COVID-19
UNIARAXÁ VIRTUAL
COVID-19 UNIARAXÁ VIRTUAL

Curso

Docência Universitária Lato Sensu

Docência Universitária Lato Sensu

As últimas décadas têm sido marcadas por profundas transformações em todos os níveis da sociedade. O dinâmico contexto científico e tecnológico atual exige constantes adaptações dos indivíduos à nova realidade, para a qual nem sempre estão preparados. Dentro dessa visão de mundo em mudança, a universidade, como parte inseparável da totalidade social, é pressionada no sentido de mudar o paradigma educacional, principalmente no que se refere à prática pedagógica que a caracteriza. Nesse sentido, o Curso de Pós-Graduação em “Docência Universitária” é proposto, visando a atender à crescente demanda de formação continuada de docentes que atuam ou pretendem atuar no Magistério Superior. Sendo assim, a realização do Curso de Especialização proposto se justifica pela possibilidade de satisfazer às exigências da constante qualificação desse profissional em uma perspectiva crítico-reflexiva sobre a realidade, com foco na pesquisa, na produção de conhecimento e na possibilidade de intervenção social. A proposta pretende atender também aqueles profissionais que se tornaram docentes universitários, mas não possuem em seus currículos as disciplinas relativas à docência, necessitando de uma complementação teórico-prática em sua formação pedagógica.

Formação

Promover a Formação Continuada de Professores do Ensino Superior, a partir da reflexão sobre o papel da universidade no contexto atual e dos pressupostos filosóficos, epistemológicos e pedagógicos que fundamentam o fazer da docência, para que estes possam desenvolver estudos, pesquisas e práticas inovadoras no exercício do Magistério.

Grade Curricular

| TE - Teórica | PR - Prática | SU - Subtotal | IIntegrador TTCC EEstágio AAtiv. Compl.

  • Módulos
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Ambientação 0 0 0 - - - - 10
    Introdução ao Estudo da Docência Universitária: 0 0 0 - - - - 40
    Metodologia do Ensino Superior: 0 0 0 - - - - 40
    Currículo, Interdisciplinaridade e Prática Docente no Ensino Superior 0 0 0 - - - - 40
    Clima Organizacional e Relações Interpessoais no Ensino Superior: 0 0 0 - - - - 40
    Tecnologia da Informação e da Comunicação Aplicadas ao Ensino Superior: 0 0 0 - - - - 40
    A Prática da Pesquisa e da Extensão no Ensino Superior: 0 0 0 - - - - 40
    Direito Educacional Brasileiro e as Políticas Públicas no Cotidiano das Universidades 0 0 0 - - - - 40
    Avaliação no Ensino Superior 0 0 0 - - - - 40
    Orientação de TCC – A Pesquisa e a Docência – Estratégias de Orientação de TCC 0 0 0 - - - - 40
    Avaliação Presencial (AV) 0 0 0 - - - - 6
    Socialização de TCC (SOC-TCC) 0 0 0 - - - - 4

Coordenação do Curso

Ivana Guimarães Lodi Coordenador Titular

Graduada em Pedagogia e em História pelo Centro Universitário do Planalto de Araxá, especialista em Didática, Metodologia do Ensino Superior, Educação para as relações étnico-raciais e Ética e com mestrado em Educação Superior pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Têm vários cursos de aperfeiçoamento. Têm vários artigos publicados em revistas, periódicos e capítulos de livro e é autora do livro: "Um olhar sobre formadores de formadores - Histórias de vida". Produtora de material didático para EaD. Foi Coordenadora do Curso de Pedagogia de 2009 a 2017. Foi presidente da CPA - Comissão Própria de Avaliação de 2009 a 2017. É professora titular do Centro Universitário do Planalto de Araxá - UNIARAXÁ, lecionando as disciplinas de Ética, Filosofia, Sociologia aplicada e Antropologia além das disciplinas para a formação do pedagogo. É professora na pós graduação - especialização do UNIARAXÁ. Atualmente é Coordenadora Pedagógica da EaD da instituição como uma das professoras responsáveis pela qualidade do processo. Trabalhou na Universidade para a melhor idade - UNISÊNIOR, do UNIARAXÁ, com a disciplina de Temas contemporâneos, durante 2 anos e meio e foi coordenadora deste programa durante dois anos. É coordenadora geral de TCC nesta instituição e editora da Revista científica: Evidência - olhares e pesquisa em saberes educacionais. Foi professora de pós- graduação na Universidade Presidente Antônio Carlos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, história de vida, identidade, ética, cidadania, filosofia e sociologia. Foi supervisora educacional no Colégio Dom Bosco de Araxá - escola salesiana.

Última atualização 01/07/2020