhecimento lógico-matemático (classificação, seriação e conservação, número e medidas, conceito do número, espaço, tempo e causalidade); O conhecimento Social; A expressão plástica (imitação, jogo simbólico e expressão musical); Jogos e brincadeiras na Educação Infantil; O desenvolvimento da capacidade de expressão; A Linguagem Oral e o seu desenvolvimento. |
Metodologia e Prática do Ensino de Ciências | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
O que são as ciências naturais; Por que ensinar ciências; Conteúdos de ciências no primeiro e segundo ciclos do ensino fundamental; Aspectos referentes às abordagens e estratégias para o ensino de ciências: concepções alternativas, obstáculos epistemológicos, ensino por investigação, história da ciência; O ensino de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental: tendências, pressupostos teórico-metodológicos; A unidade indissociável: ciência, tecnologia, ambiente social e natural; Educação ambiental; Processo ensino-aprendizagem de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental. |
ATIVIDADES DE EXTENSÃO II | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 80 |
Estágio Supervisionado I | 0 | 0 | 0 | - | - | 100 | - | 100 |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Metodologia e Prática do Ensino da História | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
A história, ciência do social. Pressupostos teóricos e epistemológicos do ensino da história. Tendências recentes do ensino da história: o cotidiano; as mentalidades; a micro-história e a história oral: fundamentos básicos. Objetivos, conteúdos, metodologias e recursos auxiliares do ensino de história nas séries iniciais e sua integração com as demais áreas do conhecimento. O trabalho por projetos: planejamento e execução de atividades experimentais que evidenciem os fatos históricos, os sujeitos históricos, os documentos históricos e o tempo histórico. |
Metodologia e Prática do Ensino de Geografia | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Introdução às características epistemológicas do campo das Ciências Humanas e da Geografia; O surgimento da Geografia enquanto área de conhecimento autônoma em relação à História Natural; Os conceitos geográficos contemporâneos e sua contextualização social; As principais tendências teóricas na Geografia; A Geografia enquanto campo de pesquisa e a Geografia escolar; não se trata de simples “transposição didática”; A percepção da realidade cotidiana através de conceitos espaciais; a possibilidade de compreensão do homem enquanto sujeito inserido no meio físico; O uso da cartografia no ensino de Geografia para crianças; As interfaces entre a Geografia e a Educação Ambiental; Os Parâmetros Curriculares Nacionais e o ensino de Geografia; A Geografia ensinada nos livros didáticos: análise comparativa. |
Metodologia e Prática do Ensino da Matemática | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
A importância da Geometria para o desenvolvimento do homem. A criança e o mundo que a cerca. O aluno do ensino fundamental e sua relação espaço temporal. Conceitos fundamentais de Matemática relacionados aos eixos temáticos “Espaço e Forma”, “Grandezas e medidas”. Da Geometria espacial à Geometria plana. Desenho Geométrico usando régua, transferidor e compasso. Estudo de ângulos: medidas, classificação e construção. Resolução de Problemas relacionados aos eixos temáticos "Espaço e Forma" e "Grandezas e medidas". A abordagem dos conteúdos de Geometria no livro didático de Matemática. O importante papel dos jogos na construção dos conceitos matemáticos. As diversas metodologias para o ensino de Geometria. |
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 25 | 25 |
Estágio Supervisionado II | 0 | 0 | 0 | - | - | 100 | - | 100 |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Movimentos Sociais e Propostas Educacionais Alternativas | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Pluralidade cultural, necessidades educacionais especiais; inclusão social e movimentos sociais. Diferenças e desigualdades no acesso à educação escolar no Brasil. Ensino e aprendizagem na perspectiva da pluralidade cultural, étnica e sócio educacional. Políticas Organizativas e curriculares, educação inclusiva e formação de professores. Educação Especial. Contexto histórico da Educação Especial no Brasil. Educação de Jovens e Adultos. A prática e a construção da cidadania na EJA. História da EJA na educação brasileira. Educação Indígena. Educação Quilombola. Educação no MST. Outras práticas educacionais alternativas no Brasil. |
Educação Especial e Políticas de Inclusão | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Perspectiva da educação inclusiva no sistema escolar e seus pressupostos teórico metodológicos: currículo, didática e avaliação. Abordagem histórica da educação especial e as políticas de educação inclusiva: aspectos políticos, ideológicos, pedagógicos e éticos da educação inclusiva. O Atendimento Educacional Especializado contribuições, desafios e repercussões para práticas educativas e de escolarização, envolvendo sujeitos com necessidades educacionais especiais. O cotidiano da sala de aula, a docência, a família, os alunos e a perspectiva culturalista do contexto da temática em questão. |
ATIVIDADES DE EXTENSÃO III | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 80 |
Educação de Jovens e Adultos | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
História da EJA no Brasil, os avanços e os retrocessos. Concepções e práticas de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (EJA) ao longo da história. Políticas Públicas da EJA e marcos legais conquistados a partir dos anos 90. Desafios e perspectivas atuais para a EJA. Práticas Pedagógicas em EJA: a sala de aula como espaço da diversidade. Os princípios e os fundamentos da educação de jovens e adultos. Educação de jovens e adultos e o mundo do trabalho. Tendências atuais no currículo da EJA. |
Estágio Supervisionado III | 0 | 0 | 0 | - | - | 100 | - | 100 |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Prática Pedagógica Integradora em Organização do Tempo e Espaço no Ensino Fundamental | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
caracterização do espaço-tempo escolar; processos interativos; ação pedagógica diante a complexidade do cotidiano; diferenças e alteridade na modernidade; currículo e cotidiano; currículo e os anos iniciais do ensino fundamental; projetos de trabalho: o que são, como se caracterizam; elaboração de projetos de trabalho; perspectivas de trabalho com projetos nos diferentes componentes curriculares no 1º ciclo da Educação Fundamental; avaliação nos projetos de trabalho; relatos e análises de experiências com projetos de trabalho nos anos iniciais do ensino fundamental. |
Dificuldades e Transtornos de Aprendizagem | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Dificuldades de Aprendizagem. Fracasso escolar. Transtorno das habilidades escolares. Estudos de caso. |
Prática Pedagógica Integradora em Metodologias Ativas de Aprendizagem | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
A historicidade e os fundamentos teóricos das metodologias ativas de ensino-aprendizagem; O papel das metodologias ativas no processo de educação; Mecanismos e práticas efetivas no uso das metodologias ativas na educação. |
Estágio Supervisionado IV | 0 | 0 | 0 | - | - | 100 | - | 100 |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Prática Pedagógica Integradora em Pedagogia Hospitalar | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Os processos educativos nas instituições não escolares: no setor produtivo, nos movimentos sociais e nas entidades da sociedade civil no contexto brasileiro contemporâneo. O Ambiente Hospitalar. O Surgimento da Pedagogia Hospitalar. O Pedagogo no Contexto Hospitalar. A construção do Espaço do Pedagogo nas Empresas. O Papel do pedagogo em espaços não escolares. O Pedagogo Empresarial. |
ATIVIDADES DE EXTENSÃO IV | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 60 |
Prática Pedagógica Integradora em Pedagogia Empresarial | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Os processos educativos nas instituições não escolares: no setor produtivo, nos movimentos sociais e nas entidades da sociedade civil no contexto brasileiro contemporâneo. A construção do Espaço do Pedagogo nas Empresas. O Papel do pedagogo em espaços não escolares. O Pedagogo Empresarial. |
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 25 | 25 |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Planejamento, Avaliação Educacional e Institucional | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Currículo e avaliação da aprendizagem. Necessidades e importância da avaliação no processo de construção do conhecimento. A avaliação do Projeto-político-pedagógico-escolar. Currículo e plano de ensino. A avaliação como elemento integrante do plano de ensino. Significados da avaliação. Formas de avaliação. A avaliação na Educação Infantil. A avaliação nas séries iniciais do Ensino Fundamental. |
Pedagogia Gestora | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Abordagens sócio históricas das concepções de gestão escolar e educacional. A informação como instrumento de gestão da educação e da escola. Políticas públicas e das estratégias de gestão em educação. A gestão compartilhada e coletiva no espaço escolar. O colegiado, os conselhos escolares e a gestão pedagógica e administrativa da escola. A centralização e a descentralização das decisões gestoras. Importância do projeto pedagógico na gestão escolar. Gestão nas instituições de Educação Infantil e de anos iniciais do Ensino Fundamental. |
Trabalho de Conclusão de Curso | 0 | 0 | 0 | - | 80 | - | - | 80 |
Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso, tendo como elementos constituintes desta construção, a pesquisa aplicada e os conhecimentos produzidos. A concretização dos resultados da pesquisa social. |
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 25 | 25 |
ATIVIDADES DE EXTENSÃO V | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 40 |