Duração | 8 Semestres |
Regime | Semestral |
Turno | Noturno |
Vagas | 50 |
Resolução 002/02 de 07/06/02Centro Universitário
Decreto de 14/12/04 Publicado DOMG em 15/12/04 – 05 anos
Portaria 297 de 28/07/2011, publicado DOU em 29/07/2011
Formar professores de Educação Física qualificados para a docência deste componente curricular na educação básica, visando a formação, ampliação e enriquecimento cultural do(a)s aluno(a)s, com o propósito de aumentar as possibilidades de adoção de um estilo de vida fisicamente ativo, prazeroso, saudável e eticamente orientado.
Assegurar uma formação generalista, humanista e crítica, qualificadora da intervenção acadêmico-profissional para a docência da Educação Física na educação básica, fundamentada no rigor científico, na reflexão filosófica e na conduta ética.
Conselho Estadual
http://www.cref6.org.br/
Conselho Federal
http://www.confef.org.br/
Componentes Curriculares | Disciplinas | |||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total | |
Anatomia Humana | 40 | 40 | 80 | - | - | - | - | 80 |
História da Educação | 80 | 0 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Sociologia da Educação | 80 | 0 | 80 | - | - | - | - | 80 |
História e Fundamentos da Educação Física | 80 | 0 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Projeto Integrador: Primeiros Socorros | 80 | 0 | 80 | 80 | - | - | - | 80 |
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 25 |
Componentes Curriculares | Disciplinas | |||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total | |
Anatomia de Órgãos e Sistemas | 40 | 40 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Didática | 80 | 0 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Filosofia da Educação | 80 | 0 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Atletismo | 40 | 40 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Projeto Integrador: Fisiologia Humana e Biofísica | 52 | 28 | 80 | 80 | - | - | - | 80 |
Atividades Téorico-Práticas de Aprofundamento | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 25 |
Componentes Curriculares | Disciplinas | |||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total | |
Fundamentos da Ginástica | 40 | 40 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Metodologia na Eduação Física Escolar | 80 | 0 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Leitura e Produção de Textos | 80 | 0 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Projeto Integrador: Movimento e Desenvolvimento Humano | 52 | 28 | 80 | 80 | - | - | - | 80 |
Cinesiologia e Biomecânica | 60 | 20 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 25 |
Componentes Curriculares | Disciplinas | |||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total | |
Handebol | 24 | 56 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Estatística | 40 | 0 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Dança e Expressão Corporal | 24 | 56 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Lutas | 12 | 28 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Métodos e Técnicas de Pesquisa | 80 | 0 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Projeto Integrador: Lazer e Recreação | 52 | 28 | 80 | 80 | - | - | - | 80 |
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 25 |
Componentes Curriculares | Disciplinas | |||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total | |
Futebol e Futsal | 24 | 56 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Basquetebol | 24 | 56 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Estágio Supervisionado l | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 100 |
Libras | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 80 |
Projeto Integrador: Educação Física e Esportes Adaptados | 52 | 28 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Educação Física no Ensino Infantil | 24 | 56 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 25 |
Componentes Curriculares | Disciplinas | |||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total | |
Voleibol | 24 | 56 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Fisiologia do Exercício | 80 | 0 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Estágio Supervisionado II | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 100 |
Educação Física nos Anos Inicias do Ensino Fundamental | 24 | 56 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Projeto Integrador: Medidas Antropométricas e Avaliação | 60 | 20 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 25 |
Componentes Curriculares | Disciplinas | |||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total | |
Gestão de Educação Básica e Políticas Públicas | 40 | 0 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Estágio Supervisionado III | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 100 |
Responsabilidade Social, Inclusão e Cidadania | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 80 |
Educação Física no Anos Finais do Ensino Fundamental | 24 | 56 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 25 |
Trabalho de Conclusão de Curso | 80 | 0 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Componentes Curriculares | Disciplinas | |||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total | |
Educação Física no Ensino Médio | 24 | 56 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Eletiva | 40 | 0 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Estágio Supervisionado IV | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 100 |
Estrutura e Funcionamento de Ensino Básico | 40 | 0 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Ética | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 80 |
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 25 |
Coordenador e professor do curso de Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) do Centro Universitário do Planalto de Araxá (UNIARAXA), no qual ministra as disciplinas de Cinesiologia e Biomecância; Exercício Físico para grupos especiais; Nutrição e Exercício Físico; Bases Metodológicas do Treinamento Físico-Desportivo. Doutorando em Ciências da saúde (patologia básica) pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Mestrado em Educação Física (2014) pela UFTM. Especialista em musculação pela Unigranrio (2007). Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) (2005). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Biologia do Exercício e do Laboratório de Pesquisa em Biologia do Exercício Físico (BioEx).Tem experiência na área de Ciências do Esporte e do Exercício Físico, com ênfase nos aspectos biológicos (endócrino-metabólicos) do exercício físico na promoção da saúde. Professor de musculação e Personal Trainning desde 2002.
Para atender às necessidades acadêmicas e melhorar a qualidade do ensino e da pesquisa, o UNIARAXÁ investe em seus laboratórios...
Métodos de avaliação de limiares, avaliação biomecânica, periodização e treinamento complementar (evitar lesões e potencializar o desempenho).
O minicurso teve por objetivo apresentar as fases do desenvolvimento motor da criança, principalmente no primeiro ano de vida. Identificar as coordenações sensório-motoras...
O Treinamento Funcional Core consiste na modalidade mais atual nas áreas fitness e de treinamento desportivo. Atualmente, com os avanços tecnológicos no esporte,...
O alongamento é de fundamental importância na prática de qualquer modalidade esportiva ou atividade física, principalmente, no que se diz respeito á proteção...
O Minicurso – Grupos de Corrida teve a finalidade de aprimorar as capacidades e as habilidades físicas do ser humano, bem como o...
O Minicurso – Jogos Brinquedos e Brincadeiras compreendem a aula teórica e a prática do conteúdo sobre jogos, brinquedos e brincadeiras e atividades...
Aula expositiva, com apresentação de artigos científicos e discussão com os alunos, estimulando perguntas sobre o tema.
Apresentações de coreografias desenvolvidas no decorrer do semestre pelos alunos do 1° e 5º período do curso de Educação Física (Disciplinas: Dança e...
A Copa Internacional de Mountain Bike consiste na participação dos alunos e professores do Curso de Educação Física no atendimento e no desenvolvimento...
A Copa Internacional de Mountain Bike é um evento externo que ocorre anualmente e visa atender às expectativas dos discentes, servindo como Atividade...
Realização do 2º Campeonato de Supino Reto masculino e feminino com a divisão dos participantes masculinos nas categorias de 70 a 80 kg,...
O Congresso de Ciências da Saúde visa a atender às expectativas dos discentes, servindo como Atividade Complementar de formação acadêmica e ainda, instrumento...
Foi ministrada uma palestra para os alunos do curso de Educação Física (todos os períodos em curso no semestre) com intuito de prestar...
A 1ª Corrida Contra o Câncer de Araxá, promovida pela ACIA, em comemoração à inauguração da AMPARA, aconteceu em março, no Barreiro, em...
Em 2005, a ABMES – Associação Brasileira das Mantenedoras do Ensino Superior instituiu o Dia Nacional da Livre Iniciativa: Compromisso Social do Ensino...
Realização do 5º Festival de Atletismo com provas de corrida de 100, 200 e 800 metros, salto em distância, lançamento de disco, lançamento...
O Campeonato de Futsal, realizado entre os alunos dos Cursos do UNIARAXÁ e do CEFET, compreende duas chaves com 04 equipes cada uma....
A palestra aborda o tema Ética e consciência no trabalho. Ministrado por Júlio Machado. Realizada em 09 de maio de 2016, no Centro de...
A preocupação do UNIARAXÁ com a pesquisa e a tecnologia está expressa em seus documentos institucionais balizadores como um compromisso tanto na formação...
Os alunos realizaram todo o auxílio de toda logística que envolveu este evento internacional durantes três dias, desde a área de secretarias até exames...
Foi realizada aula teórica/prática tema como tema principal “Desenvolvimento sensório motor na infância”. Avaliação do Desenvolvimento Motor em bebê.
O Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior consiste no desenvolvimento de atividades recreativas como a Cama Elástica, Balão Pula-pula, Slackline, Perna de...
Aulas físico-esportivas com crianças e jovens da comunidade, auxiliando no ensino aprendizagem da prática da Natação, Futsal, Jiu-Jitsu e Ginástica Rítmica.
Foi oferecido serviço de avaliação de indicadores de risco cardiovascular (índice de massa corporal – IMC, circunferência da cintura, Pressão Arterial e composição...
A Gincana de aniversário da E. E. Maria de Magalhães se realiza com atividades de recreação e lazer (Balão Pula-pula, Cama Elástica, Minitrampolim),...
Este projeto visa, por meio da atividade física, em especial da Hidroginástica, oferecer ao público de maior idade, além de uma atividade de...
A Minimaratona do Trabalhador é um evento que ocorre anualmente em Araxá e consiste em corrida em dois percursos, um de 5 Km...
Aulas práticas priorizando a aprendizagem dos diversos estilos de Nados.
Foi oferecido serviço de avaliação de indicadores de risco cardiovascular (índice de massa corporal – IMC, circunferência da cintura, Pressão Arterial e composição...
Exercícios físicos (exercícios resistidos e exercícios aeróbicos) desenvolvidos na sala de musculação.
A Rua de Lazer – Colégio Dom Bosco compreende atividades recreativas, tais como: Cama Elástica, Balão Pula-pula, Slackline, Perna de Pau, Tênis de...
A Rua de Lazer – Fundação Calmon Barreto consiste em atividades recreativas, a saber: Cama Elástica, Balão Pula-pula, Slackline, Perna de Pau, Tênis...
A Rua de Lazer – SESC compreende atividades, tais como: Cama Elástica, Balão Pula-pula, Perna de Pau, slackline, Tênis de Mesa.
O Livro “SOU PROFESSOR, SOU UNIARAXÁ” consiste em uma publicação institucional em que os Docentes do Centro Universitário são retratados como uma forma...
O livro EGRESSOS DO UNIARAXÁ é o resultado de um trabalho de resgate e de registro de biografias de nossos egressos, desenvolvido pela...
O projeto do MANUAL DE NORMALIZAÇÃO PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS iniciou-se em 2006, na versão impressa; e, atualmente, encontra-se disponível no formato...
A Revista Evidência – olhares e pesquisa em saberes educacionais consiste em uma publicação do Curso de Pedagogia do UNIARAXÁ – Centro Universitário...
As normas Técnicas da ABNT em formato digital é um serviço oferecido pela Biblioteca Central do UNIARAXÁ, possibilitando à comunidade acadêmica o acesso...
A Empresa Júnior é uma atividade do Curso de Contábeis, mas que possibilita que alunos de outros Cursos da área de Gestão possam...
A Escolinha de Futsal consiste em aulas físico-esportivas com crianças e jovens da comunidade externa, auxiliando-os no ensino-aprendizagem e prática do futsal.
A Escolinha de Ginástica Rítmica Desportiva consiste em aulas físico-esportivas que trabalham os fundamentos ginásticos e os movimentos ginásticos de solo e aparelhos...
A Escolinha de Jiu-Jitsu consiste em aulas físico-esportivas que trabalham os fundamentos do Jiu-Jitsu a fim de proporcionar uma melhora do condicionamento cardiorrespiratório,...
A Escolinha de Natação consiste em aulas físico-esportivas com crianças e jovens da comunidade externa, auxiliando-os no ensino-aprendizagem e na prática da natação
Este projeto visa, por meio da atividade física, em especial da Hidroginástica, a oferecer ao público de maior idade, além de uma atividade...
A atividade Musculação na Promoção da Saúde compreende exercícios físicos (exercícios resistidos e exercícios aeróbicos), desenvolvidos na Sala de Musculação.
A Natação para Alunos e Funcionários consiste em aulas físico-esportivas, buscando a iniciação e o aperfeiçoamento na prática da Natação.
Visita técnica á maior rede de academias do Brasil a Companhia Athletica, em duas filiais na cidade de Ribeirão Preto-SP, onde os alunos conheceram...
Visita técnica na final da Copa Sulamericana de Futsal em Uberaba-MG, no Ginásio da Univerdecidade – UFTM. O evento é preparatório para o...
Especialista -
Currículo Lattes