Colação de Grau

HOMEAlunos Colação de Grau

COLAÇÃO DE GRAU

A Formatura ou Colação de Grau é uma das mais importantes e tradicionais cerimônias acadêmicas. É ato oficial de outorga de grau aos alunos que concluíram curso de graduação, realizado, via de regra, em sessão solene e pública, em dia e horário previamente fixados, sob a presidência do(a) Reitor(a).

Conforme previsto no Regimento do UNIARAXÁ, a Colação de Grau é o ato pelo qual o(a) Reitor(a) ou seu representante, confere aos concluintes dos cursos de graduação o respectivo grau: Bacharel, Licenciado ou Tecnólogo.

A Colação de Grau dar-se-á, necessariamente, mediante solicitação formal do aluno concluinte junto à Secretaria Acadêmica, por meio do “Requerimento de Colação de Grau.”

MANUAIS DE FORMATURA CONCLUINTES

· SOBRE O ENADE ·

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), é uma prova realizada a cada três anos, por curso, e que tem como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos específicos do curso, assim como temas de conhecimentos gerais.

Por determinação do MEC, o ENADE é componente curricular, portanto, indispensável e obrigatório para a conclusão da graduação dos concluintes dos cursos que foram contemplados no edital publicado anualmente. O aluno que foi convocado para o ENADE e não comparecer no dia da prova, ou não justificar sua ausência, não poderá participar da colação de grau até que regularize sua situação perante o MEC.