Vestibular
Presencial
Vestibular
Presencial
INSCREVA-SE
CENTRAL UNIARAXÁ

Uniaraxá Acontece

Campus lotado no Dia da Responsabilidade Social do UNIARAXÁ

COMPARTILHE

O campus do UNIARAXÁ recebeu, no último sábado (22), a comunidade de Araxá para o Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular. O objetivo foi disponibilizar à comunidade, em um único dia, todos os serviços oferecidos, durante todo o ano, pelo Centro Universitário; e, assim, aproximá-la da Instituição; garantindo, também, aos estudantes a prática vivenciada. A 14ª Edição do evento, que contou com 22 tipos de serviços e mais de 60 voluntários e parceiros, reuniu um público de mais de 2,5 mil pessoas.

Para Zulma Luciana de Oliveira, Coordenadora de Extensão do UNIARAXÁ, o Evento ressalta a confiança que a comunidade possui, em relação aos serviços prestados pelo Centro Universitário. “O Dia da Responsabilidade Social oportunizou, em um só dia, uma mostra das ações, nas áreas de Educação, Saúde, Cultura e Meio Ambiente. Esse evento promove a integração da Instituição com a comunidade externa, pela prestação de serviços, nas áreas de seus Cursos; e, também, incentivam a prática acadêmica, voltada para desenvolvimento da consciência social e política. O grande público presente, nos diversos serviços prestados; e, as constantes solicitações da comunidade externa, durante o ano, são uma demonstração de confiança no UNIARAXÁ”, destaca.

O Dia da Responsabilidade Social já é uma tradição no UNIARAXÁ. Trata-se de uma mostra de ações, que ocorrem, durante todo o ano; beneficiando Araxá e região. Essas ações envolvem toda a Comunidade Acadêmica. Estudantes e professores, dos mais diversos Cursos da Instituição, levam ao público as vivências e os aprendizados, construídos durante o ano; por meio de atendimentos e prestação de alguns serviços.

Os atendimentos, na área da Saúde, por exemplo, são muito procurados no dia. Aferição de pressão arterial, testes de glicose, avaliação postural, alongamentos musculares, orientações sobre hábitos saudáveis, entre outros atendimentos, fazem parte do leque de atendimentos, voltados à saúde e à qualidade de vida. Além desses, o público participante pode, ainda, cuidar do visual, por meio do atendimento de corte de cabelos.

Além da assistência à saúde, o público pode contar, ainda, com assistência jurídica e aprender um pouco sobre a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Os jogos eletrônicos proporcionaram a inclusão digital; e, os jogos de xadrez trabalharam raciocínio e concentração dos jovens. Movimento intenso, também, na Oficina de Lego e na palestra sobre Orçamento Familiar. No Campo Olímpico do UNIARAXÁ, muita adrenalina, nas partidas de futebol. Para as crianças, brincadeiras diversas na Rua do Lazer, pintura facial e muita pipoca e algodão doce. No estande do “Fazendo a Minha História”, os pais puderam efetuar a inscrição dos filhos para o projeto que iniciará as atividades, em breve. Para os apaixonados por plantas, houve distribuição de mudas; momento para refletir e se conscientizar, também, sobre questões ambientais.

As apresentações artísticas, por meio da parceria com o CAMTA (Centro de Atendimento Múltiplo dos Talentos de Araxá), foram um espetáculo à parte. As diversas coreografias apresentadas encantaram o público e animaram os espectadores. Não poderia faltar, ainda, música ao vivo, com a cantora Maria Carolina Moura Borges, da banda “Os Moura”. A animação se estendeu, com a aula de Zumba; fazendo com que adultos e crianças saíssem do chão e se movimentassem, com o ritmo contagiante das músicas. No mesmo momento, estudantes das escolas públicas da cidade participavam de uma interessante aula de Biologia; com direito à análise, nos microscópios dos laboratórios da Instituição.

O sucesso da programação do evento é reforçado, também, pelas importantes parcerias com Instituições da cidade. Em 2018, o Evento contou com a parceria da Polícia Civil e do DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito), que realizaram, no campus, a emissão de 160 documentos de identidade. Ainda, em parceria com os Órgãos, foi realizado o emplacamento de aproximadamente 150 veículos, em um dos estacionamentos do Centro Universitário. O Tribunal Regional Eleitoral, também, marcou presença; e, garantiu ao público uma reflexão sobre o voto consciente. Na oportunidade, participantes puderam realizar, na urna eletrônica, a simulação de voto; e, fazer o recadastramento eleitoral biométrico. Vale ressaltar outros parceiros que se fizeram presentes e contribuíram para o sucesso do Evento, como a Polícia Militar, SESI/SENAI, SESC, CREA Jr. (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), Pequeno Jardineiro, CBMM (Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração) e Secretaria Municipal de Educação.

O Dia da Responsabilidade Social encerrou as atividades e atendimentos às 14 horas; cumprindo o seu compromisso com a cidadania e a ética; garantindo à comunidade local um dia repleto de vivências, informações e diversão. Para estudantes e professores dos Cursos participantes (Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Estética e Cosmética, Fisioterapia, Pedagogia e Sistemas de Informação), novas experiências e diversos conhecimentos construídos. O UNIARAXÁ se prepara, agora, para a próxima edição do evento, que promete ser um sucesso, ainda, maior.