APOIO AO ALUNO COVID-19 TOUR VIRTUAL
UNIARAXÁ VIRTUAL

PROFA. M.E LARISSA BORGES DE RESENDE MALDONADO

PROFA. M.E LARISSA BORGES DE RESENDE MALDONADO

COMPARTILHE
 PROFA. M.E LARISSA BORGES DE RESENDE MALDONADO

Perfil

Com perfil das pessoas bem resolvidas, Profa. Larissa é alvo favorito de quem gosta de competência e comprometimento. Já diz a tradição, que os enfermeiros são anjos aqui na terra com a missão de olhar pelo outro e dar tudo de si para ajudar vidas.  Senti de perto a competência de Profa. Larissa, sua dedicação, sua postura positiva que levanta o ânimo, o seu sorriso discreto que alegra o coração e sua atenção que faz muita diferença transmitindo energia e otimismo. Filha de Josenise Borges e Tomaz Pedrosa de Resende, é casada com Rodrigo Maldonado. O casal  tem uma dupla linda de filhas que são resenhas de amor e felicidade.

Educação

Quando se fala em Educação tem alguns nomes que se sobrepõem ao tempo por resgatarem a importância do professor, enquanto articulador de ações cidadãs que permitem mudanças significativas na sociedade. Também por tradição, temos alguns professores que trazem consigo a verve da pedagogia do amor, professores como Josenice Borges, uma grande entusiasta da educação da terra, mãe de nossa homenageada: Larissa Borges de Resende Maldonado.

Educadora

Com passaporte para trafegar com excelência pela Educação, Profa. Larissa é referência em seu fazer, emanando entusiasmo, paixão pelo que faz, e, sobretudo muita competência que foi adquirida ao longo de sua longa e bem sucedida carreira no segmento que atua.

Enfermagem

Paulo Freire, dizia que não estamos no mundo para simplesmente a ele nos adaptar, mas para transformá-lo; se não é possível mudá-lo sem um certo sonho ou projeto de mundo, devemos usar toda possibilidade que temos, para não apenas falar de nossa utopia, mas participar de práticas com ela coerentes. É na Enfermagem que Profa. Larissa realiza as utopias possíveis aos que estendem as mãos solidariamente para amparar, amenizar, proteger e ajudar. Em 2000, graduou-se em Enfermagem, pela Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL/MG, o que lhe deu chancela para realizar seus sonhos.

Formação acadêmica/titulação

Fez seu Mestrado em Promoção de Saúde, pela Universidade de Franca, UNIFRAN, defendendo a tese: “Comportamento de Universitários em Relação ao Tabagismo: subsídios para ações promotoras de saúde”. Especialização em Gestão Hospitalar –
Escola de Saúde Pública de Minas Gerais, ESP/MG, TCC –
“Santa Casa de Misericórdia de Araxá: Otimização da Assistência através de gestão planejada e participativa”. Especialização em Enfermagem Obstétrica – Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM, TCC – “Eclâmpsia: um estudo bibliográfico”.

Especialização em Administração dos Serviços de Saúde –
Universidade de Ribeirão Preto, UNAERP, TCC – “Perfil dos pacientes internados em uma Unidade de Terapia Intensiva de Araxá”.

Formação Complementar

Na área da saúde, constitui-se uma preocupação crescente dos diversos profissionais o aprimoramento de conhecimentos técnicos e científicos visando qualificar cada vez mais o nível de assistência prestada ao cliente, família e comunidade. Nesse contexto, encontra-se o enfermeiro que tem em suas mãos algo precioso que deve ser desenvolvido em todos os momentos: o cuidado com outro. Cuidado este que envolve todo um aparato de informações, um conhecimento que não é algo acabado, mas uma construção que se faz e refaz de forma dinâmica. A busca do conhecimento sempre foi uma constante no cotidiano de Profa. Larissa. No UNIARAXÁ: Atualização no Tratamento de Feridas e Cuidados. O Novo Acordo Ortográfico. Prefeitura Municipal de Araxá: Capacitação de Agentes do Aleitamento Materno. Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM: Promoção e Manejo do Aleitamento Materno. Secretaria do Estado de Saúde de MG: Curso de Gestores – Inic. Hosp. Amigo da Criança. Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL/MG:

Introdutório de PSF. Extensão Universitária em Enfermagem.

Técnicas Complementares do Cuidado. Parto Humanizado. Geriatria e Gerontologia. Terapêutica em Psicofármacos. Nutrição – Bases e Princípios da Dietoterapia. Infecção Hospitalar e Qualidade de Assistência. Câncer na Infância. Atualização em Técnicas de Curativos.

Atuação Profissional

Com serenidade de quem detém o conhecimento, o carisma dos que têm o dom de trabalhar na saúde, Profa. Larissa encanta por sua postura ética, compromissada e eficiente. Desde 2009, é docente no UNIARAXÁ, ministrando as disciplinas de Gestão dos Serviços de Saúde, Cuidados Integrais na Assist. Enfermagem II, Cuidados Integrais a Mulher, Administração Não Hospitalar, Supervisão de Estágio Curricular Supervisionado, Administração Hospitalar. Administração Não Hospitalar. Introdução à Administração. Prática em Enfermagem Cirúrgica. Na Associação de Assistência Social da Santa Casa de Misericórdia de Araxá, Santa Casa Araxá é Coletora de sg. de cordão umbilical, placenta,

Supervisora de Enfermagem e atua como enfermeira obstétrica na Maternidade. Atuou também em outras instituições sempre se destacando e fazendo a diferença por ser como é, e por fazer com o diferencial de poucos.

Prêmios e títulos

O traço comportamental de um enfermeiro em ação confunde-se com o de uma mãe tratando do filho enfermo. É uma grande profissão em razão das maravilhosas pessoas que a fazem. Juntamos aos prêmios recebidos por Profa. Larissa, os aplausos e reconhecimento do UNIARAXÁ. Recebeu por três anos o Prêmio Qualidade Anglo, Colégio Anglo de Araxá. Honra ao Mérito, UNIARAXÁ. Professor Homenageado, UNIARAXÁ. Nome de turma, UNIARAXÁ.

Produção bibliográfica

Além das produções técnicas, são vastas as publicações de Profa. Larissa em jornais de notícias, revistas, anais de congressos. Isto sem falar em sua significativa participação nas Bancas, TCCs, Orientações, Eventos da área

 

 NOTA DA ARTICULISTA: No mundo há dois tipos fundamentalmente opostos de seres: “os que arrastam os outros e os que se deixam arrastar” – inevitavelmente é preciso escolher… Alguns se tornam mais fortes, pois não se satisfazem somente em serem apoiados e tornam-se pessoas fortes, pessoas com quem os outros podem contar – consequência de uma coragem turbinada, de grande vontade de vencer, de estender as mãos, de ser para o próximo.  É assim, nossa Professora de hoje!