Duração | 8 Semestres |
Regime | Semestral |
Turno | Noturno |
Vagas | 50 |
Resolução 002/02 de 07/06/02 Conselho Universitário
Decreto de 14/12/04 Publicado DOMG em 15/12/04 – 05 anos
Portaria Nº 833, de 16 de dezembro de 2016, publicado no DOU em 19/12/2016 Portaria Nº 134, de 01 de março de 2018, publicado no DOU em 02/03/2018 Portaria nº 109, de 04 de fevereiro de 2021, publicado no DOU em 05 de fevereiro de 2021.
São variadas e crescentes as demandas do mercado de trabalho relacionadas ao Profissional Bacharel em Educação Física. Este profissional pode atuar em diversas áreas que prestem serviços relacionados às atividades físicas e desporto, como por exemplo: em academias de ginástica, hospitais, estúdios, Personal Trainner, escolinhas de esportes (natação, futebol, futsal, handebol, voleibol, ginástica artística, ginástica rítmica, lutas, esportes adaptados, esportes de aventura e outros), treinador de esportes, preparador físico, recreador, prescrição de atividades físicas para grupos especiais, líder e integrante de equipe multidisciplinar, pesquisador, entre outros.
Conselho Estadual
http://www.cref6.org.br/
Conselho Federal
http://www.confef.org.br/
Componentes Curriculares | Disciplinas | |||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total | |
Anatomia Humana | 40 | 40 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Ciências Morfológicas e Moleculares | 70 | 10 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Liderança e Motivação | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 40 |
História e Fundamentos da Educação Física | 80 | 0 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Estudos do Lazer | 40 | 40 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Projeto Integrador: Atividades de Lazer | 40 | 0 | 40 | 40 | - | - | - | 40 |
Atividades Complementares | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 20 | 20 |
Componentes Curriculares | Disciplinas | |||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total | |
Futebol e Futsal | 40 | 40 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Métodos e Técnicas de Pesquisa | 80 | 0 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Fisiologia Humana | 70 | 10 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Movimento e Desenvolvimento Humano | 2 | 0 | 2 | - | - | - | - | 40 |
Medidas Antropométricas e Avaliações | 20 | 20 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Voleibol | 20 | 20 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Projeto Integrador: Avaliação da Capacidade Motora e da Aptidão Física relacionada à Saúde | 0 | 40 | 40 | 40 | - | - | - | 40 |
Componentes Curriculares | Disciplinas | |||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total | |
Homem, Cultura e Sociedade | 40 | 0 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Cinesiologia e Biomecânica | 80 | 0 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Handebol | 20 | 20 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Basquetebol | 20 | 20 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Leitura e Produção de Textos | 80 | 0 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Dança e Expressão Corporal | 40 | 40 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Projeto Integrador: Organização de Evento em Modalidades Esportivas Coletivas | 0 | 40 | 40 | 40 | - | - | - | 40 |
Atividades Complementares | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 10 | 10 |
Componentes Curriculares | Disciplinas | |||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total | |
Fisiologia do Exercício | 80 | 0 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Responsabilidade Social, Inclusão e Cidadania | 80 | 0 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Fundamentos da Ginástica | 20 | 20 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Lutas: Modalidades Esportivas de Combate | 20 | 20 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Atletismo | 40 | 40 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Atividades Física e Esportes para Pessoas com Deficiência | 40 | 0 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Projeto Integrador: Organização de Evento em Modalidades Esportivas Individuais | 0 | 40 | 40 | 40 | - | - | - | 40 |
Atividades Complementares | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 10 | 10 |
Componentes Curriculares | Disciplinas | |||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total | |
Bases Metodológicas do Treinamento Físico - Esportivo | 80 | 0 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Esportes de Aventura | 20 | 20 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Eletiva I | 20 | 20 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Educação Física e Esportes Adaptados | 40 | 40 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Estágio Curricular Profissional I | 0 | 170 | 170 | - | - | 170 | - | 170 |
Projeto Integrador: Políticas Públicas no Esporte | 0 | 40 | 40 | 40 | - | - | - | 40 |
Atividades Completares | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 10 | 10 |
Componentes Curriculares | Disciplinas | |||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total | |
Educação Física e Promoção de Saúde | 80 | 0 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Treinamento Contrarresistência | 30 | 50 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Empreendedorismo | 80 | 0 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Atividades Rítimicas, Dança e Fitness | 20 | 20 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Projeto Integrador: Prevenção, Promoção, Proteção e Reabilitação da Saúde | 40 | 0 | 40 | 40 | - | - | - | 40 |
Estágio Curricular Profissional II | 0 | 0 | 0 | - | - | 170 | - | 170 |
Atividades Complementares | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 10 | 10 |
Componentes Curriculares | Disciplinas | |||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total | |
Exercício Físico para Grupos Específicos | 80 | 0 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Atividades Aquáticas | 30 | 50 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Projeto Integrador: Primeiros Socorros | 80 | 0 | 80 | 80 | - | - | - | 80 |
Ética e Bioética | 40 | 0 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Estágio Curricular Profissional III | 0 | 0 | 0 | - | - | 170 | - | 170 |
Atividades Complementares | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 10 | 10 |
Componentes Curriculares | Disciplinas | |||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total | |
Educação Física e Políticas Públicas na Saúde, Cultura e Lazer | 20 | 20 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Recreação, Lazer e Turismo | 20 | 20 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Eletiva II | 40 | 0 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Estágio Curricular Profissional IV | 0 | 170 | 170 | - | - | 170 | - | 170 |
Atividades Complementares | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 10 | 10 |
Projeto Integrador: Cultura Corporal do movimento | 40 | 0 | 40 | 40 | - | - | - | 40 |
Coordenador e professor do curso de Graduação em Educação Física do Centro Universitário do Planalto de Araxá (UNIARAXA). Doutorado em Ciências da saúde (medicina translacional) (2020) pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Mestrado em Educação Física (2014) pela UFTM. Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) (2005). Membro do Grupo de Pesquisa em Exercício, Nutrição e Fisiologia Aplicada (PHYNER) e do Laboratório de Pesquisa em Biologia do Exercício (BioEx) da UFTM. Tem experiência na área de Ciências do Esporte e do Exercício Físico, com ênfase nos aspectos biológicos (endócrino-metabólicos) do exercício físico na promoção da saúde.
de segunda a sexta, 8h-18h
Para atender às necessidades acadêmicas e melhorar a qualidade do ensino e da pesquisa, o UNIARAXÁ investe em seus laboratórios...
Trata-se de um laboratório de ensino amplo com piso Paviflex, cobertura, iluminação, 02 vestiários com 02 pias com armários embutidos cada vestiário, 02...
Possui uma área física de 66m2, dotado de mesas de dissecção, sala de preparação de peças anatômicas e tanques para acondicionamento das referidas...
A Piscina Semiolímpica é o espaço destinado às aulas das disciplinas de Natação, Educação Física e Esportes Adaptados e às atividades dos Projetos...
Com área de 38m2 foi projetado para atender o curso no desenvolvimento das disciplinas práticas de envolvem a Avaliação Física e Massoterapia. O...
O Espaço Interativo de Ginástica e Dança possui área física de 18 x 24 m, destinada às aulas de dança, ginástica rítmica e...
O Laboratório de Informática Multidisciplinar 02 destina-se ao desenvolvimento do conhecimento e aprendizado sendo assim os alunos podem colocar em pratica algumas atividades...
Este laboratório foi projetado para atender entre outras, as atividades de Fisiologia do Exercício, Metodologia do Treinamento Desportivo, Avaliação Física e Postural. É...
O Laboratório de Treinamento Físico possui uma área de 114m². Este Laboratório foi projetado para atender às atividades de Treinamento Desportivo, Musculação, Análise...
Este laboratório visa o desenvolvimento de linhas de pesquisas da IES, bem como possibilitar aos alunos de iniciação científica, o desenvolvimento de métodos...
O UNIARAXÁ oferece sala de Metodologias Ativas equipada com computador, lousa digital, projetores, Smart TV e mesas especiais para atividades em grupos, propiciando...
O UNIARAXÁ oferece sala de Metodologias Ativas equipada com computador, lousa digital, projetores, Smart TV e mesas especiais para atividades em grupos, propiciando...
A Pista de Atletismo é espaço didático destinado às aulas de Fundamentos Metodológicos do Atletismo I e II e às atividades de Extensão...
Especialista
Horista
Currículo Lattes