Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais Tecnológico
O Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais é um curso que propicia aos alunos formação profissional sólida para que estes possam atuar com ética em ambientes de gestão das organizações tais como: Gerenciamento de Projetos, Recursos Humanos, Marketing, Finanças e Operações, com o desenvolvimento de especializações técnicas.
Formação
O profissional formado pelo Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais está habilitado a desenvolver, de forma plena e inovadora, atividades voltadas à gestão da área comercial, mantendo o domínio das técnicas e dos processos que permitam atender ou até antecipar-se às demandas do mercado, recorrendo a modelos de gestão inovadoras, tendo sempre como condições precípuas a ética e a responsabilidade socioambiental.
| TE - Teórica | PR - Prática | SU - Subtotal | IIntegrador TTCC EEstágio AAtiv. Compl.
-
| Componentes Curriculares | Disciplinas | |
| TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
| Teoria da Administração | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| Teoria da administração aplicada aos negócios; Dimensões e perspectivas no estudo das organizações; Mudanças e inovação na gestão empresarial do futuro. |
| Empreendedorismo | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| Principais características e perfil do empreendedor (Comportamento e Personalidade): Habilidades. Competências. Criatividade. Visão de negócio. Atitudes empreendedoras. Análise de mercado: Concorrência, ameaças e oportunidades. Identificação e aproveitamento de oportunidades. Princípios fundamentais de marketing para a empresa emergente. Definição, características e aspectos de um plano de negócios. Empreendedorismo corporativo. O planejamento financeiro nas empresas emergentes. Fundamentos de excelência. |
| Atividades Complementares | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 20 | 20 |
-
| Componentes Curriculares | Disciplinas | |
| TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
| Leitura e Produção de Textos | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| Estudo da linguagem oral e escrita para comunicação no relacionamento profissional. Análise e interpretação de textos. Elaboração de textos oficiais. Teoria da comunicação. Funções de Linguagem. Tipos de textos e suas linguagens. |
| Gestão de Pessoas e Equipes | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| Recrutamento e seleção; elaboração de anúncios; observação de fichas de solicitação de emprego; análise de currículos; montagem de banco de dados; triagem pessoal e profissional; perfil de um cargo; entrevistas; tomada de decisão; integração do novo funcionário; demissão sem trauma; treinamento interno e externo; avaliação de desempenho; processo de feedback. |
| Atividades de Extensão I | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 40 |
-
| Componentes Curriculares | Disciplinas | |
| TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
| Formação de Preços nas Empresas | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| Conceitos básicos. Custos gerais de produção. Predeterminação de custos. S sistemas de custeio. Competitividade: Ponto de equilíbrio relação custo/volume/lucro; valor/qualidade/custo. Avaliação de desempenho e preços de transferência interna. Formação do preço de venda. Planejamento de lucro. Valor e risco para tomada de decisões. Gestão estratégica de custos. |
| Gestão da Qualidade e Produtividade | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| Fundamentos da Qualidade e Produtividade; Gerenciamento da Mudança e Empowerment; Foco em Satisfação do Cliente; Planejamento da Qualidade e Melhoria Contínua; A nova Qualidade Assegurada; Ferramentas para a Melhoria Contínua; Normas da Qualidade e Prêmios. |
| Psicologia e Comportamento Organizacional | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| Fundamentos do Comportamento e da Psicologia organizacional; Motivação e sistemas de recompensas; Liderança e a mudança organizacional. |
| Atividades Complementares | 0 | 0 | 0 | - | - | - | 16 | 16 |
-
| Componentes Curriculares | Disciplinas | |
| TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
| Legislação Trabalhista e Previdenciária | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| Direito do Trabalho; remuneração; admissão do empregado e o contrato de trabalho; o afastamento do empregado; férias e 13º salário; rescisão contratual e obrigações trabalhistas. Direito previdenciário; Seguridade social; Origem, Evolução e composição; Princípios constitucionais; Financiamento da seguridade social; Prestações da Previdência Social; Ações previdenciárias; Noções de Previdência Privada. |
| Administração da Produção | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| A revolução industrial e seu impacto sobre a produção industrial. A função produção. História e planejamento industrial. Localização industrial. Instalações industriais. Arranjo físico. Layout de unidade fabril. |
| Matemática Financeira | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| Configuração da HP; operações com datas; porcentagem; variação percentual; percentual do total, lucro e prejuízo; juros simples (Atualização de Dívidas, Hot-Money, etc.); cálculos de factoring (Descontos de Borderô, Cheques, etc.); juros compostos (Poupança e CDB); estudo das taxas (Nominal, Efetiva e Equivalente); empréstimos e financiamentos (Bancários e do Comércio); cobrança (Atualização e Renegociação de Dívidas); vendas (com e sem entrada, pré e pós) e tabela de fatores (criação de Números Índices). |
| Atividades de Extensão II | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 40 |
-
| Componentes Curriculares | Disciplinas | |
| TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
| Administração e Pesquisa Mercadológica | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| Evolução histórica do conceito de marketing. Marketing igual a mercadologia. O ambiente empresarial e sua dinâmica mercadológica. Sistemas integrados de marketing (4 A’S e 4 P’S). Sistema de informação de marketing. O planejamento empresarial e o marketing. Planejamento estratégico de marketing. O estudo do comportamento do consumidor. Fatores de maior influência o comportamento do consumidor. Pesquisa de marketing. Pesquisa mercadológica. Fontes de dados. Tipos de pesquisa. Amostras. Planejamento do projeto de pesquisa. |
| Estatística | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| Conceito e definição. O método estatístico. População e amostra. Amostragem, pesquisa, representação Tabular. Representação gráfica. Organização de dados. Medidas de tendência central. Medidas de dispersão. Curva normal, amostragem aplicada. Regressão e correlação. |
-
| Componentes Curriculares | Disciplinas | |
| TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
| Contabilidade Básica | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| Noções de comércio e empresas comerciais. Sociedades comerciais. Plano de contas e escrituração de empresas comerciais. Aspectos fiscais da empresa comercial. Operações típicas de empresas comerciais. |
| Economia | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| A lei da escassez e os fundamentos da economia. O Sistema Econômico. Eficiência produtiva e eficácia alocativa. Leis de demanda e oferta. Estruturas de mercado. Aspectos microeconômicos. Agregados macroeconômicos e as políticas macroeconômicas. O Setor Externo e a Política Cambial. Os grandes desafios econômicos do mundo atual. Conjuntura econômica atual. |
| Atividades de Extensão III | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 40 |
-
| Componentes Curriculares | Disciplinas | |
| TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
| Sistemas de Informações Gerenciais | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| O valor empresarial dos sistemas de informação. Sistemas de Informação e os objetivos empresariais. Segurança da Informação. Questões éticas e sociais na sociedade da informação. Tecnologias da Informação e Comunicação. |
| Gestão da Cadeia de Suprimentos e Logística | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| Elementos conceituais; a posição da logística dentro do processo empresarial; a importância da logística para as empresas hoje; redução de custos através da otimização logística; estudos de casos empresariais, onde a logística representa o diferencial competitivo; problemas de decisão sobre distribuição de mercadoria. |
-
| Componentes Curriculares | Disciplinas | |
| TE | PR | SU | I | T | E | A | Total |
| Gestão Estratégica Organizacional | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| Introdução à Administração Estratégica. Análise do Ambiente Externo e Interno. Estabelecimento de Diretriz Organizacional. Estratégias empresariais. Estratégias da Unidade de Negócio. Estratégias Funcionais. Processos de Controle Estratégico e Desempenho. Falhas Estratégicas. |
| Desenvolvimento e Gerenciamento de Projetos | 78 | 2 | 80 | - | - | - | - | 80 |
| A importância do projeto na tomada de decisão empresarial. Estrutura e etapas de um projeto. Análise do microambiente (interno) empresarial, notadamente quanto aos pontos fortes e fracos da organização. Análise e identificação de ameaças e oportunidades de mercado enfocando o macro ambiente (externo). Localização e escala do empreendimento. Noções sobre os quadros financeiros do projeto. Análise quantitativa e critérios de decisão. |
| Atividades de Extensão IV | 0 | 0 | 0 | - | - | - | - | 44 |