Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica Lato Sensu
O curso oferece formação pedagógica, no sentido de qualificar os gestores e coordenadores da Educação Básica ou de Escolas de Ensino Profissionalizante, ou candidatos a essa função, para atuar frente às demandas da gestão escolar e pedagógica, pois encontram-se cada vez mais diversificadas e complexas, na realidade educacional brasileira. É composto por um conjunto de conhecimentos organizado em diferentes ações da coordenação e da gestão escolar. Está organizado com base nos conceitos mais atuais e em teorias pedagógicas e de gestão que dão sustentação ao trabalho educacional e é composto por atividades de ensino e aprendizagem à distância.
Formação
O perfil idealizado para o egresso do Curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica, objetiva a formação de um profissional capaz de:
•Atuar na gestão escolar, criando espaços participativos fundados no respeito mútuo e no respeito à trajetória dos profissionais e aos saberes dos estudantes;
•Atuar na coordenação pedagógica, amparado/a por conhecimentos e recursos para enfrentar o cotidiano escolar com seus desafios, movimentos e processos, compreendendo o seu papel na rede de relações que permeiam a vida da escola.
•Promover por meio da sua atuação a ênfase na relação dos conhecimentos científicos com o contexto social em que atua, estabelecendo relações entre estado, sociedade, ciência, tecnologia, trabalho, cultura, formação humana e educação;
•Conhecer as prerrogativas para um bom sistema de gestão escolar, alimentando o processo educativo por meio de uma visão crítico-reflexiva, com atitude orientada para o avanço dos resultados da escola;
•Orientar o processo de ensino e de aprendizagem a partir da problematização, contextualização, interdisciplinaridade, vivenciando uma pedagogia inclusiva, que sabe orientar-se na diferença dos sujeitos;
•Liderar equipes com propósitos claros, objetivos, bem dimensionados, capaz de enfrentar os desafios constantes, reconhecendo avanços e necessidades pedagógicas da instituição.
| TE - Teórica | PR - Prática | SU - Subtotal | IIntegrador TTCC EEstágio AAtiv. Compl.
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Ambientação EaD | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 10 |
Fundamentos teóricos e metodológicos da Educação a distância; Ambientes virtuais de aprendizagem; Histórico da Educação a Distância; Avaliação em ambientes virtuais de aprendizagem apoiados pela Internet. |
Fundamentos Históricos Sociais da Educação Brasileira | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 46 |
As relações educação e sociedade e educação e Sociologia. Estudos das concepções teóricas sobre a educação no discurso sociológico dos autores clássicos das Ciências Sociais - Comte; Durkheim, Weber e Marx e no discurso dos autores contemporâneos. Principais pensadores brasileiros da Sociologia da educação e suas influências; Diversidade cultural e formas de pensar; Sociedade e cultura; Globalização cultural e democracia. Como tratar as pessoas iguais em meio a tantas diferenças. A escola, a educação e os profissionais da educação: o professor como mantenedor da ordem social; o professor como questionador e transformador da ordem social; o professor como agente cultural. |
Fundamentos Epistemológicos e Psicopedagógicos | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 46 |
Conceitos, princípios gerais e epistemológicos. Principais teorias da Aprendizagem: Teoria cognitiva, psicogenética e sociocultural. Os diferentes tipos de inteligência, a influência da motivação no aprendiz. Perspectivas atuais. |
Gestão de Pessoas e Equipes no Contexto da Escola | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 46 |
A escola como uma organização social. As relações interpessoais. A gestão de grupos e equipes de trabalho: a necessidade do trabalho colaborativo/cooperativo. A liderança, o poder e a cultura organizacional da escola. Como utilizar o feedback de forma construtiva. O impacto das mudanças no ambiente educacional. O desenvolvimento profissional: formação, mudanças e desafios para a inovação. |
Gestão Pedagógica e a Realidade Escolar | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 46 |
Planejamento da Escola na Perspectiva do Diretor e Coordenador Pedagógico | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 46 |
Como fazer emergir um projeto escolar que tenha êxito. Conhecer as etapas e procedimentos relevantes na construção do Projeto Político Pedagógico – PPP – da escola; Realização de diagnóstico da realidade escolar, levantamento de dados e discussão envolvendo a comunidade escolar; Elaboração do Projeto; Discussão e definição de procedimentos para a elaboração do Plano de Desenvolvimento da Escola - PDE; Acompanhamento da direção frente a elaboração do PDE; Visão geral do processo de elaboração do PDE; Etapas de elaboração, implementação e avaliação. |
Gestão Estratégica Aplicada à Gestão Escolar | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 46 |
Organização e contextualização do processo de construção do referencial teórico-prático do gestor escolar. Instrumentos de gestão adequados ao contexto escolar. O gestor como agente de transformação e de desenvolvimento. Evolução histórica da gestão de pessoas. Objetivos globais da gestão de pessoas. Processos e políticas de gestão de pessoas. Temas atuais e importantes da Gestão de Pessoas. Desafios do gestor escolar no cotidiano |
Qualidade do Ensino e Avaliação Institucional | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 46 |
Conceito da qualidade e equidade. Fundamentos da qualidade: grandes escolas; PDCA, garantia da qualidade e gestão da qualidade. Diagnóstico da situação: análise situacional; indicadores de desempenho; gestão do processo. A avaliação escolar no contexto do sistema educacional brasileiro: as principais tendências e perspectivas da avaliação e das medidas educacionais presentes no ensino brasileiro. As determinações legais para a área da avaliação educacional. A avaliação do processo educativo: natureza, concepções, procedimentos e instrumentos técnico-metodológicos. A avaliação institucional: limites e possibilidades. ENEM e ENADE. |
Educação e Novas Tecnologias | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 46 |
A importância da Tecnologia aplicada à Educação em seu âmbito geral. Quais são as Novas Tecnologias utilizadas na Educação. A aplicação das Novas Tecnologias nos processos pedagógicos exige mudanças ? Como promover uma cultura de mudança pedagógica e tecnológica nas escolas. Conceitos e práticas pedagógicas e tecnológicas a serviço da aprendizagem. |