Educação Física Licenciatura
Formar profissionais de Educação Física competentes, criativos, éticos e com visão sistêmica para atuar nas diversas etapas e modalidades da Educação.
Formação
Currículo do Curso:
Para alcançar os objetivos propostos, o currículo do curso de Licenciatura em Educação Física do UNIARAXÁ foi construído tendo como base a resolução CNE/CES Nº 6, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2018 (DCN’s dos Cursos de Graduação em Educação Física) de modo a assegurar uma formação generalista, humanista e crítica, qualificadora da intervenção acadêmico-profissional para a docência da Educação Física na educação básica, fundamentada no rigor científico, na reflexão filosófica e na conduta ética.
Possibilidades de atuação (mercado de trabalho)
Os egressos de Licenciatura em Educação Física do UNIARAXÁ estarão habilitados a atuar como regente/docente da Educação Básica, ou seja, nas aulas curriculares de Educação Física na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Adicionalmente, o estudante também será capacitado a atuar na gestão e organização das instituições de educação básica, planejando, executando, acompanhando e avaliando políticas, projetos e programas educacionais.
| TE - Teórica | PR - Prática | SU - Subtotal | IIntegrador TTCC EEstágio AAtiv. Compl.
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Anatomia Humana | 70 | 10 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Introdução ao estudo da Anatomia Humana. Anatomia do Aparelho locomotor: sistema ósseo, sistema articular; sistema muscular. Sistema cardiocirculatório, sistema respiratório, sistema digestório, sistema urinário, sistema genital masculino e feminino sistema endócrino, sistema tegumentar e sistema linfático. |
Ciências Morfológicas e Moleculares | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Fundamentos das Ciências Morfológicas. Biologia Celular e Molecular: Métodos de Estudo. Organização Molecular da Célula. Membranas Biológicas e composição molecular. Citoesqueleto. Matriz Extracelular. Organelas Citoplasmáticas e estruturas moleculares. Núcleo e Nucléolo. Divisão celular (Mitose e Meiose). Estudo morfofuncional e microscopia dos tecidos humanos básicos: epiteliais, conjuntivos (adiposo, cartilaginoso, ósseo, hematopoiético e sanguíneo), musculares e nervosos. |
História e Fundamentos da Educação Física | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Apresentação dos aspectos históricos da Educação Física estratificado por períodos e movimentos e contextualização social e cultural. Reflexão sobre a influência da Educação Física do ponto de vista cultural e educacional. Código de ética profissional. |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Liderança e Motivação | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
O Papel do Líder; Compromissos do Líder; Estilos de Liderança; Eficácia dos Estilos; O comprometimento do Grupo; Produtividade; Colaboração; Motivação; Percepção de Estilos Motivacionais; Maturidade Comportamental da equipe. |
Estudos do Lazer | 70 | 10 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Introdução aos estudos do lazer como fenômeno-cultural e campo de estudos e suas relações com a Educação Física. Estudos sobre relações e significados de Recreação, Lazer, Ludicidade e Educação Física, considerando diferentes perspectivas que vêm influenciando o planejamento e trabalho do profissional de educação física no espaço formal da escola, a vivência e a avaliação de conteúdos culturais do lazer. Conceitualização de recreação, lazer, jogo e brincadeira. Elaboração, execução e avaliação de projetos em lazer e em recreação. Significado do lazer como parte do movimento social, suas manifestações e implicações na sociedade brasileira. |
Atividades de Extensão I | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 80 |
Promoção de iniciativas (programas, projetos, cursos/oficinas, eventos ou prestação de serviços) que expressem o compromisso do UNIARAXA, aqui evidenciadas no Curso de Educação Física, com diversas áreas da sociedade, em especial, as de cultura, direitos humanos, educação, meio ambiente, saúde, em consonância com as políticas ligadas às diretrizes para a educação ambiental, educação étnico-racial, direitos humanos e educação indígena. |
Atividades Complementares | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 20 | 20 |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Futebol e Futsal | 70 | 10 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Aspectos histórico-culturais do futsal no mundo e no Brasil: origem, desenvolvimento, institucionalização e regras. Metodologias de ensino aprendizagem do Futsal. Fundamentos técnicos do jogador de linha e goleiro do Futsal. Fundamentos táticos básicos do Futsal – sistemas de defesa e de ataque. Aspectos histórico-culturais do Futebol no mundo e no Brasil: origem, desenvolvimento, relações étnico-raciais, afro-brasileiras e indígenas, institucionalização e regras; Metodologias de ensino aprendizagem dos fundamentos técnicos do jogador de linha e goleiro do Futebol. Fundamentos táticos do Futebol de campo – sistemas de defesa e de ataque; Futebol e sua concepção macro esportiva: evento comercial, instrumento de ascensão social, ferramenta de instrução e formação de indivíduos, direitos humanos. |
Métodos e Técnicas de Pesquisa | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Tipos de Conhecimento. Características do Conhecimento Científico. A linguagem científica, sua estrutura e lógica. Ciência e o Método Científico. Bases lógicas da investigação. A Pesquisa: conceitos, níveis e tipos. O Pesquisador. Trabalhos Científicos e planejamento da pesquisa. Partes essenciais de um Projeto de Pesquisa. Redação Científica. Elaboração de citações e referências. O Trabalho de Conclusão de Curso e suas normativas. Boas práticas e a ética na realização da pesquisa científica. |
Fisiologia Humana | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Introdução à fisiologia: conceitos, organização estrutural e funcional do corpo humano. Biofísica da membrana celular. Fisiologia dos sistemas muscular e esquelético. Introdução a Fisiologia do exercício. Coordenação nervosa e controle dos movimentos. Órgãos dos Sentidos. Fisiologia das trocas gasosas. Fisiologia cardiovascular. Fisiologia do sangue e Sistema Linfático. Fisiologia do sistema excretor e osmorregulação. Fisiologia da digestão. Controle endócrino e fisiologia da reprodução. Noções de Fisiopatologia. Noções de hemodinâmica. |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Movimento e Desenvolvimento Humano | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Princípios e conceitos básicos da área de desenvolvimento motor. Análise dos mecanismos e variáveis que influenciam o desenvolvimento motor nas diferentes fases de maturação do indivíduo, da preconcepção até a terceira idade. Princípios teóricos relacionados ao ensino-aprendizagem e desempenho de habilidades motoras, nas suas diversas implicações: saúde/reabilitação, recreação/lazer e rendimento. |
Medidas Antropométricas e Avaliações | 33 | 7 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Conceitos básicos de testes, medidas e avaliações antropométricas e funcionais. Análise, interpretação e aplicabilidade dos diferentes protocolos de avaliação física, como subsídio para prescrição de exercícios para as diversas populações. |
Voleibol | 33 | 7 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Introdução aos estudos do voleibol como fenômeno-cultural e suas relações com a Educação Física. Aspectos fundamentais da aprendizagem motora ao treinamento técnico e do desenvolvimento da capacidade de jogo ao treinamento tático. A preparação técnica, tática, física e psicológica no voleibol. Processos didático-metodológicos para o processo de treinamento do voleibol. Perspectivas da educação em direitos humanos e por valores sociais, morais, éticos e estéticos próprios de uma sociedade plural e democrática. |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Homem, Cultura e Sociedade | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Homem, cultura e sociedade. Origens da cultura. Etnocentrismo e Relativismo. Cultura, sociedade e ideologia. Caracterização e objeto de estudo da Antropologia e da Sociologia Cultural e suas interfaces com o campo da saúde. O processo saúde/doença numa abordagem antropossociológica. Práticas, representações e valores culturais na sociedade contemporânea. Representações sociais do processo saúde/doença. Representações do corpo e sua interface com a saúde e a cultura. Envelhecimento. |
Cinesiologia e Biomecânica | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Cinesiologia: Estudo funcional do aparelho locomotor nos movimentos fundamentais. Classificação das articulações e análise dos graus de liberdade aplicados ao movimento. Os movimentos corporais e as cadeias cinéticas, estrutura articular, dinâmica muscular e suas relações com os movimentos do corpo humano. Conceitos e fundamentos da Biomecânica. Estudo da eficiência do sistema muscular no movimento esportivo por meio das propriedades e conceitos mecânicos, mecanismos, tipos de tensões e trabalhos corporais. O corpo como um sistema de alavancas. |
Handebol | 33 | 7 | 40 | - | - | - | - | 40 |
História e evolução do handebol. Metodologias de ensino e treinamento dos fundamentos técnicos e princípios táticos do handebol. Scout, súmulas e os elementos que envolvem as preparações física e psicológica de atletas e equipes para competições. |
Responsabilidade Social, Inclusão e Cidadania | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
A Declaração Universal dos Direitos Humanos e a Constituição Cidadã no Brasil. Responsabilidade social inclusão e cidadania: conceitos básicos da disciplina. Histórico da exclusão/inclusão no Brasil. Inclusão, minorias, diversidade e cidadania. Responsabilidade ambiental e cidadania. A perspectiva multiculturalista e a construção da cidadania: diversidade étnico-racial, de gênero, de orientação sexual, de desempenho físico e cognitivo, de idade, entre outras. Cultura afro-brasileira e indígena. Abordagem interdisciplinar da Inclusão Social. Políticas públicas para a inclusão nos diferentes ambientes sociais. Legislação e acessibilidade no Brasil. Aspectos teórico/metodológicos de uma formação profissional inclusiva. Dinâmica da inclusão na educação regular e corporativa: papel das novas tecnologias. Representações dos profissionais sobre responsabilidade social e prática da inclusão social. |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Leitura e Produção de Textos | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Estudo da linguagem oral e escrita para comunicação no relacionamento profissional. Análise e interpretação de textos. Elaboração de textos oficiais. Teoria da comunicação. Funções de Linguagem. Tipos de textos e suas linguagens. |
Atividades de Extensão II | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 80 |
Promoção de iniciativas (programas, projetos, cursos/oficinas, eventos ou prestação de serviços) que expressem o compromisso do UNIARAXA, aqui evidenciadas no Curso de Educação Física, com diversas áreas da sociedade, em especial, as de cultura, direitos humanos, educação, meio ambiente, saúde, em consonância com as políticas ligadas às diretrizes para a educação ambiental, educação étnico-racial, direitos humanos e educação indígena. |
Atletismo | 70 | 10 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Aspectos constitutivos do atletismo: História, técnica, tática, regras, interfaces com a política e com a cultura. Classificação das provas atléticas de corridas de fundo, meio fundo e velocidade. Revezamentos e corrida com barreiras. Saltos: triplo, extensão, com vara e em altura. Arremessos de peso e do martelo e lançamentos do disco e do dardo. |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Fisiologia do Exercício | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Abordagem dos efeitos crônicos e agudos do exercício no corpo humano. Um grande enfoque na compreensão da performance atlética humana, utilizando a aplicação de resultados de pesquisa através de recursos tecnológicos de informação e comunicação (softwares e dispositivos de mensuração de valências fisiológicas) relacionados ao treinamento e a competição, saúde e estética. |
Basquetebol | 33 | 7 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Introdução aos estudos do basquetebol como fenômeno-cultural e suas relações com a Educação Física. Abordagem teórico-prática dos procedimentos inerentes ao processo de ensino aprendizagem aplicado à iniciação no basquetebol nas suas diferentes formas de expressão e de rendimento. Processos didáticos metodológicos para o processo de ensino-aprendizagem do basquetebol. Fundamentos técnicos e táticos, preparação física e psicológica no basquetebol. Processos didático-metodológicos para o processo de treinamento do basquetebol. Perspectivas da educação em direitos humanos e por valores sociais, morais, éticos e estéticos próprios de uma sociedade plural e democrática. |
Fundamentos da Ginástica | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Origem e evolução da Ginástica no mundo e no Brasil. Terminologia e aplicação das Ginásticas Artística e Rítmica nos diferentes contextos da Educação Física. Medidas de segurança e auxílio na aprendizagem dos exercícios ginásticos. Métodos, classificação e modelos ginásticos. Abordagem teórico-prática dos elementos básicos. |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Lutas: Modalidades Esportivas de Combate | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Contextualização histórica e evolução de lutas e artes marciais. Metodologias de ensino aprendizagem das lutas e artes marciais de acordo com a faixa etária e fase de desenvolvimento. Fundamentos técnicos básicos e estratégias de lutas, capoeira e artes marciais. Discussão das relações Étnico-raciais a partir do conteúdo lutas. |
Dança e Expressão Corporal | 70 | 10 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Estudo da dança nos diversos contextos histórico-culturais; seus estilos e significados ao longo do tempo. Desenvolvimento de atividades de consciência corporal, expressão e movimento. A dança criativa, o processo coreográfico e sua aplicabilidade. Fundamentos e aplicações didático-pedagógicas da dança moderna a contemporânea - planejamento, aplicação e avaliação. Compreensão das possibilidades de manifestação da dança. Estudos e pesquisas no campo teórico-prático. |
Atividade Física e Esportes para Pessoa com Deficiência | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Considerações históricas, conceitos e terminologia do esporte adaptado. Características das Deficiências: Sensoriais, Físicas, Intelectuais, Psicossocial e Transtorno do Espectro Autista. Proteção dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Transtorno do Espectro Autista. Estudo e vivência das técnicas de orientação das atividades físicas adaptadas. Avaliação, planejamento, prescrição e aplicação de atividades físico-esportivas em função dos tipos de deficiência. |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Fundamentos da Educação | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Um pouco sobre a História da Educação; A influência do Iluminismo na Educação; A Escola Nova no Brasil; Escola e educação no período da Ditadura Militar; A abertura democrática e as suas influências na Educação; A Filosofia, a formação do educador e as práticas educativas; As exigências da reflexão filosófica; A importância a cultura nas representações sociais e educacionais. |
Introdução à Educação Física Escolar | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Reflexão sobre a Educação Física no ensino básico atual, promovendo uma leitura da pessoa humana e, suas relações na sociedade contemporânea. A Educação Física como área de conhecimento e de intervenção pedagógica em escolas. Os sujeitos escolares e suas práticas: refletindo sobre a condição de “ser professor” e “ser aluno” em escolas. Estudo de metodologias de ensino usadas na Educação Física escolar e como estas podem ser ajustadas aos conteúdos desenvolvidos na escola. Estudo da ética na educação física escolar e seus impactos na formação de um cidadão Importância e aplicação do desenvolvimento e aprendizagem motora e psíquica (processos cognitivos, motivacionais, emocionais e sociais) na área de educação física no ensino básico (teoria e prática). Relações de etnia e de gênero nas aulas de educação física no ensino básico. |
Didática | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Aspectos Constitutivos da Didática da Educação Física. Tendências pedagógicas da Educação Física Atual. A construção da identidade do professor de Educação Física. Os saberes da docência necessários à atuação do educador físico. Aspectos constitutivos do planejamento da Educação Física Escolar: o plano da escola, o plano de ensino e o plano de aula. O processo ensino-aprendizagem da Educação Física e seus componentes, tendo por base a análise da realidade concreta do cotidiano escolar: a elaboração de Projetos Educativos com ênfase na Educação Física. Formação humanística e pessoal do educador físico, políticas de educação ambiental, relações com a história de afrodescendentes e indígenas e demais temas relacionados à inclusão. |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Atividades práticas: Educação Física na Educação Infantil | 70 | 10 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Conhecer sobre a realidade da Educação Física escolar (ensino infantil), como elaborar planos de aula, plano de ensino, desafios e perspectivas ao ministrar aulas e avaliar no educação infantil (prática e teoria) e avaliar. Conhecer sobre espaço físico das escolas, materiais disponíveis. A BNCC e a Educação Infantil. |
Atividades de Extensão III | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 85 |
Promoção de iniciativas (programas, projetos, cursos/oficinas, eventos ou prestação de serviços) que expressem o compromisso do UNIARAXA, aqui evidenciadas no Curso de Educação Física, com diversas áreas da sociedade, em especial, as de cultura, direitos humanos, educação, meio ambiente, saúde, em consonância com as políticas ligadas às diretrizes para a educação ambiental, educação étnico-racial, direitos humanos e educação indígena. |
Estágio Supervisionado I | 0 | 0 | 0 | - | - | 160 | - | 160 |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Gestão da Educação Básica e Políticas Públicas | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Estudo das políticas educacionais no Brasil com destaque para a política educacional no contexto das políticas públicas: Organização do ensino brasileiro e legislação de ensino (LDB nº 9.394/96); Sistema Nacional de Educação; Plano Nacional de Educação; Base Nacional Comum Curricular (Educação Infantil e Ensino Fundamental). |
Estrutura e Funcionamento da Educação Básica | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Sociedade, cultura, poder e currículo. Estrutura e Funcionamento da Educação no contexto histórico brasileiro: níveis administrativos; modalidades de ensino (infantil, fundamental e médio); órgãos de gestão; contexto da escola. Organização curricular da educação infantil, fundamental, média e especial. Política educacional brasileira: impasses e perspectivas das políticas atuais em relação à Educação em geral e em relação à Educação Física em particular. Base Nacional Comum Curricular. O novo Ensino Médio. Formação de Recursos Humanos para o sistema de ensino. |
Educação Especial e Políticas de Inclusão | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Perspectiva da educação inclusiva no sistema escolar e seus pressupostos teórico metodológicos: currículo, didática e avaliação. Abordagem histórica da educação especial e as políticas de educação inclusiva: aspectos políticos, ideológicos, pedagógicos e éticos da educação inclusiva. O Atendimento Educacional Especializado contribuições, desafios e repercussões para práticas educativas e de escolarização, envolvendo sujeitos com necessidades educacionais especiais. O cotidiano da sala de aula, a docência, a família, os alunos e a perspectiva culturalista do contexto da temática em questão. |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Atividades práticas: Educação Física nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental | 70 | 10 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Estudo das concepções e procedimentos pedagógicos da Educação Física para o Ensino Fundamental nos anos iniciais. Fundamentação teórica sobre a educação física, caracterizando sua importância e finalidade. Elaboração de programa e organização das experiências pedagógicas, considerando os elementos e situações práticas nos anos iniciais no Ensino Fundamental: objetivos, conteúdos, estratégias e avaliação. |
Estágio Supervisionado II | 0 | 0 | 0 | - | - | 160 | - | 160 |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Atividades Práticas: Educação Física nos Anos Finais do Ensino Fundamental | 70 | 10 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Estudo das concepções e procedimentos pedagógicos da Educação Física para o Ensino Fundamental nos anos finais. Fundamentação teórica sobre a educação física, caracterizando sua importância e finalidade. Elaboração de programa e organização das experiências pedagógicas, considerando os elementos e situações práticas nos anos iniciais no Ensino Fundamental: objetivos, conteúdos, estratégias e avaliação. |
TCC | 38 | 2 | 40 | - | 40 | - | - | 40 |
Estratégias de Leitura. Trabalhos Acadêmicos, artigo científico, comunicação científica, ensaio, trabalhos científicos, monografia, dissertação, paper, projeto e trabalho de conclusão de curso. Pesquisa: conceitos, método (dedutivo, indutivo), pesquisa qualitativa, quantitativa, Etapas da pesquisa, técnicas da pesquisa (documental, bibliográfica, seleção de leitura). Conceitos de projeto, Aspectos gráficos do projeto e da monografia. |
Psicologia da Aprendizagem | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
A sala de aula como um grupo social: adaptação escolar. O universo da creche: condições psicoafetivas do processo de adaptação. A importância do brincar para o desenvolvimento infantil. A Psicologia da educação numa dimensão do plano da consciência do corpo: a psicomotricidade e a sexualidade. Síndromes e problemas de aprendizagem. A criança com problemas de aprendizagem, conceituação, diagnóstico psicológico e atuação do professor, fatores fundamentais, possibilidades de intervenção. Desenho infantil: a importância da compreensão do desenho como indicador de desenvolvimento da criança. Condições escolares que contribuem ou prejudicam a aprendizagem e o desenvolvimento infantil. Afetividade professor/aluno. As questões da subjetividade do professor. |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Estágio Supervisionado III | 0 | 0 | 0 | - | - | 165 | - | 165 |
Atividades de Extensão IV | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 80 |
Promoção de iniciativas (programas, projetos, cursos/oficinas, eventos ou prestação de serviços) que expressem o compromisso do UNIARAXA, aqui evidenciadas no Curso de Educação Física, com diversas áreas da sociedade, em especial, as de cultura, direitos humanos, educação, meio ambiente, saúde, em consonância com as políticas ligadas às diretrizes para a educação ambiental, educação étnico-racial, direitos humanos e educação indígena. |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Atividades práticas: Educação Física no Ensino Médio | 70 | 10 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Estudo das concepções e procedimentos pedagógicos da Educação Física para o Ensino Médio. Fundamentação teórica sobre a educação física no Ensino Médio, caracterizando sua importância no desenvolvimento da autonomia e emancipação do aluno quanto à cultura corporal. Elaboração de programa e organização das experiências pedagógicas, considerando os elementos e situações práticas no Ensino Médio: objetivos, conteúdos, estratégias e avaliação. |
Libras | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Línguas de Sinais e minoria linguística. Concepções, princípios e diretrizes de um sistema educacional inclusivo. Função da escola na perspectiva para educação inclusiva. Legislações e políticas públicas para uma educação inclusiva. Linguagem Surdez: aspectos históricos educacionais. Cultura surda e identidade. Implicações sócio psicológicas. Linguística da surdez. Direito linguístico dos surdos. Introdução a Língua de Sinais. Processo de aquisição de LIBRAS. Gramática Básica. Morfologia. Sintaxe. Semântica. Fonologia. Alfabeto. Léxico e vocabulário. Expressão corporal como elemento linguístico. Organização linguística da LIBRAS para usos informais e cotidianos. Noções básicas de escrita de sinais. Formação do educador de surdos. Código de ética dos intérpretes. |
Educação e Novas Tecnologias | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) Envolvendo Paradigmas, Políticas e Concepções Educativas, Aplicações Tecnológicas no Processo de Ensino e Aprendizagem. Educação a Distância (EaD). Ambientes Virtuais de Aprendizagem em espaços digitais formais e não formais. O Educador Contemporâneo. REAs, OAs, Tecnologias Acessíveis, Softwares, Aplicativos e Jogos Educativos. |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Atividades práticas: Educação Física na Educação de Jovens e Adultos e Grupos Étnicos Distintos | 70 | 10 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Reflexão sobre a Educação Física na Educação de Jovens e Adultos e atividades corporais voltadas para o resgate da cultura corporal de movimento para grupos étnicos raciais. Compreender a vivencia corporal como meio de manifestação de cultura respeitando a realidade indivíduo. Trabalhar as manifestações populares interligando com aspectos históricos, levando a manutenção de identidade de cada mulher e homem envolvido. Analisar as ressignificações ligadas a cultura corporal de movimento produzidas pelo sistema sócio histórico. |
Estágio Supervisionado IV | 0 | 0 | 0 | - | - | 160 | - | 160 |