Ambientação EaD | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 10 |
Fundamentos teóricos e metodológicos da Educação a distância; Ambientes virtuais de aprendizagem; Histórico da Educação a Distância; Avaliação em ambientes virtuais de aprendizagem apoiados pela Internet. |
Agronegócio: Características do Setor, Perspectivas Futuras | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 46 |
Características do agronegócio e perspectivas futuras. Os modelos contemporâneos de Gestão Empresarial. O Planejamento Estratégico na essência da Gestão Empresarial, as previsões, ações, cronogramas e custos. Indicadores de desempenho e as métricas, O BSC (Balanced Scorecard) como importante ferramenta de gestão. Indicadores de desempenho, estratégias e orçamento, alinhados ao negócio e balanceados em relação às causas e efeitos de uma estratégia sobre a outra, de uma ação sobre a outra. A Inteligência Competitiva (IC), como uma filosofia de uso da informação e do conhecimento como apoio ao processo decisório e ao PE, inclusive por meio das redes sociais. |
Avaliação de Projetos Agropecuários, Custos de Produção e Rentabilidade | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 46 |
A ciência administrativa e a administração rural; áreas da gestão e funções administrativas; capitais e custos de produção; inventário patrimonial e avaliação do patrimônio da empresa; elementos de contabilidade rural; projetos agropecuários e análise de investimentos; planejamento e estratégia administrativa. Avaliação de rentabilidade e produtividade dos projetos agropecuários. |
Gestão Financeira do Agronegócio, Financiamentos Agrícolas, e Mercados Futuros | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 46 |
Cadeias e competitividade de cadeias, ferramentas de gestão para diagnóstico nas áreas de produção, finanças, comercialização e marketing. Controles financeiros: modelos e aplicabilidades. Bolsa de valores e mercado externo e futuro. |
Cadeias Produtivas de Maior Impacto no Agronegócio Brasileiro | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 46 |
Conceitos básicos de cadeias produtivas e complexos agroindustriais. Formação histórica regional do complexo produtivo grãos. Cadeia Produtiva das principais culturas: Tendência e cenários. Análise Competitiva. Estratégias de comercialização. O sistema Agroindustrial exportação e mercados externos. |
Gestão de Negócios Agroindustriais e Associativismo e Cooperativismo | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 46 |
Associativismo; Passos para a organização de uma associação; História e princípios do cooperativismo; A importância da organização dos agricultores; Relações de negócios e de mercado nas cadeias produtivas. Armazenamento, processamento e distribuição de produtos agrícolas, subprodutos agrícolas e insumos. Estratégias nas organizações. Estratégia competitiva e alianças estratégicas. A cooperativa como suporte de negócios que visam fortalecer os associados em vários setores do agronegócio. Empresas de capital e cooperativas. Evolução da doutrina cooperativista. Legislação cooperativista. |
Questões Legais do Agronegócio (Empresa Agrária, Direito Ambiental e do Trabalho) | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 46 |
Empresa, Empresário e Estabelecimento. Propriedade industrial. Registros empresariais. Concorrência. Direito Societário Geral. Direito Societário Especial: Sociedades do Código Civil. Receituário agronômico. Atribuições do Engenheiro Agrônomo no Meio Ambiente. Conselho de Classe. |
Marketing Estratégico no Setor Agropecuário | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 46 |
O papel do marketing na empresa. Administrando e desenvolvendo produtos e serviços. Gestão de novos produtos e da inovação. Marketing de serviços. Estratégias de preços em produtos e serviços. Gestão estratégica da distribuição. Comunicação integrada de marketing. Venda pessoal e administração de vendas. |
Comercialização, Distribuição e Logística de Produtos Agropecuários | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 46 |
Conceito de mercado e suas diversas dimensões. Demanda, oferta e movimento de preços. Instrumentos de apoio à comercialização de produtos agrícolas. Gestão e estratégias de comercialização de produtos agrícolas. O planejamento e configuração da rede logística de distribuição e comercialização de produtos agropecuários. |