UNIARAXÁ premia Pesquisadores Juniores entre alunos do Ensino Médio

Com o objetivo de desenvolver o espírito crítico, investigativo e a criatividade dos participantes, a Coordenadoria de Pesquisa do UNIARAXÁ desenvolve há três anos o Projeto Pesquisador Júnior e, neste ano, o 1º Prêmio Pesquisador Junior, voltado para jovens do Ensino Médio. Participaram alunos de escolas públicas e particulares, de Araxá e da região. Recentemente, a coordenação do Projeto premiou os melhores projetos em uma cerimônia realizada no UNIARAXÁ.

O coordenador do Prêmio Pesquisador Junior, professor Carlos Henrique de Freitas, explica que a ideia já vem sendo amadurecida há muito tempo. “Há mais de 10 anos temos trabalhado com a pesquisa voltada para o público do Ensino Básico. Inicialmente com o Projeto Cientista Mirim para pré-escolares e depois Jovens Cientistas para alunos no final do Ensino Fundamental. E, finalmente, o Projeto Pesquisador Júnior voltado aos jovens do Ensino Médio.” Ainda, segundo ele, a intenção é proporcionar atividades científico-culturais, que envolvam pelo menos um dos seguintes temas: saúde, meio ambiente, cidadania e tecnologia para a comunidade.

Professor Carlos Henrique informa os ganhadores:

primeiro-lugar-csd “Em 1º lugar ficaram os alunos do Colégio São Domingos de Araxá com o projeto “Os Direitos fundamentais e sua aplicabilidade nos aspectos sociais brasileiros”.

segundo-lugar-polivalente“Em 2º lugar, os alunos da Escola Polivalente com o projeto “Reaproveitamento de Matéria Orgânica – Compostagem”,

terceiro-lugar-ibia“O 3º lugar ficou com o Colégio Nova Dimensão de Ibiá, com o projeto: “Experiência para conscientização contra o uso de cigarros comuns ou de palha.” A cerimônia de premiação ocorreu no final de agosto e contou com a participação de professores do UNIARAXÁ, de alunos de Iniciação Científica, alunos do Curso de Pedagogia, pais, alunos, professores e diretores das escolas premiadas”, destaca.