Resolução 004/2018 de 05/03/2018 publicada 10/05/18Centro Universitário
Portaria n. 26 de 16 de janeiro de 2018, publicado no DOU 17/01/2018.
Profissional formado estará habilitado a atuar no ensino, na organização e gestão de sistemas, unidades e projetos educacionais e na produção e difusão do conhecimento, em diversas áreas da educação e tecnologia, tendo a docência como base obrigatória de sua formação e identidades profissionais.
Componentes Curriculares | Disciplinas | |||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total | |
Ética | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Leitura e Produção de Textos | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 20 | 20 |
Componentes Curriculares | Disciplinas | |||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total | |
História da Educação | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Educação e Novas Tecnologias | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Empreendedorismo | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 20 | 20 |
Componentes Curriculares | Disciplinas | |||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total | |
Métodos e Técnicas de Pesquisa | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Didática | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Sociologia da Educação | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Componentes Curriculares | Disciplinas | |||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total | |
Política Educacional e Organização Escolar Brasileira | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Psicologia do Desenvolvimento e da Educação | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Filosofia da Educação | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 20 | 20 |
Componentes Curriculares | Disciplinas | |||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total | |
Matemática e Estrutura Lógica do Pensamento | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Pedagogia Gestora | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Alfabetização e Letramento | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Prática Pedagógica Integrada em Multiculturalismo, Cidadania e Cibercultura | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 20 | 20 |
Componentes Curriculares | Disciplinas | |||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total | |
Metodologia e Prática de Ensino de Língua Portuguesa | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Prática Pedagógica Integradora em Organização do Trabalho Pedagógico | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Arte e Educação | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Libras | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 20 | 20 |
Componentes Curriculares | Disciplinas | |||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total | |
Ciências, Meio Ambiente e Sustentabilidade | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Psicologia da Aprendizagem | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Prática Pedagógica Integradora em Organização do Tempo e Espaço na Educação Infantil | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 20 | 20 |
Metodologia e Prática do Ensino de Ciências | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Estágio Supervisionado I | 0 | 0 | 0 | - | - | 100 | - | 100 |
Componentes Curriculares | Disciplinas | |||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total | |
Metodologia e Prática do Ensino da História | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Metodologia e Prática do Ensino de Geografia | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Teoria do Currículo | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Metodologia e Prática do Ensino da Matemática | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 20 | 20 |
Estágio Supervisionado II | 0 | 0 | 0 | - | - | 100 | - | 100 |
Componentes Curriculares | Disciplinas | |||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total | |
Movimentos Sociais e Propostas Educacionais Alternativas | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Prática Pedagógica Integradora em Políticas Afirmativas e de Inclusão | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Educação Especial e Políticas de Inclusão | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Educação de Jovens e Adultos | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 20 | 20 |
Estágio Supervisionado III | 0 | 0 | 0 | - | - | 100 | - | 100 |
Componentes Curriculares | Disciplinas | |||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total | |
Prática Pedagógica Integradora em Organização do Tempo e Espaço no Ensino Fundamental | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Dificuldades e Transtornos de Aprendizagem | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 20 | 20 |
Estatística | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Prática Pedagógica Integradora em Metodologias Ativas de Aprendizagem | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Estágio Supervisionado IV | 0 | 0 | 0 | - | - | 100 | - | 100 |
Componentes Curriculares | Disciplinas | |||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total | |
Prática Pedagógica Integradora em Pedagogia Hospitalar | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Prática Pedagógica Integradora em Pedagogia Empresarial | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Literatura Infantil e Musicalização em Ambientes Educacionais | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 20 | 20 |
Componentes Curriculares | Disciplinas | |||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total | |
Planejamento, Avaliação Educacional e Institucional | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Prática Pedagógica Integradora em Avaliação da Aprendizagem | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Trabalho de Conclusão de Curso | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Possui graduação em Letras - Faculdadede Filosofi Ciências e Letras de Araxá (1992), graduação em Pedagogia - Faculdadede Filosofi Ciências e Letras de Araxá (1998), mestrado em ESTUDOS LINGÜÍSTICOS pela Universidade Federal de Uberlândia (2004) e doutorado em Doutorado em Educação - Universidad del Mar (2013). Atualmente é professor titular do Centro Universitáriodo Planalto de Araxá, coordenadora pedagógica - Secretaria Municipal de Educação, coordenadora pedagógica - Secretaria Municipal de Educação, professor da Universidade de Uberaba, assessora pedagógica - Secretaria Municipal de Educação, professor convidado do Centro Universitário do Planalto de Araxá, professor convidado do Centro Universitário do Planalto de Araxá, professor convidado do Centro Universitário do Planalto de Araxá e professor responsável pela leitura e produção do Centro Universitário do Planalto de Araxá. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Língua Portuguesa e Lingüística, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, importância, gestão escolar, língua e ensino.