Fonoaudiologia Bacharelado
O curso de Fonoaudiologia do UNIARAXÁ preocupa-se em formar alunos que sejam capazes de desenvolver competências voltadas à atuação nas diversas áreas da saúde, reconhecendo a comunicação humana como elemento central para a qualidade de vida. Esses princípios fundamentam-se no compromisso com a promoção e a prevenção à saúde e com a garantia do cuidado ético, inclusivo e resolutivo.
Formação
Os egressos do Curso de Bacharelado em Fonoaudiologia do UNIARAXÁ deverão apresentar um perfil generalista, humanista, crítico, reflexivo e ético, estando aptos a atuar com excelência técnica e sensibilidade social nos diversos contextos que envolvem a comunicação humana, suas alterações e os processos de prevenção, promoção, diagnóstico e reabilitação.
| TE - Teórica | PR - Prática | SU - Subtotal | IIntegrador TTCC EEstágio AAtiv. Compl.
-
| Componentes Curriculares | Disciplinas | |
| TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
| Anatomia Humana | 40 | 40 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| Ciências Morfólogicas e Moleculares | 40 | 40 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| História e Fundamentos da Fonoaudiologia | 80 | 0 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| Linguística aplicada à Fonoaudiologia | 40 | 0 | 40 | - | - | - | - | 40 |
| Leitura e Produção de Texto | 80 | 0 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| Projeto Integrador e de Extensão: Fonoaudiologia Comunitária | 40 | 0 | 40 | 40 | - | - | - | 40 |
| Atividades Complementares | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 20 | 20 |
-
| Componentes Curriculares | Disciplinas | |
| TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
| Anatomia de Órgãos e Sistemas | 40 | 40 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| Psicologia em Saúde | 40 | 0 | 40 | - | - | - | - | 40 |
| Bioquímica e Genética | 40 | 0 | 40 | - | - | - | - | 40 |
| Fonética | 40 | 0 | 40 | - | - | - | - | 40 |
| Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem Oral | 40 | 40 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| Fisiologia Humana e Biofísica | 80 | 0 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| Projeto Integrador e de Extensão: Fonoaudiologia Preventiva | 40 | 0 | 40 | 40 | - | - | - | 40 |
| Atividades Complementares | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 20 | 20 |
-
| Componentes Curriculares | Disciplinas | |
| TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
| Métodos e Técnicas de Pesquisa | 80 | 0 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| Biofísica Acústica | 40 | 0 | 40 | - | - | - | - | 40 |
| Tecnologia em Saúde | 80 | 0 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| Fundamentos Morfofuncionais do Sistema Estomatognático | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 40 |
| Voz | 80 | 0 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| Fundamentos e Distúrbios em Motricidade Orofacial | 40 | 0 | 40 | - | - | - | - | 40 |
| Projeto Integrador e de Extensão: Tecnologia de Informação Aplicada à Saúde Fonoaudiológica | 40 | 0 | 40 | 40 | - | - | - | 40 |
| Atividades Complementares | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 20 | 20 |
-
| Componentes Curriculares | Disciplinas | |
| TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
| Ética e Bioética | 80 | 0 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| Audiologia Básica | 40 | 40 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| Transtornos do Neurodesenvolvimento | 40 | 0 | 40 | - | - | - | - | 40 |
| Avaliação em Motricidade Orofacial | 40 | 40 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem escrita | 40 | 0 | 40 | - | - | - | - | 40 |
| Audição e Patologia | 80 | 0 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| Projeto Integrador e de Extenão: Fonoaudiologia e Neurodiversidade | 40 | 0 | 40 | 40 | - | - | - | 40 |
| Atividades Complementares | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 20 | 20 |
-
| Componentes Curriculares | Disciplinas | |
| TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
| Libras | 40 | 0 | 40 | - | - | - | - | 40 |
| Distúrbios da Fluência | 40 | 0 | 40 | - | - | - | - | 40 |
| Audiologia Avançada | 40 | 0 | 40 | - | - | - | - | 40 |
| Disfagia | 40 | 0 | 40 | - | - | - | - | 40 |
| Avaliação, Prevenção e Tratamento dos Distúrbios da Linguagem Oral | 20 | 20 | 40 | - | - | - | - | 40 |
| Reabilitação em Motricidade Orofacial | 20 | 20 | 40 | - | - | - | - | 40 |
| Fonoaudiologia Educacional | 40 | 0 | 40 | - | - | - | - | 40 |
| Projeto Integrador e de Extensão: Promoção da Saúde na Escola | 40 | 0 | 40 | 40 | - | - | - | 40 |
| Atividades Commplementares | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 20 | 20 |
-
| Componentes Curriculares | Disciplinas | |
| TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
| Empreendedorismo | 80 | 0 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| Avaliação e Reabilitação do Processo Auditivo | 40 | 40 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| Fonoaudiologia em Saúde Pública | 80 | 0 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| Avaliação, Prevenção e Tratamento dos Distúrbios da Fluência e Voz | 40 | 40 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| Projeto Integrador e de Extensão: Saúde Coletiva | 40 | 0 | 40 | 40 | - | - | - | 40 |
| Atividades Complementares | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 20 | 20 |
-
| Componentes Curriculares | Disciplinas | |
| TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
| Estágio Supervisionado em Audiologia Clínica I | 0 | 0 | 0 | - | - | 80 | - | 80 |
| Avaliação, Prevenção e Tratamento dos Disturbios da Linguagem Escrita | 20 | 20 | 40 | - | - | - | - | 40 |
| Avaliação, Prevenção e Tratamento dos Disturbios da Linguagem do Adulto e do Idoso | 20 | 20 | 40 | - | - | - | - | 40 |
| Fonoaudiologia em Pedriatria | 40 | 0 | 40 | - | - | - | - | 40 |
| Comunicação Aumentativa Alternativa | 40 | 0 | 40 | - | - | - | - | 40 |
| Responsabilidade Social, Inclusão e Cidadania | 80 | 0 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| Projeto Integrador e de Extensão: Promoção da Saúde da Criança | 40 | 0 | 40 | 40 | - | - | - | 40 |
| Atividades Complementares | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 20 | 20 |
-
| Componentes Curriculares | Disciplinas | |
| TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
| Estágio Supervisionado em Audiologia Clínica II | 0 | 0 | 0 | - | - | 80 | - | 80 |
| Fonoaudiologia Hospitalar | 40 | 0 | 40 | - | - | - | - | 40 |
| Fundamentos da Fonoaudiologia Clínica | 40 | 0 | 40 | - | - | - | - | 40 |
| Saúde do Trabalhador | 80 | 0 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| Projeto Integrador e de Extensão: Promoção da Saúde do Trabalhador | 40 | 0 | 40 | - | - | - | - | 40 |
| Atividades Complementares | 20 | 0 | 20 | - | - | - | 20 | 20 |
-
| Componentes Curriculares | Disciplinas | |
| TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
| Estágio Supervisionado em Fonoaudiologia Clínica I | 0 | 0 | 0 | - | - | 100 | - | 100 |
| Estágio Supervisionado em Fonoaudiologia Educacional I | 0 | 0 | 0 | - | - | 60 | - | 60 |
| Estágio Supervisionado em Fonoaudiologia Hospitalar I | 0 | 0 | 0 | - | - | 100 | - | 100 |
| Estágio Supervisionado em Fonoaudiologia Saúde Pública I | 0 | 0 | 0 | - | - | 60 | - | 60 |
| Trabalho de Conclusão de Curso - Projeto | 80 | 0 | 80 | - | 80 | - | - | 80 |
| Projeto Integrador e de Extensão: Promoção de Saúde e Qualidade de Vida na Senescencia | 40 | 0 | 40 | 40 | - | - | - | 40 |
-
| Componentes Curriculares | Disciplinas | |
| TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
| Estágio Supervisionado em Fonoaudiologia Clínica II | 0 | 0 | 0 | - | - | 100 | - | 100 |
| Estágio Supervisionado em Fonoaudiologia Educacional II | 0 | 0 | 0 | - | - | 60 | - | 60 |
| Estágio Supervisionado em Fonoaudiologia Hospitalar II | 0 | 0 | 0 | - | - | 100 | - | 100 |
| Estágio Supervisionado em Fonoaudiologia Saúde Públia II | 0 | 0 | 0 | - | - | 60 | - | 60 |
| Trabalho de Conclusão de Curso | 80 | 0 | 80 | - | 80 | - | - | 80 |
| Projeto Integrador e de Extensão: Integridade do Cuidado | 40 | 0 | 40 | 40 | - | - | - | 40 |