O reitor do UNIARAXÁ, professor Válter Gomes, participou do III Encontro Internacional de Reitores Universia, no Rio de Janeiro, nos dias 28 e 29 de julho. O evento reuniu cerca de 1.100 reitores de mais de 30 países, dos cinco continentes. O III Encontro Internacional de Reitores do Universia 2014 teve como lema “A universidade do século XXI: uma reflexão da Ibero-américa”. A abertura contou com a presença de autoridades responsáveis pela Educação Superior do Brasil, Reino Unido, Espanha, México, Argentina, Chile e Estados Unidos.
Entre os reitores convidados, Válter Gomes destaca a importância do encontro que contou com a participação de representantes de universidades públicas e particulares do país e do mundo. “O evento foi de altíssimo nível. Os temas e os palestrantes foram muito bem escolhidos. A oportunidade de ouvir colegas reitores, representantes dos cinco continentes, manifestando suas ideias, contando suas experiências e propondo inovações e adaptações às novas tendências educacionais, nos mostram o caminho que devemos investir na oferta da educação superior de qualidade”, destaca.
A proposta do encontro é também aproximar os representantes das instituições de ensino, além da troca de experiências. Para isso, foram oferecidos espaços e salas para reuniões entre as instituições participantes. Válter participou de debates sobre a qualidade no ensino e também sobre o uso das tecnologias na educação. Segundo ele, muito do que foi abordado já está sendo implantado no UNIARAXÁ, o que comprova que a instituição está no caminho certo. O reitor do UNIARAXÁ destaca ainda a interação entre os participantes. “Foi muito bom perceber a estratégia do Grupo Santanter, patrocinador do evento por meio da Universia, de focar a educação superior de qualidade e inclusiva”, afirma. O reitor acrescenta que, ações como essas, trazem benefícios para a toda a sociedade.
Universia
Universia é um projeto que nasceu há 14 anos na Internet a serviço da comunidade universitária ibero-americana. Conta hoje com 1.290 universidades associadas dos 23 países ibero-americanos, conectando 16,8 milhões de estudantes e professores universitários, a fim de oferecer um espaço comum para troca de conhecimento e cooperação, impulsionando projetos com universidades, empresas e estudantes e atendendo às necessidades dos pré-universitários, universitários, estudantes de pós-graduação e corpo docente.