APOIO AO ALUNO INOVAÇÃO TOUR VIRTUAL
UNIARAXÁ VIRTUAL

Espaço Físico

HOMEBiblioteca Espaço Físico

Espaço Físico

O espaço físico da Biblioteca está distribuído em 12 ambientes diferenciados os quais encontram-se sinalizados no hall de entrada. Quanto à disposição da área interna, seu espaço está distribuído em várias seções diferenciada

O espaço físico da Biblioteca está distribuído em ambientes diferenciados

A Biblioteca ocupa uma área física de 645 m2 em espaço adaptado para o seu funcionamento.

Na estrutura organizacional, atua na modalidade de Biblioteca Central, reunindo os acervos de todos os Cursos oferecidos pelo Centro Universitário do Planalto de Araxá – UNIARAXÁ.

O espaço físico da Biblioteca está distribuído em várias seções diferenciadas as quais encontram-se sinalizadas no hall de entrada.

Recepção e Guarda-Volumes

O guarda volume é um espaço/serviço que dá segurança e comodidade ao usuário. Neste local os alunos deverão deixar um documento de identificação (preferencialmente a carteirinha da biblioteca, com foto) e em troca receberá uma chave numerada, correspondente a um compartimento no qual guardará os seus pertences. É permitido ao aluno entrar com lápis, caderno, folhas. O material que o aluno levar para dentro da Biblioteca é de responsabilidade dele.

Áreas para acesso à Internet

A biblioteca dispõe de computadores, com acesso à internet, destinado à consulta e pesquisa. Os computadores são monitorados por um software específico que controla o acesso, bem como os endereços acessados, permitindo aos funcionários o bloqueio do computador em caso de uso indevido.

Empréstimo Domiciliar

O empréstimo domiciliar é informatizado e o atendimento ao usuário é realizado no 1º Balcão do Hall de entrada.

BiblioBrinquedoteca

A BiblioBrinquedoteca do UNIARAXÁ: laboratório do ler e do brincar foi criada com a fusão de dois espaços de aprendizagem: a biblioteca Infanto-juvenil da Escola de Aplicação e a brinquedoteca do Curso de Pedagogia. O novo espaço é uma extensão da Biblioteca Central do UNIARAXÁ que funciona em local próprio e planejado para atender às crianças e aos acadêmicos do Curso de Pedagogia. Está localizada no bloco/sala 01C02.

Estação BVS

A Biblioteca do UNIARAXÁ foi a 3ª Instituição Privada do País a receber uma Estação BVS – Biblioteca Virtual de Saúde, inaugurada em Outubro de 2007, um espaço destinado a pesquisa na área da Saúde, reservado aos alunos e professores do Instituto de Ciências da Saúde. Além das pesquisas, também são realizados treinamentos sobre o uso desse site e plantão de atendimento individual.

Sala de Estudos em Grupo

As cabines de estudo em grupo, como o próprio nome diz, são destinados ao estudo com mais de 2 alunos, e como possuem aberturas na parte superior do ambiente, deve-se conter o tom baixo de voz. Essas salas, bem como todos os ambientes da biblioteca são monitorados pelo Circuito Interno de TV.

Área de Pesquisas e Consultas

Espaço aberto com aproximadamente 80 lugares disponível para o estudo e a pesquisa.

Estudo Individual

Para melhor concentração nos estudos, a Biblioteca oferece um ambiente apropriado para o estudo individualizado, contando com 32 cabines em área reservada sem fluxo de usuário.

Sala de Recursos

Espaço equipado com mobiliários, materiais didáticos, equipamentos de informática e softwares específicos para o atendimento aos usuários com deficiência visual, auditiva e motora. A Biblioteca mantém convênio de cooperação com o Setor Braille, da Biblioteca Pública Municipal de Araxá, para garantir assistência aos usuários com deficiência visual.

Processamento Técnico

Todo o acervo recebido pela biblioteca é cadastrado e processado neste local, além de outros serviços administrativos.