Engenharia de Produção Bacharelado
Engenharia de Produção busca criar, desenvolver e aplicar conhecimento científico e tecnológico para solução de problemas de desempenho de sistemas produtivos de bens e serviços, englobando questões de natureza estratégica, tática e operacional das empresas e organizações em geral. Para tanto, são adotados critérios como produtividade, qualidade, rapidez, flexibilidade e confiabilidade, considerando fatores técnicos, econômicos, humanos, ambientais e sociais.
Nesse sentido, a Engenharia de Produção, ao considerar tanto o ponto de vista do produto como o do mercado, lida com problemas de como colocar o produto certo, no lugar certo, na hora solicitada e com a qualidade e preço que o consumidor, cliente ou usuário esteja disposto a pagar.
Formação
O Curso de Engenharia de produção tem como objetivo a formação de um profissional com autonomia intelectual, capacidade de aprendizagem continuada, atuação crítica e ética, sintonizada com as necessidades do país, com uma sólida base científica, humanística e cultural. Deverá, também, apresentar capacidade para lidar, entender e intervir de forma positiva no meio ambiente.
O engenheiro de produção deve ser um profissional geral, capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais e culturais, em atendimento às demandas da sociedade.
| TE - Teórica | PR - Prática | SU - Subtotal | IIntegrador TTCC EEstágio AAtiv. Compl.
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Empreendedorismo | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Engenharia e Profissão | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Leitura e Produção de Textos | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Atividades Complementares | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 20 | 20 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Gestão Ambiental | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Economia | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Engenharia de Segurança e Ergonomia | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Princípios de Matemática | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Responsabilidade Social, Inclusão e Cidadania | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Química Geral | 72 | 8 | 80 | - | - | - | - | 80 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Atividade de Extensão I | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 60 |
Cálculo Integral e Diferencial de Função de uma Variável | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Lógica de Programação | 72 | 8 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Física | 72 | 8 | 80 | - | - | - | - | 80 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Geometria Analítica e Álgebra Linear | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Cálculo Integral e Diferencial de Função de Várias Variáveis | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Desenho Técnico | 72 | 8 | 80 | - | - | - | - | 80 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Atividade de Extensão II | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 60 |
Probabilidade e Estatística | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Desenho Universal | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Ciência e Tecnologia de Materiais | 72 | 8 | 80 | - | - | - | - | 80 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Projeto Auxiliado por Computador | 72 | 8 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Termodinâmica e Ondulatória | 72 | 8 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Mecânica e Resistência dos Materiais | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Atividade de Extensão III | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 80 |
Fenômenos de Transporte | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Elétrica e Eletromagnetismo | 72 | 8 | 80 | - | - | - | - | 80 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Logística | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Gestão da Qualidade e Produtividade | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Sistemas de Informações Gerenciais | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Atividades de Extensão IV | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 80 |
Engenharia Econômica | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Gestão de Custos | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Gestão de Operações de Serviços | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Métodos e Processos | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Instrumentação e Metrologia | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Usinagem | 72 | 8 | 80 | - | - | - | - | 80 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Atividades de Extensão V | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 80 |
Planejamento e Controle da Produção | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Administração Estratégica Organizacional | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Métodos de Gestão da Produção | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Pesquisa Operacional | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Desenvolvimento e Gerenciamento de Projetos | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Gestão da Inovação | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Atividades Complementares | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 10 | 10 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Gestão de Desenvolvimento de Produto | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Conformação, Fundição e Soldagem | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Métodos e Técnicas de Pesquisa | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Automação Industrial | 72 | 8 | 80 | - | - | - | - | 80 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Operações Unitárias | 72 | 8 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Manutenção e Elementos de Máquina | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Atividades Complementares | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 10 | 10 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Controle Estatístico do Processo | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Projeto de Fábrica | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Estágio Curricular em Engenharia I | 0 | 0 | 0 | - | - | 80 | - | 80 |
Instalações Industriais | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Projeto Final de Curso - PFC | 0 | 0 | 0 | - | 80 | - | - | 80 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Instalações Elétricas | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Estágio Curricular em Engenharia II | 0 | 0 | 0 | - | - | 80 | - | 80 |