O mercado de trabalho para os fisioterapeutas é certamente um dos mais variados, em que o profissional tem uma gama de opções para escolher em qual área prefere atuar. O profissional de fisioterapia previne, diagnostica e trata doenças, além de restaurar, desenvolver e manter a capacidade física e funcional do paciente. Também auxilia na recuperação de acidentados e portadores de distúrbios neurológicos, cardíacos ou respiratórios. O fisioterapeuta atua em todas as fases da vida, desde crianças, às gestantes e idosos, além de desenvolver práticas específicas para pessoas com deficiência física ou mental.
O fisioterapeuta pode atuar como autônomo em consultórios, centros de reabilitação, escolas, hospitais, lar de idosos, unidades de saúde e empresas, no setor privado ou público. O profissional pode atuar nas áreas respiratória, ortopédica e neurológica, que são as mais tradicionais. Mas existem também especialidades promissoras, como a oncologia, a dermatofuncional, a desportiva, saúde da família, do trabalhador e a reabilitação cardiovascular.
A fisioterapia hospitalar é uma das áreas que mais demandam profissionais, seja na saúde pública ou particular. Uma novidade na área é que, desde o ano de 2015, o Exército Brasileiro incluiu as profissões de Fisioterapia e Terapia Ocupacional no plano de carreira via concurso público.
UNIARAXÁ
Para exercer a profissão, é necessária formação acadêmica e o UNIARAXÁ oferece em sua grade o Curso de Fisioterapia. Para mais informações acesse: www.uniaraxa.edu.br ou ligue nos telefones (34) 3669-2000 – 0800 0356 777.