História Licenciatura
O curso de Licenciatura em História do UNIARAXÁ preocupa-se em formar alunos que sejam capazes de desempenhar competências nas diversas áreas da educação, sendo profissionais atentos e críticos, com olhar para a importância da História no entendimento e na busca constante de oferecer mecanismos educativos de qualidade.
Formação
O profissional formado em Licenciatura em História além de poder dar aula na educação básica, também pode atuar em algumas outras áreas:
•Preservação do patrimônio histórico - Preparar, selecionar, identificar e organizar documentos históricos para acervos de museus e de centros de documentação.
•Levantamento de dados e produção de textos em editoras e produtoras - A indústria literária e cinematográfica tem crescido nas produções de materiais que contam nossa trajetória. O profissional de história será responsável por pesquisar sobre os assuntos e materiais necessários para a realização dos trabalhos audiovisuais e ou acervos literários.
•Atuar em museus - Ser responsável pela manutenção, cuidado, pesquisa das obras e artefatos, levando à sociedade a ter um encontro com a nossa história.
•Memória empresarial - Responsável por pesquisar a história de instituições, empresas e mercado para preparar livros, artigos e ou reportagens sobre o negócio.
•Docência - O profissional também pode lecionar para a educação superior ou em cursos pré-vestibulares sobre a história geral, do Brasil ou temas sobre sua especialização.
•Elaboração de materiais didáticos – Produção de material didático para cursos em Educação corporativa, Educação à distância, Contextos históricos, dentre outros.
•Pesquisa acadêmica ou de empresas – Colaborando para a preservação da Memória histórica.
•Analista ou colunista de meios de comunicação.
•Gestão de documentos e coleções.
•Consultoria de produções culturais.
•Historiografia corporativa.
| TE - Teórica | PR - Prática | SU - Subtotal | IIntegrador TTCC EEstágio AAtiv. Compl.
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
História da Educação | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
A disciplina irá contemplar o pensamento pedagógico na Antiguidade Clássica, na Idade Média e no Renascimento, abordando a concepção de educação de cada período histórico. Tratará da educação no contexto brasileiro, a chegada dos jesuítas e suas concepções pedagógicas. As reformas pombalinas, o ensino na época do Império e nos primeiros anos da República. Contemplará o Manifesto dos Pioneiros e o pensamento dos escola novistas, bem como a educação popular e o pensamento de Paulo Freire. A educação no período ditatorial e as concepções pedagógicas do período. A educação brasileira nos dias atuais, legislações e perspectivas. |
Filosofia da Educação | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Conceito e evolução da Filosofia. Filosofia, religião, ateísmo e ciência. Senso comum, ciência e Filosofia. Os principais períodos históricos da Filosofia. Temas em Filosofia: realidade, consciência, razão, liberdade, historicidade, ideologia, alienação, educação, trabalho, cidadania. Os principais filósofos da educação e suas influências nas teorias e práticas educacionais. |
Atividades de Extensão I | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 40 |
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 25 | 25 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Sociologia da Educação | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Criação da Sociologia como ciência independente. Principais pensadores. As relações educação e sociedade e educação e Sociologia. Estudo das concepções teóricas sobre a educação no discurso sociológico dos autores clássicos das Ciências Sociais (Marx, Durkheim e Weber) e no discurso dos autores contemporâneos. O cotidiano escolar: investigação e análise. Análise sociológica do processo educacional e seus desafios. A escola, a educação e os profissionais de educação; o professor como mantenedor da ordem social; o professor como questionador e transformador da ordem social; o professor como ator social. Funções sociais do professor. |
Introdução aos Estudos Históricos | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
O ofício do historiador. Análise sobre objetos, fontes, métodos da história e a intervenção do historiador no processo de produção do conhecimento histórico. Abordagem sobre os principais conceitos históricos e as periodizações históricas. |
Teoria da História e Historiografia | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Estudo das diferentes teorias e correntes historiográficas. Análise sobre a constituição da História como disciplina científica. Relações entre o iluminismo, o romantismo, o positivismo e o historicismo e suas implicações no processo de desenvolvimento da produção histórica. Escolas historiográficas do século XX. |
Atividades de Extensão II | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 40 |
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 25 | 25 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Psicologia do Desenvolvimento e da Educação | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Noções básicas de Psicologia: formação da personalidade e sociabilidade; Personalidade e psicopatologia: noções básicas. A Psicologia da Educação no contexto brasileiro: importância da preparação do perfil profissional do educador. Os teóricos do desenvolvimento e da aprendizagem e suas implicações na educação: Gesell, Binet, Pavlov, Skinner, Vygotsky, Leontiev, Luria, Wallon, Jean Piaget, Rogers e Freud. Fases do desenvolvimento psicomotor: importância da estimulação e principais intercorrências no desenvolvimento. |
História Antiga | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
A historiografia da Antiguidade Clássica. Análise sobre a principais estruturas das civilizações orientais: povos mesopotâmicos e Egito antigo. Reflexões sobre o desenvolvimento da cultura romana e da cultura grega e suas contribuições para a formação do pensamento histórico moderno. |
Didática | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
A Didática e seus fundamentos históricos, filosóficos e sociológicos: concepções de educação e teorias pedagógicas que orientam a prática dos professores. Implicações dos fundamentos sócio-político-epistemológicos da Didática na formação do profissional professor e na construção da identidade docente. Análise dos efeitos das mudanças culturais, científicas e tecnológicas na Educação e na Didática. Análise das relações fundamentais do processo educativo: transmissão/construção do conhecimento; teoria/prática; conteúdo/forma; ensino/aprendizagem; sucesso/fracasso; professor/aluno; aluno/aluno. Estudo da interdependência dos elementos constitutivos do ciclo didático: objetivos, conteúdos, procedimentos, recursos materiais e tecnológicos, avaliação. O pedagogo e o processo ensino-aprendizagem. |
Atividades de Extensão III | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 40 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
História Medieval | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
O conceito de Idade Média. Abordagem sobre o processo de transição da antiguidade à idade média. As características institucionais, políticas e sociais do feudalismo. Visão geral sobre a formação dos reinos romano-germânicos, o Império Bizantino, o surgimento e expansão do Islã. Produção historiográfica relativa à Idade Média. |
Avaliação da Aprendizagem | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Avaliação: dimensões institucional, educacional e de ensino-aprendizagem. Estudo das teorias e práticas da avaliação educacional a partir dos paradigmas interacionistas da sociedade e da ação pedagógica, construindo novas abordagens e novos procedimentos do ato de avaliar. |
Política Educacional e Organização Escolar Brasileira | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Estudo analítico das políticas educacionais no Brasil com destaque para: a política educacional no contexto das políticas públicas; organização dos sistemas de ensino considerando as peculiaridades nacionais e os contextos internacionais; políticas educacionais e legislação de ensino; estrutura e funcionamento da educação básica e do ensino superior; impasses e perspectivas das políticas atuais em relação à Educação. Princípios e funções fundamentais de Direito e Legislação. Estudo analítico e crítico dos aspectos legais do sistema escolar. A legislação do ensino no Brasil e seus condicionantes específicos. Estudo dos projetos educacionais e dos planos dos órgãos político-administrativos nos últimos vinte anos. |
Atividades de Extensão IV | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 40 |
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 25 | 25 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
História da Arte | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Introdução ao conceito de Arte. Conhecer e discutir as relações entre História e Arte. Identificar e problematizar as especificidades da arte e suas relações com a cultura. Identificar os diferentes períodos da história da arte. Perceber a importância e a contribuição da arte para a sociedade. |
Teoria do Currículo | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Concepções teóricas de currículo e seus fundamentos. O campo do currículo na sua complexidade e diversidade teórica: uma análise da construção do conceito. Teorias críticas do currículo e o desvelamento das relações de poder na escola. As teorias pós-críticas: diferença, identidade e diversidade cultural e os novos rumos do currículo. Políticas de Formação de Professores e políticas curriculares: novas diretrizes para a Educação Básica. |
Metodologia e Prática do Ensino de História | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
A história, ciência do social. Pressupostos teóricos e epistemológicos do ensino da história. Tendências recentes do ensino da história: o cotidiano; as mentalidades; a micro-história e a história oral: fundamentos básicos. Objetivos, conteúdos, metodologias e recursos auxiliares do ensino de história nas séries iniciais e sua integração com as demais áreas do conhecimento. O trabalho por projetos: planejamento e execução de atividades experimentais que evidenciem os fatos históricos, os sujeitos históricos, os documentos históricos e o tempo histórico. |
Atividades de Extensão V | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 40 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
História Moderna | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Abordagem sobre a transição da idade média para a idade moderna. A formação do pensamento moderno. A formação do Estado Absolutista e os teóricos do absolutismo. As transformações da Europa Ocidental durante o processo de desenvolvimento do capitalismo. A constituição do liberalismo e as Revoluções Inglesas. |
História da América I | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Estudo sobre as sociedades pré-colombianas e suas diferentes culturas. Análise sobre os processos de conquistas do território pelos europeus, os conflitos e resistências. Abordagem sobre as diferentes formas de trabalho e escravidão. Desintegração do sistema colonial os processos de independências. |
Historiografia Brasileira | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Introdução à historiografia brasileira a partir do século XIX. Análise sobre a construção do ideal de Nação e da História do Brasil. A constituição, institucionalização e profissionalização da historiografia brasileira. A tradição historiográfica a partir da obra de Capistrano de Abreu, Sergio Buarque de Holanda, Gilberto Freyre e Caio Prado Junior. Análise sobre a historiografia contemporânea brasileira. |
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 25 | 25 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
História das Religiões | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
As diferentes religiões em perspectiva história. As relações entre história e religião. Surgimento, doutrinas, organizações e práticas religiosas. Analisar a importância das religiões na formação das sociedades. Perceber a religião enquanto uma dimensão essencial da cultura histórica. |
História da América II | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Formação da ideia de Estado Nação. O processo de independência dos reinos hispano-americanos. A constituição da identidade política e cultural. A difusão de ideias iluministas, Revolução Francesa, Revolução Industrial, Era Napoleônica e suas implicações no processo de constituição dos Estados-Nação na América Latina. Análise sobre o populismo e as ditaduras na América Latina. |
História do Brasil Colônia | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
A chegada dos portugueses ao território brasileiro e o processo de conquista e colonização. As capitanias hereditárias e os governos-gerais. A formação da economia colonial e os sistemas de trabalho e escravidão. A presença do catolicismo, os jesuítas e suas relações com os indígenas, africanos e colonos portugueses. A crise da colonização e os movimentos separatistas e nativistas. |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
História do Brasil Império | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
A Corte portuguesa no Brasil e as transformações culturais e políticas operadas a partir de 1808. Análise sobre o processo que culminou na independência do Brasil. Abordagem sobre estrutura política brasileira durante o governo de D. Pedro I. Os ciclos econômicos na primeira metade do século XIX. Abdicação de D. Pedro I e o período regencial. Revoltas regenciais. Perceber o processo político que ocasionou a golpe da maioridade de D. Pedro II. Economia, Política, Guerra do Paraguai e Abolição da Escravidão. |
LIBRAS | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Línguas de sinais e o Surdo. Concepções, princípios e diretrizes de um sistema educacional inclusivo. Função da escola na perspectiva para educação inclusiva. Legislações e políticas públicas para uma educação inclusiva. Linguagem e Surdez. Cultura Surda e Identidade. Implicações sociais e educacionais. Direito linguístico dos Surdos. Introdução à Língua Brasileira de Sinais (Libras). Processo de aquisição da Libras para os surdos como L1. Estudos Gramaticais: Morfologia, Fonologia, Sintaxe e Pragmática. Datilologia. Léxico: Cumprimentos, Pronomes Pessoais e Possessivos, Gêneros, Família, Números, Advérbios de tempo, Verbos em Contexto, Contexto Escolar, Contexto Cidade. Expressões não manuais como elementos linguísticos. Docência e Tradução: formação para campos distintos de atuação. Código de ética para tradutores e intérpretes de Libras e Língua Portuguesa. |
Estágio I | 0 | 0 | 0 | - | - | 140 | - | 140 |
Desenvolvimento de atividades relacionadas com as áreas de estudos, a serem executadas pelo acadêmico em escolas ou organizações e instituições educativas, de acordo com a área de formação pela qual optou e proporcionar reflexão, sistematização e a aplicação dos conhecimentos tratados em situação formal de ensino-aprendizagem às práticas ambientadas no mercado de trabalho. |
Atividades de Extensão VI | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 40 |
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 25 | 25 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
História Contemporânea | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Abordagem sobre a consolidação do capitalismo. As transformações ocorridas no mundo ocidental a partir da Revolução Francesa e Revolução Industrial. As transformações culturais do século XX. Discussões sobre o Imperialismo, Neoimperialismo, formação dos Estados Totalitários, Primeira e Segunda Guerra Mundial e Guerra Fria. Descolonização da África e Ásia. Crise do Socialismo e desintegração da URSS. Globalização e os efeitos da pós-modernidade. |
História do Brasil República | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
O movimento republicano e processo que desencadeou a queda da monarquia brasileira. O primeiro governo republicano. Economia e política na virada do século XIX para o XX. Os movimentos sociais e as revoltas do período republicano. A industrialização do Brasil. A Revolução de 1930 e governo de Getúlio Vargas. Reflexões sobre os governos posteriores, perpassando o Golpe de 1964, os governos militares e o processo de transição para a democracia. Brasil pós 1988. |
Metodologia da Pesquisa em História | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
O processo de elaboração da pesquisa em História. Discussão e operacionalização de conceitos e técnicas de pesquisa. A crítica as fontes e as documentos. A interpretação das fontes e as etapas do projeto de pesquisa. Análise sobre as diferentes vertentes historiográficas e seus diferentes modos de produção do conhecimento histórico. |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Ética | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Fundamentos Filosóficos. Direitos e Cidadania. Questões Culturais. Ética Geral e Ética Profissional. Ética e Moral. Fontes de Regras Éticas. Objetividade dos Valores. Ética Social e Profissional. A Ética nas Relações de Produção. A Ética no Mundo Contemporâneo. Código de Ética Profissional. Cenário e Tendências. Desafios e Dilemas Éticos da contemporaneidade – Desafios nas relações do indivíduo com a sociedade. O fator cultural na prática moral e ética da sociedade. A questão da pobreza e suas implicações éticas. Um olhar sobre as minorias. O desafio da violência no Brasil. Questões de gênero e suas implicações. |
Estágio II | 0 | 0 | 0 | - | - | 140 | - | 140 |
Desenvolvimento de atividades relacionadas com as áreas de estudos, a serem executadas pelo acadêmico em escolas ou organizações e instituições educativas, de acordo com a área de formação pela qual optou e proporcionar reflexão, sistematização e a aplicação dos conhecimentos tratados em situação formal de ensino-aprendizagem às práticas ambientadas no mercado de trabalho. |
Atividades de Extensão VII | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 40 |
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 25 | 25 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Ensino de História: Debates e Tendências Historiográficas | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Análise sobre as principais temáticas que envolvem o ensino de História a partir da BNCC. Estudo sobre as abordagens temáticas e suas possibilidades metodológicas no ensino de História, ensino fundamental 1 – anos finais. Abordagem sobre o uso de diferentes fontes, recursos didáticos e novas tecnologias e suportes de informação no processo do ensino e aprendizagem de História. |
Estágio III | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 120 |
Desenvolvimento de atividades relacionadas com as áreas de estudos, a serem executadas pelo acadêmico em escolas ou organizações e instituições educativas, de acordo com a área de formação pela qual optou e proporcionar reflexão, sistematização e a aplicação dos conhecimentos tratados em situação formal de ensino-aprendizagem às práticas ambientadas no mercado de trabalho. |
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 25 | 25 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
História do Patrimônio Cultural | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
O patrimônio como área de estudo. As concepções de patrimônio cultural. Educação patrimonial as diferentes instituições de preservação e difusão de acervos culturais. As políticas de preservação cultural no Brasil. A relação entre memória, identidade e patrimônio. |
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC | 78 | 2 | 80 | - | 80 | - | - | 80 |
Consiste na elaboração de um projeto, na área de conhecimento da Licenciatgura em História: Definição da pesquisa, contextualização do tema, problema, objetivos, justificativa, metodologia e referências bibliográficas básicas. Terá a supervisão de um orientador dentre do quadro de professores do UNIARAXÁ. O trabalho será submetido por escrito ao supervisor do TCC / Coordenador do Curso. Normas da ABNT. Normas do UNIARAXA. |
Atividades de Extensão VIII | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 40 |
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 25 | 25 |