APOIO AO ALUNO INOVAÇÃO TOUR VIRTUAL
UNIARAXÁ VIRTUAL

Curso

Geografia Licenciatura

Duração 6 Semestres
Regime Semestral
Turno DistÂncia

Ato de Autorização:

Resolução 016/2021 de 22/04/2021 - Conselho Universitário

COMPARTILHE

ACQG

Geografia Licenciatura

•Formar profissionais qualificados primordialmente para o exercício da docência. Parte significativa do nosso esforço deverá se concentrar na preparação e formação dos futuros profissionais para atuarem na escola básica e em atividades ligadas ao planejamento e construção do espaço, tendo em vista sua responsabilidade como cidadão que vive a vida da cidade;
•Capacitar para o exercício da docência e da pesquisa sem dissociar ambas as habilidades;•Desenvolver o espírito crítico frente às demandas sociais, econômicas, culturais e políticas de nossa sociedade contribuindo com reflexões que favoreçam a formação de cidadãos conscientes;
•Capacitar o aluno para a compreensão do espaço em suas múltiplas dimensões e em diferentes escalas;
•Dominar as diferentes concepções metodológicas que referenciam a construção de categorias para a investigação e a análise das relações geográficas;
•Desenvolver habilidades voltadas para o exercício do magistério na educação básica e profissional através de conhecimentos e pesquisas na área educacional;
•Desenvolver as capacidades de reflexão e de observação com vistas a uma atuação profissional criativa, eficiente e ética.

Formação

O curso de Licenciatura em Geografia do UNIARAXÁ tem com pressuposto formar profissionais capazes de desempenhar competências nas diversas áreas da educação, sendo atentos e críticos, com um olhar para a importância da Geografia no entendimento e na busca constante de oferecer mecanismos educativos de qualidade, no intuito de:
•Estimular a capacidade dos licenciandos em geograsfia de dialogar com as demais licenciaturas, favorecendo uma formação completa e problematizadora das temáticas educacionais;
•Problematizar, nas múltiplas dimensões das experiências dos sujeitos, e a constituição de diferentes relações de tempo e espaço;
•Conhecer as informações básicas referentes às diferenças entre os espaços e os lugares, assim como suas inter-relações;
•Transitar pelas fronteiras entre a Geografia e as outras áreas do conhecimento;
•Desenvolver a pesquisa, a produção do conhecimento e sua difusão, não só no âmbito acadêmico, mas também, em instituições de ensino e de pesquisa;
•Promover a pesquisa geográfica com base em pressupostos teórico-metodológicos renovados, analisando as várias formas de “fazer a geografia” consagradas pela ciência.



Arquitetura Curricular

| TE - Teórica | PR - Prática | SU - Subtotal | IIntegrador TTCC EEstágio AAtiv. Compl.

  • Módulo I
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Leitura e Produção de Textos 78 2 80 - - - - 80
    História da Educação 78 2 80 - - - - 80
    Filosofia da Educação 78 2 80 - - - - 80
    Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento 0 0 0 - - - 25 25
  • Módulo II
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Geografia: história, cenários e campo de atuação 78 2 80 - - - - 80
    Sociologia da Educação 78 2 80 - - - - 80
    Climatologia 78 2 80 - - - - 80
    Atividades de Extensão I 0 0 0 - - - - 55
    Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento 0 0 0 - - - 25 25
  • Módulo III
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Psicologia do Desenvolvimento e da Educação 78 2 80 - - - - 80
    Geomorfologia 78 2 80 - - - - 80
    Didática 78 2 80 - - - - 80
    Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento 0 0 0 - - - 25 25
  • Módulo IV
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Geografia Econômica 78 2 80 - - - - 80
    Política Educacional e Organização escolar Brasileira 78 2 80 - - - - 80
    Cartografia 78 2 80 - - - - 80
    Atividades de Extensão II 0 0 0 - - - - 55
    Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento 0 0 0 - - - 25 25
  • Módulo V
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Geografia Urbana 78 2 80 - - - - 80
    Geografia Agrária 78 2 80 - - - - 80
    Ética 78 2 80 - - - - 80
  • Módulo VI
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Ciências, Meio Ambiente e Sustentabilidade 78 2 80 - - - - 80
    Geografia da População 78 2 80 - - - - 80
    Educação e Novas Tecnologias 78 2 80 - - - - 80
    Atividades de Extensão III 0 0 0 - - - 55 55
    Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento 0 0 0 - - - 25 25
  • Módulo VII
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Educação Especial e Políticas de Inclusão 78 2 80 - - - - 80
    Geoprocessamento 78 2 80 - - - - 80
    Planejamento, Avaliação Educacional e Institucional 78 2 80 - - - - 80
  • Módulo VIII
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Teoria do Currículo 78 2 80 - - - - 80
    LIBRAS 78 2 80 - - - - 80
    Estágio em Geografia I 0 0 0 - - 140 - 140
    Atividades de Extensão IV 0 0 0 - - - - 55
    Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento 0 0 0 - - - 25 25
  • Módulo IX
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Movimentos Sociais e Propostas Educacionais Alternativas 78 2 80 - - - - 80
    Geografia Política 38 2 40 - - - - 40
  • Módulo X
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Geografia do Brasil 78 2 80 - - - - 80
    Estágio em Geografia II 0 0 0 - - 140 - 140
    Atividades de Extensão V 0 0 0 - - - - 50
    Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento 0 0 0 - - - 25 25
  • Módulo XI
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Geografia da Mundialização 78 2 80 - - - - 80
    Biogeografia 78 2 80 - - - - 80
  • Módulo XII
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Trabalho de Conclusão de Curso - TCC 78 2 80 - - - - 80
    Estágio em Geografia III 0 0 0 - - 120 - 120
    Atividades de Extensão VI 0 0 0 - - - - 50
    Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento 0 0 0 - - - 25 25

Coordenação do Curso

Ana Paula Martins Ribeiro

Coordenador Titular Currículo

A pesquisadora é Geógrafa de formação, Mestre em Geologia, Especialista em Geoprocessamento Ambiental, pela Universidade de Brasília UnB. Atualmente é Coordenadora dos cursos Superior de Tecnologia em Mineração e Licenciatura em Geografia, no UNIARAXÁ; Professora nos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Ambiental e Sanitária, Superior de Tecnologia em Mineração e Licenciatura em Geografia no UNIARAXÁ; e Professora de Geografia efetiva (PEB) na Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais (SEE/MG). Têm experiência em geociências, com ênfase no magistério superior em geologia e geografia física, na pesquisa em mineralogia, petrologia e sedimentologia, principalmente em mineralogia de argilas. Em ciências humanas, no ensino básico de geografia nos níveis fundamental e médio. Como assistente de curadoria, na conservação de acervo, descrição de amostras de rochas, minerais e fósseis, desenvolvimento de um inventário de peças, auxiliando na organização de eventos e ministrando cursos, minicursos e palestras de extensão. Na direção de Comunicação e Publicações da Sociedade Brasileira de Geologia, núcleo Brasília (SBG/NBR). E no curso de Geologia, na UnB, na preparação do mapeamento geológico final, do mapeamento geológico final e do relatório do mapeamento geológico final, no Projeto Crixás Cedrolina."

0800-035-6777

de segunda a sexta, 8h-18h

Laboratórios utilizados pelo Curso

Catálogo de Laboratórios
Catálogo de Laboratóriosmore_vert
Catálogo de Laboratóriosclose

Para atender às necessidades acadêmicas e melhorar a qualidade do ensino e da pesquisa, o UNIARAXÁ investe em seus laboratórios...


Saiba +

Corpo docente do Curso

Enágio Fernandes dos Santos
Enágio Fernandes dos Santos Mestre
Fernanda de Mello Macedo
Fernanda de Mello Macedo Graduado
Juliana de Oliveira Corrêa
Juliana de Oliveira Corrêa Mestre
Silvia Catarine Ávila de Souza
Silvia Catarine Ávila de Souza Especialista
Última atualização 01/07/2025