"Garantir um canal de comunicação no intuito de formar o cidadão, aperfeiçoar o processo de trabalho da comunidade interna, e garantir o direito de manifestação com relação ao UNIARAXÁ."
DESTACANDO do universo de suas atribuições e competências, o compromisso de acolher as demandas de todos os colaboradores da Instituição, tais como: diretores, funcionários, professores, terceiros com vínculo contratual e demais comunidades externas do UNIARAXÁ, inclusive e principalmente de todo seu corpo discente.
OUVIDORIA propõe-se agir com ética, integridade, transparência, imparcialidade e justiça; resguardar o sigilo das informações; sugerir à Reitoria possíveis ações que possam favorecer a construção de uma cultura solidária e interativa entre os colaboradores da Instituição no aperfeiçoamento, melhoria e planejamento dos processos acadêmicos e administrativos.
PORTANTO, O OUVIDOR, com sua conduta pautada em valores éticos inquestionáveis que prime pela sua independência funcional, que tenha uma atuação dinâmica, eficiente, dedicada e digna de credibilidade, buscará soluções que propiciem o aprimoramento institucional e o compromisso com o reforço de mecanismos de participação efetiva da comunidade intra e extra-universitária, em defesa da ética, da cidadania e da democracia.
A Ouvidoria integra a dimensão denominada “Comunicação com a sociedade” do SINAES.
Em linhas gerais, esta dimensão (Dimensão 4) da avaliação institucional tem por objetivo discutir a comunicação das IES com seus diferentes públicos.
Nesta dimensão, encontram-se dois grupos de indicadores, os chamados indicadores de comunicação: