APOIO AO ALUNO COVID-19 TOUR VIRTUAL
UNIARAXÁ VIRTUAL

Sobre a Biblioteca

HOMESobre a Biblioteca

Apresentação

A Biblioteca foi criada em 1973, durante o período de implantação dos primeiros Cursos de Licenciaturas. Na sua trajetória, atendeu, primeiramente, a Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Araxá, em seguida, as Faculdades Integradas do Alto Paranaíba e, atualmente, o Centro Universitário do Planalto de Araxá – UNIARAXÁ. À medida que novos Cursos e sistemas de organização de ensino foram implantados, os espaços físicos e acervos foram ampliados e concentrados, em um único prédio adaptado, para o funcionamento da Biblioteca Central. Atenta à missão da Instituição no que tange à oferta de ensino com excelência de qualidade para a formação de cidadãos, a Biblioteca gerencia os recursos informacionais disponíveis nos formatos impresso, eletrônico e virtual, atuando como suporte ao desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão. As instalações da Biblioteca são conservadas, mantendo a limpeza adequada nas áreas de circulação, serviços e acervos. Os ambientes são arejados e possui iluminação apropriada ao estudo. Os mobiliários atendem as normas de ergonomia, oferecendo aos usuários e funcionários comodidade e conforto. A política de desenvolvimento e organização do acervo, as formas de acesso e serviços constam em documentos regulamentados e disponibilizados no setor e no site da Instituição.

Espaço Físico

A Biblioteca ocupa uma área física de 592,2 m², distribuída em 15 postos diferenciados e adaptados para o seu funcionamento. A capacidade de lugares, destinados aos usuários, totaliza 148 assentos e suas seções estão organizadas em:

  • acervo geral;
  • empréstimo domiciliar;
  • guarda-volumes;
  • Referência: atendimento e orientação;
  • Computadores com acesso à internet;
  • área de consultas e pesquisas;
  • salas de estudo em grupo;
  • cabines de estudo individual;
  • sala de recursos;
  • seção infanto-juvenil;
  • hemeroteca (revistas e jornais);
  • periódicos;
  • multimídias;
  • obras de referência;
  • banco de trabalhos acadêmicos;

Distribuição da Área Física por m²

Área do Acervo Geral

A organização dos livros nas estantes segue a Classificação Decimal Universal (CDU), instrumento que auxilia a identificação e atribuição de códigos numéricos para a representação dos assuntos nas áreas do conhecimento.

Setor de Empréstimo e Guarda Volume

Setores localizados, no hall de entrada com quatro postos de atendimentos (três destinados ao empréstimo e um para guarda volume, com capacidade de 196 compartimentos).

Referência: Atendimento e Orientação

Local destinado ao atendimento das necessidades de informação dos usuários e orientações quanto ao uso dos recursos. Conta com um quiosque para a consulta ao acervo, indicando a disponibilidade e localização dos livros nas estantes.

Computadores com Acesso à Internet

A biblioteca dispõe de 20 computadores, com acesso à internet. Para o uso de notebooks, o setor disponibiliza a rede sem fio (Wi-Fi).

Área de Consultas e Pesquisas

Espaço aberto, formando por um corredor contendo 14 mesas redondas, para 04 lugares, destinado à consultas e a pesquisas.

Salas de Estudos em Grupos

Ambiente destinado ao estudo em grupo. A Biblioteca possui 03 (três) salas com mesas para seis 06 lugares e tomadas adaptadas para o uso de notebooks.

Cabine de Estudo Individual

Para melhor concentração nos estudos, a Biblioteca oferece um ambiente para o estudo individualizado. As cabines encontram-se em área reservada com menor fluxo de usuário.

Sala de Recursos

Espaço equipado com mobiliários, materiais didáticos, equipamentos de informática e softwares específicos para o atendimento aos usuários com deficiência visual, auditiva e motora. A Biblioteca mantém convênio de cooperação com o Setor Braille, da Biblioteca Pública Municipal de Araxá, para garantir assistência aos usuários com deficiência visual.

BiblioBrinquedoteca

É uma seção anexa à Biblioteca, constituída por acervos de livros infanto-juvenis, brinquedos e jogos pedagógicos. O espaço conta com um mobiliário apropriado para o atendimento das crianças da Escola de Aplicação, bem como ao desenvolvimento de práticas educativas do Curso de Pedagogia: oficinas, minicursos e treinamentos.

Hemeroteca

Espaço onde os usuários encontram informações atualizadas de cunho informativo e cultural. A coleção é formada basicamente por revistas e jornais de assuntos gerais.

Multimídias

O acervo multimídias é representado por materiais audiovisuais, tais como: fitas de vídeos, DVDs e CDs de diversas áreas de assuntos. São organizados em armários adaptados com prateleiras próprias para cada tipo de materiais.|

Obras de Referência

Espaço reservado às coleções e obras de consultas rápidas, tais como: dicionários, enciclopédias, anuários, etc. O acervo é organizado em balcões.

Banco de Dissertações e Teses do UNIARAXÁ

Acervo de produções do UNIARAXÁ (teses, dissertações, trabalhos de conclusão de curso de pós-graduação e monografias de graduação), organizado por áreas do conhecimento e disponível para consulta.

Capacidade de Lugares e Equipamentos Disponíveis aos Usuários

Acervo de produções do UNIARAXÁ (teses, dissertações, trabalhos de conclusão de curso de pós-graduação e monografias de graduação), organizado por áreas do conhecimento e disponível para consulta.

Layout

A área física total da biblioteca é de 592,20 m², distribuída em ambientes diferenciados, conforme mostra o layout abaixo.

Funcionamento

A Biblioteca funciona, de segunda a sexta-feira das 7 às 22h e aos sábados das 8 às 12h. O Regulamento encontra-se disponível aos usuários no local e no site.

Pessoal

O quadro de pessoal é constituído por bibliotecário, auxiliares de biblioteca e estagiários conforme mostra as tabelas 3 e 4.

Estrutura Organizacional

A Biblioteca Central é um setor ligado à Pró-Reitoria de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Descrição Bibliográfica

Para a descrição bibliográfica, utiliza-se o Código Anglo Americano de Regras para Catalogação (AACR2) e para a classificação de assuntos a Classificação Decimal Universal (CDU). Está engajada no projeto Rede BIBLIODATA, uma rede cooperativa de bibliotecas brasileiras que realiza a catalogação cooperativa de seus acervos e compartilham produtos e serviços, visando a redução de custos e promovendo a difusão dos acervos bibliográficos de suas instituições.

Formação do Acervo

Ao longo dos anos, o acervo foi constituído por materiais bibliográficos e não bibliográficos, priorizando as bibliografias básicas e complementares dos Cursos de Graduação e Pós Graduação, presenciais e EAD oferecidos pelo UNIARAXÁ. A Biblioteca participa do sistema de permutas de publicações periódicas com diversas Instituições de Ensino Superior (IES) e órgãos governamentais do País. À medida que novas edições da “Revista Jurídica do UNIARAXÁ” e da “Evidência” são publicadas, as IES conveniadas as recebem e enviam à Biblioteca as suas publicações. A Política de Desenvolvimento do Acervo da Biblioteca está normatizada e aprovada pelo Conselho Universitário do UNIARAXÁ e encontra-se disponível no setor.

Política de Expansão do Acervo

As aquisições são feitas, priorizando as bibliografias básicas e complementares dos planos de ensino em número suficiente para o atendimento a grupos de alunos envolvidos na área, dentro de uma racionalidade que articule economia e adequação. O acervo impresso e virtual, é ampliado de acordo com as necessidade dos cursos, seguindo as indicações dos docentes e dos coordenadores de cursos. Os discentes podem oferecer sugestões bibliográficas que serão analisadas a pertinência da indicação e transmitida às Coordenações de Cursos.

A ampliação do acervo observa os seguintes critérios:

  • indicação dos docentes;
  • indicação do Coordenador do Curso;
  • indicação da Coordenação da Biblioteca;
  • procura por parte do corpo discente;
  • compatibilidade do acervo com o conteúdo das disciplinas;
  • necessidade de reposição devido a danos;
  • necessidade de acréscimo do número de exemplares em determinadas áreas.

No plano de expansão, os recursos previstos destinam-se não apenas à qualificação dos serviços prestados e à aquisição de livros e periódicos, mas também à possibilidade do uso de diversos recursos informacionais que caracteriza um moderno e eficiente processo informativo, disponível para os seus usuários. Tais recursos são fornecidos pela entidade mantenedora – Fundação Cultural de Araxá.

Conservação do Acervo

Os livros danificados pelo uso são enviados, periodicamente, ao serviço especializado de restauração que consiste em reforçar as lombadas e costuras internas, bem como higienizar as páginas e preservar a imagem da capa. A Biblioteca procura manter uma coleção de qualidade, conscientizando aos usuários em palestras e campanhas de preservação do acervo.

SISTEMA DE INFORMATIZAÇÃO

A Biblioteca está informatizada, desde a década de 90. Nos últimos anos, com o crescimento da Instituição e a demanda por uma eficiente gestão de biblioteca universitária, deu-se início, no primeiro semestre de 2014, à migração das bases de dados para o sistema “Pergamum”. Trata-se de um sistema de informação integrado, constituído por uma rede de bibliotecas, tendo por finalidade melhorar a qualidade global dos serviços dos usuários, promover a cooperação no tratamento da informação e o compartilhamento de recursos de informação através do Sistema Integrado de Bibliotecas Pergamum.

DISSEMINAÇÃO SELETIVA DA INFORMAÇÃO – SDI

O SDI é um serviço de divulgação da Biblioteca através do portal institucional DIÁRIO OFICIAL UNIARAXÁ ( DOUNI ). Por essa ferramenta, alunos e professores têm acesso a informações de novas publicações por áreas específicas do conhecimento, programação de eventos e notícias da área. O serviço tem como objetivo antecipar aos usuários as novidades do setor.

ATIVIDADES CULTURAIS

Projeto Universitário Leitor

O projeto foi criado com o objetivo de incentivar o gosto pela leitura, através do acesso facilitado às obras literárias. A leitura desenvolve no aluno o seu raciocínio, amplia a sua visão de mundo e melhora o seu desempenho acadêmico e profissional. Os livros são adquiridos, semestralmente, e disponibilizados em estantes destacadas no hall de entrada da Biblioteca.