Vestibular
Presencial
Vestibular
Presencial
CENTRAL UNIARAXÁ

Curso

Educação Física HÍBRIDO (Licenciatura)

Ato de Autorização:

Resolução 004/2018 de 05/03/2018 publicada 10/05/18Centro Universitário

Ato de Reconhecimento:

Portaria n. 26 de 16 de janeiro de 2018 Publicada DOU 17/01/18

COMPARTILHE

Educação Física Licenciatura

Formar profissionais competentes, criativos, éticos e com visão sistêmica para atuação nos diversos campos da educação.

Formação

Formar professores de Educação Física qualificados para a docência deste componente curricular na educação básica, visando a formação, ampliação e enriquecimento cultural do(a)s aluno(a)s, com o propósito de aumentar as possibilidades de adoção de um estilo de vida fisicamente ativo, prazeroso, saudável e eticamente orientado.

Assegurar uma formação generalista, humanista e crítica, qualificadora da intervenção acadêmico-profissional para a docência da Educação Física na educação básica, fundamentada no rigor científico, na reflexão filosófica e na conduta ética.



Grade Curricular

| TE - Teórica | PR - Prática | SU - Subtotal | IIntegrador TTCC EEstágio AAtiv. Compl.

  • Módulo I
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Ética 78 2 80 - - - - 80
    Leitura e Produção de Textos 78 2 80 - - - - 80
    Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento - - - - - - 25 25
  • Módulo II
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    História e Fundamentos da Educação Física 78 2 80 - - - - 80
    Economia 78 2 80 - - - - 80
    Empreendedorismo 78 2 80 - - - - 80
  • Módulo III
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Responsabilidade Social, Inclusão e Cidadania 78 2 80 - - - - 80
    Métodos e Técnicas de Pesquisa 78 2 80 - - - - 80
  • Módulo IV
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Fisiologia Humana 78 2 80 - - - - 80
    Anatomia Humana 68 12 80 - - - - 80
    Atletismo 38 42 80 - - - - 80
    Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento - - - - - - - 25
  • Módulo V
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Didática 78 2 80 - - - - 80
    Aprendizagem Motora 28 12 40 - - - - 40
    Metodologias na Educação Física Escolar 68 12 80 - - - - 80
  • Módulo VI
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Basquetebol 38 42 80 - - - - 80
    Homem, Cultura e Sociedade 38 2 40 - - - - 40
    Movimento e Desenvolvimento Humano 68 12 80 - - - - 80
    Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento - - - - - - - 25
  • Módulo VII
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Cinesiologia e Biomecânica 58 22 80 - - - - 80
    Gestão da Educação Básica e Políticas Públicas 28 12 40 - - - - 40
    Libras 38 42 80 - - - - 80
    Estudos do Lazer 18 22 40 - - - - 40
  • Módulo VIII
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Handebol 38 42 80 - - - - 80
    Fundamentos da Ginástica 38 42 80 - - - - 80
    Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento - - - - - - - 25
  • Módulo IX
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Educação Física na Educação Infantil 28 12 40 - - - - 40
    Voleibol 78 2 80 - - - - 80
    Estrutura e Funcionamento do Ensino Básico 38 2 40 - - - - 40
    Estágio Supervisionado I - - - - - - - 100
  • Módulo X
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Futebol 38 42 80 - - - - 80
    Jogos e Brincadeiras 38 2 40 - - - - 40
    Educação Física Adaptada 28 12 40 - - - - 40
    Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento - - - - - - - 25
  • Módulo XI
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Educação Física nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental 28 12 40 - - - - 40
    Fisiologia do Exercício 58 22 80 - - - - 80
    Estágio Supervisionado II - - - - - - - 100
  • Módulo XII
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Psicologia da Educação 38 2 40 - - - - 40
    Futsal 38 42 80 - - - - 80
    Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento - - - - - - - 25
  • Módulo XIII
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Dança e Expressão Corporal 38 42 80 - - - - 80
    Educação Física nos Anos Finais do Ensino Fundamental 28 12 40 - - - - 40
    Estágio Supervisionado III - - - - - - - 100
  • Módulo XIV
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Educação Física no Ensino Médio 28 12 40 - - - - 40
    Planejamento e Organização de Eventos na Escola 58 22 80 - - - - 80
    Estágio Supervisionado IV - - - - - - - 100
    Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento - - - - - - - 25
  • Módulo XV
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Medidas Antropométricas e Avaliação 28 12 40 - - - - 40
    Lutas 18 22 40 - - - - 40
    Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento - - - - - - - 25
  • Módulo XVI
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Primeiros Socorros 18 22 40 - - - - 40
    Trabalho de Conclusão de Curso - - - - - - - 80

Coordenação do Curso

Ana Paula Martins Ribeiro Coordenador Titular

Atualmente a pesquisadora é coordenadora dos cursos de licenciatura do ensino a distância (EaD) do Centro Universitário do Planalto de Araxá (UniAraxá) e professora nos cursos das engenharias Civil e Ambiental e Sanitária e no curso de Agronomia do UniAraxá. É Mestre em geologia, desde 2011 e Especialista em Geoprocessamento Ambiental, desde 2013 pela Universidade de Brasília (UnB). É Bacharela e Licenciada em geografia pela União Pioneira de Integração Social (UPIS) e Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), em 2006 e 2014 respectivamente. Possui cerca de 90 % do curso de graduação em Geologia pela UnB, onde no ano 2000 concluiu o Trabalho Final (TF), que consiste na preparação do mapeamento geológico final, do mapeamento geológico final e do relatório do mapeamento geológico final, no Projeto Crixás Cedrolina.
No período de 2010 a 2017 atuou como professora autora, professora supervisora e tutora no EaD do curso de licenciatura em Geografia da Universidade de Brasília (EaD/UnB). No biênio 2015 a 2017 foi Diretora de comunicação e publicações da Sociedade Brasileira de Geologia, núcleo Brasília (SBG/NBR).
Têm experiência em geociências, com ênfase na área de ensino superior em geologia e geografia física e na área de pesquisa em mineralogia, petrologia e sedimentologia, principalmente com mineralogia de argilas, na Universidade de Brasília (UnB). Em ciências humanas, atuando como professora de geografia nos níveis fundamental e médio na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). E como assistente de curadoria no Museu de Geociências da Universidade de Brasília (MGeo/UnB), trabalhando com conservação de acervo, descrição de amostras de rochas, minerais e fósseis, desenvolvimento de um inventário de peças, auxiliando na organização de eventos e ministrando cursos, minicursos e palestras de extensão.

Laboratórios utilizados pelo do Curso

Catálogo de Laboratórios
Catálogo de Laboratóriosmore_vert


Saiba +

Catálogo de Laboratóriosclose

Para atender às necessidades acadêmicas e melhorar a qualidade do ensino e da pesquisa, o UNIARAXÁ investe em seus laboratórios...

Atividades do Curso

Corpo docente do Curso

Última atualização 02/01/2019