Duração | 10 Semestres |
Regime | Semestral |
Turno | Noturno |
Vagas | 60 |
Resolução n.02/2010, do Conselho Universitário. 07/05/10
Portaria nº 431, de 29/07/2014 - Publicada no DOU em 31/07/2014
Portaria nº 801, de 09/11/2018 - Publicada no DOU em 12/11/2018 Portaria nº 915, de 27/12/2018 - Publicada no DOU em 28/12/2018
O Curso de Engenharia de produção tem como objetivo a formação de um profissional com autonomia intelectual, capacidade de aprendizagem continuada, atuação crítica e ética, sintonizada com as necessidades do país, com uma sólida base científica, humanística e cultural. Deverá, também, apresentar capacidade para lidar, entender e intervir de forma positiva no meio ambiente.
O engenheiro de produção deve ser um profissional geral, capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais e culturais, em atendimento às demandas da sociedade.
Componentes Curriculares | Disciplinas | |||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total | |
Geometria Analítica e Álgebra Linear | 80 | 0 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Desenho Técnico | 40 | 40 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Química Geral Teórico/Experimental | 60 | 20 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Projeto Integrador: Área de Atuação | 0 | 40 | 40 | 40 | - | - | - | 40 |
Gerenciamento de Projetos | 40 | 0 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Planejamento e Gestão Ambiental | 40 | 0 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Engenharia e Profissão | 40 | 0 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Atividades Complementares | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 10 | 10 |
Componentes Curriculares | Disciplinas | |||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total | |
Cálculo Integral e Diferencial de Funções de uma variável | 80 | 0 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Algorítimos e Programação | 80 | 0 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Engenharia de Segurança e Ergonomia | 40 | 40 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Projeto Integrador: Sistemas Segurança | 0 | 40 | 40 | 40 | - | - | - | 40 |
Probabilidade e Estatística | 80 | 0 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Atividades Complementares | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 10 | 10 |
Componentes Curriculares | Disciplinas | |||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total | |
Física | 60 | 20 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Ciência e Tecnologia de Materiais | 80 | 0 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Cálculo Integral e Diferencial de Funções de Várias Variáveis | 80 | 0 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Projeto Integrador: Sistemas Físicos | 0 | 40 | 40 | 40 | - | - | - | 40 |
Leitura e Produção de Textos | 80 | 0 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Componentes Curriculares | Disciplinas | |||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total | |
Termodinâmica e Ondulatória | 60 | 20 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Elétrica e Eletromagnetísmo | 40 | 40 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Mecânica e Resistência dos Materiais | 80 | 0 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Projeto Integrador: Sistemas Elétricos | 0 | 40 | 40 | 40 | - | - | - | 40 |
Empreendedorismo | 40 | 0 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Métodos e Técnicas de Pesquisa | 80 | 0 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Atividades Complmentares | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 10 | 10 |
Componentes Curriculares | Disciplinas | |||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total | |
Planejamento e Controle da Produção | 80 | 0 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Engenharia Econômica | 80 | 0 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Gestão de Custos | 40 | 0 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Projeto Integrador: Sistemas Produtivos | 0 | 40 | 40 | 40 | - | - | - | 40 |
Gestão Estratégica Organizacional | 40 | 0 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Economia | 40 | 0 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Componentes Curriculares | Disciplinas | |||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total | |
Instrumentação e Metrologia | 60 | 20 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Métodos e Processos | 40 | 0 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Instalações Industriais e Elétricas | 80 | 0 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Projeto Integrador: Análise de Layout | 0 | 40 | 40 | 40 | - | - | - | 40 |
Gestão da Qualidade e Produtividade | 40 | 0 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Atividades Complementares | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 10 | 10 |
Componentes Curriculares | Disciplinas | |||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total | |
Usinagem | 40 | 40 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Métodos de Gestão da Produção | 60 | 20 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Fenômenos de Transportes | 80 | 0 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Projeto Integrador: Protópicos de Produto | 0 | 40 | 40 | 40 | - | - | - | 40 |
Gestão de Desenvolvimento de Produto | 40 | 0 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Responsabilidade Social, Inclusão e Cidadania | 80 | 0 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Componentes Curriculares | Disciplinas | |||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total | |
Controle Estatístico de Processo | 40 | 0 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Gestão da Inovação | 40 | 0 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Conformação, Fundição e Soldagem | 40 | 40 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Automação | 40 | 40 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Projeto Integrador: Processo Produtivo | 0 | 40 | 40 | 40 | - | - | - | 40 |
Sistemas de Informação | 40 | 0 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Gestão de Operações de Serviços | 40 | 0 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Componentes Curriculares | Disciplinas | |||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total | |
Operações Unitárias | 40 | 40 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Manutenção e Elementos de Máquina | 40 | 40 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Projeto Integrador: Sistemas Mecânicos | 0 | 40 | 40 | 40 | - | - | - | 40 |
Logística | 40 | 0 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Pesquisa Operacional | 80 | 0 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Estágio Supervisionado | 0 | 80 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Componentes Curriculares | Disciplinas | |||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total | |
Projeto de Fábrica | 60 | 20 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Projeto Final de Curso - Trabalho de Conclusão de Curso | 80 | 0 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Eletiva | 40 | 0 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Estágio Supervisionado | 80 | 0 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Mestre em Engenharia e Gestão de Processos e Sistemas pelo IETEC - Instituto de Educação Tecnológica (2020), possui pós-graduado em Engenharia de Segurança pelo Cruzeiro do Sul (2018) e pós-graduado em Gerenciamento Empresarial e Gestão de Pessoas pelo CESG - Centro de Ensino Superior de São Gotardo (2008), graduado em Engenharia de Produção pela UNIFRAN - Universidade de Franca (2006). Atualmente é professor titular do Centro Universitário do Planalto de Araxá, núcleo docentes estruturantes do Centro Universitário do Planalto de Araxá e coordenador dos cursos de graduação em Engenharia de Produção, nas modalidades presencial e EAD, Engenharia Mecânica, Superior de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial e no MBA Executivo em Gerenciamento Estratégico de Projetos do Centro Universitário do Planalto de Araxá. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Processos de Fabricação, atuando principalmente nos seguintes temas: msproject, segurança do trabalho, projetos, política de recursos humanos e bem-estar social e comportamento, melhoria continua, lean manufacturing, planejamento, manutenção, gerenciamento da produção e processo de fabricação. Atua como Consultor e Responsável Técnico em industrias que atuam na área metal mecânica e Armação para construção civil
de segunda a sexta, 8h-18h
Para atender às necessidades acadêmicas e melhorar a qualidade do ensino e da pesquisa, o UNIARAXÁ investe em seus laboratórios...
O Laboratório de Ergonomia e Engenharia de Segurança do Trabalho tem por objetivo o apoio ao ensino e ao desenvolvimento de pesquisas de...
Este laboratório tem por objetivo proporcionar aos acadêmicos o aprimoramento dos conteúdos de Física e Metrologia através de aulas práticas utilizando kits didáticos...
O Laboratório de Hidráulica e Processos de Engenharia possui uma área de 77 m² e visa atender as disciplinas de Hidráulica, Instalações Hidráulicas...
O Laboratório de Informática Multidisciplinar 02 destina-se ao desenvolvimento do conhecimento e aprendizado sendo assim os alunos podem colocar em pratica algumas atividades...
O laboratório de processos de engenharia pretere atividades que nele desenvolvidas privilegiem o trabalho em grupo. As atividades são pensadas para que favoreçam...
O Laboratório de Processos de Fabricação possui uma área física de 77 m². Constam neste laboratório, Kit Didático de Elementos de Máquinas, Bancada...
Este laboratório visa proporcionar o desenvolvimento de métodos e técnicas que permitam a visualização e a compreensão dos processos Químicos, Bioquímicos e Genéticos....
Este laboratório visa o desenvolvimento de linhas de pesquisas da IES, bem como possibilitar aos alunos de iniciação científica, o desenvolvimento de métodos...
A Pista de Atletismo é espaço didático destinado às aulas de Fundamentos Metodológicos do Atletismo I e II e às atividades de Extensão...
Especialista
Horista
Currículo Lattes
Especialista
Horista
Currículo Lattes
Mestre
Integral
Currículo Lattes
Mestre
Integral
Currículo Lattes