Os alunos do 1º período do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do UNIARAXÁ estão participando de um trote bem diferente do que muitos alunos de outras universidades estão acostumados. No UNIARAXÁ, o Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária está promovendo o Trote Ecológico, que trata-se da produção de uma horta comunitária que servirá para os alunos da escola municipal que funciona no campus e também para os próprios alunos da Graduação.
A professora do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, Juliana Silva, explica que foi feita uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação e as atividades serão realizadas com os alunos da Escola Municipal Lélia Guimarães. “A ideia do trote é a construção de uma horta que servirá de sala de aula prática para os alunos da escola municipal, com o auxílio e monitoramento dos alunos do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária. Além disso, serão desenvolvidas atividades de compostagem e cultivo de vegetais de forma orgânica”, explica.
Segundo ela, no final do semestre os alunos da Graduação vão entregar três trabalhos que irão conter cartilhas demonstrando a diferença do cultivo orgânico em relação ao cultivo convencional e sobre o processo de compostagem. “Além de um vídeo contendo todas as etapas para montagem da horta”, completa.