Educação Física Licenciatura
Formar profissionais competentes, criativos, éticos e com visão sistêmica para atuação nos diversos campos da educação.
Formação
Formar professores de Educação Física qualificados para a docência deste componente curricular na educação básica, visando a formação, ampliação e enriquecimento cultural do(a)s aluno(a)s, com o propósito de aumentar as possibilidades de adoção de um estilo de vida fisicamente ativo, prazeroso, saudável e eticamente orientado.
Assegurar uma formação generalista, humanista e crítica, qualificadora da intervenção acadêmico-profissional para a docência da Educação Física na educação básica, fundamentada no rigor científico, na reflexão filosófica e na conduta ética.
| TE - Teórica | PR - Prática | SU - Subtotal | IIntegrador TTCC EEstágio AAtiv. Compl.
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Anatomia Humana | 70 | 10 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Ciências Morfológicas e Moleculares | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
História e Fundamentos da Educação Física | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Liderança e Motivação | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Estudos do Lazer | 70 | 10 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Atividades de Extensão | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 80 | 80 |
Atividades Complementares | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 20 | 20 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Futebol e Futsal | 70 | 10 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Métodos e Técnicas de Pesquisa | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Fisiologia Humana | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Movimento e Desenvolvimento Humano | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Medidas Antropométricas e Avaliações | 33 | 7 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Voleibol | 33 | 7 | 40 | - | - | - | - | 40 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Homem, Cultura e Sociedade | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Cinesiologia e Biomecânica | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Handebol | 33 | 7 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Responsabilidade Social, Inclusão e Cidadania | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Leitura e Produção de Textos | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Atividades de Extensão | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 80 | 80 |
Atletismo | 70 | 10 | 80 | - | - | - | - | 80 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Fisiologia do Exercício | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Basquetebol | 33 | 7 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Fundamentos da Ginástica | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Lutas: Modalidades Esportivas de Combate | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Dança e Expressão Corporal | 70 | 10 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Atividade Física e Esportes para Pessoa com Deficiência | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Fundamentos da Educação | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Introdução à Educação Física Escolar | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Didática | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Atividades práticas: Educação Física no Ensino Infantil | 70 | 10 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Atividades de Extensão | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 85 | 85 |
Estágio Supervisionado I | 0 | 0 | 0 | - | - | 160 | - | 160 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Gestão da Educação Básica e Políticas Públicas | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Estrutura e Funcionamento do Ensino Básico | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Educação Especial e Políticas de Inclusão | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Atividades práticas: Educação Física nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental | 70 | 10 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Estágio Supervisionado II | 0 | 0 | 0 | - | - | 160 | - | 160 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Atividades práticas: Educação Física nos Anos Finais do Ensino Fundamental | 70 | 10 | 80 | - | - | - | - | 80 |
TCC | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Psicologia da Aprendizagem | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Estágio Supervisionado III | 0 | 0 | 0 | - | - | 165 | - | 165 |
Atividades de Extensão | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 80 | 80 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Atividades práticas: Educação Física no Ensino Médio | 70 | 10 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Libras | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Educação e Novas Tecnologias | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Atividades práticas: Educação Física na Educação de Jovens e Adultos e Grupos Étnicos Distintos | 70 | 10 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Estágio Supervisionado IV | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 160 |