Atlética Alcateia participa, com sucesso, do LIU 2018

O UNIARAXÁ participou de mais uma edição da Liga Interestadual Universitária (LIU); maior torneio universitário do Brasil, realizado na cidade de Uberaba. O evento reúne, anualmente, mais de 80 atléticas de diversos estados. Em 2018, o Torneio aconteceu em 10 praças esportivas da cidade. Foram 30 modalidades esportivas, reunindo; aproximadamente, 6 mil competidores de diversas Instituições de Ensino Superior, em jogos individuais e coletivos. As mil partidas contaram, também, nesse ano, com um aplicativo, criado, especialmente, para transmitir, online, os resultados de jogos.

A Atlética Alcateia, do UNIARAXÁ, participou de todas as edições do LIU. Nessa última edição, os mais de 60 atletas partiram rumo às disputas; e, trouxeram, para Araxá, diversas medalhas e grandes vitórias. Atualmente, a Atlética Alcateia disputa as modalidades Futsal (Masculino e Feminino); Handebol (Masculino e Feminino); Vôlei (Masculino e Feminino); Lutas (Judô e Jiu-Jitsu); Basquete Masculino; Natação; Atletismo; Peteca; Tênis de Mesa; e, FIFA.

De acordo com a Presidente da Atlética Alcateia, Rayane Cristina de Morais Miranda, estudante do 8º período do Curso de Direito do UNIARAXÁ, a preparação para os Jogos, meses antes das competições, é crucial. “Utilizamos o Ginásio e a Piscina do UNIARAXÁ, para o treinamento dos atletas; e, assim, garantimos ótimos resultados nas disputas. É um trabalho de muita dedicação, já que conciliamos o treinamento com os estudos e o trabalho”, conta.

No LIU, além dos jogos, os competidores participam, também, de vários momentos de descontração e entretenimento. A programação festiva do evento é muito esperada; e, durante o dia e a noite, no CENTROPARK, uma grande estrutura recebe mais de 18 mil pessoas/dia, para festas e shows. Nesse ano, foram 15 atrações artísticas nacionais; além de competições de baterias e Cheerleading (líderes de torcida). “Pedimos aos atletas para que aproveitem as festas, mas com responsabilidade; pois, a maioria dos jogos é no outro dia, bem cedo”, pontua Rayane.

Vários atletas da Alcateia foram destaques nos jogos; garantindo o título de “Melhor da Partida”. Além dos competidores destaques, muitas medalhas nas mais diversas categorias. O Futsal Masculino trouxe, para Araxá, a medalha de bronze. As equipes de 100 metros rasos Masculino, 5 Km Feminino, Arremesso de Peso Feminino, Futsal Feminino, Judô Feminino e Jiu-Jitsu Masculino garantiram medalhas de prata. Já, o lugar mais alto do pódio, ficou com as equipes de ouro da FIFA Masculino, Jiu-Jitsu Feminino e Judô Masculino.

As vitórias da Atlética Alcateia enchem de orgulho o UNIARAXÁ; como também, todos os atletas que compõem as equipes. “É muito gratificante fazer parte da Atlética Alcateia. Somos a Primeira Divisão, desde os primeiros jogos; e, esse ano, conseguimos subir na classificação, ficando em 8° lugar. Nosso objetivo, além de promover a integração entre os estudantes e trazê-los para o esporte, é desenvolver, também, ações sociais e eventos universitários”, conclui a estudante Rayane.