Biomedicina Bacharelado
O curso de Biomedicina do Uniaraxá, sugere uma formação generalista, possibilitando a atuação voltada para a investigação das doenças humanas, seus fatores ambientais e eco-epidemiológico, com intuito de encontrar suas causas, prevenção e diagnóstico. As habilitações estão distribuídas em diversas áreas de atuação, o que torna o biomédico um profissional essencial na saúde pública e privada, em centros de pesquisa e em diferentes setores industriais. Atualmente existem 31 habilitações possíveis no conselho federal de biomedicina: Acupuntura, Análises Ambientais, Análises Bromatológicas, Auditoria, Banco de Sangue, Biologia Molecular, Biomedicina Estética, Bioquímica, Citologia Oncótica, Docência e Pesquisa (Biofísica, Virologia, Fisiologia, Histologia Humana, Patologia, Embriologia, Psicobiologia) Farmacologia, Fisiologia do Esporte e da Prática do Exercício Físico, Genética, Gestão das Tecnologias em Saúde, Hematologia, Histotecnologia Clínica, Imagenologia, Imunologia, Informática de Saúde, Microbiologia, Microbiologia dos Alimentos, Monitoramento Neurofisiológico Transoperatório, Parasitologia, Patologia Clínica (Análises Clínicas), Perfusão Extracorpórea, Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), Radiologia, Reprodução Humana, Sanitarista, Saúde Pública e Toxicologia.
Formação
o aluno de biomedicina do UNIARAXÁ terá uma formação crítica e reflexiva, o que o tornará sensível e capaz de atuar junto aos problemas e perspectivas do mundo contemporâneo. Nesse sentido, o projeto pedagógico contribui de modo significativo para elevação dos padrões de desempenho do futuro profissional, coerente com a realidade social na qual este está inserido, valorizando as relações pessoais e profissionais. Dessa forma, o profissional irá adquirir uma sólida formação humanística que lhe assegurará condições de compreender a complexidade do sistema social do qual fará parte como profissional e cidadão, contribuindo para a evolução do processo de civilização da humanidade.
| TE - Teórica | PR - Prática | SU - Subtotal | IIntegrador TTCC EEstágio AAtiv. Compl.
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| Componentes Curriculares | Disciplinas | |
| TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
| Estrutura Celular e Tecidual I: Anatomia e Citologia | 70 | 10 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| Estudo da morfologia estrutural e aspectos funcionais básicos dos diferentes órgãos e sistemas do organismo humano. Tecido ósseo e estrutura do esqueleto, Sistema muscular: Musculatura axial, Sistema muscular: Musculatura apendicular, Sistema cardiovascular: Coração Sistema respiratório,Sistema digestório: Trato Gastrointestinal Sistema urinário, Sistema genital masculino e feminino: anatomia dos sistemas reprodutores, Sistema linfático, Sistema tegumentar: pele e anexos, Sistema endócrino, Sistema Nervoso Central: Medula Espinal, Meninges e Sistema Ventricular, Sistema Nervoso Central: Cérebro, Tronco Encefálico e Cerebelo, Sistema nervoso periférico: Nervos Cranianos e Nervos Espinhais |
| Bioética, Introdução e Legislação em Biomedicina | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
| Estudar as áreas de atuação do biomédico e as legislações que estabelecem o exercício profissional com enfoque no seu exercício e na sua regulamentação, bem como suas implicações na prática profissional do Biomédico, a organização do Conselhos Federal e Regional de Biomedicina e as Diretrizes Curriculares Nacionais. Aborda os princípios da Bioética e o código de ética dos Biomédicos e as inter-relações existentes entre a Ética, a Moral e o Direito, caracterizando a ética inserida na prática profissional, refletindo sobre os aspectos éticos envolvidos nas questões relativas a privacidade e confidencialidade, respeito à pessoa e tomada de decisão e pesquisa. |
| Atividades Complementares | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 18 | 18 |
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| Componentes Curriculares | Disciplinas | |
| TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
| Estrutura Celular e Tecidual II: Histologia e Embriologia | 70 | 10 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| Estudo da organização molecular, estrutural e funcional das células do corpo humano. Estudo das características morfofuncionais dos diferentes tecidos do corpo humano e as fases do desenvolvimento embrionário humano. |
| Biossegurança e Boas Práticas Laboratoriais | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
| Estudo da biossegurança, normas e regras gerais, uso de EPI’s e EPC’s. Boas práticas laboratoriais, manuseio de equipamentos, vidrarias. ANVISA, layout de laboratórios, regulamentos técnicos da área de saúde e Coleta sanguínea. |
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| Componentes Curriculares | Disciplinas | |
| TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
| Biofísica e Fisiologia | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| Estudo dos processos biofísicos e das funções fisiológicas e suas interações na manutenção da homeostase corporal. |
| Química Geral e Orgânica | 70 | 10 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| Estudo da Química Geral e das propriedades físicas e químicas dos compostos, suas aplicações e processos envolvidos no funcionamento de sistemas biológicos. Estuda as teorias estruturais e os fundamentos das ligações químicas com o intuito de compreender as propriedades físicas e químicas de biomoléculas, como aminoácidos, lipídios e carboidratos e de moléculas orgânicas em geral, ressaltando a aplicação dos conceitos para a compreensão dos processos envolvidos no funcionamento de sistemas biológicos. |
| Métodos e Técnicas de Pesquisa | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
| Tipos de Conhecimento. Características do Conhecimento Científico. A linguagem científica, sua estrutura e lógica. Ciência e o Método Científico. Bases lógicas da investigação. A Pesquisa: conceitos, níveis e tipos. O Pesquisador. Trabalhos Científicos e planejamento da pesquisa. Partes essenciais de um Projeto de Pesquisa. Redação Científica. Elaboração de citações e referências. O Trabalho de Conclusão de Curso e suas normativas. Boas práticas e a ética na realização da pesquisa científica. |
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| Componentes Curriculares | Disciplinas | |
| TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
| Bioquímica | 70 | 10 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| Estudo dos aspectos estruturais e funcionais dos aminoácidos e das proteínas, bem como a relação estrutura e atividade das proteínas e os mecanismos de ação enzimática. Estuda os princípios de bioenergética que regem as reações bioquímicas e o metabolismo oxidativo. Aborda o metabolismo intermediário e inter-relações metabólicas, em condições normais e patológicas. Estudo dos principais exames bioquímicos utilizados em análies clínicas. |
| Mecanismos de Agressão e Defesa I: Imunologia e Parasitologia | 70 | 10 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| Principios básicos e mecanismos humanos de imunologia. Estudar os parasitas e artrópodes de importância clínica, abordando os aspectos morfológicos, ciclo evolutivo, diagnóstico laboratorial e profilaxia. Aborda os mecanismos imunológicos celulares e moleculares envolvidos na manutenção da saúde humana. |
| Atividades de Extensão I | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 80 |
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| Componentes Curriculares | Disciplinas | |
| TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
| Diagnóstico por Imagem | 70 | 10 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| Fundamentos de radiologia, Equipamentos de diagnósticos por imagem, radiologia, ultra-sonografia tomografia computadorizada, ressonância magnética. Fundamentos de medicina nuclear e radioterapia. |
| Mecanismos de Agressão e Defesa II: Microbiologia, Micologia e Virologia | 70 | 10 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| Estudar os conceitos dos principais microrganismos (bactérias, fungos e vírus) de interesse clínico para o homem, com ênfase na saúde humana (mecanismos de transmissão, patogenia e prevenção das doenças infecciosas). |
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| Componentes Curriculares | Disciplinas | |
| TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
| Biologia Molecular e Biotecnologia | 70 | 10 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| Estudo dos fundamentos básicos e aplicações da biologia molecular. Estuda a aplicação das técnicas de biotecnologia nas diferentes áreas do conhecimento biomédico. Terapia Gênica. |
| Primeiros Socorros | 70 | 10 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| Noções básicas sobre sinais vitais. Avaliação e atendimento pré-hospitalar a vítimas em situação de urgência e emergências nas diferentes situações clínicas e de trauma. Recursos para o primeiro atendimento. Medidas de biossegurança. Programa nacional para redução das morbimortalidades relacionados a acidentes e violências. Epidemiologia e cinemática do trauma. Fundamentação teórica das práticas de procedimentos básicos de saúde e higiene nos serviços de biomedicina |
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| Componentes Curriculares | Disciplinas | |
| TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
| Psicologia | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| Introdução à psicologia como ciência que estuda o comportamento humano, buscando a compreensão dos papéis sociais. A psicologia e sua diversidade: breve contextualização. Principais matrizes teóricas do debate contemporâneo das relações indivíduo grupos e sociedade. A constituição da subjetividade no processo de produção e reprodução da vida social. Termos da psicologia social: relações sociais, processo grupal, liderança, inclusão e exclusão social. A questão interdisciplinar: Biomedicina e Psicologia. |
| Genética e Patologia | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| Estudo das bases moleculares e citológicas da hereditariedade, com enfoque nas principais doenças de origem genética. Estuda os mecanismos fisiopatológicos básicos dos processos de adaptação, agressão, defesa e reparo do organismo. |
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| Componentes Curriculares | Disciplinas | |
| TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
| Epidemiologia e Saúde Pública | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| Estudo dos conceitos básicos e fundamentos da epidemiologia e da análise e interpretação de dados epidemiológicos. Estuda a história, origem, diretrizes, princípios norteadores e pressupostos legais do Sistema Único de Saúde (SUS), os níveis de atenção à saúde no Brasil, e políticas públicas de saúde. |
| Estética | 70 | 10 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| Estudo das principais desordens estéticas corporais que afetam a sociedade. Avaliação do paciente e seleção de recursos para o tratamento com ênfase no conhecimento da fisiopatologia das disfunções corporais, envolvendo a utilização de recursos físicos, aparelhos e técnicas manuais. Conhecimento teórico-prático dos diferentes tratamentos e cuidados estéticos corporais. Atuação no pré e pós tratamento estético em cirurgia plástica. Prevenção, cuidados e orientações à sociedade sobre as alterações da pele e do corpo em geral |
| Atividades de Extensão II | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 80 |
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| Componentes Curriculares | Disciplinas | |
| TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
| Parasitologia Clínica | 70 | 10 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| Estudo do diagnóstico laboratorial dos principais protozoários e helmintos de interesse clínico e técnicas utilizadas para seu diagnóstico. |
| Farmacologia | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
| Estudo dos princípios de farmacologia, vias de administração, princípios de farmacocinética e interação fármaco-receptor bem como os aspectos farmacológicos de fármacos que atuam no sistema nervoso autônomo, sistema nervoso central, sistema respiratório, sistema cardiovascular, glicocorticoides e anti-inflamatórios não esteroidais. |
| Estágio em Biomedicina I | 0 | 0 | 0 | - | - | 80 | - | 80 |
| Desenvolvimento de habilidades referentes a rotina laboratorial na área de análises clínicas e aprimoramento de técnicas e conhecimentos para a atuação profissional em equipes multidisciplinares. |
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| Componentes Curriculares | Disciplinas | |
| TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
| Hematologia | 70 | 10 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| Estuda a gênese das células sanguíneas, abordando seus aspectos normais e alterados, com enfoque no diagnóstico clínico-laboratorial das doenças hematológicas. Realização do Hemograma, interpretação dos seus valores de referência e co-relação com patologias. |
| Ecologia e Análises Ambientais | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 40 |
| Aborda a ecologia e sua relevância para a civilização, ecossistemas e ciclos biogeoquímicos. Estuda as relações do homem com o meio ambiente e problemas ambientais, relacionados à saúde humana, poluição, problemas ecoepidemiológicos e ecotoxicológicos, desenvolvimento sustentável. Enfoca as análises ambientais (água, ar e solo), com enfoque nas interfaces do ambiente com a saúde.Transporte e descarte de materiais biológicos |
| Bioquímica Clínica/Líquidos Corporais | 70 | 10 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| Estuda os marcadores bioquímicos úteis no auxílio ao diagnóstico e monitoramento de patologias relacionadas ao metabolismo glicídico, proteico, lipídico, hidroeletrolítico, mineral e às funções renal, hepática, pancreática e cardíaca. Aborda o diagnóstico laboratorial de patologias que comprometem os principais líquidos corporais, baseado no conhecimento fisiopatológico das doenças. |
| Estágio em Biomedicina II | 0 | 0 | 0 | - | - | 80 | - | 80 |
| Desenvolvimento de habilidades referentes a rotina laboratorial na área de análises clínicas e aprimoramento de técnicas e conhecimentos para a atuação profissional em equipes multidisciplinares. |
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| Componentes Curriculares | Disciplinas | |
| TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
| Empreendedorismo | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
| Principais características e perfil do empreendedor (Comportamento e Personalidade): Habilidades. Competências. Criatividade. Visão de negócio. Atitudes empreendedoras. Análise de mercado: Concorrência, ameaças e oportunidades. Identificação e aproveitamento de oportunidades. Princípios fundamentais de marketing para a empresa emergente. Definição, características e aspectos de um plano de negócios. Empreendedorismo corporativo. O planejamento financeiro nas empresas emergentes. Fundamentos de excelência. |
| Microbiologia Clínica | 70 | 10 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| Estudo das características fenotípicas de microrganismos de interesse médico. Enfoca os métodos laboratoriais de diagnóstico e identificação dos microrganismos de interesse clínico, bem como a interpretação de laudos bacteriológicos. |
| Estágio em Biomedicina III | 0 | 0 | 0 | - | - | 120 | - | 120 |
| Desenvolvimento de habilidades referentes a rotina laboratorial na área de análises clínicas e aprimoramento de técnicas e conhecimentos para a atuação profissional em equipes multidisciplinares. |
| Atividades de Extensão III | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 80 |
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| Componentes Curriculares | Disciplinas | |
| TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
| Bromatologia | 70 | 10 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| Estudo da composição centesimal, alterações, contaminações e produção de alimentos. Legislação bromatológica brasileira e equipamentos básicos e técnicas básicas de laboratório aplicadas à análise de alimentos. |
| Imunologia Clínica | 70 | 10 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| Estudo de técnicas imunológicos de diagnóstico, incluindo os diferentes métodos de testagem, produção de anticorpos e insumos para o imunodiagnóstico. Realização de exames de imunológicos. |
| Estágio em Biomedicina IV | 0 | 0 | 0 | - | - | 120 | - | 120 |
| Desenvolvimento de habilidades referentes a rotina laboratorial na área de análises clínicas e aprimoramento de técnicas e conhecimentos para a atuação profissional em equipes multidisciplinares. |
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| Componentes Curriculares | Disciplinas | |
| TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
| Instrumentação Laboratorial | 70 | 10 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| Estuda os principais equipamentos instrumentais de medida e de apoio, utilizados em laboratórios de análises e os sistemas e unidades de medida, bem como as bases teóricas dos métodos bioanalíticos utilizados no âmbito laboratorial, correlacionando as diferentes técnicas com sua aplicação direta nos sistemas de diagnóstico e investigação clínica. Procedimento Operacional Padrão - Coleta de materiais biológicos |
| Estágio em Biomedicina V | 0 | 0 | 0 | - | - | 120 | - | 120 |
| Desenvolvimento de habilidades referentes a rotina laboratorial na área de análises clínicas e aprimoramento de técnicas e conhecimentos para a atuação profissional em equipes multidisciplinares. |
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| Componentes Curriculares | Disciplinas | |
| TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
| Práticas Alternativas em Saúde | 70 | 10 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| Estágio em Biomedicina VI | 0 | 0 | 0 | - | - | 120 | - | 120 |
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| Componentes Curriculares | Disciplinas | |
| TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
| TCC em Biomedicina | 78 | 2 | 80 | - | 80 | - | - | 80 |
| Controle de Qualidade e Gerenciamento Laboratorial | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
| Atividades Complementares | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 22 | 22 |
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| Componentes Curriculares | Disciplinas | |
| TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
| Toxicologia | 30 | 10 | 40 | - | - | - | - | 40 |
| Ciências Forenses e Perícias | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
| Atividades de Extensão IV | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 80 |