DRA. MARIA ABADIA LEOPOLDINO SÁ CAETANO

Psicopedagogia Institucional

Direito

Identidade

Maria Abadia é filha do Senhor Luiz Alexandre Leopoldino e da Senhora Madalena de Sá Leopoldino. Sua cidade natal é São Jerônimo dos Poções – Distrito de Campos Altos-MG. É casada com o também advogado Dr. José Heloiso Caetano. Traz em seu DNA a vontade intrínseca de ser hoje melhor do que foi ontem.

Perfil

A egressa do UNIARAXÁ tem o diferencial das pessoas que sempre se distinguem por serem como são. Atenta aos detalhes, Abadia faz tudo com perfeição sendo sempre destaque, por sua determinação e empreendedorismo. Perfeccionista, vê a vida como desafios a serem vencidos a cada tempo, Vivenciando com sabedoria as palavras da Sagrada Escritura: “Há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar; tempo de matar e tempo de curar; tempo de derrubar e tempo de construir. A tempo de ficar triste e tempo de se alegrar; tempo de chorar e tempo de dançar; tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntá-las; tempo de abraçar e tempo de afastar. Há tempo de procurar e tempo de perder; tempo de economizar e tempo de desperdiçar; tempo de rasgar e tempo de remendar; tempo de ficar calado e tempo de falar. Há tempo de amar e tempo de odiar; tempo de guerra e tempo de paz. (Ecl. 3, 2-10) Para Abadia, é sempre tempo de cultivar amigos, amar seu próximo e ser feliz.

FORMAÇÃO ACADÊMICA:

Graduou-se em Estudos Sociais – Com Habilitação em História e Geografia, no ano e 2000. Pós-Graduação em Psicopedagogia (Habilitação para atuar em Instituições de ensino, Hospitais e Penitenciárias) em 2004 e Direito em 2013.

OPÇÃO PELOS CURSOS

Os dois primeiros (Estudos Sociais e Pós-graduação em Psicopedagogia) necessidade de possuir um curso superior.  Direito, uma realização pessoal.

RELATO DA EXPERIÊNCIA ENQUANTO ACADÊMICO

“Minha experiência como acadêmica dos cursos de Estudos Sociais, Pós-Graduação em Psicopedagogia Institucional, e Direito, possibilitou-me conviver com a qualidade reconhecida do UNIARAXÁ, através da sua infraestrutura, equipamentos, serviços disponíveis, limpeza, conforto das instalações, segurança do campus, excelente biblioteca, bem como a organização dos cursos e atividade extracurriculares, cursos de extensões, estágios, etc. Aliados a competência e boa vontade dos professores e de sua direção, e demais funcionários, bem como a qualidade das relações lá estabelecidas agregaram valores à minha vida como um todo. Não foi em vão o investimento financeiro aplicado junto a esta Instituição”.

VIDA PROFISSIONAL

No inicio de sua jornada profissional, nossa egressa foi Bancária na cidade de Ibiá. Professora de Estatística do Curso Técnico de Contabilidade do Colégio São José de Ibiá e Auxiliar Administrativa da Empresa Vic Transportes Ltda. Ibiá/ Araxá. Funcionária do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais em  Araxá e Chefe do Cartório Eleitoral de Araxá. Professora de História Colégio Estadual Luiz Antônio Corrêa em Araxá. Atualmente é advogada no  Escritório de Advocacia Maria Abadia Leopoldino Sá Caetano, situado na Av. Padre Vicente Priante, número 220, Bairro Domingos Zema, Araxá. Causas Cíveis, Trabalhistas e Previdenciárias.

UNIARAXÁ

Para Abadia o UNIARAXÁ, é uma célula com estruturas próprias, que serve de aporte para discussão e conhecimentos relevantes. Deverá permanecer como um bem social, as tarefas que são suas não podem ferir o princípio inegociável da liberdade de pensamento e autonomia acadêmica, que consistem essencialmente em cultivar, preservar e defender a mãe de todas as liberdades, o direito ao livre debate e à livre expressão do pensamento. É um lugar em que a educação de graduação significa não apenas uma formação profissional, mas também uma educação para o pensar, que desenvolve e estimula a autonomia intelectual. Essa função social torna-se um input para outros sistemas. O desenvolvimento de seu Campus proporciona desenvolvimento à cidade de Araxá e região, tanto na área do capital como do conhecimento. Pensa que seu desafio maior está em buscar uma articulação entre o valor do ensino, o equilíbrio entre a pesquisa pura e aplicada, alinhadas a um conhecimento que interesse a sociedade como um todo, na formação de homens que engradecerão a humanidade.

Nota da Articulista: A advocacia é uma profissão essencialmente ligada à vida, ao direito à vida e à dignidade da

pessoa humana. A história da advocacia nos mostra que ela está indissoluvelmente ligada aos direitos inerentes ao conjunto de seres vivos.