UNIARAXÁ marca presença com alunos e professores durante o Fliaraxá

IMG_3447  Araxá mais uma vez foi presenteada com a quarta edição do Festival Literário de Araxá (Fliaraxá), realizada recentemente. Os alunos do UNIARAXÁ não ficaram fora das atividades, sendo participativos durante todo o evento que reuniu milhares de pessoas no pátio da Fundação Cultural Calmon Barreto. A oportunidade foi lançada e os alunos abraçaram todas as atividades propostas pela organização e pelos professores, tinham grandes expectativas que foram atendidas com a programação para todos os gostos.

Oficina pedagogiaA coordenadora do Curso de Pedagogia do UNIARAXÁ, professora Ivana Guimarães Lodi, destaca a maciça participação dos alunos do Curso, que tem sua grade de ensino voltada para a educação. Ela afirma que as atividades do Fliaraxá abriram novos horizontes, além de oportunizar a aproximação com grandes nomes da literatura. “Nossos alunos adoraram e acharam que este ano foi melhor do que os outros, muitos deles chegaram com várias propostas de novas leituras. Sem dúvida é uma enorme oportunidade de crescimento e aprendizagem”, afirma. Ivana destaca ainda a participação dos professores: Fabíola Cristina Melo; Letícia Vasconcelos Britto; Maria Celeste de Moura Andrade; Juliana de Oliveira Corrêa; Sebastiana Aparecida Ribeiro Gomes; Maria Bethânia; Carlos Henrique Freitas; Danielle Rodrigues dos Santos. Segundo ela, o Fliaraxá foi uma oportunidade ímpar para alunos e professores do UNIARAXÁ exercitarem as atividades comuns da profissão.

A Ouvidora do UNIARAXÁ, professora Cátia Maria Lemos de Melo Zema, foi uma das convidadas do Festival, mas também participou da seleção dos alunos que contribuíram para que o evento fosse um sucesso. Ela destaca a participação dos alunos do Curso de Educação Física, que participaram da abertura do Festival durante o Cortejo Literário, dos alunos do Curso de Enfermagem que deram assistência à saúde durante o evento . Os alunos de Gestão de Recursos Humanos e Gestão Comercial, também participaram das oficinas propostas evento e até mesmo do suporte na recepção do evento. “Alguns alunos que moram em cidades vizinhas, inclusive alugaram vans para não perderem as oficinas de sábado”, afirma a professora Cátia.

Oficina pedagogia01O reitor do UNIARAXÁ, professor Válter Gomes, foi destaque como um dos embaixadores oficias do Fliaraxá, com o objetivo de disseminar o hábito da leitura, foco principal do evento. “O Fliaraxá cresce a cada ano. A edição de 2015, sem dúvidas, foi um sucesso! A diversidade de atividades de incentivo à leitura, associadas a outras atividades culturais, todas elas com focos em públicos diversos, foram muito bem escolhidas. Atingir o público infantil foi um grande diferencial, afinal, é nessa idade que se formam os leitores. Destacaram-se, também, as peças teatrais, muito elogiadas, e com participação de públicos distintos. Houve grande participação dos universitários do UNIARAXÁ, muitos deles, por meio de atividades direcionadas por professores. Araxá se destaca culturalmente, mais uma vez!”, afirma.