PROF. M.E BENEDITO GONZAGA TEIXEIRA

PROF. M.E BENEDITO GONZAGA TEIXEIRA

Direito

No ano de 1979, Dr. Benedito graduou-se em Direito pelas Faculdades Integradas de Uberaba (1979). A formação humanista, com sólida base de teoria constitucional, é a característica marcante da graduação em Direito. O currículo se caracteriza pela flexibilidade e permite que o aluno trace sua própria trajetória acadêmica, direcionando seus estudos, por meio das disciplinas eletivas, para a área do direito na qual pretende especializar-se profissionalmente. Dr. Benedito trilhou seu caminho jurídico, com competência e extrema dedicação, buscando aprimorar seus conhecimentos através de estudos constantes.

Mercado de trabalho em Direito

Há diversas oportunidades no mercado de trabalho para os bachareis em direito. A base destas oportunidades destacadas pelas  áreas de atuação possíveis: direito civil, do trabalho e penal. Mas o leque de opções é favorável diante a possibilidade em atuar no ministério público, como na área fiscal em ações ajuizadas, ou mesmo com o magistrado. É interessante lembrar que o nível de dificuldade e responsabilidade de atuação no magistrado são bem diferenciadas, pois um juiz é um cargo de extrema confiança, e deve ser exercido de forma plena e justa. De forma geral, um conselho sempre mencionado na área profissional de direito, é a necessidade de especialização. Pois devido os vastos campos de conhecimento, é mais favorável que o profissional seja especializado, do que generalista. Desta forma, irá dominar um setor, e terá maiores chances de sucesso, mas sempre com o conhecimento básico geral de todo âmbito da profissão.

Formação acadêmica/titulação

O Mestrado em Direito Privado, foi concluído em 2006, na
Universidade de Franca, UNIFRAN, tendo como título: “Cooperativas de Trabalho: Alternativa Profissional”. A Especialização em Direito na Administração Pública, pelo UNIARAXÁ, teve como título o TCC: “Responsabilidade do Estado por seus Atos”. A Especialização em Direito do Trabalho, pelo CESUT/Jataí/GO, em 1997, foi seguida pela Especialização em Direito Público, pela Faculdade de Direito de Sete Lagoas.
Atuação Profissional

Desde 1998, atua como professor no curso de Direito do UNIARAXÁ, ministrando a disciplina de Direito Administrativo, exercendo também a advocacia em outros segmentos da sociedade.  Atento à docência, tem a preocupação de desenvolver no aluno uma perspectiva interdisciplinar para a análise do Direito, uma formação ética para o futuro exercício profissional, uma capacidade de produção crítica e uma visão atualizada dos problemas brasileiros e de sua relação com o processo de globalização.

Orientações e supervisões

Dentre os muitos trabalhos de conclusão de curso, por ele orientados e supervisionados – TCCs destacamos: LUCAS EDUARDO ALVES TEIXEIRA. Contratação de serviços advocatícios pela administração pública através de inexigibilidade de licitação. 2010. RAYANNE ROSA DO PRADO. O caráter nobre da advocacia. 2010. TATIANE HELLEN DE RESENDE. A abusividade das cláusulas contratuais que autorizam o aumento das mensalidades dos planos de saúde para idosos. 2010. ROSARIO JOSÉ DA SILVA. Lei n. 11.340/2006 e sua ampliação a todo ambiente doméstico como medida de justiça. 2009. AIDER AGUIMAR DE AVILA JUNIOR. Direito do trabalho mulher: da proteção à promoção. 2009.