Geografia Licenciatura
•Formar profissionais qualificados primordialmente para o exercício da docência. Parte significativa do nosso esforço deverá se concentrar na preparação e formação dos futuros profissionais para atuarem na escola básica e em atividades ligadas ao planejamento e construção do espaço, tendo em vista sua responsabilidade como cidadão que vive a vida da cidade;
•Capacitar para o exercício da docência e da pesquisa sem dissociar ambas as habilidades;•Desenvolver o espírito crítico frente às demandas sociais, econômicas, culturais e políticas de nossa sociedade contribuindo com reflexões que favoreçam a formação de cidadãos conscientes;
•Capacitar o aluno para a compreensão do espaço em suas múltiplas dimensões e em diferentes escalas;
•Dominar as diferentes concepções metodológicas que referenciam a construção de categorias para a investigação e a análise das relações geográficas;
•Desenvolver habilidades voltadas para o exercício do magistério na educação básica e profissional através de conhecimentos e pesquisas na área educacional;
•Desenvolver as capacidades de reflexão e de observação com vistas a uma atuação profissional criativa, eficiente e ética.
Formação
O curso de Licenciatura em Geografia do UNIARAXÁ tem com pressuposto formar profissionais capazes de desempenhar competências nas diversas áreas da educação, sendo atentos e críticos, com um olhar para a importância da Geografia no entendimento e na busca constante de oferecer mecanismos educativos de qualidade, no intuito de:
•Estimular a capacidade dos licenciandos em geograsfia de dialogar com as demais licenciaturas, favorecendo uma formação completa e problematizadora das temáticas educacionais;
•Problematizar, nas múltiplas dimensões das experiências dos sujeitos, e a constituição de diferentes relações de tempo e espaço;
•Conhecer as informações básicas referentes às diferenças entre os espaços e os lugares, assim como suas inter-relações;
•Transitar pelas fronteiras entre a Geografia e as outras áreas do conhecimento;
•Desenvolver a pesquisa, a produção do conhecimento e sua difusão, não só no âmbito acadêmico, mas também, em instituições de ensino e de pesquisa;
•Promover a pesquisa geográfica com base em pressupostos teórico-metodológicos renovados, analisando as várias formas de “fazer a geografia” consagradas pela ciência.
| TE - Teórica | PR - Prática | SU - Subtotal | IIntegrador TTCC EEstágio AAtiv. Compl.
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Leitura e Produção de Textos | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Estudo da linguagem oral e escrita para comunicação no relacionamento profissional. Análise e interpretação de textos. Elaboração de textos oficiais. Teoria da comunicação. Funções de Linguagem. Tipos de textos e suas linguagens. |
História da Educação | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
A disciplina irá contemplar o pensamento pedagógico na Antiguidade Clássica, na Idade Média e no Renascimento, abordando a concepção de educação de cada período histórico. Tratará da educação no contexto brasileiro, a chegada dos jesuítas e suas concepções pedagógicas. As reformas pombalinas, o ensino na época do Império e nos primeiros anos da República. Contemplará o Manifesto dos Pioneiros e o pensamento dos escolanovistas, bem como a educação popular e o pensamento de Paulo Freire. A educação no período ditatorial e as concepções pedagógicas do período. A educação brasileira nos dias atuais, legislações e perspectivas. |
Filosofia da Educação | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Conceito e evolução da Filosofia. Filosofia, religião, ateísmo e ciência. Senso comum, ciência e Filosofia. Os principais períodos históricos da Filosofia. Temas em Filosofia: realidade, consciência, razão, liberdade, historicidade, ideologia, alienação, educação, trabalho, cidadania, Os principais filósofos da educação e suas influências nas teorias e práticas educacionais. |
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 25 | 25 |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Geografia: história, cenários e campo de atuação | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Origem do pensamento Geográfico. A historiografia do saber geográfico. Principais obras e autores referências do saber geográfico. A formação da Geografia como ciência moderna. A institucionalização da Geografia. As principais escolas nacionais de Geografia: Geografia clássica, Geografia neopositivista, Geografia marxista, Geografia humanística. Autores, correntes filosóficas, conceitos, relação sociedade e meio, principais metodologias de trabalho. A importância do espaço na sociedade contemporânea. A pluralidade metodológica da Geografia em finais do século XX. As novas relações espaço-tempo e os desafios para a ciência geográfica no terceiro milênio. |
Sociologia da Educação | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Criação da Sociologia como ciência independente. Principais pensadores. As relações educação e sociedade e educação e Sociologia. Estudo das concepções teóricas sobre a educação no discurso sociológico dos autores clássicos das Ciências Sociais (Marx, Durkheim e Weber) e no discurso dos autores contemporâneos. O cotidiano escolar: investigação e análise. Análise sociológica do processo educacional e seus desafios. A escola, a educação e os profissionais de educação; o professor como mantenedor da ordem social; o professor como questionador e transformador da ordem social; o professor como ator social. Funções sociais do professor. |
Climatologia | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Fundamentação teórica da disciplina. Conceitos em climatologia e meteorologia. Estrutura e composição da atmosfera. Influência dos movimentos da Terra na distribuição da radiação solar. A formação da temperatura do ar e da pressão atmosférica e a interação com os fatores geográficos, massas de ar e circulação atmosférica. |
Atividades de Extensão I | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 55 |
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 25 | 25 |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Psicologia do Desenvolvimento e da Educação | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Noções básicas de Psicologia: formação da personalidade e sociabilidade; Personalidade e psicopatologia - noções básicas. A Psicologia da Educação no contexto brasileiro: importância da preparação do perfil profissional do educador. Os teóricos do desenvolvimento e da aprendizagem e suas implicações na educação: Gesell, Binet, Pavlov, Skinner, Vygotsky, Leontiev, Luria, Wallon, Jean Piaget, Rogers e Freud. Fases do desenvolvimento psicomotor: importância da estimulação e principais intercorrências no desenvolvimento. |
Geomorfologia | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Evolução dos conceitos em Geologia. Constituição interna do globo terrestre. Movimentos das placas tectônicas e suas influências na superfície da Terra. Minerais e rochas, classificação, distribuição e importância econômica. Fatores e processos envolvidos na dinâmica externa. Conceitos básicos de pedologia. Identificação, classificação e funcionalização das formas do relevo e dos processos atuantes na modelagem da superfície terrestre. As diversas formas erosivas formadoras do relevo terrestre. A visão sistêmica das bacias de drenagem associada aos processos hidrológicos. O desenvolvimento do conhecimento científico sobre a evolução do relevo em diferentes escalas espaciais e temporais. |
Didática | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
A Didática e seus fundamentos históricos, filosóficos e sociológicos: concepções de educação e teorias pedagógicas que orientam a prática dos professores. Implicações dos fundamentos sócio-político-epistemológicos da Didática na formação do profissional professor e na construção da identidade docente. Análise dos efeitos das mudanças culturais, científicas e tecnológicas na Educação e na Didática. Análise das relações fundamentais do processo educativo: transmissão/construção do conhecimento; teoria/prática; conteúdo/forma; ensino/aprendizagem; sucesso/fracasso; professor/aluno; aluno/aluno. Estudo da interdependência dos elementos constitutivos do ciclo didático: objetivos, conteúdos, procedimentos, recursos materiais e tecnológicos, avaliação. O pedagogo e o processo ensino-aprendizagem.A Didática e seus fundamentos históricos, filosóficos e sociológicos: concepções de educação e teorias pedagógicas que orientam a prática dos professores. Implicações dos fundamentos sócio-político-epistemológicos da Didática na formação do profissional professor e na construção da identidade docente. Análise dos efeitos das mudanças culturais, científicas e tecnológicas na Educação e na Didática. Análise das relações fundamentais do processo educativo: transmissão/construção do conhecimento; teoria/prática; conteúdo/forma; ensino/aprendizagem; sucesso/fracasso; professor/aluno; aluno/aluno. Estudo da interdependência dos elementos constitutivos do ciclo didático: objetivos, conteúdos, procedimentos, recursos materiais e tecnológicos, avaliação. O pedagogo e o processo ensino-aprendizagem. |
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 25 | 25 |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Geografia Econômica | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Referenciais teóricos da geografia econômica nos processos históricos e contemporâneos de produção do espaço. Processos atuais de reestruturação produtiva. Reestruturações das formas de organização do trabalho, do espaço e das instituições em suas diferentes dimensões: econômicas, sociais, políticas e territoriais. Organização das atividades produtivas industriais e os respectivos impactos territoriais. Fontes de energia no mundo e no Brasil. Organização econômica e a distribuição industrial no território. Mudanças ocorridas na produção contemporânea do espaço brasileiro. |
Política Educacional e Organização escolar Brasileira | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
As políticas educacionais, a legislação e suas implicações para a organização da atividade escolar: escolarização e análise das relações entre educação, estado e sociedade. Estudo da organização da educação brasileira: dimensões históricas, políticas, sociais, econômicas e educacionais. Estudo analítico das políticas educacionais no Brasil, bem como dos aspectos legais do sistema escolar. A legislação do ensino no Brasil e seus condicionantes específicos. Análise da educação pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96). |
Cartografia | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Representações cartográficas e ensino de Geografia. Cartografia escolar e ensino de Geografia. As representações cartográficas enquanto texto: percepção, subjetividade e abstração do espaço: os mapas mentais. Legendas e símbolos: codificação e reinterpretação do espaço. Escala percepção do espaço e construção de espacialidades. As coordenadas geográficas e o processo de localização, dimensionamento e correlação de fenômenos. Localização e orientação enquanto habilidades básicas. O Atlas como recurso didático de referência do conhecimento sem contextualização à aquisição de habilidades: correlação de textos, construção de conhecimentos e reprodução de informações ao mapeamento de fenômenos sócio-ambientais. A cartografia digital e o ensino da Geografia: princípios e aplicações práticas e análise de imagens satélites. |
Atividades de Extensão II | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 55 |
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 25 | 25 |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Geografia Urbana | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Fenômeno urbano, espaço urbano, redes. Perspectivas teóricas da geografia urbana e suas aplicações. A cidade na história. Urbanização, industrialização e terciarização. Globalização e urbanização do mundo. Morfologia urbana. Produção do espaço urbano: valorização do espaço, agentes e ações. Produção social da cidade e segregação urbana. Política urbana, planejamento e gestão. Cultura urbana, cotidiano e modo de vida. |
Geografia Agrária | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
O urbano e o rural: processo de unificação promovido pelo capitalismo; os processos de modernização, industrialização e formação dos complexos agroindustriais no Brasil; a estrutura fundiária e as relações de trabalho no campo; agricultura e meio-ambiente; a questão da reforma agrária. |
Ética | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Fundamentos Filosóficos. Direitos e Cidadania. Questões Culturais. Ética Geral e Ética Profissional. Ética e Moral. Fontes de Regras Éticas. Objetividade dos Valores. Ética Social e Profissional. A Ética nas Relações de Produção. A Ética no Mundo Contemporâneo. Código de Ética Profissional. Cenário e Tendências. Desafios e Dilemas Éticos da contemporaneidade – Desafios nas relações do indivíduo com a sociedade. O fator cultural na prática moral e ética da sociedade. A questão da pobreza e suas implicações éticas. Um olhar sobre as minorias. O desafio da violência no Brasil. Questões de gênero e suas implicações. |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Ciências, Meio Ambiente e Sustentabilidade | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Dimensão socioambiental da educação. Histórico da Educação Ambiental. Educação Ambiental formal e informal. Meio Ambiente como Tema Transversal. Alfabetização ecológica. O papel do educador ambiental. Educação Ambiental rural e urbana. Educação Ambiental, desenvolvimento e cultura. A escola sustentável. A formação do professor de ciências: atitudes de pesquisa e busca de autonomia. O ensino de ciências no ensino fundamental: objetivos e metodologias. Ensino de ciências e os temas transversais. O ser humano e sua relação com o meio ambiente. A pedagogia de projetos para o ensino de ciências. Formação pela pesquisa: observação levantamento de dados e experimentação. |
Geografia da População | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Modelos de desenvolvimento e crescimento da população; teorias e políticas demográficas: produção, emprego e consumo: reestruturação produtiva, ocupacional e territorial da população: migrações, diferença, alteridade e as novas espacialidades. |
Educação e Novas Tecnologias | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) Envolvendo Paradigmas, Políticas e Concepções Educativas, Aplicações Tecnológicas no Processo de Ensino e Aprendizagem. Educação a Distância (EaD). Ambientes Virtuais de Aprendizagem em espaços digitais formais e não formais. O Educador Contemporâneo. REAs, OAs, Tecnologias Acessíveis, Softwares, Aplicativos e Jogos Educativos. |
Atividades de Extensão III | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 55 |
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 25 | 25 |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Educação Especial e Políticas de Inclusão | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Perspectiva da educação inclusiva no sistema escolar e seus pressupostos teórico metodológicos: currículo, didática e avaliação. Abordagem histórica da educação especial e as políticas de educação inclusiva: aspectos políticos, ideológicos, pedagógicos e éticos da educação inclusiva. O Atendimento Educacional Especializado contribuições, desafios e repercussões para práticas educativas e de escolarização, envolvendo sujeitos com necessidades educacionais especiais. O cotidiano da sala de aula, a docência, a família, os alunos e a perspectiva culturalista do contexto da temática em questão. |
Geoprocessamento | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Geoprocessamento: surgimento, evolução e interdisciplinaridade. Dados georreferenciados. Principais geotecnologias. GPS. Sensoriamento remoto como forma de obtenção de dados. Bancos de dados geográficos. Arquitetura dos Sistemas de Informação Geográfica. Analise espacial. Modelos Numéricos do Terreno. Geoprocessamento e Planejamento Urbano. Geoprocessamento e Planejamento Ambiental. |
Planejamento, Avaliação Educacional e Institucional | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Currículo e avaliação da aprendizagem. Necessidades e importância da avaliação no processo de construção do conhecimento. A avaliação do Projeto-político-pedagógico-escolar. Currículo e plano de ensino. A avaliação como elemento integrante do plano de ensino. Significados da avaliação. Formas de avaliação. A avaliação na Educação Infantil. A avaliação nas séries iniciais do Ensino Fundamental. |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Teoria do Currículo | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Concepções teóricas de currículo e seus fundamentos. O campo do currículo na sua complexidade e diversidade teórica: uma análise da construção do conceito. Teorias críticas do currículo e o desvelamento das relações de poder na escola. As teorias pós-críticas: diferença, identidade e diversidade cultural e os novos rumos do currículo. Políticas de Formação de Professores e políticas curriculares: novas diretrizes para a Educação Básica. |
LIBRAS | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Línguas de sinais e o Surdo. Concepções, princípios e diretrizes de um sistema educacional inclusivo. Função da escola na perspectiva para educação inclusiva. Legislações e políticas públicas para uma educação inclusiva. Linguagem e Surdez. Cultura Surda e Identidade. Implicações sociais e educacionais. Direito linguístico dos Surdos. Introdução à Língua Brasileira de Sinais (Libras). Processo de aquisição da Libras para os surdos como L1. Estudos Gramaticais: Morfologia, Fonologia, Sintaxe e Pragmática. Datilologia. Léxico: Cumprimentos, Pronomes Pessoais e Possessivos, Gêneros, Família, Números, Advérbios de tempo, Verbos em Contexto, Contexto Escolar, Contexto Cidade. Expressões não manuais como elementos linguísticos. Docência e Tradução: formação para campos distintos de atuação. Código de ética para tradutores e intérpretes de Libras e Língua Portuguesa. |
Estágio em Geografia I | 0 | 0 | 0 | - | - | 140 | - | 140 |
Desenvolvimento de atividades relacionadas com as áreas de estudos, a serem executadas pelo acadêmico em escolas ou organizações e instituições educativas, de acordo com a área de formação pela qual optou e proporcionar reflexão, sistematização e a aplicação dos conhecimentos tratados em situação formal de ensino-aprendizagem às práticas ambientadas no mercado de trabalho. |
Atividades de Extensão IV | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 55 |
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 25 | 25 |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Movimentos Sociais e Propostas Educacionais Alternativas | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Pluralidade cultural, necessidades educacionais especiais; inclusão social e movimentos sociais. Diferenças e desigualdades no acesso à educação escolar no Brasil. Ensino e aprendizagem na perspectiva da pluralidade cultural, étnica e sócio educacional. Políticas Organizativas e curriculares, educação inclusiva e formação de professores. Educação Especial. Contexto histórico da Educação Especial no Brasil. Educação de Jovens e Adultos. A prática e a construção da cidadania na EJA. História da EJA na educação brasileira. Educação Indígena. Educação Quilombola. Educação no MST. Outras práticas educacionais alternativas no Brasil. |
Geografia Política | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Espaço, poder e território. O paradigma lista, a Geografia política e a geopolítica clássica. Os novos parâmetros da geopolítica. O papel e a natureza do Estado territorial. O pacto federativo e os poderes locais. Nacionalismos e regionalismos no mundo contemporâneo. Velhos e novos significados para a guerra e para as fronteiras. Geopolítica global, resistências e a noção de império. |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Geografia do Brasil | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
O conceito de território. A evolução do conceito de território na Geografia e a contribuição das demais ciências sociais na atualização do conceito. O conceito de território e o ensino de Geografia. A formação territorial do Brasil. Estado nacional e unidade territorial. A construção da identidade nacional. A formação territorial do Brasil e o ensino de Geografia. Periodização espacial e regionalizações do Brasil. O Brasil do arquipélago e o pacto federativo nacional. A integração econômica do espaço nacional: industrialização, urbanização, modernização da agricultura, os movimentos migratórios, o planejamento regional – hierarquias e redes espaciais. O Brasil na era da globalização: a opção internacionalizante e as novas tendências dos padrões espaciais. |
Estágio em Geografia II | 0 | 0 | 0 | - | - | 140 | - | 140 |
Desenvolvimento de atividades relacionadas com as áreas de estudos, a serem executadas pelo acadêmico em escolas ou organizações e instituições educativas, de acordo com a área de formação pela qual optou e proporcionar reflexão, sistematização e a aplicação dos conhecimentos tratados em situação formal de ensino-aprendizagem às práticas ambientadas no mercado de trabalho. |
Atividades de Extensão V | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 50 |
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 25 | 25 |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Geografia da Mundialização | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
A Formação do terceiro Mundo: O capitalismo e colonialismo, revolução Comercial, implantação do colonialismo na América; Capitalismo Industrial e Neocolonialismo: Revolução Industrial, Capitalismo Monopolista e Financeiro; partilha da África e Ásia; Processo de descolonização e Imperialismo. |
Biogeografia | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Conceituação e importância da Biogeografia e as inter-relações com as ciências afins. A biosfera. A vida e os ambientes no tempo e no espaço. Os grandes domínios de vegetação. Zoogeografia, Biogeografia e conservação da natureza. Principais biomas brasileiros. O processo de degradação antrópica sobre as principais regiões biogeográficas. Análise e valoração das áreas verdes urbanas. |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Consiste na elaboração de um projeto, na área de conhecimento da Licenciatgura em Geografia. Definição da pesquisa, contextualização do tema, problema, objetivos, justificativa, metodologia e referências bibliográficas básicas. Terá a supervisão de um orientador dentre do quadro de professores do UNIARAXÁ. O trabalho será submetido por escrito ao supervisor do TCC / Coordenador do Curso. Normas da ABNT. Normas do UNIARAXA. |
Estágio em Geografia III | 0 | 0 | 0 | - | - | 120 | - | 120 |
Desenvolvimento de atividades relacionadas com as áreas de estudos, a serem executadas pelo acadêmico em escolas ou organizações e instituições educativas, de acordo com a área de formação pela qual optou e proporcionar reflexão, sistematização e a aplicação dos conhecimentos tratados em situação formal de ensino-aprendizagem às práticas ambientadas no mercado de trabalho. |
Atividades de Extensão VI | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 50 |
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 25 | 25 |