Ambientação EaD | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 10 |
Fundamentos teóricos e metodológicos da Educação a distância; Ambientes virtuais de aprendizagem; Histórico da Educação a Distância; Avaliação em ambientes virtuais de aprendizagem apoiados pela Internet. |
Fundamentos Históricos, Filosóficos, Políticos e Socioeducacionais da Educação Especial e Inclusiva | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 46 |
A emergência da inclusão. Identidade e diferença; normalidade(s) e anormalidade(s); deficiência(s) e incapacidade(s). Desmistificando mitos e tabus sobre inclusão e exclusão. Principais aspectos da inclusão/exclusão social que perpassam o âmbito educacional brasileiro: diversidade étnico-racial; de gênero; de orientação sexual; de idade; de desempenho físico e cognitivo, entre outras. A(s) diferença(s), deficiência(s) e incapacidade(s) à luz da educação inclusiva. Aspectos históricos da apreensão e da educação dos chamados deficientes. A trajetória histórica da educação especial e inclusiva. Educac¸a~o Especial ou Educac¸a~o Especializada? Implicações da pós-modernidade na aprendizagem: nem tudo é TDAH. Um retrato atual da educac¸a~o especial no Brasil. Outras formas de educação inclusiva: A importância da inclusão de jovens e adultos, diversidades étnicas e de gênero no âmbito da educação regular e profissional. |
Bases Pedagógicas da Educação Especial e Inclusiva | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 46 |
Modelos pedagógicos e epistemológicos. As Pedagogias da inclusão e cooperação, vislumbrando caminhos inovadores. As teorias de aprendizagem e as metodologias ativas, aprendizagens colaborativas e de cooperação. O fracasso escolar e o papel do professor na escola inclusiva. Adaptação, adequação ou flexibilização curricular? A avaliação inclusiva. |
Psicologia do Desenvolvimento e Educação Especial: | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 46 |
Condições de Aprendizagem na Escola Inclusiva: conceituação das terminologias - dificuldade, deficiência, transtorno, distúrbio; a disponibilização de serviços- AEE, Sala de Recursos multifuncionais o que são e para que servem, quem são os responsáveis; o uso de tecnologias. Orientações para garantir a inclusão nas instituições escolares. |
Identificação e Intervenções nos Casos de Deficiências Mentais, Visuais, Auditivas e Dificuldades | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 46 |
Conceito atual e necessidades educativas do aluno com deficiência mental. Caracterização das Síndromes. Sintomas de alteração visual e a necessidade de integração sensorial no processo pedagógico da criança cega. Os distúrbios auditivos, suas causas e relação com o desenvolvimento da linguagem. Caracterização da dislexia e possibilidades de intervenção. |
Identificação e Intervenções nos Casos de Deficiências Múltiplas no Contexto Escolar | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 46 |
Conceituação de deficiência múltipla. Caracterização de pessoas com DM , suas possíveis causas e impacto na aprendizagem, e na comunicação. Como lidar com crianças e adolescentes com deficiências múltiplas na escola. |
Identificação e Intervenções nos Casos de Superdotação/Altas habilidades e Transtornos Globais | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 46 |
Conceituação, caracterização e modos de intervenção nos casos de superdotação/altas habilidades. Identificação dos distúrbios de conduta, do transtorno desafiador opositor. O Transtorno Global de Desenvolvimento, TEA e síndromes relacionadas, o TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, características e intervenções pedagógicas. |
Aspectos Individuais, Familiares e Sociais de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 46 |
A família e o deficiente. Relacionamento entre a família de pessoas com deficiência e a escola. A inclusão social: espaços que favorecem ou limitam a inclusão social. A deficiência e o mercado de trabalho. A escola, a cultura e o lazer como mediadores da pessoa com deficiência e de todas as outras pessoas. |
A Neurociência e os Transtornos de Aprendizagem | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 46 |
A Neurociência e os processos psicológicos. A Inteligência e as funções executivas. A linguagem e o desenvolvimento cognitivo. Cognição social e aprendizagem. Contribuições da Neurociência para intervenções preventivas. |