Depoimento / Relato

• CPA

Prof. Dr. Carlos Henrique de Freitas

“Sou membro da CPA, desde 2009, primeiramente como representante dos Coordenadores, e, depois, como representante dos Professores. Desde então, pude perceber, de forma muita mais ampla e completa, como ocorre o processo de Avaliação de uma IES, seja nos processos internos de avaliação, seja nas avaliações externas (Comissões, ENADE, etc). Também sinto que o nosso trabalho de dialogar com a Instituição e promover a avaliação, como forma de autoconhecimento, produz em, um primeiro momento, reações viscerais nas pessoas, que pensam que o processo deve ser punitivo e querem uma resposta imediata para as suas observações. Posteriormente – e felizmente!!! – ocorre um processo de reflexão e autoconhecimento de todos os atores da Comunidade Acadêmica que participam, frequentemente, das avaliações, os quais levam a profundas transformações tanto na infraestrutura, como no ambiente didático-pedagógico da IES, auxiliando o UNIARAXÀ a rever seus caminhos, corrigir suas condutas e aperfeiçoar, sobremaneira, o processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, sinto-me muito feliz e orgulhoso de poder fazer parte da CPA e de suas conquistas. Agradeço muito à Reitoria e à nossa Presidente da CPA, Profª Ivana, por nos permitir fazer parte do grupo, nesse período; e, espero poder contribuir muito mais para alcançarmos o nível de excelência tanto no processo ensino-aprendizagem, que ocorre na IES, como também na Pesquisa e na Extensão Universitária, aqui, realizadas.”