Professoras do UNIARAXÁ realizam pesquisas e publicam seus resultados

pesquisacientificafisioSempre em busca do aprimoramento e atualização profissional, o UNIARAXÁ e o Curso de Fisioterapia têm incentivado permanentemente a realização de pesquisas para a formação complementar de seus alunos. Para atender a demanda cada vez mais crescente, as professoras Ritta de Cássia Canedo Oliveira Borges e Ana Paula Nassif Tondato Trindade, realizaram recentemente pesquisas em Reabilitação Pulmonar e Promoção de Saúde e apresentaram a conclusão de seus trabalhos com a publicação dos resultados.

Entre os dias 12 e 15 de agosto, ambas participaram do X Congresso Brasileiro de Asma e VI Congresso Brasileiro de DPOC e Tabagismo, na cidade de Campos do Jordão. Elas se destacaram pela apresentação e publicação de quatro estudos no Jornal Brasileiro de Pneumologia, importante veículo de divulgação de pesquisa da Área da Médica e da Saúde. As pesquisas foram desenvolvidas com as egressas e bolsistas de Iniciação Científica do Curso de Fisioterapia do UNIARAXA, Ana Flávia Aguiar Araújo, Cintia Aparecida Garcia e Daniela Silva Guimarães.

As pesquisas direcionam métodos de avaliação e intervenção para o tratamento diferenciado das principais disfunções respiratórias, e estão assim intituladas:

– Técnicas de conservação de energia em pacientes com DPOC;
– Pilates como estratégia de tratamento para pacientes com DPOC;
– Estudo comparativo entre a utilização da eletroestimulação e o treinamento por resistência no fortalecimento na musculatura ventilatória;
– Função pulmonar e sintomas respiratórios em mineradores.

O Curso de Fisioterapia estimula a realização de pesquisas entre seus alunos que contam atualmente com bolsas financiadas por Programas de Iniciação Cientifica do UNIARAXA e de órgão de fomento estadual, como a FAPEMIG. Destaca-se ainda, o apoio da Coordenação de Graduação em Pesquisa do UNIARAXA, Profa. Dra. Danielle Rodrigues e Prof. Dr. Carlos Henrique de Freitas, que incentivam os alunos e consideram a pesquisa como diferencial na produção do conhecimento e na formação acadêmica dos alunos.

Os artigos das professoras e egressas do Curso de Fisioterapia estão disponíveis no Jornal Brasileiro de Pneumologia, v. 41, Suplemento 2R, Julho, 2015, disponível na forma impressa e eletrônica.