Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos Tecnológico
O gestor de Recursos Humanos é uma carreira em ascensão com várias oportunidades no mercado de trabalho, tais como: gestor, consultor, analista da área de RH, dentre outros.
Formação
Profissional com formação humanística e ética capaz de desenvolver e implantar projetos na área de RH, com autonomia, criatividade e flexibilidade. Ademais, está apto a resolver problemas em diferentes contextos organizacionais e sociais, como agente formador e multiplicador das políticas internas da empresa.
O egresso do curso superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos estará capacitado para liderar, ter boa comunicação e facilidade para trabalhar em equipe, administrar conflitos, negociar e conhecer o comportamento humano a fim de preparar a organização para as constantes mudanças.
| TE - Teórica | PR - Prática | SU - Subtotal | IIntegrador TTCC EEstágio AAtiv. Compl.
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Ética | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Fundamentos Filosóficos. Direitos e Cidadania. Questões Culturais. Ética Geral e Ética Profissional. Ética e Moral. Fontes de Regras Éticas. Objetividade dos Valores. Ética Social e Profissional. A Ética nas Relações de Produção. A Ética no Mundo Contemporâneo. Código de Ética Profissional. Cenário e Tendências. Desafios e Dilemas Éticos da contemporaneidade – Desafios nas relações do indivíduo com a sociedade. O fator cultural na prática moral e ética da sociedade. A questão da pobreza e suas implicações éticas. Um olhar sobre as minorias. O desafio da violência no Brasil. Questões de gênero e suas implicações. |
Economia | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
A lei da escassez e os fundamentos da economia. O sistema econômico. Eficiência produtiva e eficácia alocativa. Leis de demanda e oferta. Estruturas de mercado. Aspectos microeconômicos. Agregados macroeconômicos e as políticas macroeconômicas. O setor externo e a política cambial. Os quatro principais objetivos para a economia global. |
Atividades Complementares | 20 | 0 | 20 | - | - | - | 20 | 20 |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Contabilidade Básica | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Conceitos e definições de contabilidade. História da Contabilidade. Princípios Contábeis. Ativo, Passivo Patrimônio Líquido e Resultado. Noções de débito e crédito. Contas Patrimoniais e de Resultado, Noções de fechamento de balanço, noções de classificação dos lançamentos em suas respectivas contas do balanço. |
Leitura e Produção de Textos | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Estudo da linguagem oral e escrita para comunicação no relacionamento profissional. Análise e interpretação de textos. Elaboração de textos oficiais. Teoria da comunicação. Funções de Linguagem. Tipos de textos e suas linguagens. |
Empreendedorismo | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Principais características e perfil do empreendedor (Comportamento e Personalidade): Habilidades. Competências. Criatividade. Visão de negócio. Atitudes empreendedoras. Análise de mercado: Concorrência, ameaças e oportunidades. Identificação e aproveitamento de oportunidades. Princípios fundamentais de marketing para a empresa emergente. Definição, características e aspectos de um plano de negócios. Empreendedorismo corporativo. O planejamento financeiro nas empresas emergentes. Fundamentos de excelência. |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Métodos e Técnicas de Pesquisa | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Tipos de Conhecimento. Características do Conhecimento Científico. A linguagem científica, sua estrutura e lógica. Ciência e o Método Científico. Bases lógicas da investigação. A Pesquisa: conceitos, níveis e tipos. O Pesquisador. Trabalhos Científicos e planejamento da pesquisa. Partes essenciais de um Projeto de Pesquisa. Redação Científica, Citações e Referências. Técnicas de Pesquisa, Abordagem e Entrevista. O Trabalho de Conclusão de Curso e suas normativas. |
Gestão da Qualidade e Produtividade | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Qualidade: conceitos, evolução e aplicabilidade. Os programas de qualidade e como se pode obter ganhos de produtividade através de sua implementação. Ferramentas Estatísticas da Qualidade. |
Responsabilidade Social, Inclusão e Cidadania | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
A Declaração Universal dos Direitos Humanos e a Constituição Cidadã no Brasil. Responsabilidade social inclusão e cidadania: conceitos básicos da disciplina. Histórico da exclusão/inclusão no Brasil. Inclusão, minorias, diversidade e cidadania. Responsabilidade ambiental e cidadania. A perspectiva multiculturalista e a construção da cidadania: diversidade étnico-racial, de gênero, de orientação sexual, de desempenho físico e cognitivo, de idade, entre outras. Cultura afro-brasileira e indígena. Abordagem interdisciplinar da Inclusão Social. Políticas públicas para a inclusão nos diferentes ambientes sociais. Legislação e acessibilidade no Brasil. Aspectos teórico/metodológicos de uma formação profissional inclusiva. Dinâmica da inclusão na educação regular e corporativa: papel das novas tecnologias. Representações dos profissionais sobre responsabilidade social e prática da inclusão social. |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Matemática | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Funções. Limites. Derivada. Integral. |
Gestão de Pessoas e Equipes | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Evolução histórica da administração de Recursos Humanos. Os primórdios da relação de empresa. Revolução e o trabalho. As relações humanas no contexto empresarial, de Elton Mayo a Peter Druker. Procedimentos básicos para aplicação de RH. O planejamento de RH. Processo de administrar Recursos Humanos em diferentes realidades organizacionais. Gestão estratégica de pessoas. Desafios da gestão de RH. Tendências e Cenários futuros. |
Teoria da Administração | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Bases históricas da Teoria Geral da Administração, Princípios da Teoria da Administração, Estudo da Administração Clássica, Científica, Teoria das Relações Humanas, Teoria da Decisão e Racionalização, Teoria da Burocracia, Abordagem Estruturalista, Abordagem Sistêmica e a Perspectiva Contingencial e as Novas Configurações Organizacionais. |
Atividades Complementares | 20 | 0 | 20 | - | - | - | 20 | 20 |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Sistemas de Informações Gerenciais | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Empresa vista como um sistema: eficácia e eficiências empresariais. Conceitos básicos sobre o sistema de informação. Sistemas de informações gerenciais e estruturas organizacionais. Impactos do processamento eletrônico de dados nos sistemas de informação. Valor dos sistemas de informação para a empresa. |
Recrutamento e Seleção | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Recrutamento e seleção de pessoal; Tipos de recrutamento; Planejamento do recrutamento; Seleção de pessoal; Entrevistas de seleção; Processo final; Metodologia da orientação profissional. |
Consultoria em RH e Plano de Intervenção | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
?Consultoria - Natureza e Propósito; ?Perfil do consultor; ?O Mercado de consultoria – Abordagem, negociações; ?Os serviços: diagnósticos, implementação e recomendação; ? Extensão dos serviços de consultoria. |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Treinamento e Desenvolvimento | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Aprendizagem organizacional: fundamentos básicos. Andragogia: conceitos e princípios. Conceitos básicos de treinamento e desenvolvimento. Levantamento das Necessidades de Treinamento. Visão geral do processo de treinamento e desenvolvimento de recursos humanos. Treinamento e desenvolvimento como variável para melhor desempenho e competitividade da empresa: Universidades Corporativas. Jogos e dinâmicas corporativas: como definir ou elaborar dinâmicas de acordo com o objetivo dos processos organizacionais da área de Recursos Humanos. |
Psicologia e Comportamento Organizacional | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Introdução à Psicologia. Psicologia da personalidade (comportamento humano, tensão e conflito, o indivíduo na organização, psicopatologias do trabalho). Psicologia social (liderança, motivação, funcionamento e desenvolvimento de grupos). O processo de feedback. |
Liderança e Motivação | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
O Papel do Líder; Compromissos do Líder; Estilos de Liderança; Eficácia dos Estilos; O comprometimento do Grupo; Produtividade; Colaboração; Motivação; Percepção de Estilos Motivacionais; Maturidade Comportamental da equipe. |
Atividades Complementares | 20 | 0 | 20 | - | - | - | 20 | 20 |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Legislação Trabalhista e Previdenciária | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Empregado e Empregador. Tutela do Trabalho. Contratos de Trabalho. Organização Sindical. Composição Salarial e seus adicionais. Direito de Empresas. |
Endomarketing | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Do Marketing ao Endomarketing; Fundamentos do Endomarketing; Motivação pela Informação; Endomarketing como Estratégia de Gestão. Cenários; Planejando um Programa de Endomarketing.; Ações e Instrumentos de Endomarketing; O Papel do gestor de Recursos humanos no Novo Ambiente. |
Saúde, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Introdução a Segurança do trabalho; Promoção da Saúde e Segurança do Trabalho; Ambiente de trabalho; Biomecânica ocupacional e ergonomia; Educação para o Autocuidado; Prestação de Primeiros Socorros. Gestão e Qualidade de Vida no Trabalho; A competência do Bem-estar: construção, âncoras e práticas; As competências críticas de gestão da QVT; Comportamento e Mudanças Organizacionais. |
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Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Avaliação de Desempenho e Gestão por Competência | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Visão crítica da avaliação de desempenho e gestão por competência; Equívocos na avaliação de desempenho; Estratégias para implantação da avaliação de desempenho por competência; Maturidade organizacional; Metodologias para a Implantação da Avaliação de Desempenho; Instrumentos de Avaliação de Desempenho; Modelos de Instrumentos da Avaliação de Desempenho; Formação básica do avaliador - visão geral; Resultados da avaliação - visão geral. Mapeamento de competências necessárias para a empresa; Programa de orientação individual; Acompanhamento e Mensuração de Resultados |
Gerenciamento de Carreiras, Cargos, Salários e Benefícios | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Conceitos Organizacionais; Práticas e Tendências em Gestão de Cargos e Salários; Elaboração do Plano de Gestão de Cargos e Salários; Documentos da Política e Instrumentos de Gestão Salarial; Modelos e Estratégias de Remuneração. Benefícios. |
Trabalho de Conclusão de Curso | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso, tendo como elementos constituintes desta construção, a pesquisa aplicada e os conhecimentos produzidos. A concretização dos resultados da pesquisa social. |
Atividades Complementares | 20 | 0 | 20 | - | - | - | 20 | 20 |