UNIARAXÁ participa da Copa Internacional de Mountain Bike

Copa1Alunos e professores dos Cursos de Fisioterapia, Estética e Cosmética, Educação Física e Enfermagem do UNIARAXÁ participaram da Copa Internacional Levorin de Mountain Bike (CIMTB), realizada em Araxá no início de março. Com uma estrutura física diferenciada, mais de 50 alunos e diversos professores realizaram atendimentos aos atletas da competição. Foram realizadas avaliações físicas, orientações, atendimentos preventivos e curativos nos competidores.

Copa2Assim como em edições anteriores, o Curso de Fisioterapia também ofereceu em 2016 a crioimersão, que consiste na imersão do atleta em uma piscina com água e gelo com temperatura de 10ºC por 10 minutos. Estudos científicos já comprovaram que a crioimersão auxilia na recuperação de atletas pós-exercício físico desacelerando o metabolismo, reduzindo edemas e a quantidade de células danificadas, minimizando ainda os efeitos da dor muscular tardia. Também foram realizados atendimentos convencionais de Fisioterapia nos casos de dores e tensões musculares, distensões, entorses e luxações.

Além disso, os alunos realizaram entrevistas com os atletas, juntamente com a aplicação de alguns questionários, que irão compor um banco de dados com informações que poderão ser utilizadas para a elaboração de trabalhos científicos.

Copa3O coordenador do Curso de Fisioterapia do UNIARAXÁ, professor Anderson Santos Carvalho, considera que o evento contribui de forma muito positiva na formação dos alunos. “É uma oportunidade que eles têm de transpor os limites das paredes das salas de aula, além de aprender e aplicar na prática, os conhecimentos teóricos adquiridos no Curso”, destaca.

O Curso de Enfermagem participou com aproximadamente 15 alunos e foi o responsável por realizar os Exames Antidoping nos atletas da competição.