Curso

  • HOME
  • Graduação
  • Formação de Professores em Gestão Integrada: Administração, Orientação, Supervisão e Inspeção Escolar

FAÇA AQUI SUA INSCRIÇÃO PARA ESTE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO


Fazer Inscrição

MBA Formação de Professores Especialista Gestão Integrada: Lato Sensu

COMPARTILHE
Duração Semestres
Regime Semestral
Turno Diurno
Vagas 60

MBA Formação de Professores Especialista Gestão Integrada: Lato Sensu

O Curso foi planejado para proporcionar aos gestores das Escolas e aos demais interessados o aprimoramento de seus conhecimentos na área da Educação, em virtude de um mercado globalizado que traz consigo a necessidade de uma visão de gestão na educação que deve, além de definir novos enfoques, constituir prioridades para o futuro.
As inovações invadem os corredores das organizações e confirmam a necessidade de transformação para atingir a estrutura administrativa e pedagógica, numa prática coerente com os avanços da tecnologia, da ciência e das próprias teorias educacionais.
Não se pode esquecer que o segmento é essencialmente formado por instituições que participam da construção do coletivo, sendo um espaço sustentado por concepções de educação, correntes pedagógicas, novos projetos e metodologia, instigada pelo desafio de corresponder às exigências da formação do homem moderno, observando suas necessidades culturais e sociais. Na confluência desse novo tempo, resgatando a concepção de que essas instituições são empresas, as novas missões não se sustentam apenas com o exercício acadêmico da informação, tendo a ausência de práticas de gestão. Assim, a interação adequada de um planejamento estratégico com as práticas pedagógicas contribui, significativamente, para uma ação complementar de aspectos educacionais e empresariais, com foco na sustentabilidade mercadológica.

Formação

Contribuir para a qualificação de gestores da área educacional, capacitando-os a analisar as escolas sob a ótica gerencial, no sentido de transformá-las em uma organização moderna, voltada para a obtenção de resultados e focada nas necessidades atuais de desenvolvimento do discente.

Grade Curricular

| TE - Teórica | PR - Prática | SU - Subtotal | IIntegrador TTCC EEstágio AAtiv. Compl.

  • MÓDULO I: FORMAÇÃO BÁSICA
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Princípios e Fundamentos Filosóficos, Históricos, Sociológicos e Psicológicos da Educação - - - - - - - 24
    Gestão, Supervisão, Orientação e Inspeção Escolares: uma nova perspectiva - - - - - - - 24
    O trabalho do gestor e o cotidiano escolar: emergências e (re)significações - - - - - - - 32
    Team Building, Equipes de Alta Performance e Gestão de Pessoas na escola - - - - - - - 24
    Experiências Didático-Pedagógicas Específicas I - - - - - - - 8
  • MÓDULO II: FORMAÇÃO GERAL E ESPECÍFICA
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Pressupostos Éticos da Gestão Escolar - - - - - - - 32
    Tendências e Concepções Pedagógicas: Compreendendo e Interpretando os Saberes Produzidos na Educação - - - - - - - 32
    Pesquisa e Prática Pedagógica em Orientação, Supervisão e Inspeção Escolares - - - - - - - 32
    Experiências Didático-Pedagógicas Específicas II - - - - - - - 8
  • MÓDULO III: APROFUNDAMENTO
    Componentes Curriculares Disciplinas
    TE PR SU I T E A Total
    Direito Educacional Brasileiro e Políticas Públicas no Cotidiano das Instituições de Ensino: - - - - - - - 16
    Currículo, Interdisciplinaridade e a Gestão Escolar - - - - - - - 16
    As Políticas Públicas para a Educação e as Interfaces de Atuação - - - - - - - 16
    Educação Extensionista: tendências e práticas - - - - - - - 16
    A Transversalidade e os Novos Paradigmas da Educação - - - - - - - 16
    Planejamento e Projetos Escolares: ação pedagógica transformadora - - - - - - - 16
    Gestão Escolar nos Recursos Multimeios: Tecnologias Educacionais - - - - - - - 16
    Práticas Avaliativas nos Processos de Ensinagem - - - - - - - 16
    Trabalho de Conclusão de Curso – TCC - - - - - - - 16

Coordenação do Curso

Maria Celeste de Moura Andrade Coordenador Titular

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (2010), onde atuou como professora junto ao curso de Pós-Graduação Lato Sensu, em Especialização em Gestão Educacional. Possui Especialização em História Moderna e Contemporânea pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), e Especialização em Didática para a Modernidade pela Universidade de Franca (UNIFRAN). É Mestra em Educação pela Universidade de Uberaba (UNIUBE) (2003) e se graduou em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (1970). Atualmente faz parte do quadro de professores do Centro Universitário do Planalto de Araxá (UNIARAXÁ), ministrando aulas nos cursos de Pedagogia, Recursos Humanos, Enfermagem, Educação Física e Direito, integrando também o Grupo de Gestão da Instituição, NDE do curso de graduação em Direito e apoio no Suporte Pedagógico.

Cursos de Extensão Online Todos os cursos

Fluxo de Caixa Empresarial
Fluxo de Caixa Empresarial

O curso foi desenvolvido para sanar dúvidas referentes ao fluxo de caixa nas empresas.

Como Elaborar um TCC – Trabalho de Conclusão de Curso
Como Elaborar um TCC – Trabalho de Conclusão de Curso

Entender os conceitos de um TCC e como desenvolvê-lo. - Conhecer as normas técnicas para a elaboração de um TCC. - Entender a importância de se planejar a execução do...

Grátis
Gerenciamento de Projetos
Gerenciamento de Projetos

Saiba como iniciar, planejar e conduzir um projeto de forma prática e eficiente. Tenha acesso a dicas para lidar com mudanças que podem ocorrer ao longo deste processo e compreenda...

Aumente seu Potencial Criativo
Aumente seu Potencial Criativo

Estimule sua criatividade! Por meio de técnicas e teorias capazes de desenvolver seu potencial, você aprenderá a organizar suas ideias, trabalhar a percepção da memória e ainda, estimular sua inteligência...

Última atualização 03/07/2017