Um dos objetivos primordiais do Curso de Direito do UNIARAXÁ consiste em formar o Profissional que seja voltado para os fatos sociais, capaz de captar a dimensão jurídica e conceituá-la face à legislação vigente. Ademais, formar o Profissional que tenha capacidade para equacionar problemas; e, consequentemente, buscar soluções harmônicas a partir das exigências sociais bem como conviver e administrar os tipos de conflito humano, dentro do ordenamento jurídico. Atendendo a esse objetivo, o Curso de Direito do Centro Universitário do Planalto de Araxá comemora essa semana mais uma grande conquista: Nota 4 na avaliação do MEC.
Na última semana, entre os dias 26 e 28/02, o Centro Universitário recebeu a visita de avaliadores do MEC, cujo objetivo foi a Renovação de Reconhecimento do Curso de Direito. A Comissão de Avaliação, nos dias em que esteve na Instituição, realizou o procedimento avaliativo de acordo com agenda de trabalho, elaborada pelos próprios avaliadores. A Comissão foi composta pelos Doutores Helder Baruffi, com Pós-Doutoramento em Direito, pela Universidade de Coimbra; e, Inês Cabral Ururahy de Souza, Doutora em Direito pela Universidade de Burgos. Eles verificaram as 3 Dimensões do Curso, ou seja, Organização Didático-Pedagógica, Corpo Docente e Tutorial, Infraestrutura e o cumprimento aos Requisitos Legais.
Durante todo o processo avaliativo, todas as informações solicitadas pela Comissão foram plenamente atendidas; resultando na conclusão de que o Curso de Bacharelado em Direito do UNIARAXÁ, na modalidade Ensino Presencial, apresenta um perfil Muito Bom de qualidade, com Conceito Final 4. O Professor M.e Nilson Vieira de Carvalho, Docente, Coordenador do Curso de Direito e Diretor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas Exatas e da Terra (ISAE), conta um pouco do feedback dos avaliadores. “Ao final, em reunião com o Grupo de Gestão do UNIARAXÁ, teceram vários comentários elogiosos sobre suas constatações ao visitarem todos os departamentos relacionados ao Curso de Direito, como também, pelas entrevistas com os Alunos, Professores e Corpo Técnico-administrativo. No relatório apresentado pela Comissão ao MEC, o conceito final atribuído ao Curso de Direito do UNIARAXÁ foi o CONCEITO 4, para satisfação e orgulho de todos nós”, conta o Coordenador do Curso de Direito.
Vale ressaltar que o Conceito Máximo do MEC é 5. Para o Centro Universitário, trata-se de uma importante vitória, que passa do Conceito 3 para o Conceito 4; reforçando, mais uma vez, o compromisso da Instituição em buscar, continuamente, a qualidade do Ensino e garantir aos Alunos resultados cada vez mais significativos.