APOIO AO ALUNO COVID-19 TOUR VIRTUAL
UNIARAXÁ VIRTUAL

SARGENTO AMILTON MARCOS MOREIRA

SARGENTO AMILTON MARCOS MOREIRA

COMPARTILHE
 SARGENTO AMILTON MARCOS MOREIRA

Curso de Direito

GENEALOGIA

Nosso egresso é conhecido pelo relevante trabalho que realiza na comunicação de Araxá como repórter policial e pelos trabalhos sociais que realiza. Sargento Amilton, nasceu em 20 de maio de 1967, na cidade de Catiara – Minas Gerais é filho de Ramiro Mendes Moreira e Maria de Lourdes Moreira, o terceiro dos quatro filhos da estimada família. Apesar de sua origem humilde, foi rica sua aprendizagem nos reais valores da vida.

VENCEDOR

Ainda criança, mudou-se para Araxá. Estudou nas escolas: Escola Estadual Maria de Magalhães e Escola Estadual Dom José Gaspar. Neste período, ainda adolescente, trabalhou na empresa Nilza Neves Santos, e posteriormente na empresa Indústria de Móveis Araxá (IMA). Após concluir o ensino fundamental, mudou-se para Belo Horizonte, ingressando nas Forças Armadas do Exercito Brasileiro, graduando-se a Sargento. Sempre buscou seus sonhos sem a espera do depois, mas com a certeza de que poderia vencer sempre.

COMUNICADOR

Sargento Amilton é um grande comunicador. A grandeza das pessoas se manifesta na capacidade que elas têm de relacionar-se com o outro, com o mundo e com Deus. Nosso egresso faz isto com exemplar maestria! Sempre há quem fala demais e quem escuta bastante. Todo mundo tem uma verdade para dizer. Para captar a verdade de tantos outros, devemos estar mais prontos para escutar e depois com sabedoria transmitir às pessoas certas e na hora certa. Sargento Amilton tem este dom especial, o que, aliás, é pertinente às atividades que exerce, com muita competência. Lida com grande intimidade com o estéreo dos microfones e à disciplina da polícia militar. Tem ainda um blog – www.sargentoamilton.com.br/‎ que cumpre com excelência sua missão de informar.

FAMÍLIA

É casado com Aparecida Nunes Viegas Moreira e têm um trio encantador de filhas. Sabedor do valor da família acredita que precisamos colocar amor em nossa vida, em nossa família, para que ele seja transformado em amor divino, o mesmo amor que une as pessoas e que é tão grande e tão repleto de felicidade, que extravasa e quer ser espalhado. E é por meio do amor na família que encontraremos a plenitude da felicidade. Tem em sua esposa a companheira fiel e cumplice de jornada de vida, que o estimula e está sempre a seu lado.

RETORNO

Depois de ingressar na Polícia Militar de Belo Horizonte, foi transferido para Araxá após conclusão do curso de Sargento. Com tempo vencido e obrigações impecavelmente cumpridas requereu sua aposentadoria da Polícia Militar. Em 1990, desligou-se do Exercito e começou a trabalhar na Copasa e MGS. Em 1999, ingressou no quadro da Federação Mineira de Futebol, nutrindo sua paixão pelo esporte que fascina e encanta.

REPÓRTER POLICIAL

Sargento Amilton é também repórter policial na rádio Imbiara e percebemos que exerce suas funções com uma paixão insaciável.

As primeiras coberturas de Polícia surgiram por volta de meados do século XIX, nos jornais sensacionalistas da Inglaterra e dos Estados Unidos. Os repórteres de polícia podem ou não utilizar técnicas de apuração do jornalismo investigativo. Por lidar com crime e criminosos, muitas vezes de alta periculosidade, o Repórter Policial é uma especialização de alto risco para os profissionais, principalmente os repórteres apuradores que vão às ruas e se expõem aos criminosos.

O jornalismo policial, historicamente, é revelador de grandes repórteres. Ainda hoje, editores colocam jornalistas iniciantes para cobrir a criminalidade como forma de testar sua versatilidade e resistência. Ninguém que não tenha nascido para isso e esteja disposto a viver só para isso poderia persistir numa profissão tão incompreensível e voraz, que é relatar as mazelas dos atos humanos. Sargento Amilton com maestria cumpre com o papel de noticiar e alertar a sociedade araxaense para o que está acontecendo, reportando os fatos policiais cotidianos. Tem o compromisso, de expor e alertar o povo sobre os problemas que ocorrem e quem são os indivíduos perigosos. Isto ele faz com grande profissionalismo e competência tendo como consequência uma aplaudida audiência.

DIREITO

O dinamismo de Sargento Amilton sempre o levou a buscar novas formas de aperfeiçoar seus conhecimentos. Dificuldades ou problemas nunca assustaram ou esmaeceram nosso egresso.

Para ele, dificuldades podem ser superadas e problemas podem ser resolvidos, sem dramaticidade antecipada, com atitudes positivas, de fé e de coragem. Fazer o curso de Direito no Uniaraxá foi uma das formas que encontrou de complementar seus conhecimentos, na área jurídica o que foi muito relevante em sua vida. Uma grande conquista.

TRABALHO SOCIAL

Exercendo a função de Repórter Policial na Rádio Imbiara, desenvolve paralelamente importante trabalho social junto à comunidade araxaense. Tudo o que nos cerca não diz respeito apenas a nós, mas a todos. Em sociedade, sempre estamos em relação coletiva. E ninguém é dono de ninguém. Todos precisamos de todos, parte que somos uns dos outros, sobretudo quando nos colocamos a serviço, buscando integrar ou integrando-nos àquelas pessoas que nada possuem. Um gesto nosso, um serviço voluntário, gratuito, poderia lhes devolver a dignidade e o direito de usufruir da liberdade e do exercício da cidadania.

O trabalho voluntário significa que cada pessoa é chamada a sair de sua individualidade e, somando-se à coletividade, dar um pouco de si àqueles que nada têm. É isto que Sargento Amilton faz com a gratuidade do coração. Se cada um de nós fizéssemos como nosso egresso teríamos uma sociedade mais digna e um Brasil melhor.

VEREANÇA

Em 2012, participou do pleito eleitoral, e foi eleito como vereador com 1490 votos pelo partido PT do B. Sua liderança nata e poder de mediação o levaram a ocupar a Vice – presidência da Câmara Municipal de Araxá.

NOTA DA ARTICULISTA: A motivação pelo trabalho e o exercício permanente do respeito, faz com que a gente viva bem e com prazer, não desejando da vida o impossível e nem o sucesso do outro. Mas, sim a conquista do nosso próprio sucesso…