APOIO AO ALUNO COVID-19 TOUR VIRTUAL
UNIARAXÁ VIRTUAL

PROF. M.E VÁLTER GOMES

PROF. M.E VÁLTER GOMES

COMPARTILHE
 PROF. M.E VÁLTER GOMES

EXEMPLO QUE ARRASTA

A homenagem que hoje prestamos ao Prof. M.e Válter Gomes – Reitor do Uniaraxá, estende-se a todos professores araxaenses, pelo seu dia, “15 de outubro”.

Falar sobre o Reitor do Uniaraxá não é tarefa difícil, pois, ele é daquelas pessoas que pela sua postura de vida e conduta impecável, se torna exemplo e alvo preciso da pena que corre espontaneamente pelo papel ao registrar os traços de sua biografia.

É assim que vemos a pessoa do Reitor, também egresso do Uniaraxá, em uma das Pós-Graduações que se soma as muitas outras que tem.

Altamente ético, extremamente justo e acima de tudo de honestidade inquestionável, adjetivos estes que tornam-se superlativos nos tempo de hoje – tempo em que as pessoas ainda encontram tempo para desprestigiar as outras e incomodam-se com o sucesso do outro. Comprometido com o que faz, conquistou seu espaço com absoluto profissionalismo, angariando o respeito de todos que com ele convive.

O Reitor do Uniaraxá se posiciona sempre com estremada sinceridade, sem usar meias verdades. Através de sua exemplar postura, descobre-se a pessoa ativa, generosa, que sabe escutar e ponderar; o profissional competente que se notabilizou pela ortodoxia empresarial e extremada dedicação à docência, onde se destaca como o professor que sabe se fazer querido e respeitado por seus alunos. São pessoas como o Reitor do Uniaraxá que nos fazem acreditar em valores eternos, transcendentais: o cultivo da ética e de adjetivos que fazem do ser humano exemplos que arrastam.

REITOR DO UNIARAXÁ

Há quase duas décadas no Uniaraxá, o Reitor acompanhou de perto todas as conquistas e os grandes desafios da instituição. Assumiu o cargo de Pró – Reitor de Planejamento, Administração e Finanças, logo na transformação da FIAP (Faculdades Integradas so Alto Paranaíba) em Centro Universitário.

Por mérito e reconhecimento, ocupa hoje o cargo de Reitor do Centro Universitário do Planalto de Araxá, vivendo com coragem e serenidade todos os desafios impostos a sua gestão. Sua força e sua convicção se sustentam em princípios que cultiva ao longo da sua vida profissional. E para quem conhece o perfil do Reitor sabe que suas palavras se concretizaram em profícuas ações, gerenciadas pelo estender das mãos e o entrelaçar das mesmas em busca de ideais maiores.

EDIFICANTE HISTÓRIA DE VIDA

Durante o tempo de estudo do Prof. Válter, sempre prevaleceu a dedicação e a vontade de aprender e crescer profissionalmente. O Ensino Fundamental foi cursado no Grupo Escolar Dr. Eduardo Montandon e na Escola Estadual Vasco Santos e, o Ensino Médio, na Escola Estadual Dom José Gaspar.

O Ensino Superior na Facul­dade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro – FCETM, de Uberaba – MG. Prof. Válter  graduou-se em Ciências Econômicas, em 1985, e em Administração de Empresas em 1986. Especializou-se em Contabilidade – Análise e Gerenciamento – Universidade Federal de Uberlândia/Associação Comercial e Industrial de Araxá, em 1990. Também em Gestão Empresarial – Universidade Federal de Uberlândia, em 1993. Fez Mestrado em Contabilidade e Finanças – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SR concluído em 2005.

Sua vontade de ir sempre em frente, conquistando novos espaços e mais conhecimento, o fez participar do Ciclo de Estudos de Política e Estratégia -Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra – ADESG EMPRETEC – SE-BRAE.

UNIARAXÁ

No início, por acaso, ao concluir o curso de Administração de Empresas, em 1986, Prof. Válter procurou uma ocupação para o horário noturno, já que, desde os treze anos sempre teve atividades diurna (trabalho) e noturna (escola).

Candidatou-se a professor do Curso Técnico em Contabilidade da Escola Araxá – 2° Grau e começou a lecionar em 1987.

Com a abertura do curso de Ciências Contábeis, no Uniaraxá (antiga FACIGE), foi convidado a lecionar a disciplina Contabilidade Geral. Em seguida, a assumir o cargo de Coordenador do Curso de Ciências Contábeis e, posteriormente, foi convidado para ser Diretor da FACIGE.

De fevereiro de 1987 a maio de 2002, conciliou a vida profissional com o seu emprego na Bunge Fertilizantes (antiga Arafértil) durante o dia, e o ensino no horário noturno. Em maio de 2002, com a transformação das Faculdades Integradas do Alto Paranaíba (FAFI, FACIGE, FADI e FACISA) no Centro Universitário do Planalto de Araxá, assumiu o cargo de Pró-Reitor de Planejamento, Administração e Finanças.

Diante da impossibilidade de conciliar as suas atividades da Bunge com as do Uniaraxá, optou pelo Uniaraxá. Desde 1987 até antes de ser reitor, nunca deixe ou de lecionar ministrando a disciplina Empreendedorismo nos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Sistemas de Informação. Sempre com o comprometimento e competência que lhes são peculiares.

EMPREENDEDOR

Na Hidrominas (Grande Hotel), o Reitor atuou de setembro de 1978 a fevereiro de 1986, e seus principais cargos foram: Almoxarife, Encarregado do Setor de Faturamento e Tesoureiro.

Na Bunge, atuou de fevereiro de 1986 a maio de 2002, como Analista de Orçamentos e Custos, de Crédito e Cobrança e Financeiro, chefe do Setor Financeiro e Coordenador de Vendas.

No Uniaraxá, desde 1993, além de professor e Pró-reitor, atuou como coordenador de curso, coordenador da Empresa Júnior e Diretor de Faculdade. Atualmente como Reitor, numa aplaudida gestão tem angariado sucesso e conquistas para o Uniaraxá.

Como produtor rural, tem experiência com a produção de leite, hoje com foco em recria de matrizes leiteiras

FAMÍLIA

O Reitor Válter Gomes, pertence a uma especial família de seis irmãos, cujo norte foi sempre o traba­lho e as grandes lições de vida dadas pelo patriarca, o saudoso Sr. Manoel Gabriel Gomes, e pela matriarca, Dona Tereza Rosa Gomes que exala simplicidade e autenticidade.

Com os irmãos, Valdir, Valdete, Valdomíro, Vantuir e Geraldo Magela, nosso homenageado viveu uma infância humilde, porém rica em ensinamentos dos pais.

Do seu pai, apesar de ter convivido com ele apenas doze anos, devido seu falecimento, herdou os mais nobres princípios: honestidade, ética, a valorização dos estudos e a grandeza do trabalho. Da sua mãe, desde a infância e juventude, trago a formação religiosa pelo seu grande exemplo de fé e o espírito guerreiro diante das dificuldades.

HARMONIA MATRIMONIAL

No ano de 1993, Prof.Válter casou-se com Sebastiana Aparecida Ribeiro Gomes, carinhosamente chamada por Tianinha, (professora universitária de carreira no Uniaraxá, onde atua há mais de dezesseis anos), que, num compasso harmonioso, faz valer a máxima que por trás de um grande homem sempre está uma grande mulher.

Nutrimos a muito um grande carinho por Tianinha que além de ser referencial como professora, tem aguçada inteligência, é sensível e discernir os interesses maiores da vida. Tianinha é a prova irrefutável de que devemos usar o mesmo peso e a mesma medida para todas as pessoas.

Com Prof. Válter e os filhos Pedro Augusto Ribeiro Gomes e Ana Alice Ribeiro Gomes, forma uma família linda, alicerçada em conceitos eternos.

NOTA DA ARTICULISTA:

Os grandes exemplos afloram aspirações que, com tanta força, fazem os homens de hoje sentirem a imensidão do mundo, a grandeza do espírito, a magia da fé e o valor sagrado de toda verdade nova.