Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Tecnológico
Analisar, especificar, projetar, documentar, implementar, testar, implantar e manter sistemas de informação com forte ênfase em novas tecnologias e ferramentas, apoiado pelas melhores práticas de engenharia de software.
Formação
O egresso do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas é o de um empreendedor, com capacidade de trabalho em equipes, dotado de iniciativa na proposta e implementação da solução de problemas e de espírito de cooperação e articulação.
Ademais, o Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas é um profissional com sólida formação técnica e científica associadas a uma visão ética e humanística, capacitado para identificar, formular e solucionar problemas por meio de ferramentas e tecnologias de ponta.
| TE - Teórica | PR - Prática | SU - Subtotal | IIntegrador TTCC EEstágio AAtiv. Compl.
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Responsabilidade Social, Inclusão e Cidadania | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
A Declaração Universal dos Direitos Humanos e a Constituição Cidadã no Brasil. Responsabilidade social inclusão e cidadania: conceitos básicos da disciplina. Histórico da exclusão/inclusão no Brasil. Inclusão, minorias, diversidade e cidadania. Responsabilidade ambiental e cidadania. A perspectiva multiculturalista e a construção da cidadania: diversidade étnico-racial, de gênero, de orientação sexual, de desempenho físico e cognitivo, de idade, entre outras. Cultura afro-brasileira e indígena. Abordagem interdisciplinar da Inclusão Social. Políticas públicas para a inclusão nos diferentes ambientes sociais. Legislação e acessibilidade no Brasil. Aspectos teórico/metodológicos de uma formação profissional inclusiva. Dinâmica da inclusão na educação regular e corporativa: papel das novas tecnologias. Representações dos profissionais sobre responsabilidade social e prática da inclusão social. |
Leitura e Produção de Texto | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Estudo da linguagem oral e escrita para comunicação no relacionamento profissional. Análise e interpretação de textos. Elaboração de textos oficiais. Teoria da comunicação. Funções de Linguagem. Tipos de textos e suas linguagens. |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES I | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 20 | 20 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Sistemas de Informação e Modelos de Negócio | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Aspectos sociais, econômicos, legais e profissionais de computação. O impacto das tecnologias de comunicação e de automação na sociedade. Organização e sistemas de informação. As dimensões tecnológica, organizacional e humana dos sistemas de informação. Conceito e tipologia de sistemas de informação. Organização e Sistemas de Informação. Modelos de Negócio. Infraestrutura da tecnologia da informação nas organizações. Gestão do Relacionamento com o Cliente. Gestão da Cadeia de Suprimentos. Sistemas de Planejamento de Recursos Empresariais. |
Algoritmos e Programação | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Conceitos básicas de algoritmos. Pseudocódigo. Variáveis, constantes e tipos de dados. Comandos de Entrada e Saída. Expressões e Operadores. Estruturas de controle, condicionais e de repetição. Vetores e Matrizes. |
Lógica para Computação | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Fundamentos de Linguagem (Sintaxe, Semântica e Modelos). Cálculo Proposicional. Sentido lógicomatemático convencional dos conectivos. Argumentos. A lógica sentencial. Regras de formação de fórmulas. Sistemas dedutivos. A lógica de primeira ordem. Valores-verdade. Funções de avaliação. Lógica de Predicados. |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Design de Produtos de Software | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Processos de software. Modelos de processos de software. O processo de análise e projeto de sistemas. Estratégias de especificação de requisitos. Metodologias de modelagem de sistemas. Análise estruturada. Análise orientada a objetos: conceitos básicos, metodologias e processos de desenvolvimento. Diagramas UML. Uso de ferramentas CASE. |
Algoritmos e Programação Avançada | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Estruturas avançadas de programação com estudo da sintaxe da linguagem utilizada aplicando técnicas de utilização de ponteiros, funções e procedimentos, manipulação de cadeias de caracteres e arquivos, registros e enumeradores, recursividade, vetores e matrizes, otimização de algoritmos, análise do pior e melhor caso, soluções de problemas complexos, algoritmos numéricos e de busca. |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Fundamentos e Monitoramento de Redes | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Redes de Computadores e a Internet. O modelo de referência OSI. Camada de Protocolos e Modelos de Serviços. Arquitetura Cliente/Servidor e P2P. Protocolos HTTP, SMTP, POP3, FTP, DNS. Princípios de transferência confiável de dados. Protocolos UDP e TCP. Protocolo IPv4 e IPv6. |
Programação Orientada a Objetos | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Conceitos básicos de orientação a objetos: classe, objeto, mensagem, encapsulamento, herança, polimorfismo, ligação dinâmica, sobrecarga e sobreposição de métodos. Coleção de dados. Métodos Construtores e Destrutores. Classes Abstratas e Interfaces. Enumeradores. Tratamento de exceções. Classes Genéricas. |
Atividades de Extensão I | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 50 |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES II | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 20 | 20 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Banco de Dados I | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Visão geral do gerenciamento de banco de dados. SGBD relacional: arquitetura, características, objetivos e requisitos funcionais. Modelagem e projeto de banco de dados. Normalização. Projeto Conceitual, Lógico e Físico de Banco de Dados. Linguagem SQL. Comando DDL, DML. Consultas SQL com Joins. Consultas com subqueries. |
Organização e Arquitetura de Computadores | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Organização de computadores. Conjunto de instruções, mecanismos de interrupção e de exceção. Barramento, comunicações. Interfaces e periféricos, hierarquia de memória. Multiprocessadores. Multicomputadores. Arquiteturas paralelas e de Von Neuman. Técnicas de Pipeline. Introdução às Arquiteturas RISC e CISC. Sistemas de Numeração. Lógica Booleana. |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Desenvolvimento de Produtos de Software I | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Desenvolvimento de sistemas com interfaces reais utilizando tecnologias e linguagens web. Utilização de frameworks. Utilização de componentes de acesso a banco de dados. Manipulação de repositório de dados. Desenvolvimento de relatórios. Estudo sobre novas tecnologias de desenvolvimento de sistemas. Desenvolvimento de projetos utilizando programação orientada a objetos. Desenvolvimento de Projetos em Camadas e MVC. |
Design de Produtos de Software II | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Ciclo de vida do projeto e do produto. Gerenciamento de projetos. Tripla restrição. BPM (Business Process Management). Métodos e modelos ágeis. Design Thinking aplicado à engenharia de software. Storytelling aplicado à engenharia de software. |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES III | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 20 | 20 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Banco de Dados II | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Linguagem SQL Avançada. Visões, gatilhos, procedimentos armazenados e funções. Otimização de Consultas. Comandos DML, DDL, DTL e DCL. Gerenciamento de bases de dados: transações, controle de concorrência, reconstrução, recuperação após falhas. Técnicas de Organização de dados. Segurança, Integridade e distribuição dos dados. Banco de dados NoSQL. Estudo sobre banco de dados nas nuvens. Banco de dados para dispositivos móveis. |
Interação Humano-Computador | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Fatores Humanos. Estilos de Interação. Análise e Projeto. Técnicas para a Representação da Interação. Projeto Gráfico. Ergonomia na Interação. Prototipação. Padrões, Regras de Ouro e Heurísticas para Interface. Avaliação da usabilidade. Acessibilidade. Realidades Virtual e Aumentada, Computação Ubíqua. UX (User Experience). Criação de Personas. Design Visual: Teoria das Cores, Teoria de Gestalt. Técnicas de Visualização de Dados. Padrões e princípios do design de interação. |
Empreendedorismo | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Principais características e perfil do empreendedor (Comportamento e Personalidade): Habilidades. Competências. Criatividade. Visão de negócio. Atitudes empreendedoras. Análise de mercado: Concorrência, ameaças e oportunidades. Identificação e aproveitamento de oportunidades. Princípios fundamentais de marketing para a empresa emergente. Definição, características e aspectos de um plano de negócios. Empreendedorismo corporativo. O planejamento financeiro nas empresas emergentes. Fundamentos de excelência. |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Utilização e Administração de Cloud Computing | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Fundamentos de Cloud Computing: terminologias e conceitos. Virtualização. Elasticidade, Resiliência, On-Demand e Uso Medido Benefícios, Desafios e Riscos das Plataformas e Serviços Administração e Regras Software as a Service (SaaS), Platform as a Service (PaaS) and Infrastructure as a Service (IaaS). Cloud Delivery Models. Service Level Agreements (SLAs) for Cloud-based IT Resources |
Desenvolvimento de Produtos de Software II | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Boas práticas e Padrões de projeto: SOLID, GoF, GRASP. Refatoramento de Código. Code Smells. Desenvolvimento de sistemas utilizando padrões: ORM; DDD (Domain Driven Design); Repository Patterns; Notification Pattern; Unit of Work; Inversão de Controle; Injeção de Dependência; CrossCutting; Self Validation |
Atividades de Extensão II | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 80 |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES IV | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 20 | 20 |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Sistemas Operacionais | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
O histórico, o conceito, características, estrutura e os tipos de sistemas operacionais. Conceitos básicos de gerenciamento de processos e processador, concorrência e sincronização de processos, gerenciamento de memória, paginação, swap, memória virtual, gerenciamento de dispositivos de E/S, sistema de arquivos, segurança e proteção, alocação de recursos, deadlock e threads. Conceitos básicos de sistemas distribuídos. Sistemas Operacionais livres. Histórico do Linux. Planejamento e definição de instalação. Conceito de comandos transientes e residentes. |
Projeto Experimental | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Desenvolvimento de Produtos de Software III | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Modelagem de MicroServiços. Containers. Kurbenetes. Gerenciamento e Monitoramento de Microsserviços. Projeto, Construção e Documentação de API’s. Segurança em API’s. Orquestração e Coreografia de Serviços |
-
Componentes Curriculares | Disciplinas | |
TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
Ética | 38 | 2 | 40 | - | - | - | - | 40 |
Fundamentos Filosóficos. Direitos e Cidadania. Questões Culturais. Ética Geral e Ética Profissional. Ética e Moral. Fontes de Regras Éticas. Objetividade dos Valores. Ética Social e Profissional. A Ética nas Relações de Produção. A Ética no Mundo Contemporâneo. Código de Ética Profissional. Cenário e Tendências. Desafios e Dilemas Éticos da contemporaneidade – Desafios nas relações do indivíduo com a sociedade. O fator cultural na prática moral e ética da sociedade. A questão da pobreza e suas implicações éticas. Um olhar sobre as minorias. O desafio da violência no Brasil. Questões de gênero e suas implicações. |
Business Intelligence e Big Data | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Fundamentos de Business Intelligence. Estatística na descoberta de conhecimento. Mineração de dados. Técnicas e ferramentas de ETL. Modelagem multidimensional. Ferramentas para ciência de dados. Algoritmos não supervisionado. Algoritmo supervisionados. Aprendizado de máquina. Classificação e agrupamento de dados. Reconhecimento de padrões. OLTP vs OLAP. Inteligência de negócios e tomada de decisão. Análise exploratória e preditiva. Regras de associação. Criação de projetos de BI. Fundamentos de Big Data. Infraestrutura para Big Data. Nova Geração de SGBDs |
Verificação e Validação de Produtos de Software | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
Qualidade de Software. TDD Test Driven Development. Étnicas de Refatoração de Código. Análise de Métricas. Teste Estrutural. Teste Funcional. Cobertura de Teste. Teste Baseado em Erros. Fases de teste de software. Técnicas e critério de testes. Validação, Verificação. Teste baseado em modelos. Ferramentas de Teste de Software. Teste de Acessibilidade. Teste de usabilidade. Teste orientado a objetos. Teste em Banco de Dados. Teste em aplicativos móveis. Teste em Aplicativos WEB. Teste em sistema embarcados. Geração de Casos de Testes. Mocks. Análise de Testabilidade. Modelos de Confiabilidade de Software. Análise de Confiabilidade de Software. Teste e qualidade em métodos ágeis. Teste de Configuração. Teste de Instalação. Teste de Segurança. Teste de Integridade. Teste de Performance. Teste de Regressão. Teste de Manutenção. Teste e validação do aspecto comportamental de sistemas. Norma ISO 9126 para qualidade de produto. CMMI, MSP.br e SPICE. Erros no ciclo de vida de desenvolvimento de software. Inspeção de Código. |
Atividades de Extensão III | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 80 |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES V | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 10 | 10 |