Programa de Iniciação Científica do UNIARAXÁ

No contexto acadêmico, a Iniciação Científica possui uma importância ímpar, uma vez que envolve Discentes, Docentes, Instituições de Ensino Superior (IES) e Agências de Fomento no processo de produção, divulgação e aplicação do conhecimento; utilizando a Pesquisa Científica a fim de atingir os objetivos desejados.

Entre os envolvidos, o Capital Humano (Docentes e Alunos) é o motor dessa engrenagem; sendo o Discente o maior beneficiado, na medida em que sua iniciação ao munda da Ciência, desde que bem conduzida, contribuirá para que possa adquirir habilidades, além daquelas determinadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais.

Ao mesmo tempo, os Docentes envolvidos podem desenvolver Linhas de Pesquisa, enriquecer seus Currículos, progredir no Plano de Carreira Docente, contribuir para a Produção Científica da IES; sobretudo, conduzir os Alunos por um processo de qualificação diferenciado, na perspectiva da formação de profissionais críticos e competitivos.

Nesse contexto, o Programa de Iniciação Científica do UNIARAXÁ está com Processo Seletivo aberto para novos Alunos e Projetos. São 43 vagas, com Bolsas financiadas pela Fundação Cultural de Araxá; e, também pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). As inscrições podem ser efetuadas até o próximo dia 15/02, às 22 horas, na Sala da Coordenadoria de Pesquisa do UNIARAXÁ. A Equipe da Coordenadoria de Pesquisa estará à disposição para auxiliar Discentes e Docentes interessados em desenvolver Projetos, os quais possam atender, de forma efetiva, aos objetivos propostos para uma construção da aprendizagem de qualidade, e; sobretudo, para o alcance um aprendizado mais eficiente e eficaz.