COVID-19
UNIARAXÁ VIRTUAL
COVID-19 UNIARAXÁ VIRTUAL

Curso

Pedagogia Licenciatura

Nota do MEC

Ato de Autorização:

Resolução 004/2018 de 05/03/2018 publicada 10/05/18Centro Universitário

Ato de Reconhecimento:

Portaria n. 26 de 16 de janeiro de 2018, publicado no DOU 17/01/2018.

COMPARTILHE

Pedagogia Licenciatura

Promover a formação do professor para o exercício do magistério nas séries iniciais do Ensino Fundamental e do Pedagogo como gestor da atividade educativa.

Formação

Profissional formado estará habilitado a atuar no ensino, na organização e gestão de sistemas, unidades e projetos educacionais e na produção e difusão do conhecimento, em diversas áreas da educação e tecnologia, tendo a docência como base obrigatória de sua formação e identidades profissionais.



Grade Curricular

| TE - Teórica | PR - Prática | SU - Subtotal | IIntegrador TTCC EEstágio AAtiv. Compl.

  • Módulo I
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Ética 78 2 80 - - - - 80
    Leitura e Produção de Textos 78 2 80 - - - - 80
    Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento 25 0 25 - - - 25 25
  • Módulo II
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    História da Educação 78 2 80 - - - - 80
    Educação e Novas Tecnologias 78 2 80 - - - - 80
    Empreendedorismo 78 2 80 - - - - 80
    Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento 0 0 0 - - - 25 25
  • Módulo III
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Métodos e Técnicas de Pesquisa 78 2 80 - - - - 80
    Didática 78 2 80 - - - - 80
    Sociologia da Educação 78 2 80 - - - - 80
  • Módulo IV
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Política Educacional e Organização Escolar Brasileira 78 2 80 - - - - 80
    Psicologia do Desenvolvimento e da Educação 78 2 80 - - - - 80
    Filosofia da Educação 78 2 80 - - - - 80
    Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento 0 0 0 - - - 25 25
  • Módulo V
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Matemática e Estrutura Lógica do Pensamento 38 2 40 - - - - 40
    Pedagogia Gestora 78 2 80 - - - - 80
    Alfabetização e Letramento 78 2 80 - - - - 80
    Prática Pedagógica Integrada em Multiculturalismo, Cidadania e Cibercultura 38 2 40 - - - - 40
    Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento 0 0 0 - - - 25 25
  • Módulo VI
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Metodologia e Prática de Ensino de Língua Portuguesa 78 2 80 - - - - 80
    Prática Pedagógica Integradora em Organização do Trabalho Pedagógico 78 2 80 - - - - 80
    Arte e Educação 78 2 80 - - - - 80
    Libras 78 2 80 - - - - 80
    Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento 0 0 0 - - - 25 25
  • Módulo VII
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Ciências, Meio Ambiente e Sustentabilidade 0 0 0 - - - - 40
    Psicologia da Aprendizagem 38 2 40 - - - - 40
    Prática Pedagógica Integradora em Organização do Tempo e Espaço na Educação Infantil 78 2 80 - - - - 80
    Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento 0 0 0 - - - 25 25
    Metodologia e Prática do Ensino de Ciências 0 0 0 - - - - 40
    Estágio Supervisionado I 0 0 0 - - 100 - 100
  • Módulo VIII
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Metodologia e Prática do Ensino da História 78 2 80 - - - - 80
    Metodologia e Prática do Ensino de Geografia 78 2 80 - - - - 80
    Teoria do Currículo 78 2 80 - - - - 80
    Metodologia e Prática do Ensino da Matemática 78 2 80 - - - - 80
    Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento 0 0 0 - - - 20 20
    Estágio Supervisionado II 0 0 0 - - 100 - 100
  • Módulo IX
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Movimentos Sociais e Propostas Educacionais Alternativas 78 2 80 - - - - 80
    Educação Especial e Políticas de Inclusão 78 2 80 - - - - 80
    Prática Pedagógica Integradora em Políticas Afirmativas e de Inclusão 78 2 80 - - - - 80
    Educação de Jovens e Adultos 78 2 80 - - - - 80
    Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento 0 0 0 - - - 20 20
    Estágio Supervisionado III 0 0 0 - - 100 - 100
  • Módulo X
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Prática Pedagógica Integradora em Organização do Tempo e Espaço no Ensino Fundamental 38 2 40 - - - - 40
    Dificuldades e Transtornos de Aprendizagem 78 2 80 - - - - 80
    Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento 0 0 0 - - - 25 25
    Estatística 78 2 80 - - - - 80
    Prática Pedagógica Integradora em Metodologias Ativas de Aprendizagem 38 2 40 - - - - 40
    Estágio Supervisionado IV 0 0 0 - - 100 - 100
  • Módulo XI
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Prática Pedagógica Integradora em Pedagogia Hospitalar 38 2 40 - - - - 40
    Prática Pedagógica Integradora em Pedagogia Empresarial 38 2 40 - - - - 40
    Literatura Infantil e Musicalização em Ambientes Educacionais 38 2 40 - - - - 40
    Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento 0 0 0 - - - 25 25
  • Módulo XII
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Planejamento, Avaliação Educacional e Institucional 78 2 80 - - - - 80
    Prática Pedagógica Integradora em Avaliação da Aprendizagem 38 2 40 - - - - 40
    Trabalho de Conclusão de Curso 0 0 0 - - - - 80

Coordenação do Curso

Fabíola Cristina Melo Coordenador Titular

Possui graduação em Letras - Faculdadede Filosofi Ciências e Letras de Araxá (1992), graduação em Pedagogia - Faculdadede Filosofi Ciências e Letras de Araxá (1998), mestrado em ESTUDOS LINGÜÍSTICOS pela Universidade Federal de Uberlândia (2004) e doutorado em Doutorado em Educação - Universidad del Mar (2013). Atualmente é professor titular do Centro Universitáriodo Planalto de Araxá, coordenadora pedagógica - Secretaria Municipal de Educação, coordenadora pedagógica - Secretaria Municipal de Educação, professor da Universidade de Uberaba, assessora pedagógica - Secretaria Municipal de Educação, professor convidado do Centro Universitário do Planalto de Araxá, professor convidado do Centro Universitário do Planalto de Araxá, professor convidado do Centro Universitário do Planalto de Araxá e professor responsável pela leitura e produção do Centro Universitário do Planalto de Araxá. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Língua Portuguesa e Lingüística, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, importância, gestão escolar, língua e ensino.

Última atualização 01/07/2020