A já tradicional pesquisa realizada pelo Guia do Estudante confirmou mais uma vez a qualidade do ensino do UNIARAXÁ. Os Selos de Qualidade refletem também a imagem que os cursos avaliados têm perante a comunidade acadêmica. Neste ano, mais uma vez os cursos de Ciências Contábeis, Enfermagem, Fisioterapia e Pedagogia receberam três estrelas, o Curso de Direito também foi estrelado em 2015.
A publicação da Editora Abril é reconhecida por avaliar as condições de cursos em instituições de ensino superior nacionais. O resultado fará parte da publicação GE Profissões Vestibular 2016 que vai circular nas bancas de todo o país a partir do dia 9 de outubro, divulgando a qualidade do Ensino do UNIARAXÁ. O Guia é uma referência para estudantes de todo o país que irão prestar vestibular.
Para o reitor do UNIARAXÁ, professor Válter Gomes, os resultados da avaliação do Guia do Estudante é mais um exemplo, dentre tantos outros, da boa qualidade do ensino praticado no UNIARAXÁ. “Nossos parabéns a toda a comunidade acadêmica, que a cada ano demonstra progressivamente exemplos de melhorias contínuas que colocam a Instituição cada vez mais em destaque.”
Entenda a avaliação
A avaliação do Guia é uma pesquisa de opinião feita, basicamente, com professores e coordenadores de curso. Eles emitem conceitos que permitem classificar os cursos em bons (três estrelas), muito bons (quatro estrelas) e excelentes (cinco estrelas). Para estar apta a ser avaliada, a Instituição de Ensino Superior precisa atender quatro critérios básicos: titulação de bacharelado; a data de conclusão da primeira turma tem de ser igual ou inferior a 2010, o curso tem de ser presencial e tem de não só ter turma em andamento como processos seletivos para próximas turmas. Depois de serem preenchidas algumas informações sobre o curso a ser avaliado, é feita uma pesquisa de opinião com mais de 3,6 mil especialistas que dão as notas aos cursos, além da atribuição dos conceitos. O questionário que é enviado para os educadores é composto por 15 questões com temas relativos ao corpo docente, produção científica e instalações físicas, entre outros.