COVID-19
UNIARAXÁ VIRTUAL
COVID-19 UNIARAXÁ VIRTUAL

MAURO DO DETRAN

MAURO DO DETRAN

COMPARTILHE
 MAURO DO DETRAN

Curso de Direito – 2004

Pós – Graduação em Direito Processual  – 2006

 Identidade

Mauro nasceu na capital mineiraBelo Horizonte, em 30 de julho de 1967, filho de João Chaves e Maria da Conceição Chaves. É casado com Edvânia Aparecida Ribeiro Chaves com quem tem um trio encantador de filhos: Mauro da Silveira Chaves Júnior, Nicole Ribeiro Chaves e Valentina Ribeiro Chaves.

Perfil

O nome Mauro do DETRAN, como é conhecido, é devido ao seu, trabalho no órgão a mais de 12 anos. É também investigador na Polícia Civil, é sempre citado, comentado, lembrado e até mesmo pauta de indagação. Quem é Mauro do DETRAN?!? Engana-se quem pensa que Mauro é de poucas palavras; circunspecto sim, mas Dom Casmurro, jamais. Revela-se um gentleman, com grande experiência no segmento em que atua, ideais articuladas e dinâmicas. Seu nome é sempre lembrado em tempo por quem aprecia um bom papo e gosta de fazer um exercício mental, pois sua inteligência aguçada, informação profunda e raciocínio rápido são as marcas registradas de seu perfil, o que o isenta da vulnerabilidade da desargumentação e o nomeia como um investigador brilhante. Um grande nome e um profissional que honra os lugares em que trabalha.

 Carreira

Ingressou na Polícia Civil de Minas Gerais em 1986. O que o motivou a prestar concurso para a Polícia Civil foi à vontade espontânea de fazer justiça. Considera como uma dádiva de Deus que lhe mostrou o caminho para que se realizasse profissionalmente.  No Brasil, diferentemente de vários países do mundo, são duas as polícias, a civil e a militar, e cada uma tem uma função. A civil é chamada de polícia judiciária e a ela compete fazer a investigação depois que os crimes aconteceram. Os delegados e investigadores (agentes) ficam com a parte de “descobrir”, investigar, conseguir provas e chegar ao autor do delito. É um trabalho complexo, feito por uma equipe encarregada de desvendar o crime. No Brasil há cerca de 150 mil policiais civis, que trabalham sem uniforme, com roupas comuns, “à paisana” como se costuma dizer. Mas trazem no distintivo toda responsabilidade de investigar todos os tipos de crimes, como roubos, assaltos, assassinatos, sequestros…  Vereador Mauro é inspetor e chefe do setor de inteligência da Policia Civil. Além de ser examinador de trânsito da banca do DETRAN, é especialista em análise de recursos de infrações de trânsito e instrutor básico de tiros; além de outros cursos ministrados pela Academia de Polícia Civil de MG.

Valorização

Diante do brilhante trabalho realizado pela Policia Civil é imprescindível maior valorização àqueles que decifram a forma e os meios de atuação dos criminosos e os apresenta à Justiça, com risco real de perseguição e de morte para si e para familiares.  O que se propõe é um apagar das falhas do passado, com ações eficazes para minorar os danos no presente, criando nos policiais e na população esperanças de um futuro melhor. O foco de maior valorização incide sobre a Polícia Civil porque a ela incumbe não apenas investigar o que aconteceu, mas, além disso, realizar estudos das ações criminosas na atualidade e projeções de delitos e respectivos modus operandi no futuro, criando métodos de prevenção e combate, pois assim age a polícia moderna em todo o mundo. Convidamos toda comunidade para uma corrente de valorização a Polícia. Afinal, esse é o justo desejo dos policiais e da sociedade, e um dos maiores temores do crime organizado.

Liderança e altruísmo

Próprio de lideranças positivas é a força que alavanca ações inusitadas; a determinação com que envolve em seus projetos, o alto nível de comprometimento que se dispõe ao traçar metas – percebemos tudo isto em nosso entrevistado, motivos que o torna um ser humano iluminado e vereador com expectativas de um futuro brilhante. É com grande paixão que fala de suas propostas como vereador, é com entusiasmo crescente que perfila as realizações atuais e metas futuras. É com altruísmo dignificante que reconhece que não faz nada sozinho valorizando sua família, sua equipe e colegas de trabalho.

Bacharel em Direito

Escolheu cursar Direito para capacitar melhor em sua área de atuação. Aperfeiçoou-se cursando Pós-Graduação em Direito Processual Civil, Penal e do Trabalho, também pelo Uniaraxá. Tem planos de cursar doutorado em Ciências Jurídicas e Sociais na Universidade de Buenos Aires.

Vereança

Foi candidato a vereador e já no primeiro pleito foi eleito com 962 votos pelo PDT.

A sua principal bandeira na Câmara Municipal é a segurança pública, focando na Criação e implantação da Secretaria Municipal de Segurança Pública; Implantação e construção dos Portais de entradas da cidade; Construção da Delegacia de Trânsito; Ampliação da Delegacia de combate à violência contra a Mulher;

Criação e implantação da Guarda Municipal; Implantação da Ronda Escolar; Atenção prioritária à criança e ao adolescente: garantindo meios para o pleno funcionamento dos conselhos Tutelar da Criança e do Adolescente; Fortalecimento da gestão de trânsito, ampliando o número de agentes de trânsito. Implantação do Programa Reluz, em parceria com a Cemig. A iluminação pública deverá ser feita com lâmpadas de vapor de sódio, que iluminam mais e consomem menos que as lâmpadas tradicionais, eliminando os pontos escuros que trazem insegurança aos moradores, principalmente nas áreas de risco.

Orgulhoso de poder servir ao povo da cidade de Araxá, o vereador Mauro está atento às necessidades da população e já está implementando novos projetos e novos desafios.

 UNIARAXÁ

“É uma instituição moderna, capacitada, dinâmica e importante para o desenvolvimento social da nossa cidade e da região”.

Nota da Articulista: Quando se busca o cume da montanha, não se dá importância às pedras do caminho.